sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto de Drummond



 # Respostas:
1. o, ele, ele

2. Um dia; na semana seguinte

3. O fato de a mãe pôr o menino de castigo se opôr ao fato de ele continuar tendo ideias sonhadoras, já que o esperado era que ele mudasse de atitude.

4. O sentido fica comprometido.

Gabarito - Atividade sobre substantivo e adjetivo


# Respostas:
1.
A) Coração

B) Razão

Resposta comentada: Esta questão tem como objetivo fixar o conceito de substantivo (nomear os seres) . Com base nas características das quadrinhas, o aluno terá condições de nomear, no item a, o substantivo coração e, no item b, o substantivo razão.

2. Esta questão testa a habilidade de escrever de acordo com a língua padrão as diversas palavras que permeiam o uso social da linguagem.
E que pena que você foi embora pra mim estava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filminho na TV
Chocolate quente, meus olhares eram só pra você,
Mas você não quis, eu era muito feliz e nem sabia

3. O vocábulo quente é o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.
a) desprezo
b) carinho
c) tamanho

Gabarito - Atividade sobre mensagens instantâneas (e-mail, post e torpedo)


# Respostas:
1.
(C)
(A)
(B)

2. O texto da imagem 1 fala sobre o cancelamento do ENEM (exame nacional do ensino médio) e o texto da imagem 2 fala de uma pessoa que deseja ingressar no mestrado.

3. Nos dois casos, foi utilizada a linguagem formal. O primeiro por tratar de um exame nacional e o segundo por se tratar de um meio acadêmico, onde normalmente se usa a linguagem formal.

4. Esta atividade tem resposta pessoal. O importante é perceber se o aluno consegue usar as diferentes linguagens de acordo com o meio em que está. Resposta possível: Amigos, hoje tem uma sessão de cinema especial para adolescentes às 14h. O que vocês acham? Vai ser uma beleza! Confirmem a presença. Valeu

Gabarito: Atividade sobre poema a partir de Cecília Meireles



 # Respostas:

1. 15 versos

2. 4 estrofes 

3.
a)   Nas palavras rama, remo, rima e rumo.

b)  Da mudança de consoantes: r e l.

c)  Lima-lima.

d)   Limeira.

e)   Identifique os versos da última estrofe que mostram o pregão do vendedor de lima.
Principalmente o 3º e o 4º versos. É da lima-lima / lima da limeira.

4.
a) Da palavra aroma.

b)   Aroma e ar.

c) Ao olfato.

5.
a) Refere-se à cor da lima.
b) Do ouro: a cor amarela da fruta; de ouro: cheiro gostoso, especial, que tem a fruta madura.

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete (II)


# Respostas: 

1.
a) Bilhete

2.
a) Espera-se que o aluno perceba que o texto é formal. Expressões como “cara professora” e “avisar-lhe” marcam a formalidade

b) É importante que o aluno note que a formalidade advém da falta de intimidade entre a mãe que envia o bilhete e a professora que vai recebê-lo. Por isso, o uso de expressões que seguem rigorosamente os princípios gramaticais

3.
As respostas da questão 3 são pessoais. É o momento de avaliar se o aluno colocará em prática tanto os conceitos que caracterizam o gênero quanto os que diferenciam a formalidade da informalidade

Gabarito: Atividade sobre pronomes a partir do poema "Foca", de Vinícius de Moraes



# Respostas:
1.
a)  É espetar ela.
b) É espetá-la.

2.
a) "Quer ver a foca"  - Quer vê-la.
b) "É pôr uma bola/ no seu nariz." É pô-la no seu nariz.
c) "É dar a ela/ uma sardinha". É dar-lhe uma sardinha.

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete


# Respostas:

1. O texto I é caracterizado como bilhete por conter os elementos caracterizadores do
mesmo, tais como destinatário (Letícia), remetente (Lorenna), uma mensagem curta
(“No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe. Vamos sair mais ou menos às treze
horas. Você quer vir com a gente?”) e despedida (“Beijos”).

2. A reposta da questão anterior ajuda a responder esta. É importante que o aluno
perceba que o texto 2 não deixa claro quem escreveu o “bilhete” e quem vai recebê-lo.
Além disso, vale destacar que, embora haja uma mensagem, ela está em forma de
poema.

