quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto de Drummond



Leia este trecho do texto de Carlos Drummond de Andrade e responda às questões propostas:

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. 

1. No 2º parágrafo, há três palavras que substituem a palavra Paulo, expressa no 1º parágrafo. Identifique-os.

2. Para indicar que os fatos ocorrem numa sequência temporal, isto é, um depois do outro, foram empregadas duas expressões temporais, uma no 1º parágrafo e outra no 2º parágrafo. Identifique-as.

3. No 2º parágrafo, a palavra "mas" liga duas ideias opostas. Quais são essas ideias que se opõem?

4. Agora faça essas experiências:
- Primeiramente, leia o 2ª parágrafo e depois o 1º parágrafo.
- Em seguida, leia todo o 1º parágrafo de trás para frente, começando por "fotonovelas".
Qual foi o resultado? Os textos mantiveram sentido original?


Fonte: Português: Linguagens 

Atividade sobre poema a partir de Cecília Meireles



 # Leia este poema de Cecília Meireles:

Pregão do vendedor de lima
      
Lima rima
pela rama
lima rima
pelo aroma.

O rumo é que leva o remo.
O remo é que leva a rima.

O ramo é que leva o aroma
porém o aroma é da lima.

É de lima o aroma
o aroma?
É da lima-lima
lima da limeira
do ouro da lima
o aroma de ouro
do ar!

1. O poema é um texto feito em versos. Verso é cada linha do poema. Quantos versos tem o poema?

2.  Um conjunto de versos se chama estrofe. Uma linha em branco separa uma estrofe da outra. Quantas estrofes tem esse poema?

3.  O poema de Cecília Meireles caracteriza-se por apresentar uma forte sonoridade, construída por repetições, ritmo, rima.
a)   Em que palavras do texto a autora brinca com a troca de vogais?

b)   No emprego das palavras rima e lima, um efeito sonoro expressivo ocorre em razão da mudança de vogais ou da mudança de consoantes?

c)   Copie do poema a repetição de uma palavra.

d)   Que palavra, na última estrofe, deriva da palavra lima?

e)   Identifique os versos da última estrofe que mostram o pregão do vendedor de lima.

4.  Na 4ª estrofe, há um verbo inventado pelo eu lírico: aromar.
a)   De que palavra deriva esse verbo?

b)   Que palavras a palavra aromar contém?

c)   A qual dos nossos cinco sentidos essa palavra está associada: à visão, ao olfato, à audição, ao paladar ou ao tato?

5. No poema, a palavra ouro está empregada no sentido figurado, isto é, com sentido diferente daquele que lhe é comum.
a)   A que se refere a palavra ouro?

b)   O que você entende pela expressão do ouro no 5º verso da última estrofe? E pela expressão de ouro no 6º verso?

Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre pronomes a partir do poema "Foca", de Vinícius de Moraes



Leia este o poema "Foca", de Vinícius de Moraes:

Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.

Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Fazer uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga.

1.  Num dos versos do poema, um pronome foi empregado de uma maneira que foge ao que recomenda a variedade padrão da língua.
a) Copie o verso em que isso ocorre.

b) Modifique o verso, adaptando-o à variedade padrão.
         
2. Como ficariam os versos seguintes, caso substituíssemos por pronomes oblíquos átonos os termos destacados?
a) "Quer ver a foca"  
b) "É pôr uma bola/ no seu nariz." 
c) "É dar a ela/ uma sardinha". 


Fonte: Português: Linguagens     

Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional



Leia esta notícia falada apresentada no Jornal Nacional, da Rede Globo, em 12/2/2002:
 
“Depois da Fiat e da General Motors, agora é a Volkswagen que convoca os donos de 1100 automóveis fabricados este ano para uma verificação dos freios. As três montadoras têm o mesmo fornecedor: a Continental, uma fábrica do interior de São Paulo. Na página do Jornal Nacional na Internet, você encontra informações detalhadas dos modelos incluídos nas convocações da Fiat, da GM e da Volkswagen.
        [Enquanto o apresentador falava a última frase da notícia, na parte inferior da tela aparecia o endereço eletrônico da Rede Globo: www.globo.com.br]”.

1. Assim como a notícia escrita, a notícia falada também procura fornecer respostas às seis questões básicas que envolvem um fato: O quê, quem, onde, quando, como, por quê. Dessas questões, quais são respondidas claramente na notícia falada em estudo?

2. O que constitui o corpo dessa notícia?

3. A notícia falada é curta, limitando-se ao essencial.
a)   Você observa essas características na notícia falada em estudo?

b)   Ela possui título?

c)   Quanto tempo você calcula que um jornalista gasta para falar essa notícia na televisão?

4. Observe a linguagem empregada na notícia falada.
a)   Que tipo de variedade é empregada: a variedade padrão da língua ou uma variedade não padrão?

b)   A linguagem empregada é clara e direta. Por que, na sua opinião, a notícia falada emprega esse tipo de linguagem?

