terça-feira, 15 de abril de 2014

Como diminuir a ansiedade para fazer as provas?

A ansiedade atrapalha muito quando um aluno se preocupa excessivamente com a preparação para uma prova. Isso pode se tornar um grande obstáculo no desempenho da avaliação e causar nervosismo extremo e lapsos de memória, entre outros sintomas. A seguir estão algumas dicas sobre a redução dessa ansiedade.

1. Estar bem preparado para o teste é a melhor maneira de reduzir o teste de tomada de ansiedade.

2. Espaço para fora o seu estudo ao longo de alguns dias ou semanas e continuamente rever o material classe. Não tente aprender tudo na noite anterior.

3. Tente manter uma atitude positiva durante a preparação para o teste e durante o teste.

4. Exercício por alguns dias antes do exame vai ajudar a reduzir o estresse.

5. Tenha uma boa noite de sono antes da prova.

6. Mostrar-se para a aula cedo para que você não terá que se preocupar em ser atrasado.

7. Mascar chiclete (se for permitido) durante o teste para ajudar a aliviar a ansiedade do teste.

8. Fique relaxado, se você começar a ficar nervoso tomar algumas respirações profundas lentamente para relaxar e, em seguida, voltar ao trabalho.

9. Leia todas as indicações, lentamente e com cuidado.

10.Se você não entender as instruções sobre o teste, peça ao professor para explicar a você.

11. Anote fórmulas importantes, fatos, definições e / ou palavras-chave no primeiro margem para que você não vai se preocupar com esquecendo-los.

12. Será que as perguntas simples primeiro para ajudar a construir a sua confiança para as perguntas mais difíceis.

13. Não se preocupe com o quão rápido as outras pessoas terminar a sua prova; apenas se concentrar em seu próprio teste.

14. Se você não sabe a resposta para uma pergunta ignorá-lo por enquanto (voltar a ela mais tarde se tiver tempo), e lembre-se que você não tem que começar sempre a cada pergunta certa a fazer bem no teste.

15. Concentre-se na questão em apreço. Não deixe que a sua mente vagar em outras coisas.

16. Se você ainda está sofrendo de ansiedade teste extremo depois de seguir essas dicas, procure a ajuda de seu conselheiro escolar. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de abril de 2014

Dicas de como se preparar para o dia da prova

Como se preparar melhor para o dia da prova?

1. Preparação para a sua primeira prova deve começar no primeiro dia de aula; isso inclui prestar atenção durante as aulas, tirar boas notas, estudar, completar tarefas de casa e rever os materiais de estudo em uma base regular.

2. Organizar seu tempo, certifique-se que você tenha tempo suficiente para estudar para que você esteja bem preparado para o teste.

3. Ir para rever sessões, preste atenção aos sinais de que o instrutor pode dar sobre o teste. Tome notas e fazer perguntas sobre os itens que você pode estar confuso sobre.

4. Pergunte ao professor para especificar os assuntos que serão enfatizados no teste.

5. Certifique-se de ir para a classe imediatamente antes do teste; é mais um horário nobre para o instrutor para dar mais dicas ou o formato do teste.

6. Passar por cima de qualquer material a partir de testes práticos, problemas de amostra, material de revisão, o livro didático, notas de aula ...

7. Comer antes de um teste. Tendo alimento em seu estômago lhe dará energia e ajudá-lo a concentrar-se, mas evitar alimentos pesados ​​que podem torná-lo grogue.

8. Não tente puxar uma noitada. Obtenha pelo menos 3 horas de sono antes do teste (normalmente 8 horas de sono por noite é recomendado, mas se você estiver em curto tempo, obter pelo menos 3 horas de modo que você estará bem descansado o suficiente para se concentrar durante o teste).

9. Coloque as principais idéias / informações / fórmulas em uma folha que pode ser rapidamente revisado muitas vezes, isso faz com que seja mais fácil manter os conceitos-chave que estarão na prova.

