domingo, 27 de novembro de 2016

Atividade sobre substantivo – texto “Como é feito o chiclete?”



Leia este texto - "Como é feito o chiclete?", de Maria Carolina Cristianini:
Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. aí é só embrulhar.

1. Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler?
a) informar como o chiclete é feito
b) descrever as características do chiclete
c) enumerar os produtos de que é feito o chiclete
d) apresentar os ingredientes do chiclete

2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes.
a) Quais são eles?
b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à classe dos substantivos. Que outros substantivos há no texto?

3. Escreva em seu caderno pelo menos três substantivos que nomeiam objetos usados pelos seguintes profissionais:
a) cozinheiro
b) jogador de futebol
c) pedreiro
d) modelo
e) médico
f) bombeiro
g) engenheiro
h) pintor

4. Você já sentiu saudade de alguém ou de algum lugar? Existem muitos sentimentos ou sensações que experimentamos na vida.
a) Faça uma lista de sentimentos e sensações que você já teve.
b) A que classe de palavras os nomes correspondentes a esses sentimentos e sensações pertencem?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Atividade sobre substantivo na construção do texto


Leia a letra de uma canção de Vinícius de Morais e Paulo Soledade:

As coisas devem ser bem grandes 
Pra formiga pequenina 
A rosa, um lindo palácio 
E o espinho, uma espada fina 

A gota d'água, um manso lago 
O pingo de chuva, um mar 
Onde um pauzinho boiando 
É navio a navegar 

O bico de pão, o corcovado 
O grilo, um rinoceronte 
Uns grãos de sal derramados, 
Ovelhinhas pelo monte

1. Os compositores, nessa canção, apresentam duas visões de mundo: a do homem e a da formiga.
a) Os elementos a seguir expressam a visão do ser humano. Dê os elementos que correspondem a eles, na visão da formiga.
Rosa – gota d´água – pauzinho – grilo – espinho – pingo de chuva – bico de pão – grãos de sal

b) Observe as respostas do item anterior. A que classe gramatical pertencem as palavras dadas como resposta?

c) Alguma dessas palavras designa sentimento, sensação ou qualidade?

2. No texto, há predominância de substantivos comuns e concretos.
a) Na sua opinião, por que isso acontece?
b) Troque ideias com os colegas: O substantivo “corcovado” é comum ou próprio?

3. Se coubesse a você dar continuidade à letra da canção, que outros substantivos comuns e concretos usaria?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atividade sobre coletivos – cartum de Ozzy



Leia este cartum "A coleção de insetos do Ozzy", de Angeli:

1. Ozzy é uma personagem criada pelo cartunista Angeli. Entre outras características, o garoto não gosta de tomar banho, é antissocial e adora coisas nojentas.
a) Qual é o elemento que quebra a expectativa do cartum, gerando humor?
b) Levante hipóteses: Por que Ozzy se incluiu em sua própria coleção?

2. As palavras que nomeiam os seres da coleção de Ozzy pertencem à classe dos substantivos. Elas são substantivos comuns ou próprios? Concretos ou abstratos?

3. Troque ideias com os colegas e com o professor: Qual é a palavra que designa o coletivo de insetos? Empregue-a em frase.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de novembro de 2016

Atividade sobre estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)


Leia o poema "Canção de junto do berço", de Mário Quintana:

Não te movas, dorme, dorme
O teu soninho tranquilo.
Não te movas (diz-lhe a Noite)
Que ainda está cantando um grilo…

Abre os teus olhinhos de ouro
(O Dia lhe diz baixinho).
É tempo de levantares
Que já canta um passarinho…

Sozinho, que pode um grilo
Quando já tudo é revoada?
E o Dia rouba o menino
No manto da madrugada…

1. O poema apresenta várias formas verbais.
a) Organize essas formas verbais em grupos, de acordo com a conjugação a que cada verbo pertence.
b) Que relação há entre essas formas verbais e as ações do menino?