5. No jornal falado, é comum a presença de um jornalista principal, o Jornalista-âncora, que apresenta as notícias. Você acha que ele decora a notícia antes de falar ou ele lê a notícia enquanto fala?

6. Reúna-se com seus colegas em grupos e concluam: Quais são as características da notícia falada?


Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre tipos de sujeito a partir da tirinha do Hagar



 Leia a tirinha do Hagar:
1. Qual o sujeito da oração do 1º quadrinho? E qual o seu núcleo?

2. Qual o sujeito da oração "você e seus amigos vão querer repetir?", do 2º quadrinho E quais são os seus núcleos?

3. Suponha que houvesse um 3º quadrinho e que os amigos de Hagar respondessem todos ao mesmo tempo: "Vamos!". Qual seria o sujeito? 

4. A atitude do garçom, no último quadrinho, é surpreendente.
a) Por que ela é surpreendente?

b) Se Hagar acha que a comida não serve para consumo humano, então deduza: Indiretamente, do que o garçom está chamando os clientes com sua pergunta?


Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Cecília Meireles



Leia este poema de Cecília Meireles:

Roda na Rua

Roda na rua
a roda do carro.

Roda na rua
a roda das danças.

A roda na rua
rodava no barro.

Na roda da rua
rodavam crianças.

O carro, na rua.

1. Cada uma das estrofes do poema é formada por uma oração. Identifique o sujeito de cada oração.

2. Em nossa língua, a ordem direta das orações é sujeito + predicado. Porém, isso nem sempre acontece, ou seja, às vezes o predicado antecede o sujeito. No poema, qual é a única oração que apresenta os termos na ordem direta?

3. Por que, em uma única situação, a forma verbal "rodavam" está no plural?

4. A poetisa emprega a palavra "roda" ora como verbo, ora como substantivo. Em que estrofes a forma "roda" é:
a)   Núcleo do sujeito?

b)   Núcleo do predicado?

5. A palavra "roda", como substantivo, apresenta mais de um sentido. Quais são esses sentidos?

6. Na última estrofe, não foi empregado o verbo. Apesar disso, pelo sentido do verso, é possível imaginá-lo. Que verbo você imagina que esteja subentendido?
 
7. Releia o poema em voz alta e perceba a sonoridade produzida pela repetição do som /R/. Que semelhança há entre esse som e o assunto do poema?


Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Queneau



Leia o poema a seguir, do poeta francês Raymond Queneau:

É Preciso Fazer Sinal do Motorista

A senhora esperava o ônibus.
O senhor esperava o ônibus.
Passa um cachorro preto que manca.
A senhora fica olhando o cachorro.
O senhor fica olhando o cachorro.
Nesse meio tempo o ônibus passou.

1. No ponto de ônibus, duas pessoas esperam o ônibus.
a)   Que fato chama a atenção dessas pessoas e as distrai?

b)   Por que o título desse poema também poderia ser sua conclusão?

2. Na oração: “A senhora esperava o ônibus”, o verbo está no singular. Como ficaria o verbo nas construções a seguir?
a)  A senhora e o senhor (esperar) o ônibus. 

b)  Os senhores (esperar) o ônibus.

3. As orações geralmente apresentam dois elementos essenciais: um que informa de quem ou do que se fala, chamado sujeito; e outro que apresenta informações sobre o ser de que se fala, chamado predicado. Na oração “O senhor esperava o ônibus”.
a)   A respeito de quem se fala alguma coisa?

b)   Que parte dessa oração informa algo sobre esse ser?

4. O sujeito apresenta como núcleo (palavra mais significativa, mais importante) um substantivo ou um pronome ou uma palavra substantivada. Já o predicado sempre apresenta verbo, que geralmente é seu núcleo. Em “O senhor esperava o ônibus”:
a)   Qual é o núcleo do sujeito?

b)   Qual é o núcleo do predicado?


Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre papel dos conectores a partir de uma tira da Mafalda



 Leia esta tira da Mafalda, do cartunista Quino:
1. Filipe e Mafalda estão discutindo sobre as vantagens de suas bicicletas. Converse com os colegas e responda.
a)   O que é tração dianteira e tração traseira?

b)   Quando Mafalda fala do combustível necessário, quem na verdade consome esse “combustível”?

2. No terceiro quadrinho, Mafalda diz: “Você, com essa bicicleta, no meio da manhã, nhoc! um sanduíche!” Que palavra substituiria a palavra "nhoc!", sem alterar o sentido da frase?

3. No último quadrinho, Filipe tem uma atitude machista.
a)   O que ele dá a entender com a frase: “Não gosto de discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”?

b)   Qual pode ter sido a verdadeira causa de ele ter dito isso?

4. Observe as falas do 1° quadrinho: 
“A tração traseira é melhor que a tração dianteira!” / “Mas você não tem marcha a ré.” 