3. O aluno deve perceber que o assunto do texto 1 é um convite entre amigas para ir ao
cinema, enquanto, no texto 2, o assunto é o pedido de um eu lírico para que sua
amada não anuncie o amor que há entre eles para outras pessoas.

Gabarito: Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional



 # Resposta:
1 - O quê: a convocação dos donos de 1.100 carros para verificação dos freios; quem: a Volkswagen; quando: na ocasião da divulgação da notícia.

02 –  A 2ª e 3ª frases da notícia e o endereço eletrônico na tela.

03 – 
a)   Sim.

b)   Não.

c)   Alguns segundos.

04 –
a)   A variedade padrão da língua.

b)  A notícia falada deve usar esse tipo de linguagem par atingir o grande público, fazendo-se entender por crianças e adultos, letrados e iletrados, pessoas que empregam todos os tipos de variedades da língua.

05 – Resposta pessoal do aluno.

06 –Resposta pessoal do aluno.

Gabarito: Atividade sobre Verbo de ligação e predicativo do sujeito - 7º ano



 # Resposta:
1. 
a) Um home ou um menino
b) O eu lírico está à beira-mar, durante o dia.

2. 
a)  Porque ele está boiando nas águas do mar.
b) nuvem à toa / uma boa
c) agradável, ótima, maravilhosa

 3. 
a) Porque o céu pode ser mar, e o mar, céu.
b) Porque o céu e o mar se confundem e ele pode ser ave e peixe.

4. 
a) “Mergulho em mim mesmo.”
b) Paz.

5. 

a) 
 • Meu cachorro é faminto.
b) Resposta pessoal
c) Resposta pessoal. Sugestão: Eu sou uma pessoa alegre.

Atividade sobre tipos de sujeito a partir da tirinha do Hagar



 # Respostas:

1. Esta comida / comida

2. você e seus amigos / você, amigos

3. nós

4.
a) Porque o normal seria ele recolher os pratos, pedir desculpas ou oferecer outra comida.
b) Ele os está chamando de animais.


Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Cecília Meireles



 # Respostas:
1.  A roda do carro; a roda das danças; A roda; crianças, respectivamente.

2. A roda na rua rodava no barro.

3. Porque está concordando com o sujeito da oração, crianças, que está no plural.

4. 
a)  
Na 1ª, na 2ª e na 3ª estrofes.

b) 
Na 1ª e na 2ª estrofes.

5. Parte do veículo, círculo formado por crianças que brincam de roda e o movimento das ruas, na expressão roda da rua, entre outras possibilidades.

6. Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que seja o próprio verbo rodar, ou então estar ou ficar.
 
7. A repetição do som /R/ sugere o barulho do motor do carro.

Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Queneau



 # Respostas:
1. 
a)  
O fato de passar um cachorro preto mancando.

b)   
Porque é uma espécie de explicação do que aconteceu: as pessoas ficaram olhando o cachorro e se esqueceram de dar o sinal para o motorista do ônibus.

2. 
a)  (Esperavam).

b)   (Esperavam).

3.
a)  
A respeito de o senhor.

b)   
Esperava o ônibus.

4.
a)   
Senhor.

b)   
Esperava.

Gabarito: Atividade sobre papel dos conectores a partir de uma tira da Mafalda



 # Respostas:
1.
a) É a força que move alguma coisa. No caso da bicicleta de Mafalda, o pedal faz rodar a roda da frente; no caso da bicicleta de Filipe, a corrente faz rodar a roda de trás.
b) Ela e Filipe, pois eles é que fazem força para mover as bicicletas.

2. Come

3.
a) Que as mulheres não entendem nada de veículos nem de mecânica.
b) Ele não tinha como rebater os argumentos de Mafalda.

4. 
a) porém / entretanto / contudo
b) - Introduzir uma ideia contrária ao que Filipe tinha dito antes.

5. - Uma ideia de adição ou acréscimo ao que foi dito antes.

6. pois

Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal a partir do texto "Continho", de Paulo Mendes Campos



 # Respostas:

1. 

a) Verbo + sujeito + adjunto adverbial

b) o sujeito "um gordo vigário"

c) A inversão enfatiza o verbo


2. Na primeira

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Charge


# Respostas:
1. Resposta comentada: Ao considerarmos que o discurso presente nas charges tem por
finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos sociais, podemos perceber que o fato
social alvo de crítica é a educação, que a cada dia vem sendo desqualificada e
colocada em segundo pleno pela sociedade, seja ela os políticos (“aqueles que tem o
poder para fazer a diferença”) ou o cidadão comum.

