terça-feira, 29 de setembro de 2020

Atividade sobre o texto "Novas tecnologias", usado na prova do ENEM de 2018


Leia o texto "Novas tecnologias", utilizado na prova do ENEM de 2018:

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo» «fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com. br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).


# Questões:

1. Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

a) criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

b) enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas. 


2. O autor do texto menciona expressões que, segundo ele, são usadas para transformar produtos em objetos de desejos. Qual das alternativas abaixo não foi menciona como sendo uma das dessas expressões?

a) “o futuro já chegou”

b) “maravilhas tecnológicas” 

c) "consumo obrigatório"

d) “conexão total com o mundo"


3. No trecho "somos livres para nos aprisionar", a palavra "aprisionar" foi empregada no sentido de

a) prender

b) submeter

c) desprender

d) vencer


4. Quanto à tipologia textual, o texto "Novas tecnologias" é predominantemente

a) descritivo

b) narrativo

c) dissertativo/argumentativo

d) informativo


5. Na expressão "ou de um aparelho capitalista controlador", a conjunção "ou" indica ideia de

a) alternância

b) oposição

c) adição

d) explicação


# RESPOSTA (GABARITO)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Atividade a partir do cartum "Objeto estranho", de Biratan Porto


 Leia o texto de Biratan Porti, intitulado de "Objeto estranho":


# Questões:

1. O texto "Objeto estranho" é um exemplo de qual gênero textual?

a) história em quadrinhos

b) tira em quadrinhos

c) cartum

d) charge


2. O texto de Biratan Porto

A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.

B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.

C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.

D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.


3. Os personagens do texto "Objeto estranho" apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem

A) alegria, euforia e curiosidade.

B) medo, receio e curiosidade.

C) ódio, raiva e curiosidade.

D) medo, alegria e euforia.


4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto "Objeto estranho", há uso da linguagem

A) mista

B) apenas verbal

C) apenas não verbal

D) Nenhuma das alternativas anteriores


5. Qual o objetivo de um cartum?

A) provocar humor através da crítica a comportamentos do ser humano

B) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações

C) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos

D) apenas apresentar desenhos em formato lúdico


# RESPOSTAS (GABARITO)

domingo, 27 de setembro de 2020

Atividade de interpretação a partir de um texto da Revista Superinteressante


 Leia o texto abaixo da Revista Superinteressante:

A ameaça de uma bomba atômica está mais viva do que nunca. Os conflitos étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho. Agora uma boa notícia: a paz mundial pode estar a caminho. Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi. Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano em consequência de algum conflito armado. É bem menos do que no século 20, que teve 800 mil mortes anuais em sua 2a metade e 3,8 milhões por ano até 1950.

O que aconteceu? O psicólogo Steven Pinker diz que o aumento do número de democracias ajudou. Assim como a nossa saúde: corno a expectativa de vida subiu, temos mais medo de arriscar o pescoço. Até a globalização teria contribuído: um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante, diz Pinker.


# Questões:

1. É correto afirmar que o objetivo principal do texto é:

A)  apresentar dados numéricos a respeito do aumento da violência no mundo contemporâneo.

B) demonstrar as causas de mortes violentas a partir do início do século 20 e discutir as reais possibilidades de se resolver um problema que parecia não ter solução.

C) suscitar discussões a respeito do aumento da expectativa de vida após o início das democracias.

D) alertar a respeito do possível fim da paz mundial, considerando a iminente ameaça de bomba atômica.

E) refletir acerca da diminuição da violência no mundo, considerando tanto dados do passado, como alterações no modo de vida contemporâneo.


2. "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi". Assinale a alternativa que apresenta paráfrase mais adequada dessa frase, considerado o contexto.

A) O mundo já não está tão catastrófico, é o que provam os pesquisadores com suas estimativas.

B) Os relatórios de pesquisas confirmam a hipótese de que o mundo já foi mais agressivo.

C) A redução do número de mortes na sociedade foi de encontro aos cálculos dos estudiosos.