Nos textos que falamos ou escrevemos, costumamos empregar certas palavras que unem palavras, frases e parágrafos. 
A palavra "que", por exemplo, liga "tração traseira" a "tração dianteira", estabelecendo uma comparação entre as duas expressões. Observe o emprego da palavra "mas" na fala de Mafalda acima.

a)   Entre as palavras que seguem, quais poderiam substituir mas nessa fala, sem alteração de sentido?
porém / ou / entretanto / que / contudo

b)   Na fala de Mafalda, com que finalidade é utilizada a palavra "mas"?
- Introduzir uma ideia indicativa da causa do que Filipe tinha dito antes
- Introduzir uma ideia contrária ao que Filipe tinha dito antes.
- Introduzir uma ideia semelhante ao que Filipe tinha dito antes.

5. Observe o emprego da palavra "e" no segundo quadrinho. Que tipo de ideia ele introduz?
- Uma ideia de adição ou acréscimo ao que foi dito antes.
- Uma ideia de oposição ao que foi dito antes.

6. No último balão, não há nenhuma palavra ligando as duas frases: “Tudo bem, chega!” e “Não gosto de discutir esses assuntos de mecânica com mulheres!”. Entretanto, se quiséssemos ligar as duas orações com uma palavra, qual das seguintes seria mais adequada para manter o sentido original?
·        Mas.
·        Pois.
·        E.


Fonte: Português: Linguagens

Atividade sobre colocação pronominal a partir do texto "Continho", de Paulo Mendes Campos



 
Leia o texto "Continho", de Paulo Mendes Campos:

Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo.
- Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
- Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.


1. A oração "ele estava sentado na poeira do caminho" está na ordem direta, isto é, seus termos estão na sequência: sujeito + verbo + predicado + adjunto adverbial.
Veja agora esta oração:
"passou um gordo vigário a cavalo"

a) Qual é a ordem dos termos dessa oração?

b) Que termo dessa oração não está na ordem direta?

c) Que efeito de sentido essa inversão de termos provoca na oração?

2. A língua portuguesa admite certa liberdade quanto à ordem dos termos em uma oração, assim como quanto à ordem das orações em um período. Releia este trecho do texto:
"Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

Observe agora o trecho com alterações ma ordem dos termos:
"Menino, você aí, para onde essa estrada vai?"
"Aí, menino, para você vai estrada essa onde?"

Responda: Em qual das situações a mudança na ordem dos termos não prejudica a sua compreensão?

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Atividade sobre concordância verbal a partir de uma tirinha do Hagar



 Leia a tirinha de Dik Browne:
1. Observe estas frase da tira:
"50% dos problemas de saúde são psicossomáticos."
"Estão só na cabeça."

a) Na primeira frase, por que o verbo ''ser'' está no plural?

b) Se trocássemos, na primeira frase, a expressão "50% dos problemas" por "1% dos problemas", como ficaria o verbo?

c) Na segunda frase, qual é o sujeito do verbo "estar"?

d) Conclua: Qual é o princípio básico da concordância verbal?

2. Você acha que os problemas de Hagar são psicossomáticos? Justifique sua resposta.


Fonte: Português: Linguagens

sábado, 26 de dezembro de 2020

Atividade sobre cartum com temática "luta por direitos das mulheres"



Leia o cartum abaixo:
# Atividades de leitura:
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema da luta por direitos das mulheres? Explique sua resposta.

5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.

# Atividade de produção textual:
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "luta por direitos das mulheres"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.

Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco


Leia o anúncio publicitário da marca Amanco, publicado na revista Época:

# Questões:
1. Quem é o anunciante? Que produto ele fábrica?

2. O enunciado principal do anúncio se dirige diretamente a um tricolor e faz referência ao fato de ele ter ganhado algo de um Tigre. Levante hipóteses:
a) Quem podem ser o Tricolor e o Tigre?
b) O que o Tricolor pode ter ganhado do Tigre?

3. O anúncio em estudo foi publicado nos jornais do dia 13 de dezembro de 2012. Leia a notícia abaixo para saber o que havia aconhecido na noite anterior.
Responda: O relato feito na notícia confirma ou nega as hipóteses levantadas na questão anterior?

4. Faça uma pesquisa ou consulte os colegas e o professor sobre os nomes de marcas de canos de PVC disponíveis no mercado brasileiro. Há alguma que pode ser associada a algum dos termos do anúncio?

5. Levando em conta o resultado de sua pesquisa na questão anterior e a imagem que acompanha o anúncio, responda.
a) Que novo sentido ganha a palavra Tricolor, no anúncio? Justifique sua resposta.
b) Que novo sentido ganha a palavra Tigre? Justifique sua resposta.
c) A que vitória o anúncio se refere?