2. Reposta comentada: Ensino de qualidade seria a inscrição adequada ao padrão culto da língua.

3. Reposta comentada: É importante que o aluno perceba que o humor encontra-se na
oposição mencionada no enunciado, já que se a educação fosse de qualidade, as
pessoas fariam o uso correto da ortografia.

Gabarito - Atividade sobre a Charge "Protesto/Pretexto"


# Respostas:
1. d) charge

2.  Talvez por vivermos uma época marcadamente visual e virtual, a charge seja um “texto” que motive uma análise temporal, rápida e dinâmica. É provável que o aluno perceba que no quadro 1 há a imagem do protesto por direitos de cidadão, caracterizado pela camisa do Brasil, pela sugestão corporal e pela cor verde(símbolo da esperança) na letra da palavra protesto; já no quadro 2 a imagem
sugere que as pessoas usam as manifestações como pretexto para vandalizar e agir com ações que não dialogam com situações de protestos.

3. Resposta comentada: Estabelecendo uma relação de significado entre as palavras protesto e pretexto, pode-se aferir questão parônimos considerando que são parecidas na escrita e na pronúncia, mas apresentam significados diferentes.

Gabarito: Atividade sobre concordância verbal a partir de uma tirinha do Hagar



 # Respostas:
1.
a) O verbo "ser" está no plural porque quando há uma porcentagem no sujeito da oração e esta é seguida do substantivo, o verbo deve concordar com o próprio substantivo.

b) O verbo continuaria da mesma forma pois concordaria com o substantivo, isto é, "problemas de saúde".

c) O sujeito é oculto, entretanto, levando em consideração o contexto da frase anterior, podemos dizer que o sujeito é "problemas de saúde".

d) Na concordância verbal o verbo deve sempre concordar com o substantivo. Se nos casos acima a porcentagem não fosse seguida de substantivo, o verbo concordaria com o numeral. Veja:

50% são psicossomáticos. (porque é mais de um)
1% é psicossomático.

2. Não, pois, pelo que se vê no segundo quadrinho, Hagar tem problemas físicos reais. 

Gabarito: Atividade sobre figuras de sintaxe I


 # Respostas:
1. 
a) Uma favela.
b) Um paisagem real, comum em grandes cidades do país.

2.
a) "vejo"
b) zeugma

3.
a) da casa; elipse
b) "matar a criança", "que está dentro": zeugma
c) Polissíndeto; reforça a indignação do eu lírico diante dessas casas que não casas.

4. 
a) O autor emprega a palavra "casa" com dois sentidos, com sentido de "moradia" (substantivo) e de "combinar" (verbo)
b) indignação

5.
a) Pequeno, insuficiente e desorganizado.
b) A qualidade de vida das pessoas é ruim, pois elas vivem amontoadas.

Gabarito: Atividade sobre Orações subordinadas adjetivas


 # Respostas:
1. A de uma receita de bolo.

2.
a) Sim; é narrativa pois conta uma história.
b) Uma história que acontece com um casal: o marido chega tarde e possivelmente bêbado; a mulher pergunta-lhe sobre o atraso e, por isso, apanha; ela chora e ele adormece. 

3.
a) Todos são representados pela palavra "que", que aparece em quase todos os versos.
b) sujeito
c) restritivas

4.
a) O título é irônico, pois o que se vê do relacionamento não serve de receita para ninguém. O poeta sugere ironicamente a receita pra um casamento ruim.
b) Resposta pessoal.

5. 
As alternativas "a", "c", "d"

6. O relacionamento entre marido e mulher é restrito, pobre e ruim.

Gabarito: Atividade de revisão de Classes Gramaticais



# Respostas:
a) três substantivos - tecnologia, telefone, lançamento

b) dois adjetivos - necessária, móvel

c) dois artigos - a, o

d) um pronome - essa

e) três verbos - desenvolver, aconteceu, foi

f) dois advérbios - propriamente, antes

g) duas preposições - com, em 

h) duas conjunções - e, mas

i) dois numerais - 16, 1956

Gabarito: Atividade sobre preposição a partir de uma tirinha



 # Respostas:

1) Nas três cenas os personagens estão mentindo.

