quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Atividade com a fábula "O Leão e o Rato"
Observe o texto abaixo:
O Leão e o Rato
Certo dia, estava um Leão a dormir a sesta quando um ratinho começou a correr por cima dele. O Leão acordou, pôs-lhe a pata em cima, abriu a bocarra e preparou-se para engoli-lo.
– Perdoa-me! – gritou o ratinho. – Perdoa-me desta vez e eu nunca o esquecerei. Quem sabe se um dia não precisarás de mim?
O Leão ficou tão divertido com esta ideia que levantou a pata e o deixou partir.
Dias depois o Leão caiu numa armadilha. Como os caçadores o queriam oferecer vivo ao Rei, amarraram-no a uma árvore e partiram à procura de um meio para o transportarem.
Nisto, apareceu o ratinho. Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam.
E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais.
LA FOUNTAINE, Jean de. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/ODEwNDAw/>. Acesso em: 04 set. 2013.
# Exercícios:
1) O Leão se enfurece com o ratinho porque foi acordado de sua sesta. Qual foi a reação do Leão?
2) Em determinado momento do texto, o Leão se diverte com a ideia que o rato lhe apresenta para tentar não ser devorado. Com base nisso, responda:
a) Qual é a ideia apresentada pelo rato?
b) Por que o Leão a considerou divertida?
3) Qual é a moral dessa história?
# RESPOSTAS (GABARITO)
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Atividade sobre onomatopeias e tirinhas
Leia a tirinha a seguir e responda às questões 1 e 2:
1) No primeiro quadrinho, o personagem Cebolinha usou duas onomatopeias para tentar reproduzir sons comuns em carros. Que sons ele tentou reproduzir?
2) Considerando a situação da tira, explique:
a) Por que as letras do nome Cebolinha, no segundo quadrinho, estão maiores e em negrito (mais escuras)?
b) Por que Cebolinha não deveria brincar de carrinho perto do amigo de seu pai?
3) Elabore uma ilustração para cada uma das onomatopeias abaixo:
a) Buaáá
b) Nhac
c) Auau
d) Bang!
Atividade sobre quadrinhos e interjeições
Observe a tirinha abaixo e responda às questões 1 e 2:
1) De acordo com a tirinha, Chico Bento parece ter entendido a finalidade das histórias para dormir? Por quê?
2) Você deve ter observado que os personagens da tira usam uma linguagem muito característica, diferente daquela que normalmente vemos nas novelas e jornais da televisão, por exemplo.
a) Explique por que a fala deles é tão diferente.
b) Agora, retire da tirinha três palavras e as reescreva da forma como elas seriam ditas se a situação se passasse na cidade.
3) As interjeições são palavras que expressam alguns de nossos sentimentos: susto, medo, raiva, alegria, tristeza. Complete os espaços abaixo com a interjeição correta entre as especificadas no quadro abaixo, de acordo com a emoção determinada entre parênteses. Confira o exemplo:
______ (Alegria)! A mamãe vai fazer bife com batatas fritas para o almoço!
Oba! A mamãe vai fazer bife com batatas fritas para o almoço!
a) Telefone para mim? ...............! (Irritação). Não aguento mais falar com ninguém.
b) ...............! (Animação)! Nosso time ganhou o campeonato de futebol do bairro!
Avaliação
c) ...............! (Tristeza). Não sabia que você tinha esse compromisso hoje.
d) ...............! (Surpresa) Precisa falar desse jeito comigo?
e) ...............! (Raiva)! Eu me esqueci de fazer o trabalho de Português
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
Atividade sobre grau dos substantivos e dos adjetivos
Observe a tirinha abaixo e responda às questões 1 e 2:
1) Costuma-se falar a respeito de “histórias de pescador”, que geralmente são consideradas falsas. Na tirinha lida, um dos pescadores utiliza diversos substantivos no grau aumentativo. Que substantivos são esses?
2) O que indica que o outro pescador considera o comentário de seu “compadre” como mentira?
3) Nas frases a seguir, indique o efeito do uso do aumentativo e diminutivo, correlacionando as colunas.
( ) A Juliana Paes é linda. Um verdadeiro mulherão!
( ) Fala, Pedrinho! Há quanto tempo, hein! Acho que não te vejo desde a faculdade... Como você está?
( ) Que carrão, hein! Velho, pneu careca e faltando pedaço.
( ) Por favor, troca de canal. Esse filminho está muito sem graça.
( ) Que casarão! São cinco salas, uns dez quartos e oito banheiros.
(1) Pejorativo
(2) Carinho
(3) Tamanho
(4) Ironia
(5) Elogio
Atividade sobre o balões nos quadrinhos
1) Observe a tira a seguir e responda às questões propostas:
a) O que os personagens Cebolinha, Mônica e Magali estão fazendo?
b) Que tipo de balão é usado nos quadrinhos e o que ele representa?
c) Diferente da Cebolinha e Mônica, Magali tem um jeito muito próprio de “contar
carneirinhos”. O que ela faz no sonho?