6. Tendo em vista as respostas da questão anterior, conclua: Ao afirmar que "É sempre bom ganhar de Tigre", que imagem o anunciante constrói de sua própria marca?

7. Discuta com os colegas e o professor:
a) Na primeira leitura, você percebeu todos os sentidos do anúncio?
b) Conclua: O conhecimento da língua portuguesa é suficiente para a compreensão desse texto?
c) Que informações são essenciais para a compreensão do anúncio?

Fonte: CEREJA, W. Português Contemporâneo.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Atividade sobre o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"


Leia o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal", publicado no site da revista "Isto É", em 24/12/2020:

Em Dezembro de 1914, havia trincheiras nas frentes de batalha da Bélgica e da França. Os soldados disparavam através de uma terra-de-ninguém semeada de soldados feridos e mortos. No dia 24 de dezembro, porém, em certos pontos da frente ocidental, os alemães colocaram nos parapeitos das trincheiras árvores iluminadas e os Aliados juntaram-se a eles numa paz improvisada: foi a trégua de Natal da Primeira Grande Guerra, cujo centésimo aniversário se celebrou em dezembro de 2014.

A trégua “borbulhava a partir das fileiras” apesar das proibições contra a confraternização, defende o historiador Stanley Weintraub. Depois de promessas gritadas entre trincheiras, alguns soldados dedicaram cânticos de Natal aos adversários. Outros emergiram para dar apertos de mão e partilhar cigarros. Muitos concordaram em estender a paz até ao dia de Natal para se poderem encontrar de novo e enterrar os mortos. Cada lado ajudou o outro a cavar sepulturas e a realizar homenagens fúnebres. Os soldados partilharam comida e presentes, trocaram botões de uniformes como lembranças e se enfrentaram em partidas de futebol.

“Ali ninguém queria continuar a guerra”, assegura Weintraub. Mas as altas patentes ameaçaram os soldados que fugiam ao cumprimento do dever. Com o início do novo ano, ambos os lados “continuaram o seu trabalho sombrio”, diz o historiador. Muitos recordaram carinhosamente a trégua nas cartas enviadas para casa e em notas dos seus diários: “Maravilhosamente espantoso, ainda que muito estranho”, escreveu um soldado alemão.

# Questões:
1. Qual é o fato histórico relembrado no texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"?

2. Por que esse fato que ocorreu há mais de um século é lembrado até os dias de hoje?

3. Que ações os soldados das tropas rivais realizaram durante essa trégua de Natal?

4. A partir do trecho “Ali ninguém queria continuar a guerra”, o que podemos inferir sobre o sentimento dos soldados de ambas as tropas em relação a necessidade ou não desta guerra? 

5. Na sua opinião, que mensagem esse fato transcorrido em 24 de dezembro de 1914 é capaz de transmitir para as pessoas de todo o mundo? 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Atividade sobre quadrinhos com temática de combate ao avanço de casos de covid-19



Leia a tira em quadrinhos abaixo:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema de parte da sociedade ainda não compreender a real necessidade de evitar aglomeração a fim de evitar o aumento de casos de covid-19? Explique sua resposta.

5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "a disponibilidade da vacina contra a covid-19 para a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Atividade sobre cartum com temática "o Natal em época de pandemia"



Leia o cartum abaixo, do desenhista Frank:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção dos leitores para o problema da ansiedade de boa parte da população com a disponibilidade da vacina contra a covid-19? Explique sua resposta.

5. Você concorda ou discorda com a reflexão feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "a disponibilidade da vacina contra a covid-19 para a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atividade de ilustração sobre o tema "Posse de armas"



Leia o texto abaixo, ilustração feita no muro de uma rua da cidade de Macaé-RJ:
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo texto acima?

2. Qual é a finalidade desse texto?

3. O texto explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o texto em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema de se liberar a posse de armas para toda a sociedade? Explique sua resposta.

5. Você concorda ou discorda com a crítica feita no texto? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "regularização da posse de armas para toda a sociedade"? Produza uma redação que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo texto acima.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Atividade a partir do romance "Mar Morto", de Jorge Amado



Leia o texto abaixo, um trecho do romance "Mar Morto", de Jorge Amado:

Lei

Os barcos de pesca voltaram para o cais. Alguns mal tinham começado a pescaria e não tinham feito ainda para as despesas. Rufino voltou com a canoa do meio da baía. Saveiros que já estavam com as velas levantadas e a âncora suspensa baixaram a âncora e arriaram as velas. No entanto o céu era azul e o mar sereno. O sol clareava tudo e até clareava demais. Mesmo por isso os barcos de pesca haviam voltado, Rufino trouxera a canoa para o porto da Lenha, os saveiros arriaram as velas. A água foi mudando de cor, de azul que era ficou chumbo. Severiano, um canoeiro decidido, veio andando para o lado do cais dos saveiros. Vendo que os saveiros não saíam, várias pessoas deixaram o mercado e tomaram o elevador. A maioria, porém, se deixou ficar porque o tempo estava bonito, o céu azul, o mar sereno, o sol brilhante. Para eles nada estava para acontecer.