10. Tente mostrar-se, pelo menos, 5 minutos antes de o teste começar.

11. Defina o alarme e tem um alarme de conjunto de backup também.

12. Vá ao banheiro antes de ir para a sala de exame. Você não quer desperdiçar a qualquer hora de se preocupar com suas necessidades corporais durante o teste. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de abril de 2014

Atividade sobre o gênero “Artigo” (Saerjinho)


Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "artigo jornalístico"

Leia o texto abaixo.

Naturais e bem cultivados
Orgânicos chegam às mercearias de bairro e impulsionam exportações para países que valorizam a vida saudável.

     Os alimentos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, cultivados através de técnicas agrícolas que não degradam o ambiente, estão cada vez mais presentes na mesa de milhões de consumidores em todo o mundo. [...]
     Soja, hortaliças e café são os principais orgânicos produzidos no Brasil. [...]
     Desde 1999, os produtos que possuem o selo de qualidade fornecido por uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura são produzidos sem aditivos químicos. Em geral, eles são acompanhados desde a origem até a comercialização para o consumidor final. O termo orgânico se refere à maneira como os produtores cultivam e processam produtos como frutas, verduras, cereais, laticínios e carnes. As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. Os alimentos podem apresentar rótulos com descrições, como 100% natural ou “sem hormônios”, mas apenas aqueles cultivados e processados segundo padrões estabelecidos podem ser considerados orgânicos.
Horizonte Geográfico, ano 17, nº 93, p. 62.

1. Esse texto trata principalmente de
A) alimentos saudáveis.
B) comércio de alimentos.
C) conservação do solo.
D) selo de qualidade.

2. A informação mais importante desse texto é
A) o Brasil produz alguns alimentos orgânicos.
B) o Ministério da Agricultura qualifica os orgânicos.
C) os alimentos orgânicos estão sendo mais consumidos.

3. De acordo com esse texto, qual é um dos principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil?
A) Carne.
B) Frutas.
C) Laticínios.
D) Soja.

4. Esse texto é um fragmento de
A) um artigo.
B) um verbete.
C) uma crônica.
D) uma entrevista.

5. A linguagem empregada nesse texto é
a) culta
b) coloquial
c) literária

d) poética

Atividade sobre “Reportagem” (Saerjinho)




Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de uma "reportagem"

Leia o texto abaixo.


“O futuro é brilhante”
     Mayana Zatz defende mais ousadia nos estudos com células-tronco e revela avanços na área. A notícia de que cientistas do J. Craig Venter Institute desenvolveram a primeira célula sintética do mundo alegrou a bióloga do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz. Eufórica seria dizer muito. Não que Mayana não seja entusiasta das descobertas, mas seu lado racional fala mais alto. Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras sobre a aplicação de células-tronco no combate a doenças neuromusculares do mundo, ela sabe que a distância entre as descobertas e seus resultados práticos diminuiu, mas ainda é grande.
     É um genominha sintético extremamente simples, mas é um salto gigantesco – diz ela, entre a euforia e os pés no chão. O futuro é brilhante, mas vai exigir o dobro do trabalho, dos recursos, de pesquisadores, um desafio enfim.
     Mas a esperança não morre nunca, e no próximo dia 16 de junho, Mayana embarca para São Francisco, nos EUA, onde participa do Congresso Internacional de Células-Tronco e de onde sempre volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas. Ali, ela discutirá com milhares de cientistas os avanços de sua equipe na USP com o uso de células-tronco do tecido adiposo – a infame gordura – para a fabricação do tecido muscular. [...]
O GLOBO, Saúde-Ciência, 23 maio. 2010. p. 37.

1. A que gênero textual pertence o texto?
a) notícia
b) reportagem
c) entrevista
c) editorial

2. No trecho “Ali, ela discutirá com milhares de cientistas...” ( . 14), a palavra destacada refere-se a

A) Congresso Internacional.
B) Departamento de Biologia.
C) J.Craig Venter Institute.
D) Universidade de São Paulo.

