sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto de Drummond
Gabarito - Atividade sobre substantivo e adjetivo
# Respostas:
1.
A) Coração
B) Razão
Resposta comentada: Esta questão tem como objetivo fixar o conceito de substantivo (nomear os seres) . Com base nas características das quadrinhas, o aluno terá condições de nomear, no item a, o substantivo coração e, no item b, o substantivo razão.
2. Esta questão testa a habilidade de escrever de acordo com a língua padrão as diversas palavras que permeiam o uso social da linguagem.
E que pena que você foi embora pra mim estava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filminho na TV
Chocolate quente, meus olhares eram só pra você,
Mas você não quis, eu era muito feliz e nem sabia
3. O vocábulo quente é o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.
a) desprezo
b) carinho
c) tamanho
Gabarito - Atividade sobre mensagens instantâneas (e-mail, post e torpedo)
# Respostas:
1.
(C)
(A)
(B)
2. O texto da imagem 1 fala sobre o cancelamento do ENEM (exame nacional do ensino médio) e o texto da imagem 2 fala de uma pessoa que deseja ingressar no mestrado.
3. Nos dois casos, foi utilizada a linguagem formal. O primeiro por tratar de um exame nacional e o segundo por se tratar de um meio acadêmico, onde normalmente se usa a linguagem formal.
4. Esta atividade tem resposta pessoal. O importante é perceber se o aluno consegue usar as diferentes linguagens de acordo com o meio em que está. Resposta possível: Amigos, hoje tem uma sessão de cinema especial para adolescentes às 14h. O que vocês acham? Vai ser uma beleza! Confirmem a presença. Valeu
Gabarito: Atividade sobre poema a partir de Cecília Meireles
Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete (II)
# Respostas:
1.
a) Bilhete
2.
a) Espera-se que o aluno perceba que o texto é formal. Expressões como “cara professora” e “avisar-lhe” marcam a formalidade
b) É importante que o aluno note que a formalidade advém da falta de intimidade entre a mãe que envia o bilhete e a professora que vai recebê-lo. Por isso, o uso de expressões que seguem rigorosamente os princípios gramaticais
3.
As respostas da questão 3 são pessoais. É o momento de avaliar se o aluno colocará em prática tanto os conceitos que caracterizam o gênero quanto os que diferenciam a formalidade da informalidade
Gabarito: Atividade sobre pronomes a partir do poema "Foca", de Vinícius de Moraes
1.
Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete
# Respostas:
1. O texto I é caracterizado como bilhete por conter os elementos caracterizadores do
mesmo, tais como destinatário (Letícia), remetente (Lorenna), uma mensagem curta
(“No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe. Vamos sair mais ou menos às treze
horas. Você quer vir com a gente?”) e despedida (“Beijos”).
2. A reposta da questão anterior ajuda a responder esta. É importante que o aluno
perceba que o texto 2 não deixa claro quem escreveu o “bilhete” e quem vai recebê-lo.
Além disso, vale destacar que, embora haja uma mensagem, ela está em forma de
poema.
cinema, enquanto, no texto 2, o assunto é o pedido de um eu lírico para que sua
amada não anuncie o amor que há entre eles para outras pessoas.
Gabarito: Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional
Gabarito: Atividade sobre Verbo de ligação e predicativo do sujeito - 7º ano
Atividade sobre tipos de sujeito a partir da tirinha do Hagar
Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Cecília Meireles
Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Queneau
Gabarito: Atividade sobre papel dos conectores a partir de uma tira da Mafalda
1.
a) É a força que move alguma coisa. No caso da bicicleta de Mafalda, o pedal faz rodar a roda da frente; no caso da bicicleta de Filipe, a corrente faz rodar a roda de trás.
b) Ela e Filipe, pois eles é que fazem força para mover as bicicletas.
Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal a partir do texto "Continho", de Paulo Mendes Campos
# Respostas:
1.
a) Verbo + sujeito + adjunto adverbial
b) o sujeito "um gordo vigário"
c) A inversão enfatiza o verbo
2. Na primeira
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Charge
# Respostas:
1. Resposta comentada: Ao considerarmos que o discurso presente nas charges tem por
finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos sociais, podemos perceber que o fato
social alvo de crítica é a educação, que a cada dia vem sendo desqualificada e
colocada em segundo pleno pela sociedade, seja ela os políticos (“aqueles que tem o
poder para fazer a diferença”) ou o cidadão comum.
2. Reposta comentada: Ensino de qualidade seria a inscrição adequada ao padrão culto da língua.
3. Reposta comentada: É importante que o aluno perceba que o humor encontra-se na
oposição mencionada no enunciado, já que se a educação fosse de qualidade, as
pessoas fariam o uso correto da ortografia.