Severiano se aproximou e falou para mestre Manuel e Guma:

– Vai ter coisa braba, hoje...

– Quem saí é que é doido...

# Questões:
1. De acordo com esse texto, os barcos de pesca voltaram ao cais porque
A) a pescaria estava fraca.
B) o sol clareava tudo demais.
C) a água foi mudando de cor.
D) o tempo estava bonito.
E) o mar estava sereno.

2. No trecho “No entanto o céu era azul e o mar sereno.” ( . 4), a expressão "no entanto" expressa ideia de
A) adição.
B) adversidade.
C) causa.
D) conclusão.

3. No trecho “– Quem saí é que é doido...” ( . 13), o uso das reticências expressa
A) decepção.
B) ironia.
C) preocupação.
D) raiva.
E) tristeza.

4. No trecho "– Vai ter coisa braba, hoje...", a linguagem empregada pode ser classificada como
A) culta
B) técnica
C) não padrão
D) jornalística

5. No trecho "Para eles nada estava para acontecer", o pronome "eles" se refere que termo expresso anteriormente?
A) "várias pessoas"
B) "saveiros"
C) "Rufino e Severiano"
D) "barcos"

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atividade a partir do texto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector



Leia o texto abaixo, de Clarice Lispector:

Felicidade Clandestina

Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.

Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia. [...]

# Questões:
1. No primeiro parágrafo desse texto, predomina
A) descrição.
B) diálogo.
C) dissertação.
D) injunção.

2. Considerando-se a linguagem utilizada nesse texto, conclui-se que a função de linguagem predominante é a
A) apelativa.
B) emotiva ou expressiva.
C) informativa.
D) metalinguística.

3. Esse texto é um fragmento de conto, porque
A) apresenta de modo breve o espaço da narrativa.
B) é estruturado em forma de diálogo.
C) questiona a causa e o efeito dos fatos narrados.
D) recorre à ironia e ao humor.

4. O eu lírico do texto demonstra uma certa inveja com a personagem descrita no primeiro parágrafo. Qual seria o motivo dessa inveja?
A) "Tinha um busto enorme"
B) "um pai dono de livraria"
C) "enchia os dois bolsos da blusa com balas"
D) "era gorda, baixa, sardenta"

5. Em qual alternativa há uma figura de linguagem que relaciona palavras com sentidos contrários?
A) "Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo."
B) "ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai."
C) "possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter"
D) "eu nem notava as humilhações a que ela me submetia"

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "As crianças na pracinha ontem e hoje"



 Leia o cartum abaixo:

# Questões:
1. Como você descreve a utilização da pracinha pelas crianças no primeiro quadro?

2. No segundo quadro, percebemos uma mudança no comportamento das crianças que estão na pracinha? Qual é essa mudança?

3. Sobre o terceiro quadro, podemos inferir a contextualização de um fato importante que ocorreu durante o ano de 2020. Explique esse contexto.

4. O cartum nos leva a refletir sobre algumas problemáticas relacionadas ao desenvolvimento das crianças durante as gerações. Que questões são essas?

5. Como você imagina o futuro da utilização das pracinhas pelas crianças?  

# RESPOSTAS (GABARITO)

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atividade de interpretação da lenda indígena "A lenda da gralha azul"


Leia o texto "A lenda da gralha azul" (lenda indígena)

A   gralha   azul   é   um   corvídeo   (família   dos   corvos),   era   todo preto  e  vivia  triste  pelos  pinheirais   do  sul.  Um  dia, um velho pinheiro que vivia lá no alto da serra de braços abertos perguntou a gralha:
- Por que você é triste?
Ela lhe respondeu:   
- Sou feia, queria ter a cor do céu.
Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor".
A   gralha   voou   bem   alto,   mas     bem   alto   mesmo     e     lá   no   céu ela   olhou   seu corpo,   e   o   que   seus   olhos   conseguiam     ver   de   seu próprio   corpo,   observou     que   estava   todo   azul,   somente ao redor da  cabeça onde não conseguiu enxergar, continuou  preto. Ao voltar para os pinheirais,   ficou   tão   feliz   que   seu   canto passou   a   ser   verdadeiro   alarido, que mais parece as vozes   de crianças brincando.  Em agradecimento, a gralha passou a plantar o pinheiro. 

# Questões:
1. No trecho "... passou a ser um verdadeiro alarido...", a palavra "alarido" em destaque sugere
a) aflição
b) desordem
c) euforia
d) beleza

2. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é
a) "era   todo preto  e  vivia  triste  pelos  pinheirais   do  sul"
b) "um velho pinheiro que vivia lá no alto da serra de braços abertos"
c) "Então o velho pinheiro falou: "Vá ao céu buscar sua cor"
d) "que mais parece as vozes  de crianças brincando"

3. Qual conselho a gralha recebeu?
a) pedir ao céu a sua cor.
b) buscar a sua cor no céu.
c) não pegue a cor pois ela é do céu.
d) aceitar a tristeza.