3. Na frase “Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras...” ( . 4-5), a palavra destacada transmite uma ideia de
A) conclusão.
B) comparação.
C) explicação.
D) oposição.

4. No trecho “... de onde sempre volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas.”, a expressão destacada é um exemplo de uma linguagem
a) formal
b) informal
c) técnica
d) literária

5. No trecho “... onde participa do Congresso Internacional de Células-Tronco”, a palavra destacada indica
a) tempo
b) causa
c) lugar
d) finalidade

# RESPOSTAS (GABARITO)

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Atividade sobre o gênero “Artigo” (Saerjinho)


Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "artigo jornalístico"

Leia o texto abaixo.

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade
     Estamos familiarizados com a biodiversidade por conta das imagens atraentes de animais e plantas que, diariamente, vemos ao vivo ou nos meios de comunicação. Mas não estamos familiarizados com o papel vital que a biodiversidade desempenha para o bem-estar do ser humano e para manter o sistema de apoio à vida na Terra. A Unesco, através dos seus departamentos de ciências naturais, sociais e humanas, bem como do seu setor cultural e de apoio à educação e à comunicação, contribui de maneira multidisciplinar para que se estude os melhores modos de combater a causa-raiz da erosão da biodiversidade: o desenvolvimento insustentável.
     2010 foi decretado pela ONU o Ano Internacional da Biodiversidade. No seu transcorrer, a Unesco irá liderar várias iniciativas cujo objetivo fundamental é conscientizar e educar o maior número possível de pessoas em todo o mundo a respeito das razões pelas quais é necessário preservar a biodiversidade.
     Ela pode ser definida como a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie.
Revista Planeta, fevereiro de 2010, ano 38, edição 449. p. 78.

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) verbete
b) entrevista
c) notícia
d) artigo

2. No trecho “...cujo objetivo fundamental é conscientizar e educar...” ( .9), a palavra destacada tem como
referente
A) ONU.
B) Ano internacional da Biodiversidade.
C) Unesco.
D) iniciativas.

3.No trecho “... bem como do seu setor cultural...” ( . 5), a expressão destacada estabelece relação de
A) acréscimo.
B) comparação.
C) conformidade.
D) consequência.

4. A linguagem empregada nesse texto é
a) coloquial
b) técnica
c) literária
d) formal

5. No trecho “Mas não estamos familiarizados com o papel vital que a biodiversidade desempenha...”, a conjunção destacada expressa
a) explicação
b) oposição
c) adição

d) conclusão

Atividade sobre Verbete de enciclopédia (Saerjinho)




Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "verbete de enciclopédia"

Leia o texto abaixo.
Botânica
BOTÂNICA – s. f. (do gr. botanikê, de botáné, planta.) Estudo científico dos vegetais. Adj. Relativo às plantas, ao reino vegetal, à botânica. Histórico. A etnobotânica encerra a origem da botânica, que foi praticada por todos os povos e consiste em conhecer e denominar plantas inteiras, partes de plantas (folhas, frutos, grãos) ou os produtos vegetais suscetíveis de serem usados como remédios, venenos, alimentos, bebidas e em magia. O grego Teofrastos, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro a propor uma classificação “desinteressada” das plantas, opondo monocotiledôneas e dicotiledôneas. Foi somente no séc. XIV que o afluxo de plantas novas, chegadas das Américas, estimulou o esforço de classificação botânica (Césalpin, Bauhin). No séc. XVIII, Lineu definiu numerosas espécies, porém classificou-as mal, enquanto os Jussieu delimitaram as grandes famílias. Enfim, no séc. XIX, P. de Candolle definiu as classes e as ramificações. A anatomia e fisiologia vegetais são as mais recentes: no séc. XVIII, Grew descreveu a reprodução por estames e pistilos. Haller estabeleceu a circulação da seiva em 1727; Ingen-Hoousz definiu a liberação de oxigênio por parte das plantas iluminadas em 1779; Thuert descreveu a fecundação das algas em 1854; Navachine determinou a dupla fecundação das angiospermas em 1898. No séc. XX, chegamos a bom conhecimento da fotossíntese (ciclo de Calvin), das auxinas ou substâncias de crescimento (Went), da simbiose (Noel Bernard) e das leis da florescência (fotoperiodicidade). A botânica atingiu o estágio de experiência em grande escala com os fitótrons (Pasadena, nos EUA; Gif-sur-Yvette, na França).
Grande enciclopédia Larousse. São Paulo: Nova Cultural, 1998, vol.4, p. 341.