2. Na 1ª e na 2ª estrofe, são empregados verbos no imperativo.
a) Identifique as formas verbais que estão no imperativo,
b) Identifique de quem são as vozes que ordenam empregando as formas imperativas.

3. Observe estas formas verbais empregadas no poema.
 dorme    diz    canta 

a) Qual é o infinitivo de cada um desses verbos? Qual é o radical?
b) Dê a 1’ pessoa do presente do indicativo e do pretérito perfeito do indicativo de cada uma dessas formas.
c) Em qual dessas formas houve variação no radical?

4. No poema, estão em oposição duas forças. Quem vence essa luta? Justifique sua resposta com um trecho do poema.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre verbo (I), a partir de quadrinhos



Leia estes quadrinhos, de Marcos Noel:

1. Bonifácio quer saber “como uma tartaruga se sente recolhida em seu casco”. Observe, na tira, o emprego do verbo sentir.
a) Em quais falas esse verbo está conjugado e é empregado por meio de uma forma simples, ou seja, com uma única palavra?
b) Nessas situações, em quais tempos estão as formas verbais?

2. Leia a frase:
Bonifácio não irá se sentir bem no casco de uma tartaruga. 

a) Em que tempo se encontra a locução verbal destacada?
b) Que forma simples equivale a essa locução verbal?

3. No 3º quadrinho da tira, Mostarda poderia ter dito, sem alteração de sentido:
Por que você não pergunta diretamente a Azeitona? 

Como a forma verbal destacada na frase ficaria no passado e no futuro?

4. Considere as formas verbais sente, sentiu e sentirá, do verbo sentir, pergunta, perguntou e perguntará, do verbo perguntar. O que as formas de cada verbo têm em comum?

5. No último quadrinho, Bonifácio recebe ajuda de Azeitona para saber como uma tartaruga se sente dentro do casco. Observando o quadrinho, deduza:
a) Como uma tartaruga se sente?
b) Essa sensação corresponde à imaginada por Bonifácio no 2°? quadrinho?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre intencionalidade discursiva - Campanha comunitária


Leia este texto de campanha comunitária

1. Levando em conta os elementos da situação de produção do texto, responda:
a) Qual é a intencionalidade desse texto de campanha comunitária?
b) Quem é o locutor do texto, ou seja, o responsável pela divulgação da campanha?
c) Levante hipóteses: A quem o texto se destina?

2. A parte visual do texto foi criada pelo artista plástico Gustavo Rosa. Observe a figura do homem de uniforme.
a) Qual é a atividade profissional desse homem?
b) A que correspondem as cores do uniforme?
c) Repare nas feições do homem, no número 10 que se vê no calção e levante hipóteses: Quem ele representa?

3. Abaixo da expressão “Doe sangue”, lemos, em letras menores: “e passe a bola para um amigo”. No contexto, esse enunciado apresenta ambiguidade, isto é, tem mais de um sentido.
a) Na língua coloquial, o que normalmente significa a expressão passar a bola a alguém?
b) No contexto da campanha, o que significa doar sangue e passar a bola para um amigo?
c) O que a expressão passar a bola sugere: individualismo, solidariedade, amizade ou indiferença?

4. Observe que, no texto, o jogador está prestes a chutar a bola, que é vermelha.
a) Que relação existe entre a ação do jogador e o enunciado verbal do texto?
b) Compare a cor da bola à cor da palavra sangue e à do logotipo da Fundação Pró-Sangue. Levante hipóteses: Por que esses três elementos estão em vermelho?

5. Levando em conta que o futebol é o esporte preferido dos brasileiros em geral, levante hipóteses: Por que o texto relaciona doação de sangue a futebol?

6. Considerando a intencionalidade desse texto, dê sua opinião: Ele utiliza meios eficientes para alcançar seu objetivo?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de novembro de 2016

Atividade com o gênero textual Receita - Receita de Pizza Falsa



Você sabe fazer pizza? Aprenda com o Menino Maluquinho a fazer um tipo diferente de pizza.