4. Segundo a lenda, a gralha passou a plantar o pinheiro...
a) em agradecimento por poder pousar em cima dos pinheiros.
b) em agradecimento pela amizade.
c) em agradecimento pelo conselho que recebeu do velho pinheiro. 
d) em agradecimento aos deuses da floresta

5. No trecho "... mas     bem   alto   mesmo     e     lá   no   céu ela   olhou   seu corpo", as conjunções "mas" e "e" indicam, respectivamente, ideia de
a) oposição e adição
b) oposição e alternância
c) adição e alternância
d) adição e adição

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Atividade de interpretação com o texto "O mito da criação da noite"


Leia o texto abaixo:

 "O mito da criação da noite"

Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens caçavam sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia. O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso de volta ao nascente. Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.

Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava. Esperou que Mauá saísse para caçar e aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a noite surgiu engolindo tudo. 

Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos lamentavam-se do fundo da noite sem luz.

Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre ele e o atirou longe. 

Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho mão de ouro, escuro como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado. Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. Ele caminhava para o poente, mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. 

Mauá então fez com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite. E é assim até hoje. (Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro: SBPC, n.94, ago. 1999)

# Questões:
1. No trecho “o homem transformou-se no macaquinho mão de ouro”, o uso do diminutivo na palavra destacada sugere
a. afetividade.
b. informalidade.
c. ironia.
d. tamanho.

2. Qual é o fato que desencadeou essa narrativa?
a. A ausência da noite nos tempos antigos
b. A saída de Mauá para caçar
c. O homem ser transformado em macaquinho
d. O Sol ser tocado pelo homem

3. Nesse texto, o homem mostra-se
a. arrependido
b. autoritário
c. curioso
d. desesperado

4. De acordo com esse texto, Mauá fez com que a Lua e as estrelas surgissem, porque
a. desejava proteger o Sol do homem
b. precisava consertar o Sol quebrado
c. precisava esquentar a Terra
d. queria iluminar um pouco a noite

5. De acordo com esse texto, depois que o Sol se quebrou, as mulheres
a. caçaram sem cessar
b. lamentaram-se do mundo da noite sem luz
c. perderam-se na imensidão do escuro
d. trabalharam sem descanso

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Atividade com textos dissertativos sobre "participação da mulher na sociedade"


Leia os textos abaixo:

TEXTO 1 - "A posição social da mulher de hoje"

Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. 

Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços. 

Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial. 

Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.

TEXTO 2 - A mulher no Brasil de hoje

A mulher, até recentemente, possuía pouca participação de destaque no cenário nacional. Normalmente envolvida nas atividades do lar e na criação dos filhos, a presença feminina, na maioria das profissões, era rara ou de valor secundário, inclusive na questão do ganho salarial. No século passado, os nomes mais famosos do universo feminino estavam concentrados na área artística e cultural, tais como a música, o teatro ou a escrita. (...) 

O cenário da participação feminina no cotidiano brasileiro atual é bem diferente. Não existem mais diferenças entre as capacidades e possibilidades de ambos os sexos. Muito pelo contrário, e fruto [como consequência] da iniciativa da mulher brasileira de buscar a própria qualificação profissional aliada às [e das] políticas governamentais exclusivas sobre o tema, observa-se hoje que não existem mais barreiras para o seu progresso individual. (...)

Da mesma forma, no cenário internacional, constata-se a presença da mulher brasileira com projeção e importância. A designação feminina para ocupar as representações nacionais no exterior, tais como embaixadas, consulados e a destacada vaga de representante do País na Organização das Nações Unidas (ONU) atestam a importância desse fato no crédito ao desenvolvimento atingido pelo Brasil nos últimos anos.

Portanto, observa-se, no despertar de mais uma nova década, que a situação social da mulher na sociedade brasileira atual é consideravelmente relevante e imprescindível. Mais ativa em áreas específicas, tais como a política, economia, educação superior e na diplomacia, a mulher brasileira se firma na atualidade como clara demonstração do amadurecimento da democracia brasileira, fundamentada na igualdade de oportunidades e na plena possibilidade de ascensão social.

