segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Atividade de interpretação da tira em quadrinhos "Evolução Tecnológica", do cartunista Tak



Leia a tira do cartunista Tak: 

1. Assinale a alternativa que expressa em uma frase (texto discursivo) a ideia do autor referente à evolução da técnica, conforme ela foi representada na sequência dos quadros. 
a. A próxima etapa da história da evolução da humanidade é imprevisível, pois independe da intervenção dos humanos. 
b. As máquinas inteligentes não são capazes de liberar a humanidade do trabalho chamado braçal. 
c. A eficiência das máquinas colabora para a diminuição do estresse e do tempo ocioso do trabalhador. 
d. As tecnologias têm sido desenvolvidas para produzir lucros, reduzindo os fatores necessários para a obtenção de um produto. 
e. O domínio da natureza pelo conhecimento e pela técnica tem solucionado problemas antigos e criado outros.

2. Segundo a tira analisada
a. a técnica e o conhecimento não são essenciais para dominar uma tecnologia
b. a técnica e o conhecimento são essenciais para dominar uma tecnologia
c. a técnica e o conhecimento nem sempre são essenciais para dominar uma tecnologia
d. a técnica é essencial, mas o conhecimento não é essencial para dominar uma tecnologia

3. Entre os períodos da evolução tecnológica ilustrados na tira, quais são posteriores à Idade Média?
a. Idade Média e Idade Moderna
b. Idade Média e Idade da Informática
c. Idade Moderna e Idade da Informática
d. Idade do Ferro e Idade Moderna

4. A palavra "Bang" é um exemplo de qual figura de linguagem?
a. prosopopeia
b. onomatopeia
c. eufemismo
d. metonímia

5. No último quadrinho da tira, o humor é gerado por meio de um comportamento humano do personagem que representa
a. um retrocesso 
b. um avanço 
c. um progresso
d. uma conservação

Atividade sobre preposição a partir de uma tirinha do personagem Gaturro, de Nik



Leia esta tira do personagem Gaturro, do cartunista Nik:
CRÉDITOS: Gaturro, Nik © 2008 Nik/Dist. by Universal

1. Gaturro é apaixonado pela gatinha Ágata, mas ela não costuma ligar para ele.
a. O que ele diz para ela no 1º e no 2º quadrinhos?

b. Por que ele está suando enquanto fala?

2. Somente no último quadrinho fica claro que houve um mal-entendido.
a. Qual é o mal-entendido?

b. O que significa a palavra proposição?

c. O que Ágata, que já tinha restrições aos sentimentos de Gaturro, deve pensar dele depois do mal-entendido?

3. Indiretamente, a tira cria humor ironizando um hábito praticado nas escolas até pouco tempo atrás.
a. Qual é esse hábito?

b. De acordo com o ponto de vista da tira, decorar uma lista de palavras melhora o desempenho verbal das pessoas? Justifique.

4. Uma mesma preposição pode apresentar diferentes valores semânticos, dependendo da situação em que é utilizada. Em seu caderno, indique o valor semântico das seguintes preposições, considerando os enunciados que seguem. 
a. Com a preposição a:
- A meia hora do início do jogo, ainda estávamos no trânsito.

- Feche a porta à chave.

- Sente-se à mesa para jantar.

b. Com a preposição com:
- Ande com os bons e será um deles.

- Faça o serviço com o caminhão ou com a caminhonete.

- Você é muito parecido com seu pai.

c. Com a preposição em:
- Estarei em casa todo o dia.

- Fique em paz.

- Calou-se em protesto à opressão.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Atividade sobre preposição e conjunção a partir de uma propaganda das sandálias Havaianas



Leia este anúncio publicitário das sandálias Havaianas:
CRÉDITOS: Almap BBDO

1. O anúncio promove uma conhecida marca de sandálias. Qual é o perfil do público a que se destina o anúncio? Caracterize-o, justificando sua resposta.

2. Releia o enunciado principal do anúncio:

"A pedra-sabão é usada por nossos escultores.
E agora vai ser usada por nossas escultoras.
Havaianas. Inspirada no artesanato brasileiro." 

O enunciado faz uso de um jogo de palavras, criando propositalmente ambiguidade.
a. O que é a pedra-sabão? Que relação ela tem com os escultores?

b. Quem são as "esculturas" a que se refere o enunciado? De que modo elas poderiam usar a pedra-sabão?

c. Considerando o perfil do público-alvo, pode-se dizer que os argumentos de persuasão utilizados no anúncio (verbais e não verbais) são adequados e convincentes? Justifique sua resposta.

d. Que efeito o jogo de palavras e a ambiguidade criam no texto? Esse efeito é importante para os objetivos do anúncio? Por quê?

3. Releia agora o enunciado principal do anúncio, com a supressão de algumas palavras:

"A pedra-sabão é usada nossos escultores. Agora vai ser usada nossas esculturas. Havaianas. Inspirada o artesanato brasileiro."

a. Que palavras foram suprimidas do enunciado?

b. Dessas palavras, qual introduz a noção de:
- agente da ação? 
- lugar? 
- conexão? 

c. A maior parte dessas palavras liga palavras entre si. Uma delas, entretanto, liga duas frases. Qual é ela?

d. Conclua: Que papel essas palavras cumprem na construção do enunciado?