Pizza falsa

INGREDIENTES
6 fatias de pão de fôrma
6 fatias de mozarela 
3 tomates maduros
Sal a gosto
Azeite e orégano
2 colheres de sopa de queijo ralado tipo parmesão

MODO DE FAZER
1 – Retire com cuidado a crosta (casca) do pão.
2 – Arrume numa assadeira as fatias de pão, uma ao lado da outra.
3 – Coloque a mozarela por cima. Tenha o cuidado de deixar o queijo do mesmo tamanho das fatias de pão; se sobrar corte as tirinhas.
4 – Pique os tomates ou corte-os em fatias bem finas. Tempere com sal, azeite e orégano.
5 – Espalhe o tomate picado sobre as fatias de queijo.
6 – Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente/ou ao forno micro-ondas até derreter todo o queijo e tostar um pouco.
7 -  Retire do forno e deixe esfriar um pouco, porque o queijo é muito quente e pode queimar a boca.

SUGESTÕES
1 – Espalhe presunto bem picado sobre o tomate.
2 – Amasse uma banana e coloque-a sobre o queijo.
3 – Se na geladeira tiver um pouco de picadinho, pode colocar sobre o queijo, antes de acrescentar o tomate.  

(Retirado do livro de receitas do Menino Maluquinho)

1. O nome da pizza é “Pizza falsa”.
a) Por que você acha que ela tem esse nome?
b) Explique o que o Menino Maluquinho quer dizer com “tornar o falso verdadeiro”.
c) Por que o amigo do Menino Maluquinho está olhando a pizza com uma lupa?

2. Você já deve ter conhecido textos como esse.
a) Com que nome esse tipo de texto é conhecido?
b) Para que serve esse tipo de texto?

3. O texto está dividido em três seções: ingredientes, modo de fazer e sugestões. Dessas seções, duas
são mais importantes.
a) Quais são elas?
b) Por que elas têm mais importância que as outras?

4. Qualquer pessoa pode se interessar por esse tipo de texto. Apesar disso, em que contextos ele é mais comum?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre vocabulário / dicionário


Leia o anúncio abaixo e, com um dicionário à mão, responda às questões de 1 a 4.

1. Observe a primeira frase em destaque no anúncio: “A arena era em Copacabana”. Considerando que Copacabana é uma praia da cidade do Rio de Janeiro e que o anunciante é um fabricante brasileiro de artigos esportivos, responda: Em que consiste a imagem de fundo do anúncio?

2. Por meio das palavras arena, gladiadores e armadura, o anúncio faz uma referência às lutas entre gladiadores na antiga Roma. Essas lutas, consideradas um espetáculo, eram vistas por muitas pessoas.
a) Quais são os significados de arena, gladiador e armadura, considerando-se esse contexto da Roma antiga?
b) No contexto do anúncio, qual é o significado das palavras arena, gladiadores e armadura?
c) Beach Soccer é um tipo de futebol que se joga na areia. Por que o anúncio relaciona os jogos do campeonato mundial de Beach Soccer às lutas dos gladiadores nas arenas romanas?

3. Releia este enunciado do anúncio:
“Parabéns, equipe brasileira, mais uma vez Campeã Mundial de Beach Soccer. Dá orgulho ver vocês suando a nossa camisa”. 

No anúncio, a expressão suar a camisa é empregada, intencionalmente, com duplo sentido. Quais são esses sentidos? Explique.

4. Os anúncios publicitários têm a finalidade de promover um produto. uma marca ou uma ideia. O que esse anúncio promove?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre consulta ao dicionário - palavras no contexto


O dicionário é um livro que traz os vocabulários de uma língua dispostos em ordem alfabética e acompanhados de seus significados.