2) d) desonestidade

3) Que não podemos esperar honestidade dos políticos se somos desonestos.

4) a) ao (a + o), b) para, c) dos

5) a) posse, b) causa, c) assunto, d) instrumento, e) modo, f) matéria, g) lugar, h) meio

Gabarito: Exercícios sobre Discurso Direto e Indireto


# Respostas:
1) Que podia ficar invisível.

2) Cometer qualquer crime sem ser detectado.

3) Porque as roupas não eram invisíveis, ele seria descoberto.

4) Não, porque a mãe o pegou mexendo no pote de biscoitos.

5) Biscoitos. Está escrito "Biscoistos"

6) Calvin de repente exclamou:
- Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
- Se eu remover... escapar de tudo!
Mas sua mãe o descobre e grita:
- Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas, mexendo no pote de biscoitos?

7) Calvin disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas, poderia conter qualquer crime sem ser visto, que era completamente livre e poderia escapar de tudo. Mas sua mãe o descobre e pergunta o que ele está fazendo sem roupas mexendo no pote de biscoitos.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Gabarito: Exercícios: Período Simples e Período Composto


# Respostas:
1. 
a) "Aposto", "vai achar", "vamos virar"
b) Três orações
c) "que", "e"

2. 
a) "é"
b) Uma oração

3. 
a) O filme é "101 dálmatas"
b) Confeccionar casacos usando peles dos dálmatas.

4. 
a) Na fotografia, uma imagem negativa é  conseguida através da inversão de cores de uma imagem normal, tal como ocorre com a pelagem do dálmata com pele preta com manchas brancas.
b) No contexto da tira ocorre de o dálmata com cor invertida (de pele negra com manchas brancas) ser negativo (pessimista) com a possibilidade de eles serem vítimas da Malvada. 

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Rumos da educação no Brasil"



# Respostas:

1. Esse cartum tem como tema os rumos desconhecidos da educação no nosso país.

2. Esse cartum pretende chamar a atenção das pessoas sobre a falta de projetos dos governantes do Brasil para alavancar a educação no país.

3. Linguagem mista porque mistura imagens com palavras.

4. Resposta pessoal

5. 
a) culto

6. Resposta pessoal

7) Resposta pessoal.

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual “Manifesto” (Saerjinho, 3º ano)


# Respostas:
1. C
2. E
3. D
4. A
5. E
6. D  
7. B

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gabarito: Exercícios sobre o gênero textual notícia televisiva (quadrinhos)



 # Respostas:
1. A notícia é um gênero textual (impresso ou áudio-visual) utilizado para informar dados ou acontecimentos do interessante de um público-alvo.  

2. 
a) Sobre noticiários da TV.

b) Passa a imagem de que muitas vezes os noticiários transmitem notícias vistas como negativas pela opinião pública.

c) Aparelhos de TV.

d) Informar notícias do dia a dia de forma áudio-visual.

e) Em telejornais (via TV), jornais (impressos), noticiários radiofônicos, sites de notícias, etc.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Gabarito: Aula sobre Carta Formal



# Respostas:
1. A carta é sobre um grupo de alunos do 9º ano fazendo reivindicações ao diretor da escola onde estudam.  

2. D

3. C

4.
a) O uso do destinatário e do remetente, vocativos adequados, desfechos, etc.
b) o nível de linguagem, já que a carta formal precisa sempre ser formal e a carta pessoal nem sempre precisa ser formal. 

5.
(3)
(4)
(2)
(1)

6.
(4)
(5)
(3)
(1)
(2)
(4)

Gabarito: Atividades com Tirinhas (2)



 # Respostas:
1.
a) Sentimento de bravo
b) No armário do guarda-roupa, porque geralmente onde as mães geralmente guardam as roupas dos filhos.
c) A exclamação: sentimento de alívio ou surpresa. A pergunta: Sentimento de bravo de novo.
d) Resposta pessoal
e) Resposta pessoal

Gabarito: Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Bang" de Anitta


# Respostas:
1. Fala sobre as músicas do álbum, sobre as participações especiais, os produtores.

2. 
a) Há aspectos positivos, mas faz ressalvas negativas.
b) "Bang", "Deixa ela sofrer", "Pode chegar" e "Gosto assim"
c) Em parte sim, quando diz que uma música "parece sobrar de Seu Jorge.