4. Em lugar da palavra "e", o anunciante poderia ter optado por empregar a palavra mas. Veja:

"A pedra-sabão é usada por nossos escultores. Mas agora vai ser usada por nossas esculturas."

O sentido seria exatamente o mesmo? Se não, que diferença de sentido apresenta?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Atividade a partir de duas poesias de Cruz e Sousa (Simbolismo)



"Anjo dos esplendores" (1894), de Jean Delville

Leia, a seguir, dois poemas de Cruz e Sousa, expoente do Simbolismo brasileiro.

Texto 1 - Siderações

Para as Estrelas de cristais gelados
as ânsias e os desejos vão subindo,
galgando azuis e siderais noivados,
de nuvens brancas a amplidão vestindo...

Num cortejo de cânticos alados
os arcanjos, as cítaras ferindo,
passam, das vestes nos troféus prateados,
as asas de ouro finamente abrindo...

Dos etéreos turíbulos de neve
claro incenso aromal, límpido e leve,
ondas nevoentas de Visões levanta...

E as ânsias e os desejos infinitos
vão com os arcanjos formulando ritos
da Eternidade que nos Astros canta...
(In: Antonio Candido e J. A. Castello. Presença da literatura brasileira - história e antologia)

Texto 2 - Música da Morte...

A Música da Morte, a nebulosa,
estranha, imensa música sombria,
passa a tremer pela minh'alma e fria
gela, fica a tremer, maravilhosa...

Onda nervosa e atroz, onda nervosa,
letes sinistro e torvo da agonia,
recresce a lancinante sinfonia,
sobe, numa volúpia dolorosa...

Sobe, recresce, tumultuando e amarga,
tremenda, absurda, imponderada e larga,
de pavores e trevas alucina...

E alucinando e em trevas delirando,
como um ópio letal, vertiginando,
os meus nervos, letárgica, fascina...
(Idem, p. 397-8.)

1. Os simbolistas, como os parnasianos, cultivaram o aprimoramento formal.
a. Nos textos 1 e 2, a métrica e a forma de composição poética são habituais no Parnasianismo? Justifique sua resposta.

b. Hipérbato é o nome que se dá a construções em que a ordem direta das palavras em frases deixa de ser usada. No texto 1, esse recurso foi bastante utilizado. Passe para a ordem direta os versos da primeira e da terceira estrofes desse texto nos quais há hipérbato.

c. Os simbolistas utilizaram com frequência reticências e letras maiúsculas em substantivos comuns. Observe o emprego desses recursos estilísticos nos textos 1 e 2 e levante hipóteses: Que efeito o emprego desses recursos produz nos poemas em estudo?

2. Seguindo a postura antimaterialista, os simbolistas evocavam nos poemas o misticismo, a religiosidade, a vida cósmica e a transcendência. No texto 1:
a. Como se manifesta a aspiração do eu lírico à transcendência? Justifique sua resposta com elementos do texto.

b. Que palavras ou expressões de caráter místico e religioso reforçam a atmosfera de transcendência?

3. Observe as palavras e expressões em destaque nestes dois grupos de versos extraídos do texto 1:
I.
- "Para as Estrelas de cristais gelados"
- "de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
- "passam, das vestes nos troféus prateados,"
- "as asas de ouro finamente abrindo..."
- "Dos etéreos turíbulos de neve"
- "ondas nevoentas de Visões levanta..."
- "da Eternidade que nos Astros canta..."

II.
- "de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
- "galgando azuis e siderais noivados,"
- "da Eternidade que nos Astros canta..."

a. No grupo de versos I, em que consiste o cromatismo - recurso bastante explorado pelos poetas simbolistas - resultante do emprego das palavras e expressões em destaque? Que efeito esse cromatismo produz no poema?

b. No grupo de versos II, que ideia as palavras em destaque expressam? Que efeito o emprego dessas palavras produz no poema?

4. O texto 2 apresenta o tema da morte, que foi abordado amplamente pelos românticos e retomado pelos simbolistas.
a. Nesse poema, o eu lírico trata do tema de maneira sugestiva e subjetiva ou propõe uma definição concreta e objetiva para a morte? Justifique sua resposta com elementos do texto.

b. As impressões do eu lírico sobre a "Música da Morte" se opõem, são contrárias umas às outras. Identifique essas contradições e explique o sentido que elas constroem no poema.

c. Os poetas simbolistas se interessaram pelos níveis mais profundos da mente humana. Como esse interesse é expresso no texto 2? Justifique sua resposta com elementos do texto.

5. Na concepção de Baudelaire, poeta francês precursor do Simbolismo, os diversos elementos que compõem o mundo natural e o mundo metafísico têm afinidades, se correspondem. Para os simbolistas, esse jogo de correspondências de elementos díspares é percebido pelo poeta e traduzido por meio das sinestesias, recurso que consiste na fusão de duas ou mais sensações percebidas pelos órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). Identifique, nos textos 1 e 2, trechos que exploram a linguagem sinestésica e indique os órgãos sensoriais neles envolvidos.