Veja a reprodução de uma página de dicionário:

1. Para encontrar uma palavra no dicionário, baseamo-nos na ordem alfabética da primeira letra, depois da segunda, e assim sucessivamente. Por exemplo, na página do dicionário reproduzida, a sequência de palavras falange, falar e falatório segue esta ordem:

a) Nessa sequência, a partir de que letra as palavras passam a se diferenciar?
b) Seguindo o exemplo da sequência considerada, disponha em ordem alfabética estas palavras,
empregadas na fábula:
cantou cigarra farra chega alegria formiga renitente imprevidente 

2. Além da ordem alfabética, costuma haver nos dicionários outro recurso para nos ajudar a encontrar as palavras. São as palavras-índices ou palavras-guias, que se localizam no alto de cada uma das páginas dessas obras. Na página do dicionário que foi reproduzida:
a) Quais são as palavras-índices?
b) Essas palavras, além de se encontrarem no alto, em que outro local da página estão?

c) Conclua: Para que servem as palavras-índices?

3. Verbete é cada uma das palavras do dicionário, com seus significados, explicações, informações, exemplos, etc. Consulte a página de dicionário que reproduzimos e responda: 
a) No verbete falar, por que, na sua opinião, os significados dessa palavra vêm numerados? 
b) No verbete falacioso, há indicação da pronúncia dessa palavra, no singular e no plural. No singular, ela é pronunciada com a vogal o aberta ou fechada? E no plural? 
c) Qual é o feminino de faisão? E o plural?
d) Na frase “A enfermeira envolveu o braço machucado com uma faifla”, a última palavra é grafada com x ou ch? 
e) No verbete fada, há a abreviatura sf, que indica que essa palavra é um substantivo feminino. Localize na página outras duas palavras que também sejam substantivos femininos. Entre outras, fadiga. 
f) No final do verbete fácil, há a abreviatura antôn, que significa antônimo (palavra que tem significado oposto à de outra). Quais são os antônimos de fácil, facilidade e facilitar? 

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade de Intertextualidade / conto maravilhoso


Leia esta tira, de Fernando Gonsales:

1. Você conhece o conto maravilhoso a que essa tira faz referência? Se não, troque ideias com os colegas para saber qual é ele. Depois vá à biblioteca da sua escola ou da sua cidade, leia-o e conte-o para os colegas. 

2. Um dos contos maravilhosos filmados pelos Estúdios Disney é A pequena sereia, de Andersen. 
a) Leia o conto, de preferência no livro A pequena sereia, publicado pela editora Kuarup, ou no livro Contos de Andersen, publicado pela editora Brasiliense, cujos textos foram traduzidos e adaptados por Monteiro Lobato. Depois assista ao filme A pequena sereia. 
b) Reúna-se com seus colegas de grupo para contarem e ouvirem o relato da história. Metade do grupo conta a história lida, a outra metade conta a história mostrada no filme. 

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Atividade sobre variedade linguística e "gerundismo"


Leia a tira abaixo, de Adão Iturrusgarai.

1. A tira satiriza o emprego da “tiponite” e do “gerundismo”.
a) O que é “tiponite”?
b) Sabendo-se que o sufixo "-ite" é muito empregado em nomes de doença (como apendicite, amigdalite) e significa “inflamação”, conclua: Qual é a visão do autor da tira a respeito da “tiponite”?
c) Que grupos sociais costumam apresentar esse uso na linguagem?
d) Dê sua opinião: Empregar a “tiponite" ajuda as pessoas a se identificarem com os colegas e serem aceitas no grupo? Por quê?

2. O “gerundismo” também é um fenômeno que surgiu no português brasileiro há alguns anos.
a) Em que consiste esse fenômeno?
b) Em que casos o gerúndio pode ser empregado normalmente, sem caracterizar “gerundismo”?
c) Como ficaria a fala do último quadrinho, caso a personagem não empregasse nem o “tiponismo” nem o ‘gerundismo”?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre variação linguística e preconceito linguístico


Leia a tira abaixo, de Adão Iturrusgarai.