3. 
a) Tempo presente: "ouve", "prepara", "espera"
b) Que é um álbum que está sendo lançado naquele período em que a resenha foi publicada.
c) Predomina a variedade padrão por se tratar de uma publicação em um veículo sério (site G1), mas há algumas passagens com linguagem informal como "discursinho" e "aí é para matar" 
d) Sim, porque se trata de uma crítica publicada num veículo sério, mas que busca interagir com o público adolescente.

4. 
a) Sim, porque procura mostrar ao leitor do seu texto os momentos bons e os momentos ruins do álbum.
b) Impessoal.

5. 
a) Sim
b) Sim, porque reforça mais os aspectos positivos do álbum: "início poderoso", "faixas explosivas" 

Gabarito: Atividade com a poesia "Telegrama", de Carlos Drummond de Andrade


1 – Algo ruim.

02 – Carteiro.

03 – O eu-lírico quis dar a entender que a notícia trazida pelo estafeta poderia lhe causar a morte, pois uma mensagem trazida às pressas geralmente não é boa. 

04 – Murmúrios e cochichos, suposições de algo ruim, sofrimento antecipado, precisa. 

05 – Dia natalício se refere ao dia de nascimento e dia natalino, ao dia de Natal.

06 – Há emoção na cidade pela chegada de um telegrama com uma notícia inusitada que desperta a curiosidade das pessoas. 

07 – Os vizinhos.

08 – Usa a expressão “papel dobrado”.

09 – O verso “Não sopra a ninguém”, 3ª estrofe.

10 – A repetição mostra o anúncio entre as pessoas da vizinhança que viram o estafeta chegar, alarmando umas às outras. 

11 – Além de dar sonoridade ao poema, ele destaca a letra T, reforçando o título e o objeto que serviu de tema para o texto (Telegrama).

12 – Era o remetente do telegrama, um candidato a deputado federal.

13 – Parabenizar Chico Brito pela passagem do aniversário e aproveitar para fazer campanha política.

Fonte: armazemdetexto

domingo, 26 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "luta por direitos das mulheres"

# Respostas: 
1. A luta das meninas e das mulheres pela ruptura a um padrão pré-estabelecido imposto a elas pela sociedade. Que as mulheres tem sim o direito de seguir suas próprias escolhas.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre o fato de meninas terem sim o direito de seguir suas próprias escolhas. 
 
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras. 
 
4. Resposta pessoal 

5. Resposta pessoal 
 
6. Resposta pessoal

Gabarito: Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais (2)


 # Respostas:
1.
a) duas
b) Escondi meus doces na caixinha de música / mas eles sumiram

2.
a) eu (sujeito desinencial)
b) objeto direto e adjunto adverbial de lugar, respectivamente

3.
a) eles
b) verbo intransitivo

4. 
a)Não; as duas são completas do ponto de vista sintático, isto é, apresentam sujeito e predicado. 
b) São independentes sintaticamente

5. b) moposição

Gabarito: Atividades sobre Orações coordenadas (9º ano)


# Respostas:

1. 
a) Certamente é um adulto, porque faz referência a filhos e compromissos sociais. Pode ser homem ou mulher.
b) Representa uma experiência geral, pois todos podem um dia passar por essa experiência.

2. 
a) preconceito, estatuto, lei, vestimenta, imposto, aluguel.
b) Vice fechada, sem troca de afeto e sem diálogo aberto com as pessoas do meio.
c) A gaiola: "a vida era a gaiola"

3. 
a) Enfatiza a ideia de que a vida era uma prisão.
b) Sugere que a vida da pessoa é confusa, sem pausa, sem descanso.
c) Confirma, porque era como se a própria palavra "vida" estivesse aprisionada pela palavra gaiola.

4. 
a) É a conjunção coordenativa aditiva "e"
b) O papel de ligar palavras e orações.
c) ligando palavras: "a família e a aliança" / ligando orações: "e era a vida e a vida era a gaiola"
d)Ela enfatiza a ideia de cotidiano massacrante, de que tudo se repete de forma infindável.  

