quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto de Drummond
Atividade sobre poema a partir de Cecília Meireles
Fonte: Português: Linguagens
Atividade sobre pronomes a partir do poema "Foca", de Vinícius de Moraes
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Fazer uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga.
Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional
“Depois da Fiat e da General Motors, agora é a Volkswagen que convoca os donos de 1100 automóveis fabricados este ano para uma verificação dos freios. As três montadoras têm o mesmo fornecedor: a Continental, uma fábrica do interior de São Paulo. Na página do Jornal Nacional na Internet, você encontra informações detalhadas dos modelos incluídos nas convocações da Fiat, da GM e da Volkswagen.
[Enquanto o apresentador falava a última frase da notícia, na parte inferior da tela aparecia o endereço eletrônico da Rede Globo: www.globo.com.br]”.
Atividade sobre tipos de sujeito a partir da tirinha do Hagar
Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Cecília Meireles
Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Queneau
Atividade sobre papel dos conectores a partir de uma tira da Mafalda
Atividade sobre colocação pronominal a partir do texto "Continho", de Paulo Mendes Campos
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.
- Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
- Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
Atividade sobre concordância verbal a partir de uma tirinha do Hagar
sábado, 26 de dezembro de 2020
Atividade sobre cartum com temática "luta por direitos das mulheres"
Leia o cartum abaixo:
# Atividades de leitura:
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?
2. Qual é a finalidade desse texto?
3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.
4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema da luta por direitos das mulheres? Explique sua resposta.
5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.
# Atividade de produção textual:
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "luta por direitos das mulheres"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.
Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco
2. O enunciado principal do anúncio se dirige diretamente a um tricolor e faz referência ao fato de ele ter ganhado algo de um Tigre. Levante hipóteses:
a) Quem podem ser o Tricolor e o Tigre?
b) O que o Tricolor pode ter ganhado do Tigre?
a) Que novo sentido ganha a palavra Tricolor, no anúncio? Justifique sua resposta.
b) Que novo sentido ganha a palavra Tigre? Justifique sua resposta.
c) A que vitória o anúncio se refere?
a) Na primeira leitura, você percebeu todos os sentidos do anúncio?
b) Conclua: O conhecimento da língua portuguesa é suficiente para a compreensão desse texto?
c) Que informações são essenciais para a compreensão do anúncio?
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
Atividade sobre o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"
A trégua “borbulhava a partir das fileiras” apesar das proibições contra a confraternização, defende o historiador Stanley Weintraub. Depois de promessas gritadas entre trincheiras, alguns soldados dedicaram cânticos de Natal aos adversários. Outros emergiram para dar apertos de mão e partilhar cigarros. Muitos concordaram em estender a paz até ao dia de Natal para se poderem encontrar de novo e enterrar os mortos. Cada lado ajudou o outro a cavar sepulturas e a realizar homenagens fúnebres. Os soldados partilharam comida e presentes, trocaram botões de uniformes como lembranças e se enfrentaram em partidas de futebol.
“Ali ninguém queria continuar a guerra”, assegura Weintraub. Mas as altas patentes ameaçaram os soldados que fugiam ao cumprimento do dever. Com o início do novo ano, ambos os lados “continuaram o seu trabalho sombrio”, diz o historiador. Muitos recordaram carinhosamente a trégua nas cartas enviadas para casa e em notas dos seus diários: “Maravilhosamente espantoso, ainda que muito estranho”, escreveu um soldado alemão.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Atividade sobre quadrinhos com temática de combate ao avanço de casos de covid-19
Leia a tira em quadrinhos abaixo:
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?
2. Qual é a finalidade desse texto?
3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.
4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema de parte da sociedade ainda não compreender a real necessidade de evitar aglomeração a fim de evitar o aumento de casos de covid-19? Explique sua resposta.
5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "a disponibilidade da vacina contra a covid-19 para a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.
sábado, 5 de dezembro de 2020
Atividade sobre cartum com temática "o Natal em época de pandemia"
Leia o cartum abaixo, do desenhista Frank:
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?
2. Qual é a finalidade desse texto?
3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.
4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema da ansiedade de boa parte da população com a disponibilidade da vacina contra a covid-19? Explique sua resposta.
5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "a disponibilidade da vacina contra a covid-19 para a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.
terça-feira, 17 de novembro de 2020
Atividade de ilustração sobre o tema "Posse de armas"
Leia o texto abaixo, ilustração feita no muro de uma rua da cidade de Macaé-RJ:
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?
2. Qual é a finalidade desse texto?
3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.
4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema de se liberar a posse de armas para toda a sociedade? Explique sua resposta.