1. Zezo e seus pais vão a um casamento, e o pai de Zezo reclama da roupa do filho.
a) Como Zezo está vestido no 1º quadrinho? Essa roupa é formal ou informal?
b) E os pais, como estão vestidos? Essa roupa é formal ou informal?
c) Como o pai de Zezo esperava que o filho se vestisse para ir à festa?

2. O humor da tira concentra-se no último quadrinho. Zezo atendeu à expectativa dos pais? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Atividade sobre Variedades Linguísticas


Leia a tira abaixo, de Fernando Gonsales.

1. O humor da tira é construído a partir das diferenças de uso da língua portuguesa. No 1 quadrinho, o papagaio fala algumas palavras que causam estranha mento à mulher.
a) Que palavras causam estranhamento à mulher?
b) Como provavelmente ela diria essas palavras?

2. Para que o leitor compreenda bem a tira, é necessário que ele tenha conhecimento sobre como os papagaios aprendem a falar. De que forma isso acontece?

3. No 2 quadrinho, a mulher procura o comerciante para devolver o papagaio.
a) Qual é a provável relação entre o homem e o papagaio?
b) A surpresa e a graça da tira estão na fala do comerciante. O que a fala dele revela?

4. Os modos do uso da língua frequentemente geram preconceitos, isto é, podem levar as pessoas a ser julgadas positiva ou negativamente. Considerando a situação em que o papagaio aprendeu a falar, responda: Que outra razão pode ter levado a mulher a querer devolver o papagaio?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Atividade de português sobre fonema e letra a partir da tirinha do Menino Maluquinho, de Ziraldo


Leia a tira a seguir, de Ziraldo, e responda às questões de 1 a 3:

1. Observe as letras e os sons da palavra Maluquinho.
a) Quantas letras essa palavra apresenta?
b) E quantos fonemas?
c) Que pares de letras dessa palavra representam um único som?

2. Na tira, há várias outras palavras nas quais um par de letras representa um único fonema. Quais são essas palavras? Quais são os pares de letras?

3. A palavra igual apresenta a letra 1 no final. Na região em que você vive, como a letra 1 é pronunciada? Com o som de u ou com o som de 1 mesmo?

4. Leia estas palavras:
fixo / xampu / tóxico / mexerica 
pretexto / exótico / inexperiência / exibir 

Em quais delas a letra x corresponde:
a) ao fonema:
b) aos fonemas /ks/?

5. Leia estas outras palavras:
a) Reescreva-as e destaque em cada uma delas as letras que representam o fonema /s/ ("sê").
b) Conclua: Que letras representam o fonema /s/ ("sê")?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre fonema e letra (som e letra)


Leia este anúncio, do museu MASP:

1. Todo texto é produzido por alguém e para alguém; além disso, cumpre uma finalidade comunicativa.
a) Quem é o anunciante, no anúncio lido?
b) O que o anúncio promove ou divulga?
c) Levante hipóteses: Qual é o público-alvo desse anúncio?

2. Na frase “Faça de conta que o Masp está em Paris”, o anunciante revela ter uma opinião sobre o turista brasileiro. Qual é ela?

3. No enunciado “Faça uma viagem. Visite o Masp”, há ambiguidade, ou seja, há mais de um sentido
possível. Quais são esses sentidos?

4. Pronuncie estas palavras do anúncio: "conta" e  "que" 
a) Quantas letras cada uma delas apresenta?
b) Quantos sons cada uma delas tem?

5. Compare o som da letra s nas palavras Masp e visite. A letra s representa o mesmo som nas duas palavras? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre língua, linguagem e código


Leia a tira a seguir, de Nik, e responda às questões 1 e 2:

1. A tira cria humor a partir do uso de alguns sinais de trânsito. Nos quatro primeiros quadrinhos, o
que Gaturro quer ensinar a Gaturrinho?

2. No 5º quadrinho, Gaturro espirra e, no 6º quadrinho, Gaturrinho aponta-lhe uma placa de trânsito.
a) O que essa placa significa normalmente?
b) Levante hipóteses: Como Gaturinho deve ter compreendido essa placa? Por que, provavelmente, ele teve essa compreensão?