Gabarito - Atividade sobre a Charge "Protesto/Pretexto"
# Respostas:
1. d) charge
2. Talvez por vivermos uma época marcadamente visual e virtual, a charge seja um “texto” que motive uma análise temporal, rápida e dinâmica. É provável que o aluno perceba que no quadro 1 há a imagem do protesto por direitos de cidadão, caracterizado pela camisa do Brasil, pela sugestão corporal e pela cor verde(símbolo da esperança) na letra da palavra protesto; já no quadro 2 a imagem
sugere que as pessoas usam as manifestações como pretexto para vandalizar e agir com ações que não dialogam com situações de protestos.
3. Resposta comentada: Estabelecendo uma relação de significado entre as palavras protesto e pretexto, pode-se aferir questão parônimos considerando que são parecidas na escrita e na pronúncia, mas apresentam significados diferentes.
Gabarito: Atividade sobre concordância verbal a partir de uma tirinha do Hagar
Gabarito: Atividade sobre figuras de sintaxe I
2.
Gabarito: Atividade sobre Orações subordinadas adjetivas
1. A de uma receita de bolo.
2.
Gabarito: Atividade de revisão de Classes Gramaticais
# Respostas:
a) três substantivos - tecnologia, telefone, lançamento
b) dois adjetivos - necessária, móvel
c) dois artigos - a, o
d) um pronome - essa
e) três verbos - desenvolver, aconteceu, foi
f) dois advérbios - propriamente, antes
g) duas preposições - com, em
h) duas conjunções - e, mas
i) dois numerais - 16, 1956
Gabarito: Atividade sobre preposição a partir de uma tirinha
# Respostas:
1) Nas três cenas os personagens estão mentindo.
2) d) desonestidade
3) Que não podemos esperar honestidade dos políticos se somos desonestos.
4) a) ao (a + o), b) para, c) dos
5) a) posse, b) causa, c) assunto, d) instrumento, e) modo, f) matéria, g) lugar, h) meio
Gabarito: Exercícios sobre Discurso Direto e Indireto
- Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
- Se eu remover... escapar de tudo!
Mas sua mãe o descobre e grita:
- Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas, mexendo no pote de biscoitos?
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Gabarito: Exercícios: Período Simples e Período Composto
# Respostas:
1.
a) "Aposto", "vai achar", "vamos virar"
b) Três orações
c) "que", "e"
2.
a) "é"
b) Uma oração
3.
a) O filme é "101 dálmatas"
b) Confeccionar casacos usando peles dos dálmatas.
4.
a) Na fotografia, uma imagem negativa é conseguida através da inversão de cores de uma imagem normal, tal como ocorre com a pelagem do dálmata com pele preta com manchas brancas.
b) No contexto da tira ocorre de o dálmata com cor invertida (de pele negra com manchas brancas) ser negativo (pessimista) com a possibilidade de eles serem vítimas da Malvada.
Leia também:
Exercícios: Período Simples e Composto (2)
Exercícios: Período Simples e Composto (3)
Exercícios: Período Composto por coordenação ou por subordinação
Atividades (Aulas): Língua Portuguesa/Currículo Mínimo 2013
Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Rumos da educação no Brasil"
# Respostas:
1. Esse cartum tem como tema os rumos desconhecidos da educação no nosso país.
2. Esse cartum pretende chamar a atenção das pessoas sobre a falta de projetos dos governantes do Brasil para alavancar a educação no país.
3. Linguagem mista porque mistura imagens com palavras.
4. Resposta pessoal
5.
a) culto
6. Resposta pessoal
7) Resposta pessoal.
Gabarito: Atividade sobre o gênero textual “Manifesto” (Saerjinho, 3º ano)
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Gabarito: Exercícios sobre o gênero textual notícia televisiva (quadrinhos)
1. A notícia é um gênero textual (impresso ou áudio-visual) utilizado para informar dados ou acontecimentos do interessante de um público-alvo.
2.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Gabarito: Aula sobre Carta Formal
1. A carta é sobre um grupo de alunos do 9º ano fazendo reivindicações ao diretor da escola onde estudam.
a) O uso do destinatário e do remetente, vocativos adequados, desfechos, etc.
b) o nível de linguagem, já que a carta formal precisa sempre ser formal e a carta pessoal nem sempre precisa ser formal.
(3)
(4)
(2)
(1)
Gabarito: Atividades com Tirinhas (2)
1.
a) Sentimento de bravo
Gabarito: Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Bang" de Anitta
Gabarito: Atividade com a poesia "Telegrama", de Carlos Drummond de Andrade
1 – Algo ruim.