5. Você concorda ou discorda com a crítica feita no texto? Justifique sua opinião.
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "regularização da posse de armas para toda a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
Atividade a partir do romance "Mar Morto", de Jorge Amado
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Atividade a partir do texto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
Felicidade Clandestina
Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia. [...]
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
Atividade de cartum sobre o tema "As crianças na pracinha ontem e hoje"
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
Atividade de interpretação da lenda indígena "A lenda da gralha azul"
Ela lhe respondeu:
- Sou feia, queria ter a cor do céu.
Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor".
A gralha voou bem alto, mas bem alto mesmo e lá no céu ela olhou seu corpo, e o que seus olhos conseguiam ver de seu próprio corpo, observou que estava todo azul, somente ao redor da cabeça onde não conseguiu enxergar, continuou preto. Ao voltar para os pinheirais, ficou tão feliz que seu canto passou a ser verdadeiro alarido, que mais parece as vozes de crianças brincando. Em agradecimento, a gralha passou a plantar o pinheiro.
a) aflição
b) desordem
c) euforia
d) beleza
2. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é
a) "era todo preto e vivia triste pelos pinheirais do sul"
b) "um velho pinheiro que vivia lá no alto da serra de braços abertos"
c) "Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor"
d) "que mais parece as vozes de crianças brincando"
a) pedir ao céu a sua cor.
b) buscar a sua cor no céu.
c) não pegue a cor pois ela é do céu.
d) aceitar a tristeza.
a) em agradecimento por poder pousar em cima dos pinheiros.
b) em agradecimento pela amizade.
c) em agradecimento pelo conselho que recebeu do velho pinheiro.
d) em agradecimento aos deuses da floresta
a) oposição e adição
b) oposição e alternância
c) adição e alternância
d) adição e adição
terça-feira, 3 de novembro de 2020
Atividade de interpretação com o texto "O mito da criação da noite"
"O mito da criação da noite"
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Atividade com textos dissertativos sobre "participação da mulher na sociedade"
terça-feira, 20 de outubro de 2020
Atividade de revisão sobre concordância verbal e nominal
1. “Obrigado”, assim como “anexo”, classifica-se como adjetivo, razão pela qual deve concordar com o nome a que se refere. Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
b) - Obrigado – disse a moça ao jovem.
c) - Obrigada - disse o paciente à médica.
d) - Obrigado - disse a cliente ao balconista.
2. O vocábulo “só” na condição de adjetivo e equivalente a sozinho, único, solitário, apresenta flexão de número, ou seja, concorda com o nome a que se refere. Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
a) Eles estão sós. / João e Maria estavam só.
b) Ela está só. / Os namorados estavam sós.
c) Carolina estava só. / Carlos e Patrícia estavam só.
d) Os candidatos estavam sós. / As enfermeiras estavam só.
3. Em regra geral, o verbo vai para o singular (quando o sujeito for simples) e vai para o plural (quando o sujeito for composto). Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
a) Os artistas excursionará por várias cidades do interior.
b) Sua avareza e seu egoísmo fez com que todos o abandonassem.
c) João e Camila são pessoas responsáveis.
d) Os Estados Unidos está buscando alianças no mundo árabe.
4. Os verbos "fazer" e "haver", quando impessoais e indicando tempo, sempre são conjugados na 3.ª pessoa do singular. Assim sendo, complete adequadamente: "Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas".
a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
5. A ocorrência de interferências ___ -nos a concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___ mutuamente dependentes.
a) leva, existe, torna
b) levam, existe, tornam
c) levam, existem, tornam
d) levam, existem, torna
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
Atividades de 6º ano (Currículo Mínimo/Língua Portuguesa)
1º BIMESTRE
Bilhete
Mensagem instantânea (e-mail, post e torpedo)
2º BIMESTRE
História em quadrinhos
Tirinha
3º BIMESTRE
Contos de fadas
Contos maravilhosos
4º BIMESTRE
Poema
# Veja também lista de atividades para:
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Ensino Médio
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
Atividade sobre variedade padrão e não padrão a partir de textos de Adoniran Barbosa
[...]
"Sou o único compositor que cria polêmica nas escolas; os professores ficam discutindo com os alunos as minhas letras e ensinando que é assim que se fala mas não é assim que se escreve."
[...]"O povo fala assim. A maioria fala errado. De vez em quando, ao falar com um doutor, eu posso até falar 'nós devíamos...'. Mas é raro, é esquisito."
[...]
1. Segundo a Sociolinguística, não existem maneiras corretas nem erradas de falar. Como você explicaria a afirmação de Adoniran de que ele escrevia errado porque o povo fala errado?
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Atividade a partir de um poema de Patativa do Assaré | Variedades linguísticas
Seu dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Atividade sobre o texto "Novas tecnologias", usado na prova do ENEM de 2018
Leia o texto "Novas tecnologias", utilizado na prova do ENEM de 2018:
Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo» «fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com. br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).