5. 
a) A repetição da conjunção "e" contribui para dar ao texto um sentido de oposição entre o ser humano e o meio social. 
b) O valor adversativo da conjunção "mas": "e era a vida, mas a vida era a gaiola"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito: Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco


 # Respostas:
1. A empresa Amanco. Ela fabrica canos PVC.

2. 
a) Tricolor pode ser um clube de futebol (Fluminense, São Paulo) e o Tigre também um time de futebol.
b) um jogo esportivo.

3. Resposta pessoal.

4. Espera-se que o aluno que conheça a marca consiga encontrar nas pesquisas pela internet a marca conhecida no mercado.

5. 
a) O sentido da marca Amanco, que possui três cores (azul, verde e branco).
b) O sentido da marca Tigre, concorrente direta da marca Amanco.
c) A vitória em termos de vendas em relação a marca concorrente.

6. A imagem de uma marca que pode superar a outra marca líder do mercado. 

7. 
a) Resposta pessoal.
b) Não
c) Informações ligadas à situação de comunicação, isto é, quem produziu o texto, para quem, quando foi publicado e a que ele se refere.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade com propaganda do refrigerante Coca-Cola / Especial Natal (anúncio publicitário)


# Respostas:
1. A propaganda divulga o refrigerante da marca "Coca-Cola"

2. As imagens de um urso polar, de uma foca e do Papai Noel se confraternizando. Essas imagens possivelmente foram usadas porque são figuras simbólicas do Pólo Norte e, por isso, são associadas ao simbolismo do Natal.   

3. O texto verbal transmite a mensagem para o leitor do anúncio vivencie o Natal ao lado de seus familiares por meio da magia da Coca-Cola e, ainda, propõe a ele que contagie o mundo com coisas boas. 

4. A imagem das figuras que representam o Pólo Norte associada ao Natal combina com a mensagem  natalina por escrito propondo vivenciar momentos mágicos e contagiantes nesta data do ano.

5. O anúncio se dirige às pessoas em geral que se reúnem com seus familiares nas festividades do Natal.

6. Implicitamente, o argumento que foi usado foi de que as pessoas que consumirem a bebida Coca-Cola vivenciarão um Natal mágico e contagiante ao lado de seus familiares.

7. Convence porque nesta data do ano as pessoas, em geral, se sentem mais contagiadas com o simbolismo natalino. Assim senso, esse simbolismo associado à marca do refrigerante anunciado costuma ser uma propaganda eficiente.

8. A estratégia usada pelo anunciante foi de associar à marca do refrigerante Coca-Cola aos simbolismos representados pelo Natal.

Gabarito: Aula sobre Estrutura das palavras (atividades)



# Respostas:
# Questão - Identifique o radical das palavras abaixo:
a) pequenino - "pequen-"    
b) infeliz - "-feliz"              
c) amável - "ama-"           
d) desestruturado - "-estrutur-"          
e) empobrecido - "-pobr-"

# Questão - Identifique o prefixo e o sufixo das palavras abaixo:
a) ilegalmente  - "i-" (prefixo) / "-mente" (sufixo)                
b) prosseguimento - "pro-" (prefixo) e "-mento" (sufixo)        
c) predominante - "pre-" (prefixo) e "-nte" (sufixo)             
d) desfigurado - "des-" (prefixo) e "-ado" (sufixo)        
e) apaixonado - "a-" (prefixo) e "-ado" (sufixo)

# Questão - Identifique a vogal temática das palavras abaixo:
a) viajar - "a"   
b) bebendo - "e"   
c) sorrir - "i"   
d) folhagem - "a"   
e) sabedoria - "e"   
f) medo - "o"

 # Questão - Identifique as desinências das palavras abaixo:
a) aluna - "-a" (desinência de gênero feminino)               
b) escolas  - "-a" (desinência de gênero feminino) e "-s" (desinência de número plural)    
c) professoras - "-a" (desinência de gênero feminino) e "-s" (desinência de número plural)    
d) amamos "-mos" (desinência verbal de primeira pessoa do plural)         
e) amam "-m" (desinência verbal de terceira pessoa do plural)             
f) amou "-u" (desinência do pretérito perfeito do indicativo)     
g) amarei "-ei" (desinência do futuro do presente do indicativo)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre o gênero entrevista - "Entrevista com o coronavírus"



# Respostas:

1. 
a) cartum

2. Entrevistador é o cartunista e o entrevistado é o Vírus.

3. O entrevistado é aquele que entra sem ser convidado, porque a covid-19 é um vírus traiçoeiro e entra organismo das pessoas de forma despercebida. 