Leia o anúncio abaixo e responda às questões de 3 a 5:

3. Observe o anúncio. Ele é formado por linguagem visual e linguagem verbal.
a) O que compõe a parte visual do anúncio?
b) E a parte escrita?
c) O que sugere a imagem do poste com várias placas?

4. Na parte inferior do anúncio se lê: “A vida é uma selva”. Qual é a relação dessa frase com as imagens?

5. Os anúncios publicitários têm a finalidade de promover um produto, uma marca ou uma ideia.
a) Levante hipóteses: Considerando que o anúncio lido foi produzido para vender um produto, de que tipo  seria esse produto?
b) Você acha que os recursos visuais e linguísticos utilizados no anúncio estimulam a compra de um produto? Por quê?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre "Código Linguístico" (linguagem)


Leia o anúncio a seguir, da marca de motos Honda, e responda às questões propostas:

1. O anúncio promove um tipo e uma marca de motocicleta.
a) Observe as imagens do anúncio. A motocicleta é comum ou especial?
b) Levante hipóteses: Qual é o perfil do consumidor que o anúncio pretende atingir?

2. As palavras "air" e "bag" são originárias do inglês. O que elas significam?

3. As palavras "air" e "bag", quando utilizadas juntas, formam a expressão "air bag", que, no Brasil, designa um equipamento que compõe alguns carros. Que equipamento é esse e qual é a sua função?

4. Segundo o texto, andando na motocicleta, tem-se "air" na frente e "bag" nas costas.
a) No contexto do anúncio, a que situação esses termos fazem referência?
b) Entre as palavras a seguir, quais traduzem melhor a sensação que a situação mostrada no anúncio proporciona (moderação, liberdade, segurança, aventura)?

5. Ao explorar os sentidos das palavras "air" e "bag", o anúncio acaba contrapondo dois perfis de motorista: os motoristas de carro e os motoristas da moto anunciada. Explique corno se dá essa oposição.
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre Linguagem a partir de anúncio propaganda


Leia o anúncio da marca Nissan:

1. Releia o enunciado principal do anúncio:
"Não dá para discutir design com um povo que desenha até na hora de escrever."

a) Qual é o povo a que o texto se refere?
b) Quais elementos do texto permitem chegar à resposta da pergunta anterior? Trata-se de elementos verbais ou não verbais?

2. A respeito da escrita do povo referido no anúncio, responda:
a) Qual é a particularidade dessa escrita, segundo o anúncio?
b) De que forma essa particularidade contribui para a caracterização do produto anunciado?

3. Interprete: Qual é o sentido da expressão "não dá pra discutir", no contexto?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre Linguagem - ação e interação


Você conhece Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino? Ela é uma menina inteligente, que adora questionar tudo o que vê. Leia esta tira com a personagem:


1. A tira retrata uma situação cotidiana.
a) Quem são as personagens?
b) Onde elas estão?

2. Observe o 2º e 3º quadrinhos da tira.
a) Na sua opinião, por que Mafalda estica os olhos, puxando-os com os dedos?
b) A que língua pertencem as palavras que ela diz à mulher?
c) Converse com os colegas e tente descobrir o que significa cada uma das palavras faladas por Mafalda.
d) Essas palavras formam frases com sentido?

3. No 4º quadrinho da tira, a mulher foge.
a) Você acha que a mulher entendeu o que Mafalda disse?
b) Deduza: O que pode ter pensado a respeito de Mafalda?

4. O humor da tira concentra-se no último quadrinho, quando Mafalda diz: "E depois ficam falando de maior compreensão entre Oriente e Ocidente!".
a) Quem você acha que é o enunciador de uma fala como essa?
b) Que tipo de compreensão é essa que Mafalda se refere?
c) Na imaginação de Mafalda, qual das duas personagens representa o Ocidente? E o Oriente?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...