6. No Simbolismo, o valor dos poemas não se devia aos processos descritivos ou narrativos, mas, sim, à sugestão; por isso, os poetas simbolistas se aproximaram da música, explorando intensamente a sonoridade dos versos.
a. Identifique nos poemas 1 e 2 os fonemas que constroem a aliteração (repetição de sons consonantais) e a assonância (repetição de sons vocálicos).

b. Conclua: Qual é o papel que esses recursos sonoros desempenham nos textos em estudo?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Atividade sobre o movimento artístico Simbolismo a partir da pintura "Orfeu", de Gustave Moreau



Veja esta pintura, de Gustave Moreau:
LEGENDA: Orfeu (1865). FONTE: Museu de Orsay, Paris, França 

1. Observe a luz e a paisagem que se veem na tela. 
a. Levante hipóteses: Em que momento do dia ocorre a cena?

b. Como é a luminosidade da cena?

2. No topo da rocha, ao fundo, há três homens. No canto direito inferior, há duas tartarugas.
a. O que os homens estão fazendo? Qual é o trabalho deles? Levante hipóteses.

b. Sabendo-se que a primeira lira - instrumento de cordas muito utilizado na Antiguidade - foi construída com casco de tartaruga, o que, na pintura, as tartarugas representam?

c. O cenário da pintura é uma paisagem realista ou uma paisagem onírica (típica de sonhos)?

3. No centro da pintura, vemos uma jovem, que tem nas mãos uma lira sobre a qual repousa a cabeça de um jovem. Pelo título da tela, inferimos que se trata da cabeça do poeta Orfeu, personagem da mitologia grega. Observe a moça.
a. Como ela está vestida?

b. Como é o semblante dela?
Sugestão de resposta: A moça tem um semblante sereno, melancólico e ao mesmo tempo profundo. 

c. O que ela está fazendo?

d. Levante hipóteses: Por que ela está com os olhos fechados?

6. Diferentemente do Realismo, o Simbolismo não se propunha a retratar a realidade de forma objetiva. Qual é o tema central da tela de Moreau?

7. A tela de Moreau apresenta algumas características que são próprias do movimento simbolista, tanto na pintura quanto na literatura. Entre os itens a seguir, indique os que correspondem a características do Simbolismo observadas em "Orfeu".
- musicalidade / referência à música
- religiosidade e misticismo
- mistério
- linguagem sugestiva
- amplitude cósmica
- onirismo
- interioridade e introspecção
- interesse por temas etéreos e distantes da realidade concreta
- morbidez e a morte por tema

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atividade de leitura do samba-enredo "Minha Pátria é minha língua...", da Mangueira; Especial Carnaval



Leia o samba-enredo "Minha Pátria é minha língua, Mangueira meu grande amor", composto para o desfile de 2007 da escola de samba Mangueira:

Quem sou eu?
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou Mangueira...uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor

Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram o Brasil
Nos trazendo a maior riqueza:
A nossa Língua Portuguesa
Se misturou com o Tupi
Tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
Assim a Língua se modificou

Eu vou dos versos de Camões
Às folhas secas caídas de Mangueira
É chama eterna, dom da criação
Que fala ao pulsar do coração 

Cantando eu vou
Do Oiapoque ao Chuí ouvir
A minha pátria é minha Língua
Idolatrada obra-prima, te faço imortal
Salve... poetas e compositores
Salve também os escritores
Que enriqueceram a tua história
Ó meu Brasil,
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Hoje a herança portuguesa nos conduz
À Estação da Luz! 

Vem no vira da Mangueira
Vem sambar
Meu idioma tem o dom de transformar
O Palácio do Samba 
Uma casa portuguesa
É uma casa portuguesa, com certeza


# Questões:
1. Os sambas-enredos caracterizam-se, basicamente, por contar determinada história. Pode-se afirmar que o texto lido, através de diversos exemplos, tem como tema principal a história
a) da Mangueira como escola de samba.
b) dos poetas portugueses e brasileiros.
c) dos portugueses no Brasil.
d) da Língua Portuguesa.
e) da cultura portuguesa.

2. E qual verso da letra é apresentada a capacidade que a língua tem de se expandir?
a) Tenho a mais bela maneira de expressar
b) Que espalhou por vários continentes
c) Às folhas secas caídas de Mangueira
d) Que enriqueceram a tua história

3. Nos versos "Caravelas ao mar partiram / Por destino encontraram o Brasil", nota-se a referência a que fato histórico do Brasil?
a) ao Descobrimento da América
b) à Independência do Brasil
c) ao Descobrimento do Brasil pelos portugueses 
d) à Proclamação da República do Brasil

4. O verso "A minha pátria é minha Língua" dialoga com outros versos do poeta português Fernando Pessoa, no livro "Desassossego", e do compositor Caetano Veloso, na música "Língua". Diante disso, o principal recurso de sentido usado foi a
a) polissemia
b) ironia
c) intertextualidade
d) ambiguidade

5. A palavra "Tupinambrasileirou" se trata de um neologismo. Pode-se afirmar que a terminação desse termo insere-o na classe dos
a) substantivos
b) adjetivos
c) advérbios
d) verbos.

6. Explique o verso "Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor".

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Atividade de leitura do samba-enredo "É Hoje", da União da Ilha; intertextualidade; Especial Carnaval



Leia o samba-enredo "É Hoje", composto por Didi e Mestrinho para o desfile de 1982 da União da Ilha do Governador:

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra
Será que eu serei
o dono desta festa 
um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar

Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá

Acredito ser o mais valente
Nesta luta do rochedo com o mar
(E com o mar)

É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga, espelho meu,
Se há na avenida
Alguém mais feliz que eu


# Questões:
1. Nos primeiros versos, a palavra "alegria" é expressa num sentido mais amplo. Explique o sentido dessa palavra no samba-enredo. 