D) De conformidade com o que estimam os cientistas, a sociedade em geral já foi mais violenta do que hoje.

E) Os cientistas confirmam as estimativas: o mundo já deixou de ser sangrento.


3. No segundo parágrafo, o texto apresenta hipóteses para justificar a diminuição de mortes violentas. Qual alternativa abaixo não apresenta uma dessas hipóteses?

A) aumento do número de democracias ajudou

B) a expectativa de vida subiu

C) as pessoas têm menos medo de morrer

D) um mundo mais integrado e mais tolerante


4. No trecho "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi", os conectivos "segundo" e "do que" expressam, respectivamente, ideias de

A) consequência e comparação

B) conformidade e comparação

C) conformidade e causa

D)  consequência e causa


5. No trecho "temos mais medo de arriscar o pescoço", a expressão "arriscar o pescoço" NÃO pode ser substituída por

A) colocar em risco a própria vida

B) aventurar-se para a morte

C) atrever-se por destinos fatais

D) buscar a sorte por caminhos menos mortais


# RESPOSTAS (GABARITO)

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Atividade de interpretação do texto argumentativo "Não somos tão especiais"


 Leia a o texto abaixo retirado de uma prova do ENEM:


TÍTULO: NÃO SOMOS TÃO ESPECIAIS

Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.

INTELIGÊNCIA

A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.

AMOR

O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

CONSCIÊNCIA

Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

CULTURA

O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

BURGIERMAN, D. Superinteressante, n.º 190, jul. 2003.


# Questões:

1. O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são

a) definição e hierarquia.

b) exemplificação e comparação.

c) causa e consequência.

d) finalidade e meios.


2. Dos argumentos usados pelo autor do texto para sustentar que os humanos não são tão superiores que os animais, qual das alternativas abaixo não foi mencionada

a) chimpanzés se reconhecem no espelho

b) os corvos, que também criam laços duradouros

c) aves possuem hábitos de cuidar dos filhotes

d) cetáceos e primatas são capazes de ensinar hábitos às gerações seguintes


3. Sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, podemos afirmar que:

a) Suas principais características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não.

b) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.

c) Tem por finalidade instruir o leitor/interlocutor, por isso o predomínio dos verbos no infinitivo.

d) Trata-se de um texto da opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.


4. No trecho "... ainda que em menor grau.", o conectivo "ainda que" expressa ideia de

a) concessão

b) consequência

c) causa

d) finalidade


5. No trecho " A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40", a expressão "tem sido destruída" foi empregada com qual sentido?

a) tem sido prejudicada

b) tem sido desconsiderada

c) tem sido irrecuperável

d) tem sido irreparável


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividade de leitura/interpretação de um texto argumentativo (ENEM)


 

Leia o texto abaixo retirado de uma questão do ENEM de 2014:

"Censura moralista"

Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura.

LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).


1. Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora

a) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.

b) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas.

c) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas.

d) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.


2. No trecho, "políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura", a expressão "tomado a peito tem o sentido de:

a) trabalhado pouco

b) redobrado esforços

c) dificultado


3. No trecho "num nunca acabar de problemas e de carências", a expressão "num nunca" se aproxima mais a que nível de linguagem?

a) linguagem formal

b) linguagem informal


4. No trecho "Mas, de um tempo para cá", a conjunção "mas" expressa que valor semântico?

a) explicação

b) oposição

c) adição


5. Qual o nível textual predominante do texto "Censura moralista"?

a) descritivo

b) narrativo

c) dissertativo


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Responda ao quiz e teste seus conhecimentos sobre livros famosos por apenas uma frase!