2) Observe a tirinha abaixo e responda às questões propostas:
a) Os pedidos de Calvin no primeiro e no segundo quadrinhos se direcionavam, provavelmente, a quem?
b) O que sugerem as formas dos balões no primeiro e no segundo quadrinhos?
3) Crie para cada quadrinho da tira a seguir, ao menos, um balão. No total, portanto, você deverá criar, pelo menos, três balões: um de pensamento, um de grito e outro de fala normal.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Atividade sobre Onomatopeias (quadrinhos)
1) Com base na tirinha da Mônica e do Cebolinha, responda às questões seguidamente propostas:
a) Em um dos quadrinhos, aparece uma onomatopeia, que é uma palavra utilizada para expressar os sons que geralmente escutamos: socos, pancadas, toques de telefone, batidas na porta. Destaque a onomatopeia e declare qual é o som que ela reproduz:
b) Pelo que se vê no último quadrinho, quem bateu e quem apanhou?
c) Na época das cavernas, os homens puxavam suas esposas pelos cabelos, o que era feito em sinal de obediência e submissão. Em sua opinião, por que Cebolinha fala que “a Mônica não pegou o espírito da época das cavernas”?
d) Cebolinha é um personagem de Mauricio de Sousa conhecido por falar de maneira errada, trocando o ‘r’ pelo ‘l’. Destaque da tirinha duas palavras em que o personagem cometeu esse erro, escrevendo-a corretamente:
2)As onomatopeias são palavras utilizadas para expressar os sons que geralmente escutamos: socos, pancadas, toques de telefone, batidas na porta, os barulhos que fazem os animais e os objetos. Complete os espaços abaixo com as onomatopeias que expressam o que é pedido entre parênteses. Confira o exemplo e observe o quadro:
MODELO:
Estava andando pela rua quando, de repente, escuto um estrondoso ................. Era uma bomba que havia estourado no prédio ao lado do banco.
Estava andando pela rua quando, de repente, escuto um estrondoso boom. Era uma bomba que havia estourado no prédio ao lado do banco.
a) Cuidado! Olhe o trem. Escute o .................... (Trem)
b) ..................... (Sino). Escute o sino. É hora da Missa.
c) Não aguento mais o ................. (Salto Alto) dos sapatos da vizinha de cima.
d) De longe já se escuta o ................ (Latido) dos cachorros que pressentem a chegada de seus donos.
e) Nada me agrada mais do que o piu-piu-piu (Pássaros) dos passarinhos da
floresta.
f) .................... (Batidas na Porta). – Mariana, atenda a porta, por favor?!
g) ...................... (Toque de Telefone). – Consultório médico, boa tarde!
Atividade sobre Interjeições
Na Língua Portuguesa, existe um grupo de palavras denominadas interjeições. Estas palavras exprimem estados emocionais, sensações ou sentimentos; expressam susto, medo, raiva, alegria, tristeza, traduzindo, assim, estados de espírito daquele que as pronuncia.
# Exercícios:
1) Observe as frases abaixo:
i) Ui! Que susto!
ii) Não chore! Vamos! Limpe as lágrimas.
iii) Uau! Que moça bonita!
iv) Outra reclamação? Caramba! Já estou cansada de suas desobediências na Escola!
a) Sublinhe as interjeições presentes nas frases acima.
b) Reescreva as interjeições sublinhadas e diga o que elas expressam:
Ui! – Susto
Vamos! – Animação, encorajamento
Uau! – Surpresa, alegria
Caramba! – Impaciência, raiva
2) A mesma interjeição pode indicar sentimentos diferentes, dependendo da situação em que é utilizada. Qual o sentimento expresso pela interjeição ‘Ah’ nas frases abaixo?
a) Ah! Agora que a brincadeira estava ficando boa eu tenho que entrar?
b) Ahh! Era mesmo o presente que eu queria!
c) Ah! Não é possível! Ainda ontem o vi e ele estava bem...
3) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras destacadas por uma interjeição.
Veja o exemplo:
Já é noite! – disse a avó, admirada.
Puxa, já é noite! – disse a avó.
a) Fiquem calados! Não consigo ouvir a novela.
b) Ganhamos o jogo! – gritou Rui todo animado.
# RESPOSTAS (GABARITO)
segunda-feira, 1 de janeiro de 2018
Aula de português: atividade sobre linguagem verbal, não verbal e mista
1) Observe a tirinha abaixo para responder à questão proposta:
As tirinhas são compostas pelo que se chama linguagem mista. Quais são os tipos de
linguagens que participam da transmissão da mensagem nas tirinhas e nas histórias
em quadrinhos?