4. Porque o entrevistador reconhece que esse vírus é perigoso e que se manter distância dele.

5. A expressão "lavaram as mãos" possui um sentido mais amplo neste terceiro quadrinho, que corresponde a "não fazer nada", "não se preocupar", "não assumir a responsabilidade" em relação ao vírus.

6. Esse vírus é descrito como "reconhecido mundialmente" porque ele causou uma pandemia que resultou em mortes em todos os continentes do mundo.

7. Resposta pessoal.

Gabarito: Atividade sobre o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"?


 # Respostas:

1.  A trégua do Natal do dia 24/12/1914 durante a Primeira Grande Guerra, em que os soldados deram uma pausa nos combates a fim de confraternizar o Natal.

2. Porque os soldados que participaram dessa trégua romperam com as normas de seus superiores a fim de se juntarem para uma paz improvisada.  

3. Alguns soldados dedicaram cânticos de Natal aos adversários. Outros emergiram para dar apertos de mão e partilhar cigarros. Cada lado ajudou o outro a cavar sepulturas e a realizar homenagens fúnebres. Os soldados partilharam comida e presentes.

4. Que aqueles soldados estavam lutando por uma guerra que não duvidavam da necessidade dela. 

5. Resposta pessoal.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RESPOSTA - LETRA E


LETRA E

Gabarito: Atividade - reorganizando uma história policial


OS ACONTECIMENTOS ABAIXO COMPÕEM UMA HISTÓRIA POLICIAL E ESTÃO APRESENTADOS FORA DE ORDEM. COLE-OS NO CADERNO NA ORDEM CORRETA.

Coronel Mostarda, dona Branca e Sr. Marinho estão reunidos na casa de campo da Srta. Rosa para um fim de semana. O mordomo e uma cozinheira também estão presentes.

Na tarde de sábado, o Sr. Mostarda discute com a Srta. Rosa no salão jogos. Ela lhe cobrava uma dívida, que ele prometera pagar meses atrás.

Na noite de sábado, é servido um jantar no salão oval. Depois do jantar todos se recolhem a seus quartos.

À meia-noite, o Sr. Mostarda entra no quarto da Srta. Rosa e a mata batendo com um candelabro na sua cabeça.

Na saída do quarto, o Sr. Mostarda esbarra com o candelabro em um espelho. Ouve-se o barulho de vidro quebrado.

 No dia seguinte, o candelabro é encontrado no quarto do mordomo, que passa a ser o principal suspeito do crime.

O detetive, no entanto, não está convencido de que o mordomo seja o culpado, já que ele não teria motivos para assassinar sua patroa.

Finalmente, descobre-se que o Sr. Mostarda é o assassino, pois são encontrados pequenos cacos de espelho em suas roupas.

" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade de análise da música "Índios", Legião Urbana


# Respostas:

1) Colonizado. "Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha" 

2) "Não ser atacado por ser inocente"; Ter de volta todo ouro levado pelo colonizador; O fato do colonizador ter imposto um Deus aos índios; "nos deram espelhos vindo de um mundo doente"; a ganância trazida pelos colonizadores.  

3)
a. O fato de o colonizador ter "ensinado" a cultura dele aos índios (deram espelhos), os povos indígenas se viram refletidos na cultura europeia, adsorvendo as qualidades negativas (de um mundo doente), tais como a ganância, a inveja, a traição, a escravidão, o sofrimento, etc. 
b. Sim 

4)
a. O período em que os portugueses "descobriram" e colonizaram o Brasil 
b. Significa o óbvio, os portugueses vieram até o Brasil e ofereceram coisas banais aos índios em troca das riquezas naturais do território brasileiro, ou seja, levaram tudo que acharam de importante no Brasil para Portugal.