2. A que evento a letra chama de "maior show da terra"?

3. Explique os versos "Será que eu serei o dono desta festa / um rei / No meio de uma gente tão modesta".

4. Sobre o verso "Hoje é dia do riso chorar", levante hipóteses: o que seria "riso chorar"?

5. Na última estrofe, o samba-enredo "É Hoje" exerce uma relação de intertextualidade com uma famosa obra literária? Identifique essa relação.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Atividade sobre advérbio a partir de uma propaganda da Honda



Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 4.
FONTE: Fischer America

1. Sobre a parte não verbal do texto e os ícones:
a. Quem é o anunciante e qual é o produto anunciado?

b. Quais características da imagem do carro chamam mais atenção no anúncio?

2. O enunciado central do anúncio faz uma referência a um pensamento muito comum sobre esse tipo de carro.
a. Levante hipóteses: Qual é esse pensamento?

b. O anúncio confirma esse pensamento? Justifique sua resposta apontando uma locução adverbial presente no anúncio e apontando sua função no contexto.

3. Observe as expressões o "meio" do "nada" e o "centro" de "tudo".
a. Levante hipóteses: Como seria um lugar "no meio do nada"?

b. E um lugar "no centro de tudo"?

c. Tendo em vista o sentido do texto, indique em seu caderno quais dos termos a seguir poderiam substituir cada uma dessas expressões. 
- longe
- além
- aquém
- acolá
- perto
- cá

4. Ao final do texto inferior do anúncio, lê-se: "Ligue [...] e descubra a concessionária mais próxima".
a. Em que modo verbal estão os dois verbos dessa frase? Justifique o emprego desse modo no anúncio.

b. A qual palavra se refere o termo "mais"?

c. Compare as expressões a "concessionária próxima" e a "concessionária mais próxima" e conclua: Qual sentido a presença do termo "mais" acrescenta? Por que esse é um dado importante no anúncio?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Atividade sobre advérbio a partir de um cartum de Caco Galhardo



Leia o cartum a seguir para responder às questões de 1 a 5.
CRÉDITOS: Caco Galhardo/Acervo do cartunista

1. O cartunista faz uma sátira com uma expressão muito utilizada atualmente na fala de algumas pessoas. Relacione as falas ao desenho das personagens:
a. Qual palavra e qual expressão são alvo da sátira?

b. Como as personagens do cartum foram desenhadas?

c. Qual relação há entre a palavra meio e o desenho? Qual o sentido da palavra meio nesse caso?

2. Releia as seguintes falas:

É um lance meio complexo. Ando meio confuso.

a. Identifique a qual palavra ou expressão se refere o termo em destaque em cada uma das duas ocorrências e como ele se classifica.

b. Qual é o sentido da palavra "meio" nessas frases?

c. Reescreva as frases em seu caderno:
- substituindo "lance" por "situação";

- conjugando o verbo "andar" na 1ª pessoa do plural;

- substituindo "confuso" pela forma feminina.

d. As alterações feitas por você implicaram alguma mudança na flexão da palavra meio?

e. Conclua: Qual é a classificação morfológica do termo meio nessas frases?

3. A expressão meio que é utilizada atualmente em diversas situações. Veja as falas a seguir:

I. A novela é meio que um passatempo para ela.
II. Agora nós estamos meio que testando esse novo formato para ver se vai dar certo.
III. A divulgação meio que ajuda a conseguir público, mas há diversos outros fatores envolvidos.

a. Levante hipóteses: Essas falas acontecem em contextos menos ou mais formais? Há um grupo de pessoas que utiliza mais essa expressão? Justifique sua resposta.

b. Qual sentido a expressão meio que constrói em cada um desses contextos?

4. Agora releia estas falas do cartum:

"Meu avô meio que morreu!"
"Eu meio que tenho certeza!"
"Eu meio que não sei!"

O uso da expressão meio que nessas frases reforça a crítica do cartum. Qual é essa crítica? Justifique sua resposta.

5. Tendo em vista suas respostas às questões anteriores, conclua: Qual é a relação entre as falas das personagens, o desenho e o título do cartum, "Meiolândia"?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Atividade sobre advérbio a partir de uma tirinha de Laerte



Leia a tira do cartunista Laerte a seguir e responda às questões de 1 a 3.
FONTE: (Disponível em: http://solinguagem.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html. Acesso em: 18/1/2016.) CRÉDITOS: Laerte

1. Em sua fala no 1º quadrinho, a atendente utilizou um advérbio e uma expressão adverbial.
a. Qual desses termos se refere a lugar/espaço?

b. Qual desses termos se refere a tempo?

2. No 2º quadrinho, o paciente questiona a data de sua consulta.
a. Na avaliação dele, qual seria o problema dessa data?

b. Identifique os advérbios na fala do paciente. Qual é o valor semântico desses advérbios?

c. Qual era a expectativa dele com sua fala?

d. Conclua: Como o uso de advérbios com esse sentido auxilia na construção da ideia do paciente?