2) Observe as figuras abaixo e indique se estamos diante de linguagem verbal,
linguagem visual ou linguagem mista:
3) Marque V para a afirmação verdadeira e F para a afirmação falsa:
( ) A linguagem verbal é aquela que utiliza a palavra na transmissão da mensagem.
( ) Histórias em Quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e visual.
( ) As placas de trânsito utilizam linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos e as placas são exemplos de linguagem visual
Atividade sobre mensagens instantâneas
Leia o texto 1 com atenção para começar a responder às questões desta avaliação.
Texto 1 - Método Educacional
Juquinha fez uma redação em que escreveu a palavra ''cabeu''. A professora achou ruim e lhe deu um castigo:
- Juquinha, hoje você ficará sem recreio para escrever 50 vezes em uma folha a palavra ''coube''. Assim, você aprenderá o correto.
Quando terminou o exercício, Juquinha viu que havia usado duas folhas. Como a professora havia mandado escrever em uma folha, ele levou uma bronca:
- Juquinha, eu mandei você escrever em uma folha e você me aparece com duas?
- Ah, professora, é que não ''cabeu'' em uma folha só!
Fonte: http://piadas-infantis.blogspot.com.br/
1) O texto acima é uma anedota, uma piada. Imagine que você a tenha lido na rede social e faça um post sobre suas impressões sobre essa piada.
Agora, veja o texto 2 e responda às questões a seguir.
Texto 2
Mamãe,
Hoje, depois da aula, vou para a casa da Elaine fazer um
trabalho de história. Se você puder, me busque às 18 horas. Me
ligue mais tarde confirmando .
Beijos.
Marina
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22667
2) O texto cima é um bilhete, gênero muito estudado nesse bimestre. Sua tarefa é identificar nele os elementos propostos:
a) Vocativo:
b) Assunto:
c) Despedida:
d) Remetente:
3) Qual das alternativas abaixo apresenta a função dos gêneros estudados neste bimestre (bilhete, post e torpedo)?
a) Trocar mensagens entre pessoas.
b) Dar uma informação.
c) Transmitir um ensinamento.
d) Vender um produto.
4) Escreva um bilhete para o(a) seu (sua) melhor amigo(a) marcando um encontro. Use no vocativo uma forma carinhosa de tratamento, marque local, hora e data, não esqueça a despedida e o remetente. Fique atento à pontuação. Capriche!
5) Qual dos gêneros estudados é mais utilizado por você? Justifique sua resposta.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Atividade sobre pontuação
Leia atentamente o texto abaixo.
Carmelino tem o hábito de escrever um bilhete para sua família, indicando o presente que quer ganhar de aniversário. Neste ano, em especial, logo de manhã, bem na hora que estava escrevendo o bilhete, ouviu a buzina do ônibus escolar. Na pressa, esqueceu a pontuação. Seu bilhete ficou assim:
“O que eu quero é uma bicicleta não um videogame de jeito nenhum gostaria de uma bola oficial”.
O pai de Carmelino foi o primeiro a ler o bilhete e disse para a mãe: “Eu não disse? De fato, ele quer uma bicicleta”.
A mãe, como tinha pensado em outro tipo de presente, ficou intrigada. Resolveu dar também uma olhada no bilhete e concluiu feliz: "Você não entendeu, está claro que ele quer um videogame”.
Toda essa confusão aconteceu porque o texto estava sem sinais de pontuação. Cada pessoa que leu o bilhete colocou uma pontuação diferente. Afinal, qual era o brinquedo escolhido por Carmelino? Vamos pontuar corretamente a frase, de acordo com o que ele imaginou: “O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial”.
Fonte: http://silvanoportugues.blogspot.com.br/2007/05/surpresas-da-pontuao.htm
Agora, responda às questões a seguir:
1) Como o pai leu o bilhete para achar que Carmelino queria uma bicicleta?
2) Como deveria ser a pontuação de Carmelino para que a mãe tivesse razão?
3) Você sabe o que é um vocativo? O vocativo é um nome usado quando se quer atrair a atenção da pessoa com quem se fala. As cartas, e-mails e bilhetes sempre devem vir com vocativo, que podem variar de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (os agentes da comunicação, quem fala e quem ouve). São exemplos de vocativos: Caro professor; Querido amigo, Prezado senhor, dentre outros.
Agora, repare que no bilhete do Carmelino não tem um vocativo. Então, reescreva o
bilhete de Carmelino acrescentando um vocativo. Lembre que o bilhete é para seus pais.
4) Abaixo você verá que a mesma frase foi pontuada de maneira diferente. Veja:
a) Você recebeu o bilhete?
b) Você recebeu o bilhete!
c) Você recebeu o bilhete.
d) Você recebeu o bilhete....
Apesar de o conteúdo da frase ser o mesmo, você notou diferença de sentido com a mudança da pontuação? Por quê?
# RESPOSTAS (GABARITO)
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