Gabarito: Aula sobre o gênero Tiras em Quadrinhos


# Respostas: 

1. B

2. 
Enquanto o pai só consegue realizar uma atividade de cada vez (falar com o filho), o filho consegue realizar várias atividades ao mesmo tempo (escutar o pai, mexer no celular, ouvir música pelo fone de ouvido, etc)

3. C

4. A

Gabarito: Atividade com tirinha da Mônica - Tema Especial Natal


 # Respostas:
1. A

2. C

3. 
Linguagem mista, porque mistura palavras com imagens.

4. 
É surpreendente e engraçado porque a personagem Mônica se rebela contra o mundo dos quadrinhos do cartunista Maurício de Sousa que sempre a desenhou com um coelhinho de pelúcia azul como brinquedo. Ela tenta quebrar essa "ordem natural" pedindo um presente diferente para o Papai Noel. 

Gabarito: Aula sobre o gênero textual Manifesto - Texto "Manifesto contra a violência doméstica"


 # Respostas:
1.
Solicitar à Justiça que atue melhor, mais rapidamente, com transparência e protegendo efetivamente as mulheres de situações de risco

2.
A Associação de Mulheres contra a violência (AMCV), a Justiça e a sociedade de forma geral.

3.
É argumentação, porque o autor do manifesto se posiciona sobre um tema e, em seguida, enumera argumentos para fundamentar o seu posicionamento.

4. 
Respostas pessoais.

Gabarito: Atividade sobre o manifesto "Amo minha raça e luto pela cor", do atleta Gérson


# Respostas:
1. 
O objetivo do manifesto é se posicionar contra atos racistas.

2. 
Ele diz que no futebol ou fora dele não podem ser aceitas frases como "cala boca, negro".

3. 
Espera-se que o leitor entenda que o termo "negro" empregado na frase em questão foi dito de forma pejorativa e inaceitável.  

4. 
Ele diz que o Racismo é crime e deve ser tratado desta maneira em todos os ambientes, inclusive no futebol.

5. 
É argumentativo, porque o autor do manifesto se posiciona sobre um tema e, em seguida, enumera argumentos para fundamentar o seu posicionamento.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade com o texto "Bilhete do Futuro", de Affonso Romano de Sant´Anna


# Respostas:
1- c, 2- e, 3- a, 4- c, 5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d, 10- e

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "o Natal em época de pandemia"


# Respostas:
1. A ansiedade de muitas pessoas pela disponibilidade da vacina capaz de combater o avanço da covid-19.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre o fato de uma vacina contra a covid-19 ainda estar longe de estar disponível para todos e que, por isso, precisamos continuar nos cuidando. 

3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras.

4. Resposta pessoal

5.  Resposta pessoal

6. Resposta pessoal

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre Elementos da Comunicação


# Respostas: 
1.
a) O código empregado foi a língua portuguesa.
b) Já o referente, seria a expropriação iminente das terras indígenas pelos colonizadores.

2.

3.
a) Os gestos não foram suficientes para estabelecer plenamente a comunicação, um vez que os colonizadores não conseguiram entender o que os índios queriam dizer e, assim, não puderam saber sobre a existência de metais preciosos.

b) Os portugueses e os indígenas não falavam a mesma língua, ou seja, não dominavam o mesmo código.

Gabarito: Atividade sobre denotação e conotação


# Respostas:
1.
a) imagem 3
b) imagem 2
c) imagem 1

2. As imagens se retratam os ditados literalmente, portanto, de maneira denotativa.

3.
Pendurar as chuteiras - Dar uma pausa; aposentar-se.
Engolir sapo - Fazer algo contrariado; ser alvo de insultos ou injustiças sem revidar.
Pisar em ovos - Agir com cautela, ter cuidado

4.
O humor da tirinha está relacionado ao fato de a palvra canhão ter sido empregada denotativamente por Caminha, significando “peça de artilharia”, e ter sido entendida conotativamente pelo rei.

Gabarito: Atividade com tirinha - sobre Formação de Palavras


# Respostas:
1. Pernilongo é uma palavra composta (perna+ longa), portanto, uma composição, e já que perdeu elemento fonético em sua formação, é uma composição por aglutinação.

2.
a)  Por meio do sufixo -eiro agregado `a palavra vaca, foi formada a palavra vaqueiro, sendo portanto a opção correta, letra B

b) Como foi mencionado na questão anterior, a palavra primitiva que deu origem à palavra vaqueiro é vaca.

c) O sufixo –eiro é muito produtivo em nossa língua, palavras como lixeiro, padeiro, sorveteiro, engenheiro, pedreiro, são alguns exemplos de palavras derivadas que agregam a ideia de ofício, ocupação.