3. Reveja a postura da atendente no 3º quadrinho. Levante hipóteses:
a. Qual sentimento expressa a fisionomia do paciente nesse quadrinho?

b. Ela entendeu o que o paciente disse?

c. Por que ela age dessa maneira?

4. Há palavras que podem ter mais de uma classificação, dependendo do contexto em que ocorrem. Os termos "quanto" e "muito", por exemplo, podem se comportar como pronomes ou advérbios, dependendo dos termos que modificam na frase, ou, ainda, de sua flexão. Complete as frases a seguir em seu caderno, empregando a forma mais adequada. Em seguida, indique a qual palavra se refere o termo que você empregou e como ele pode ser classificado.
a. "quanto" e variações
_____ essa camisa custa?
_____ essas camisas custam?
_____ tempo você vai passar conosco?
_____ dias você vai passar conosco?
_____ semanas você vai passar conosco?
_____ gente apareceu por aqui!

b. "muito" e variações
Quero _____ ficar com vocês no feriado.
Quero _____ feriados nesse ano.
Queremos _____ um DVD novo.
Queremos _____ duas TVs novas.
Quero _____ TVs nessa casa.

5. Com base nas suas respostas aos itens da questão anterior, conclua: Qual é a diferença entre a flexão dos advérbios e a dos pronomes?

6. Com base no que já aprendeu sobre advérbio, discuta com os colegas e o professor: Quais formas a seguir você utilizaria e em quais situações? Justifique suas respostas.
a. - As crianças estão melhor?
- As crianças estão melhores?

b. - As roupas são caras.
- As roupas custam caro.

c. - Ele falou rápido.
- Ele falou rapidamente.

7. Você viu que o advérbio é considerado pela gramática normativa como uma classe de palavras que não se flexiona. É comum, entretanto, encontrarmos construções do tipo:

- Vamos falar baixinho.
- O restaurante é longinho.
- Cheguei agorinha.

a. Discuta com os colegas e o professor: Qual sentido constrói o acréscimo do sufixo -inho aos advérbios nesses casos?

b. Cite outros exemplos em que essa mesma construção é possível.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Atividade diagnóstica sobre as orações coordenadas



As orações coordenadas são orações independentes, isto é, não há relação sintática entre elas.

As principais conjunções coordenativas são:
- "e", "nem", "mas também" - indicam ideia de  adição
- "porque", "pois" - expressam explicação
- "por isso", "portanto" - indicam conclusão
- "mas", "todavia", "porém", "no entanto" - expressam oposição ou adversidade
- "ou", "ora" - indicam alternância, opção.

# Questões: 
1. Marque a alternativa que contém a conjunção que expressa conclusão.
a) João foi bom filho, portanto será um bom pai.
b) Os garotos ora brigavam, ora brincavam.
c) Pedro trabalha depressa, no entanto produz pouco.
d) Os cães mordem, não por maldade, porém por precisarem viver.

2. “Nós somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”. A conjunção "mas" estabelece relação lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) oposição
d) alternância

3. "Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto
b) e
c) pois
d) porém

4. Assinale a alternativa correta quanto às relações coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto.
a) Ele é inteligente "e" estuda muito. - adição.
b) Ele é inteligente, "mas" estuda muito. - conclusão.
c) Ele é inteligente, "logo" estuda muito. - adversidade
d) Ele é inteligente, "porque" estuda muito. - alternância.

5. Em relação à classificação das orações coordenadas sindéticas destacadas, assinale a alternativa incorreta.
a) Ela não só foi a primeira, "mas também" foi a mais aplaudida. (aditiva)
b) Fale agora "ou" permanecerá calado para sempre. (conclusiva)
c) Eu queria convencê-lo, "porém" os argumentos não foram suficientes. (adversativa)
d) Cumprimente-o, "pois" hoje venceu mais uma etapa de sua vida. (explicativa)

6. "Esse progresso mecânico, porém, baseado apenas no domínio..." Assinale a alternativa
em que NÃO aparece palavra ou expressão que substitui, com perfeição, a conjunção "porém":
a) contudo
b) porque
c) mas
d) todavia

7. No fragmento "Não entendo aquele garoto! Ora é simpático, ora é insuportável!", a conjunção "ora" expressa ideia de
a) oposição
b) alternância
c) explicação
d) conclusão

8. "Vinícius devia estar cansado, porque estudou o dia inteiro." A conjunção "porque" expressa ideia de
a) oposição
b) alternância
c) explicação
d) conclusão

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Quiz Literário - Comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922



1. Por que a Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada como um divisor de águas para a cultura brasileira?
a) propôs a continuação da tradição e o apego à literatura clássica.
b) antecipou as renovações literárias que só se consolidariam a partir da década de 1950 com o Concretismo.
c) foi a primeira manifestação coletiva pública na história cultural do Brasil em favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte tradicional.
d) uniu técnicas literárias de maneira inédita na literatura, mesclando as influências oriundas das vanguardas europeias com o Naturalismo e o Simbolismo.

2. Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e seu contexto, é CORRETO afirmar que
a) os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo.
b) a Semana de Arte Moderna teve pouco impacto sobre artistas plásticos e da literatura.
c) o evento teve consenso em sua aceitação e foi muito bem recebido pelo público, que rapidamente adotou as novas tendências artísticas apresentadas. 
d) a Semana de Arte Moderna quase não ocorreu, pois o então presidente, Getúlio Vargas, opunha-se a qualquer manifestação cultural que não tivesse sido organizada pelo governo.