# Questões:
1. Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva
a) criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.
b) enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.
c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.
d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.
e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.
2. O autor do texto menciona expressões que, segundo ele, são usadas para transformar produtos em objetos de desejos. Qual das alternativas abaixo não foi menciona como sendo uma das dessas expressões?
a) “o futuro já chegou”
b) “maravilhas tecnológicas”
c) "consumo obrigatório"
d) “conexão total com o mundo"
3. No trecho "somos livres para nos aprisionar", a palavra "aprisionar" foi empregada no sentido de
a) prender
b) submeter
c) desprender
d) vencer
4. Quanto à tipologia textual, o texto "Novas tecnologias" é predominantemente
a) descritivo
b) narrativo
c) dissertativo/argumentativo
d) informativo
5. Na expressão "ou de um aparelho capitalista controlador", a conjunção "ou" indica ideia de
a) alternância
b) oposição
c) adição
d) explicação
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Atividade a partir do cartum "Objeto estranho", de Biratan Porto
Leia o texto de Biratan Porti, intitulado de "Objeto estranho":
# Questões:
1. O texto "Objeto estranho" é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) cartum
d) charge
2. O texto de Biratan Porto
A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.
B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.
C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.
D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.
3. Os personagens do texto "Objeto estranho" apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem
A) alegria, euforia e curiosidade.
B) medo, receio e curiosidade.
C) ódio, raiva e curiosidade.
D) medo, alegria e euforia.
4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto "Objeto estranho", há uso da linguagem
A) mista
B) apenas verbal
C) apenas não verbal
D) Nenhuma das alternativas anteriores
5. Qual o objetivo de um cartum?
A) provocar humor através da crítica a comportamentos do ser humano
B) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
C) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
D) apenas apresentar desenhos em formato lúdico
domingo, 27 de setembro de 2020
Atividade de interpretação a partir de um texto da Revista Superinteressante
Leia o texto abaixo da Revista Superinteressante:
A ameaça de uma bomba atômica está mais viva do que nunca. Os conflitos étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho. Agora uma boa notícia: a paz mundial pode estar a caminho. Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi. Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano em consequência de algum conflito armado. É bem menos do que no século 20, que teve 800 mil mortes anuais em sua 2a metade e 3,8 milhões por ano até 1950.
O que aconteceu? O psicólogo Steven Pinker diz que o aumento do número de democracias ajudou. Assim como a nossa saúde: corno a expectativa de vida subiu, temos mais medo de arriscar o pescoço. Até a globalização teria contribuído: um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante, diz Pinker.
# Questões:
1. É correto afirmar que o objetivo principal do texto é:
A) apresentar dados numéricos a respeito do aumento da violência no mundo contemporâneo.
B) demonstrar as causas de mortes violentas a partir do início do século 20 e discutir as reais possibilidades de se resolver um problema que parecia não ter solução.
C) suscitar discussões a respeito do aumento da expectativa de vida após o início das democracias.
D) alertar a respeito do possível fim da paz mundial, considerando a iminente ameaça de bomba atômica.
E) refletir acerca da diminuição da violência no mundo, considerando tanto dados do passado, como alterações no modo de vida contemporâneo.
2. "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi". Assinale a alternativa que apresenta paráfrase mais adequada dessa frase, considerado o contexto.
A) O mundo já não está tão catastrófico, é o que provam os pesquisadores com suas estimativas.
B) Os relatórios de pesquisas confirmam a hipótese de que o mundo já foi mais agressivo.
C) A redução do número de mortes na sociedade foi de encontro aos cálculos dos estudiosos.
D) De conformidade com o que estimam os cientistas, a sociedade em geral já foi mais violenta do que hoje.
E) Os cientistas confirmam as estimativas: o mundo já deixou de ser sangrento.
3. No segundo parágrafo, o texto apresenta hipóteses para justificar a diminuição de mortes violentas. Qual alternativa abaixo não apresenta uma dessas hipóteses?
A) aumento do número de democracias ajudou
B) a expectativa de vida subiu
C) as pessoas têm menos medo de morrer
D) um mundo mais integrado e mais tolerante
4. No trecho "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi", os conectivos "segundo" e "do que" expressam, respectivamente, ideias de
A) consequência e comparação
B) conformidade e comparação
C) conformidade e causa
D) consequência e causa
5. No trecho "temos mais medo de arriscar o pescoço", a expressão "arriscar o pescoço" NÃO pode ser substituída por
A) colocar em risco a própria vida
B) aventurar-se para a morte
C) atrever-se por destinos fatais
D) buscar a sorte por caminhos menos mortais