1 -  "Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar."

a) Percy Jackson

b) Harry Potter

c) Nárnia

RESPOSTA


2. "Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo".

a) A Culpa É das Estrelas

b) Extraordinário

c) As Vantagens de Ser Invisível

RESPOSTA


3. "Não se preocupe. As melhores pessoas sempre carregam alguma cicatriz".

a) Objetos Cortantes

b) A Menina que Roubava Livros

c) A Escolha

RESPOSTA


4. "Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível".

a) Por Lugares Incríveis

b) Como Eu Era Antes de Você

c) Se Eu Ficar

RESPOSTA


5. "Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra".

a) Para Todos os Garotos Que Já Amei

b) Tudo e Todas as Coisas

c) A Culpa É das Estrelas

RESPOSTA


6. "Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos".

a) As Vantagens de Ser Invisível

b) O Diário de Anne Frank

c) O Pequeno Príncipe

RESPOSTA


7. "O amor pode dar às pessoas o poder de despedaçar você".

a) Crepúsculo

b) Os Instrumentos Mortais

c) Fallen

RESPOSTA


8. "Não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis."

a) Jogos Vorazes

b) Divergente

c) Maze Runner

RESPOSTA

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Atividade de interpretação de texto - cartum sobre o tema "desmatamento e futuro incerto das florestas"



Analise o cartum de Sidão:



 ATIVIDADES DE LEITURA

1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade desse cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema de parte dos governastes do país não estarem dando a importância devida às questões relacionadas ao desmatamento?

5. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6. Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "desmatamento"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar as pessoas da sua comunidade a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.

# RESPOSTAS (GABARITO)

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atividade sobre reportagem "Risco de extinção das focas do Ártico e efeitos das mudanças climáticas"


Leia um trecho da reportagem sobre o risco de extinção das focas do Ártico:

 EUA incluem focas do Ártico em lista de animais em risco de extinção

Duas espécies de focas encontradas no Ártico foram incluídas em uma lista de animais em risco de extinção mantida pelos Estados Unidos, informa o órgão americano responsável pelos mares e pela atmosfera, o NOAA.

Segundo o NOAA, a foca anelada (Pusa hispida) e a foca-barbuda (Erignathus barbatus) foram reconhecidas oficialmente como em risco devido à perda de habitat pelo derretimento do gelo no Oceano Ártico. Os ursos polares já integravam a lista, informou uma nota do órgão nesta sexta-feira (21).

(...)

As mudanças climáticas que aceleraram o degelo no Ártico afetaram também a formação de neve ao longo do ano, o que deve atingir em cheio as focas aneladas, já que elas "protegem e cuidam de seus filhotes em cavernas de gelo na região", diz o NOAA.

Fonte: http://g1.globo.com/, in 23/12/2012


# Questões:

1. A que gênero textual pertence esse texto?

a) relatório

b) notícia

c) reportagem

d) manifesto


2. Qual o assunto desse texto?


3. A extinção de algumas espécies de animais do Ártico é consequência de um problema maior. Qual é esse problema?   


4. A que conclusões o leitor pode chegar com a leitura desse texto?


5. A partir da reportagem lida, elabore um texto dissertativo sobre o tema "Os desafios da sociedade para encarar os efeitos da mudança climática no mundo".

sábado, 5 de setembro de 2020

Atividade de português sobre letras e fonemas


Leia o cartaz abaixo:
# Questões:
1. Nota-se que o enunciado faz uma brincadeira. Apresenta a palavra "hipopótamo" contendo 10 letras e, em seguida, questiona 'eventualmente tem 13'. Explique essa brincadeira.

2. A palavra "hipopótamo" tem 10 letras e "eventualmente" possui 13 letras. Quantos fonemas cada uma dessas palavras têm?
a) hipopótamo
b) eventualmente

3. Leia estas palavras:

fixo / xampu / tóxico / mexerica 
pretexto / exótico / inexperiência / exibir 

Em quais delas a letra x corresponde:
a) ao fonema /x/:
b) ao fonema /s/:
c) ao fonema /z/:
c) aos fonemas /ks/:

4. Leia estas outras palavras:
conhecimento, sol, nascer, cresça, massa, cartaz, explosão, sumiço

a) Reescreva-as e destaque em cada uma delas as letras que representam o fonema /s/ ("sê").
b) Conclua: Que letras representam o fonema /s/ ("sê")?

# GABARITO (RESPOSTAS)