3. O Modernismo brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs
a) o apego às normas clássicas oriundas do Neoclassicismo mineiro.
b) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
c) a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Dadaísmo.
d) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros.

4. Por quais nomes era composto o Grupo dos Cinco da Semana de Arte Moderna Brasileira de 1922?
a) Ana Malfatti, Tereza do Amaral (pintoras), Menotti e Fabiano e Marcio de Andrade (escultores).
b) Anita Malfatti, Tarsila do Amaral (pintoras), Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade (escritores).
c) Mafalda, Tarsila do Amaral, Menotti, Oswald e Andre (escritores).
d) Anita Malfatti (pintora), Mário de Andrade (escritor).

5. Entre as propostas dos participantes da Semana de Arte Moderna, podem ser citadas
a) A adesão ao futurismo, movimento vanguardista nascido nos Estados Unidos
b) A renovação na linguagem das artes brasileiras: literatura, escultura, música, pintura, e uma maior conexão com a identidade e a realidade nacionais
c) A renovação estética sobretudo das artes plásticas brasileiras, incluindo pintura, escultura, arquitetura e cinema
d) Uma reforma ortográfica que privilegiasse a oralidade da Língua Portuguesa.

6. Qual foi o título da coleção de poemas apresentada por Mario de Andrade em 1922?
a) Paulicéia Desvairada
b) Cobra Norato
c) Macunaíma
d) Memórias Sentimentais de João Miramar

7. Qual poema de Manuel Bandeira é lido durante o evento criticando abertamente o parnasianismo e a forma tradicional dos parnasianos fazerem poemas com regras?
a) Os Sapos
b) Vou-me embora pra Pasárgada
c) Pneumotórax
d) Andorinha

8. Na época, boa parte da mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana de Arte de 1922 referindo-se aos vanguardistas como
a) "futuristas inovadores"
b) "subversores da arte"
c) "espíritos modernos"
d) "artistas atrasados"

9. Como desdobramento da Semana de 22, qual foi o movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil?
a) Movimento Concretista
b) Movimento Verde e Amarelo
c) Movimento Pau-Brasil
d) Movimento Paulistano

10. Outro desdobramento da Semana de 22 foi o Manifesto Antropofágico que pregava a criação de uma poesia brasileira de exportação. Quem foi o autor desse manifesto?
a) Mário de Andrade
b) Manuel Bandeira
c) Raul Bopp
d) Oswald de Andrade


sábado, 12 de fevereiro de 2022

Atividade sobre advérbio a partir de uma tirinha do personagem Ozzy, de Angeli



Leia a tira a seguir.
FONTE: © Angeli - Ozzy Tirex e mais uma cambada de bichos de estimação - Cia. das Letras - São Paulo.

# Questões:
1. Os três quadrinhos que compõem a tirinha lida retratam tempos e lugares diversos.
a. Quando se passam os acontecimentos retratados nos dois primeiros quadrinhos?

b. E o terceiro?

c. Quais lugares são retratados na tira?

2. Observe as atitudes e expressões faciais de Ozzy nos três quadrinhos. Tendo em vista as informações da tira, bem como o comportamento e a aparência da personagem, deduza:
a. Onde Ozzy mora?

b. Qual é a idade dele?

c. Como é o quarto de Ozzy em relação à limpeza e à organização?

3. O humor da tira é construído com base na quebra de expectativa, tendo em vista o comportamento de Ozzy e a ironia do último quadrinho.
a. Como se espera que as pessoas se sintam ao passar férias na praia ou no campo?

b. Como se espera que as pessoas se sintam ao ficar presas em um quarto como o de Ozzy?

c. Identifique, no 3º quadrinho, a expressão que constrói a ironia e explique, com base no desenho, como a ironia é construída.

4. Em seu caderno, identifique, na descrição a seguir, quais dos termos em destaque constroem cada um dos sentidos enumerados.

"Ozzy não se divertiu muito. Talvez porque tenha sentido saudades de sua casa. Certamente, fará outro passeio como esse apenas se for obrigado por seus pais."

I. intensidade

II. exclusão

III. negação

IV. afirmação

V. dúvida

5. Em seu caderno, escreva a única palavra que completa cada frase a seguir, substituindo a expressão entre parênteses.
a. Ao entrar no mar, Ozzy gritou _____ (com desespero).

b. Para fugir da borboleta, Ozzy correu _____ (com rapidez).

c. (no fim) _____, Ozzy pôde descansar _____ (com tranquilidade) em seu quarto.

6. Em relação à questão anterior:
a. Quais dos termos escritos por você modificam verbos?

b. E qual termo modifica toda uma oração?

c. Qual das circunstâncias a seguir esses termos acrescentam às frases?
- intensidade
- dúvida
- modo
- interrogação

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Atividade sobre Parnasianismo a partir de poesias de Olavo Bilac


Você vai ler, a seguir, dois textos de Olavo Bilac: o poema "Rio abaixo", da série "Sarças de fogo", e o poema XXXI, da série "Via láctea".

Texto 1 - Rio abaixo

Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga...
Quase noite. Ao sabor do curso lento
Da água, que as margens em redor alaga,
Seguimos. Curva os bambuais o vento.