1. Esse texto é um exemplo de
A) um relatório.
B) um verbete.
C) uma biografia.
D) uma notícia.

2. De acordo com esse texto, a fotoperiodicidade relaciona-se, diretamente, com
A) conhecimento da fotossíntese.
B) estágio de experiência.
C) leis da florescência.
D) substâncias de crescimento.

3. Qual é a principal finalidade comunicativa desse texto?
A) Dar uma notícia.
B) Expor um saber.
C) Localizar um endereço.
D) Relatar uma experiência.

4. No trecho “… classificou-as mal, enquanto...” ( . 10), a palavra destacada refere-se a
A) bebidas.
B) plantas.
C) espécies.
D) famílias.

5. No trecho “… ou os produtos vegetais suscetíveis de serem usados como remédios,...” ( . 5), a palavra
destacada significa
A) conhecidos.
B) impedidos.
C) possíveis.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Análise da música “Pássaro de Fogo”, de Paula Fernandes


Atividade de aula de português a partir da letra da música “Pássaro de Fogo”, de Paula Fernandes, com exercícios de interpretação de texto.
Leia os versos de “Pássaro de Fogo”, de Paula Fernandes

Vai se entregar pra mim
Como a primeira vez
Vai delirar de amor
Sentir o meu calor
Vai me pertencer

Sou pássaro de fogo
Que canta ao teu ouvido
Vou ganhar esse jogo
Te amando feito um louco
Quero teu amor bandido

Minha alma viajante
Coração independente
Por você corre perigo
Tô afim dos teus segredos
De tirar o teu sossego
Ser bem mais que um amigo

Não diga que não
Não negue a você
Um novo amor
Uma nova paixão
Diz pra mim

Tão longe do chão
Serei os teus pés
Nas asas do sonho rumo ao teu coração
Permita sentir
Se entrega pra mim
Cavalgue em meu corpo, minha eterna paixão
(...)

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) poema b) música c) cordel d) prosa

2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto?

3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?

4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos?
a) formal b) informal c) técnica d) regional

5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.

6. O que te chamou a atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Análise da música “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana


Atividade de aula de português a partir da letra da música “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, com exercícios de interpretação de texto.
Leia os versos de “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais

(refrão)
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer
# Exercícios:

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) poema b) música c) cordel d) prosa

2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto?

3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?

4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos?
a) formal b) informal c) técnica d) regional

5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.

6. O que te chamou a atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.

# RESPOSTA (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Análise da música “Pra Você Guardei o Amor”, de Nando Reis


Atividade de aula de português a partir da letra da música "Pra Você Guardei o Amor", de Nando Reis, com exercícios de interpretação de texto.

Leia os versos de “Pra Você Guardei o Amor”, de Nando Reis

Pra você guardei o amor
Que nunca soube dar
O amor que tive e vi sem me deixar
Sentir sem conseguir provar
Sem entregar
E repartir

Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar

Guardei
Sem ter por que
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar

Achei
Vendo em você
Explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar
(...)

# Exercícios:

1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) poema b) música c) cordel d) prosa

2. Como você descreve o eu-lírico (aquele que se expressa) no texto?

3. Que sentimentos o eu-lírico expressa nesse texto?

4. Qual a linguagem empregada pelo eu-lírico nos versos?
a) formal b) informal c) técnica d) regional

5. Identifique no texto um exemplo de palavra ou frase empregada no sentido figurado? Explique sua resposta.

6. O que te chamou a atenção nos versos desse texto? Comente sua resposta.