02 – Carteiro.
03 – O eu-lírico quis dar a entender que a notícia trazida pelo estafeta poderia lhe causar a morte, pois uma mensagem trazida às pressas geralmente não é boa.
04 – Murmúrios e cochichos, suposições de algo ruim, sofrimento antecipado, precisa.
05 – Dia natalício se refere ao dia de nascimento e dia natalino, ao dia de Natal.
06 – Há emoção na cidade pela chegada de um telegrama com uma notícia inusitada que desperta a curiosidade das pessoas.
07 – Os vizinhos.
08 – Usa a expressão “papel dobrado”.
09 – O verso “Não sopra a ninguém”, 3ª estrofe.
10 – A repetição mostra o anúncio entre as pessoas da vizinhança que viram o estafeta chegar, alarmando umas às outras.
11 – Além de dar sonoridade ao poema, ele destaca a letra T, reforçando o título e o objeto que serviu de tema para o texto (Telegrama).
12 – Era o remetente do telegrama, um candidato a deputado federal.
13 – Parabenizar Chico Brito pela passagem do aniversário e aproveitar para fazer campanha política.
Fonte: armazemdetexto
domingo, 26 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "luta por direitos das mulheres"
Gabarito: Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais (2)
1.
2.
Gabarito: Atividades sobre Orações coordenadas (9º ano)
Gabarito: Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco
1. A empresa Amanco. Ela fabrica canos PVC.
2.
b) um jogo esportivo.
sábado, 25 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade com propaganda do refrigerante Coca-Cola / Especial Natal (anúncio publicitário)
# Respostas:
1. A propaganda divulga o refrigerante da marca "Coca-Cola"
2. As imagens de um urso polar, de uma foca e do Papai Noel se confraternizando. Essas imagens possivelmente foram usadas porque são figuras simbólicas do Pólo Norte e, por isso, são associadas ao simbolismo do Natal.
3. O texto verbal transmite a mensagem para o leitor do anúncio vivencie o Natal ao lado de seus familiares por meio da magia da Coca-Cola e, ainda, propõe a ele que contagie o mundo com coisas boas.
4. A imagem das figuras que representam o Pólo Norte associada ao Natal combina com a mensagem natalina por escrito propondo vivenciar momentos mágicos e contagiantes nesta data do ano.
5. O anúncio se dirige às pessoas em geral que se reúnem com seus familiares nas festividades do Natal.
6. Implicitamente, o argumento que foi usado foi de que as pessoas que consumirem a bebida Coca-Cola vivenciarão um Natal mágico e contagiante ao lado de seus familiares.
7. Convence porque nesta data do ano as pessoas, em geral, se sentem mais contagiadas com o simbolismo natalino. Assim senso, esse simbolismo associado à marca do refrigerante anunciado costuma ser uma propaganda eficiente.
8. A estratégia usada pelo anunciante foi de associar à marca do refrigerante Coca-Cola aos simbolismos representados pelo Natal.
Gabarito: Aula sobre Estrutura das palavras (atividades)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade sobre o gênero entrevista - "Entrevista com o coronavírus"
# Respostas:
a) cartum
2. Entrevistador é o cartunista e o entrevistado é o Vírus.
3. O entrevistado é aquele que entra sem ser convidado, porque a covid-19 é um vírus traiçoeiro e entra organismo das pessoas de forma despercebida.
4. Porque o entrevistador reconhece que esse vírus é perigoso e que se manter distância dele.
5. A expressão "lavaram as mãos" possui um sentido mais amplo neste terceiro quadrinho, que corresponde a "não fazer nada", "não se preocupar", "não assumir a responsabilidade" em relação ao vírus.
Gabarito: Atividade sobre o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"?
# Respostas:
1. A trégua do Natal do dia 24/12/1914 durante a Primeira Grande Guerra, em que os soldados deram uma pausa nos combates a fim de confraternizar o Natal.
2. Porque os soldados que participaram dessa trégua romperam com as normas de seus superiores a fim de se juntarem para uma paz improvisada.
3. Alguns soldados dedicaram cânticos de Natal aos adversários. Outros emergiram para dar apertos de mão e partilhar cigarros. Cada lado ajudou o outro a cavar sepulturas e a realizar homenagens fúnebres. Os soldados partilharam comida e presentes.