# Questões:
1. Sobre a ascensão da mulher no cenário nacional, esses dois textos apresentam opiniões
a) complementares
b) conservadoras
c) contraditórias
d) inconsistentes

2. Qual a informação principal do Texto 1?
a) A necessidade de equiparação entre os seres humanos
b) O crescimento da participação feminina na sociedade
c) As diferenças intelectuais entre homens e mulheres
d) Os preconceitos contra a mulher no mercado de trabalho

3. No Texto 1, há uma opinião expressa pelo autor do texto no trecho:
a) "Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo"
b) "Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes." 
c) "No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos"
d) "... é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos"

4. Nos dois textos predominam o emprego da linguagem
a) coloquial
b) literária
c) culta
d) informal

5. O texto 2 é um exemplo de
a) artigo científico
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) resenha

6. Qual é o assunto do Texto 2?
a) A atuação da mulher no mercado de trabalho 
b) A igualdade da mulher na relação ao homem
c) A liderança feminina na ONU
d) A participação da mulher no contexto nacional

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atividade de revisão sobre concordância verbal e nominal


1. “Obrigado”, assim como “anexo”, classifica-se como adjetivo, razão pela qual deve concordar com o nome a que se refere. Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?

a) - Obrigada – disse a garota ao rapaz. 
b) - Obrigado – disse a moça ao jovem.
c) - Obrigada - disse o paciente à médica.
d) - Obrigado - disse a cliente ao balconista.

2. O vocábulo “só” na condição de adjetivo e equivalente a sozinho, único, solitário, apresenta flexão de número, ou seja, concorda com o nome a que se refere. Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
a) Eles estão sós. / João e Maria estavam só.
b) Ela está só. / Os namorados estavam sós.
c) Carolina estava só. / Carlos e Patrícia estavam só.
d) Os candidatos estavam sós. / As enfermeiras estavam só.

3. Em regra geral, o verbo vai para o singular (quando o sujeito for simples) e vai para o plural (quando o sujeito for composto). Assim sendo, qual alternativa abaixo empregou adequadamente?
a) Os artistas excursionará por várias cidades do interior.
b) Sua avareza e seu egoísmo fez com que todos o abandonassem.
c) João e Camila são pessoas responsáveis.
d) Os Estados Unidos está buscando alianças no mundo árabe.

4. Os verbos "fazer" e "haver", quando impessoais e indicando tempo, sempre são conjugados na 3.ª pessoa do singular. Assim sendo, complete adequadamente: "Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas".
a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem

5. A ocorrência de interferências ___ -nos a concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___ mutuamente dependentes.
a) leva, existe, torna
b) levam, existe, tornam
c) levam, existem, tornam
d) levam, existem, torna

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Atividades de 6º ano (Currículo Mínimo/Língua Portuguesa)



1º BIMESTRE
Bilhete
Mensagem instantânea (e-mail, post e torpedo)

2º BIMESTRE
História em quadrinhos
Tirinha

3º BIMESTRE
Contos de fadas
Contos maravilhosos

4º BIMESTRE
Poema

# Veja também lista de atividades para:
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Ensino Médio

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:


https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Atividade sobre variedade padrão e não padrão a partir de textos de Adoniran Barbosa


Leia d
epoimentos do compositor Adoniran Barbosa:

"Não é fácil escrever errado como eu escrevo, pois tem que parecer bem real. Se não souber dizer as coisas, não diz nada..."
[...]
"Sou o único compositor que cria polêmica nas escolas; os professores ficam discutindo com os alunos as minhas letras e ensinando que é assim que se fala mas não é assim que se escreve."
[...]"O povo fala assim. A maioria fala errado. De vez em quando, ao falar com um doutor, eu posso até falar 'nós devíamos...'. Mas é raro, é esquisito."
[...]

# Questões: 
1. Segundo a Sociolinguística, não existem maneiras corretas nem erradas de falar. Como você explicaria a afirmação de Adoniran de que ele escrevia errado porque o povo fala errado?

2.  Para você é importante aprender na escola as variedades da língua, com ênfase na norma padrão? Justifique.

3.  Porque Adoniran afirma que a criação de "uma boa letra de samba, sentida, humana" requer que o indivíduo seja analfabeto?

Leia a letra da música "Tiro ao Álvaro", de Adoniran Barbosa:

"De tanto levar frechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Táubua de tiro ao Álvaro
Não tem mais onde furar

Teu olhar mata mais do que bala de carabina
Que veneno estricnina
Que peixeira de baiano
Teu olhar mata mais que atropelamento de automóver
Mata mais que bala de revórver"

4. Reescreva o texto da música passando para a variedade padrão da língua.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Atividade a partir de um poema de Patativa do Assaré | Variedades linguísticas


Lei o texto abaixo de Patativa do Assaré:

“Iscute o que to dizeno,
Seu dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)

# Questões:
1. Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como
a) Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma comunidade urbana.
d) Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país

2. Qual a linguagem empregada pelo falante desse texto?
a) técnica
b) jornalística
c) padrão
d) não padrão

3. Reescreva o texto de Patativa do Assaré utilizando a norma padrão da Língua Portuguesa.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Atividade sobre o texto "Novas tecnologias", usado na prova do ENEM de 2018


Leia o texto "Novas tecnologias", utilizado na prova do ENEM de 2018:

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo» «fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado. Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento. Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com. br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).