Vivo há pouco, de púrpura, sangrento,
Desmaia agora o ocaso. A noite apaga
A derradeira luz do firmamento...
Rola o rio, a tremer, de vaga em vaga.

Um silêncio tristíssimo por tudo
Se espalha. Mas a lua lentamente
Surge na fímbria do horizonte mudo:

E o seu reflexo pálido, embebido
Como um gládio de prata na corrente,
Rasga o seio do rio adormecido.
(Os melhores poemas de Olavo Bilac. Seleção de Marisa Lajolo. São Paulo: Global, 1985. p. 71.) 

Texto 2 - XXXI

Longe de ti, se escuto, porventura,
Teu nome, que uma boca indiferente
Entre outros nomes de mulher murmura,
Sobe-me o pranto aos olhos, de repente...

Tal aquele, que, mísero, a tortura
Sofre de amargo exílio, e tristemente
A linguagem natal, maviosa e pura,
Ouve falada por estranha gente...

Porque teu nome é para mim o nome
De uma pátria distante e idolatrada,
Cuja saudade ardente me consome:

E ouvi-lo é ver a eterna primavera
E a eterna luz da terra abençoada,
Onde, entre flores, teu amor me espera.
(Idem, p. 54.) 

# Questões:
1. Diferentemente do Romantismo, o Parnasianismo se distinguiu pelo aprimoramento formal e pelo emprego de uma linguagem sofisticada.
a. Nos textos 1 e 2, Bilac utilizou um tipo refinado de composição poética. Observe a organização dos versos nas estrofes, faça a escansão dos primeiros versos dos poemas e responda: Qual é o nome desse tipo de composição? Qual é a métrica empregada?

b. A fim de garantir a métrica, o ritmo e a rima, o poeta realizou inversões na ordem direta das palavras nas frases. Identifique um exemplo desse procedimento em cada um dos poemas em estudo.

c. Identifique em cada um dos textos uma palavra que exemplifique o elevado nível vocabular cultivado pelo poeta parnasiano.

2. No texto 1, o eu lírico descreve uma cena da natureza. 
a. Qual é o tema da cena descrita? Que elementos da natureza compõem tal cena?

b. O eu lírico está ausente ou presente na cena descrita? Justifique sua resposta com elementos do texto.

c. O título do poema confirma a resposta do item anterior?

3. No texto 1, cores, movimentos e sons revelam os detalhes da paisagem natural.
a. Nas três primeiras estrofes do poema, identifique um exemplo de cada um desses elementos.

b. Qual é a imagem construída pelo eu lírico na última estrofe do poema?

c. Na descrição feita no poema, prevalece um retrato objetivo e concreto da paisagem ou um retrato subjetivo, criado pela imaginação? Justifique sua resposta com elementos do texto.

4. Em relação ao texto 2, responda:
a. Que sentimentos afligem o eu lírico? Justifique sua resposta com elementos do texto.

b. Para expressar seus sentimentos, qual é a comparação que o eu lírico faz nas duas primeiras estrofes do poema?

c. Nas duas últimas estrofes, o amor a que o eu lírico faz alusão é sensual ou espiritualizado? Justifique sua resposta com elementos do texto.

d. É possível afirmar que a amada corresponde ao amor do eu lírico? Justifique sua resposta com elementos do texto.

5. Os poetas parnasianos, na tentativa de se afastar do sentimentalismo dos poetas românticos, buscaram um lirismo moderado, sem excessos. Nesse poema, Bilac segue à risca essa proposta do Parnasianismo? O eu lírico demonstra total equilíbrio de suas emoções? Justifique sua resposta com elementos do texto.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Atividade diagnóstica sobre "classe de palavras"; texto sobre "cultura do cancelamento"


Leia a definição sobre a expressão "cultura do cancelamento":

"A cultura do cancelamento é uma forma moderna de ostracismo em que uma pessoa ou um grupo é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis — seja online, no mundo real ou em ambos. É uma espécie de boicote em que um indivíduo, geralmente uma celebridade, que compartilhou uma opinião questionável ou controversa, ou que no passado teve comportamento percebido como ofensivo nas redes sociais, é "cancelado". Eles são ostracizados e afastados por ex-amigos, seguidores, apoiadores e adversários, levando a um grave prejuízo na carreira do indivíduo cancelado. Em caso de celebridades, sua base de fãs pode diminuir significativamente. A expressão "cultura de cancelamento" tem sobretudo conotações negativas e é normalmente usada em debates sobre liberdade de expressão e censura."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_cancelamento

1. Por que o texto acima diz que a expressão "cultura do cancelamento" tem "conotações negativas"?

2. Na sua opinião, a liberdade de expressão deve ter um certo limite? Explique sua resposta.

3. Você acredita que o "cancelamento" é uma forma de censura ou depende de cada caso? Por quê?

4. Identifique no texto acima as seguintes classes gramaticais:
a) três substantivos

b) dois adjetivos

c) dois artigos

d) um pronome

e) três verbos

f) dois advérbios

g) duas preposições

h) duas conjunções

Leia o diálogo  abaixo:

"Por favor! Quanto custa o quilo da batata, senhor?
Está saindo por dez reais, senhora...
Nossa! Está bem caro..."