4. Que aqueles soldados estavam lutando por uma guerra que não duvidavam da necessidade dela.
5. Resposta pessoal.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade - reorganizando uma história policial
OS ACONTECIMENTOS ABAIXO COMPÕEM UMA HISTÓRIA POLICIAL E ESTÃO APRESENTADOS FORA DE ORDEM. COLE-OS NO CADERNO NA ORDEM CORRETA.
Coronel Mostarda, dona Branca e Sr. Marinho estão reunidos na casa de campo da Srta. Rosa para um fim de semana. O mordomo e uma cozinheira também estão presentes.
Na tarde de sábado, o Sr. Mostarda discute com a Srta. Rosa no salão jogos. Ela lhe cobrava uma dívida, que ele prometera pagar meses atrás.
Na noite de sábado, é servido um jantar no salão oval. Depois do jantar todos se recolhem a seus quartos.
O detetive, no entanto, não está convencido de que o mordomo seja o culpado, já que ele não teria motivos para assassinar sua patroa.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade de análise da música "Índios", Legião Urbana
# Respostas:
a. O fato de o colonizador ter "ensinado" a cultura dele aos índios (deram espelhos), os povos indígenas se viram refletidos na cultura europeia, adsorvendo as qualidades negativas (de um mundo doente), tais como a ganância, a inveja, a traição, a escravidão, o sofrimento, etc.
b. Sim
a. O período em que os portugueses "descobriram" e colonizaram o Brasil
b. Significa o óbvio, os portugueses vieram até o Brasil e ofereceram coisas banais aos índios em troca das riquezas naturais do território brasileiro, ou seja, levaram tudo que acharam de importante no Brasil para Portugal.
Gabarito: Aula sobre o gênero Tiras em Quadrinhos
# Respostas:
Gabarito: Atividade com tirinha da Mônica - Tema Especial Natal
1. A
Gabarito: Aula sobre o gênero textual Manifesto - Texto "Manifesto contra a violência doméstica"
1.
Solicitar à Justiça que atue melhor, mais rapidamente, com transparência e protegendo efetivamente as mulheres de situações de risco
Gabarito: Atividade sobre o manifesto "Amo minha raça e luto pela cor", do atleta Gérson
# Respostas:
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade com o texto "Bilhete do Futuro", de Affonso Romano de Sant´Anna
# Respostas:
Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "o Natal em época de pandemia"
# Respostas:
1. A ansiedade de muitas pessoas pela disponibilidade da vacina capaz de combater o avanço da covid-19.
2. Levar as pessoas a refletirem sobre o fato de uma vacina contra a covid-19 ainda estar longe de estar disponível para todos e que, por isso, precisamos continuar nos cuidando.
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras.
4. Resposta pessoal
5. Resposta pessoal
6. Resposta pessoal
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Gabarito: Atividade sobre Elementos da Comunicação
# Respostas:
1.
a) O código empregado foi a língua portuguesa.
b) Já o referente, seria a expropriação iminente das terras indígenas pelos colonizadores.
2.
3.
a) Os gestos não foram suficientes para estabelecer plenamente a comunicação, um vez que os colonizadores não conseguiram entender o que os índios queriam dizer e, assim, não puderam saber sobre a existência de metais preciosos.
b) Os portugueses e os indígenas não falavam a mesma língua, ou seja, não dominavam o mesmo código.
Gabarito: Atividade sobre denotação e conotação
# Respostas:
1.
a) imagem 3
b) imagem 2
c) imagem 1
2. As imagens se retratam os ditados literalmente, portanto, de maneira denotativa.
3.
Pendurar as chuteiras - Dar uma pausa; aposentar-se.
Engolir sapo - Fazer algo contrariado; ser alvo de insultos ou injustiças sem revidar.
Pisar em ovos - Agir com cautela, ter cuidado
4.
O humor da tirinha está relacionado ao fato de a palvra canhão ter sido empregada denotativamente por Caminha, significando “peça de artilharia”, e ter sido entendida conotativamente pelo rei.
Gabarito: Atividade com tirinha - sobre Formação de Palavras
# Respostas:
1. Pernilongo é uma palavra composta (perna+ longa), portanto, uma composição, e já que perdeu elemento fonético em sua formação, é uma composição por aglutinação.
2.
a) Por meio do sufixo -eiro agregado `a palavra vaca, foi formada a palavra vaqueiro, sendo portanto a opção correta, letra B
b) Como foi mencionado na questão anterior, a palavra primitiva que deu origem à palavra vaqueiro é vaca.
c) O sufixo –eiro é muito produtivo em nossa língua, palavras como lixeiro, padeiro, sorveteiro, engenheiro, pedreiro, são alguns exemplos de palavras derivadas que agregam a ideia de ofício, ocupação.