5. Identifique um numeral e uma interjeição no texto acima:


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Avaliação diagnóstica sobre os gêneros textuais




Avaliação diagnóstica sobre os gêneros textuais

# Relacione os textos abaixo com os diferentes gêneros textuais disponíveis no box:
romance - poesia - teatro - notícia - manifesto - entrevista - diário - mensagem virtual - conto maravilhoso - bilhete - anúncio publicitário - receita - carta pessoal - curriculum vitae - verbete de dicionário - fábula - música - bula - reportagem - piada

a) "Beba Coca-Cola"

b) "Saí, mas volto já"

c) "Mãe, escrevo para te dizer que estou morrendo de saudade. Tenho muita coisa pra te contar... Em breve, estarei aí pra te visitar. Bjs, Carol"

d) "Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho..."

e) "Formação Acadêmica Ciência da Computação – Concluído em 2004.
Faculdade de Computação do Rio do Mato"

f) "Hoje posso escrever que meu dia foi muito legal. Fiz novas amizades na escola..."

g) "sa:u.da.de (sf) Lembrança melancólica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa(s)..."

h) "JC Teen: Felipe, em qual rótulo virtual você se encaixa mais?
Felipe Neto: Eu sou um criador de conteúdo independente..."

i) "Certo dia, um Leão dormia quando chegou um ratinho que lhe disse:
- Perdoa-me, Sr. Leão! (...)"

j) "Nós, artistas e intelectuais, manifestamos o nosso repúdio à censura imposta nas artes em geral. (...)"

k) "Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você (...)"

l) "Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas do coronavírus"

m) "Caos, despreparo e morte: um retrato da epidemia do sarampo no Amazonas"

n) "(...) JOÃO GRILO - Jesus?
MANUEL - Sim.
JOÃO GRILO - Mas, espere, o senhor é que é Jesus? (...)"

o) "Quem é o rei dos queijos?
O Reiqueijão"

p) "Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá."

q) "Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num prato e mexa bem. (...)"

r) “- Boa sorte, Harry – murmurou Dumbledore, Girou nos calcanhares e, com um movimento da capa, desapareceu" (...).

s) "Boa tarde, Lucas! Você já pode trazer os seus documentos para a secretaria da escola...  "

t) "COMPOSIÇÃO:
Cada comprimido contém:
paracetamol ...750 mg"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Atividade de interpretação da tirinha "Cientirinhas", do cartunista Merlin (II)


Leia a seguir a tira em quadrinhos "Cientirinhas", do cartunista Merlin:

# Questões:
1. No último quadrinho, a expressão "sangue nos olhos" foi empregado num sentido figurado. Qual o significado dessa expressão? 

2. O cartunista surpreende o leitor no último enquadramento. Qual é o humor reservado para o final da tirinha?

3. No trecho "Este mecanismo de defesa", o elemento de coesão "este" está se referindo a o quê?  

4. No trecho "Quando acuado por coiotes ou lobos...", a conjunção "quando" expressa
a) consequência
b) tempo
c) causa
d) finalidade

5. No trecho "Se não tiver sangue nos olhos...", a conjunção "se" indica
a) consequência 
b) concessão
c) condição
d) proporção

Atividade a partir de um artigo sobre a série "Black Mirror"


Foto: Netflix
Leia o texto crítico a seguir sobre a série Black Mirror:

TEM ALGO (MUITO) ERRADO NO SEU CELULAR

Série de ficção investiga o lado oculto da vida conectada – e descobre um futuro tão assustador quanto verossímil.

Uma pesquisa feita no ano passado descobriu que ficamos quase 11h por dia, em média, olhando para telas: do computador, do celular, da TV. Quando não estamos no trânsito, dormindo, comendo ou tomando banho, estamos olhando para uma tela. Mas essa simbiose com a tecnologia não é só alegria - também pode ter efeitos imprevisíveis, e sinistros, sobre nós. Essa é a premissa de Black Mirror, série cuja nova temporada estreia este mês. O fluxo ensurdecedor de dados, a ditadura das redes sociais, o entretenimento obtuso e bruto, a escalada do ódio online e offline - como tudo isso já acontece hoje, e como pode ficar. Black Mirror é uma pancada. E o mais impressionante é perceber como é real.
Disponível em: http://www.pesquisamundi.org/2016/09/tem-algo-muito-errado-no-seu-celular.html.

1. O tema do texto é
a) a quantidade de tempo que se passa diante de telas.
b) a pesquisa sobre o lado assustador da internet.
c) o descrédito da tecnologia em nosso futuro.
d) a estreia da série Black Mirror.

2. O texto acima enumera vários assuntos atuais abordados pela série Black Mirror, exceto  
a) a ditadura das redes sociais
b) o fluxo ensurdecedor de dados
c) a escalada do ódio online e offline
d) o lado mágico da tecnologia

3. No trecho "e descobre um futuro tão assustador quanto verossímil", a palavra "verossímil" foi empregada com o sentido de
a) possível
b) inacreditável
c) irreverente
d) incrível

4. No trecho "Essa é a premissa de Black Mirror...", a palavra "premissa" foi empregada com o mesmo sentido de
a) contradição
b) incoerência
c) ideia
d) divergência

5. No trecho "Quando não estamos no trânsito...", a conjunção "quando" indica ideia de
a) finalidade
b) tempo
c) consequência
d) concessão