# Questões:

1. Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

a) criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

b) enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

c) indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

d) tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

e) demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas. 


2. O autor do texto menciona expressões que, segundo ele, são usadas para transformar produtos em objetos de desejos. Qual das alternativas abaixo não foi menciona como sendo uma das dessas expressões?

a) “o futuro já chegou”

b) “maravilhas tecnológicas” 

c) "consumo obrigatório"

d) “conexão total com o mundo"


3. No trecho "somos livres para nos aprisionar", a palavra "aprisionar" foi empregada no sentido de

a) prender

b) submeter

c) desprender

d) vencer


4. Quanto à tipologia textual, o texto "Novas tecnologias" é predominantemente

a) descritivo

b) narrativo

c) dissertativo/argumentativo

d) informativo


5. Na expressão "ou de um aparelho capitalista controlador", a conjunção "ou" indica ideia de

a) alternância

b) oposição

c) adição

d) explicação


# RESPOSTA (GABARITO)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Atividade a partir do cartum "Objeto estranho", de Biratan Porto


 Leia o texto de Biratan Porti, intitulado de "Objeto estranho":


# Questões:

1. O texto "Objeto estranho" é um exemplo de qual gênero textual?

a) história em quadrinhos

b) tira em quadrinhos

c) cartum

d) charge


2. O texto de Biratan Porto

A) apresenta aos pais que os atuais alunos têm se preocupado muito com as leituras na escola.

B) mostra que muitos alunos desconhecem algumas obras literárias importantes.

C) informa que alguns alunos estão mais preocupados em brincar do que ler um bom livro.

D) critica o uso que as crianças têm feito da tecnologia, priorizando-a e deixando de lado a leitura de livros.


3. Os personagens do texto "Objeto estranho" apresentam diferentes reações diante do livro. Por meio das expressões faciais e corporais dos personagens é possível afirmar que eles sentem

A) alegria, euforia e curiosidade.

B) medo, receio e curiosidade.

C) ódio, raiva e curiosidade.

D) medo, alegria e euforia.


4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto "Objeto estranho", há uso da linguagem

A) mista

B) apenas verbal

C) apenas não verbal

D) Nenhuma das alternativas anteriores


5. Qual o objetivo de um cartum?

A) provocar humor através da crítica a comportamentos do ser humano

B) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações

C) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos

D) apenas apresentar desenhos em formato lúdico


# RESPOSTAS (GABARITO)

domingo, 27 de setembro de 2020

Atividade de interpretação a partir de um texto da Revista Superinteressante


 Leia o texto abaixo da Revista Superinteressante:

A ameaça de uma bomba atômica está mais viva do que nunca. Os conflitos étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho. Agora uma boa notícia: a paz mundial pode estar a caminho. Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi. Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano em consequência de algum conflito armado. É bem menos do que no século 20, que teve 800 mil mortes anuais em sua 2a metade e 3,8 milhões por ano até 1950.

O que aconteceu? O psicólogo Steven Pinker diz que o aumento do número de democracias ajudou. Assim como a nossa saúde: corno a expectativa de vida subiu, temos mais medo de arriscar o pescoço. Até a globalização teria contribuído: um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante, diz Pinker.


# Questões:

1. É correto afirmar que o objetivo principal do texto é:

A)  apresentar dados numéricos a respeito do aumento da violência no mundo contemporâneo.

B) demonstrar as causas de mortes violentas a partir do início do século 20 e discutir as reais possibilidades de se resolver um problema que parecia não ter solução.

C) suscitar discussões a respeito do aumento da expectativa de vida após o início das democracias.

D) alertar a respeito do possível fim da paz mundial, considerando a iminente ameaça de bomba atômica.

E) refletir acerca da diminuição da violência no mundo, considerando tanto dados do passado, como alterações no modo de vida contemporâneo.


2. "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi". Assinale a alternativa que apresenta paráfrase mais adequada dessa frase, considerado o contexto.

A) O mundo já não está tão catastrófico, é o que provam os pesquisadores com suas estimativas.

B) Os relatórios de pesquisas confirmam a hipótese de que o mundo já foi mais agressivo.

C) A redução do número de mortes na sociedade foi de encontro aos cálculos dos estudiosos.

D) De conformidade com o que estimam os cientistas, a sociedade em geral já foi mais violenta do que hoje.

E) Os cientistas confirmam as estimativas: o mundo já deixou de ser sangrento.


3. No segundo parágrafo, o texto apresenta hipóteses para justificar a diminuição de mortes violentas. Qual alternativa abaixo não apresenta uma dessas hipóteses?

A) aumento do número de democracias ajudou

B) a expectativa de vida subiu

C) as pessoas têm menos medo de morrer

D) um mundo mais integrado e mais tolerante


4. No trecho "Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi", os conectivos "segundo" e "do que" expressam, respectivamente, ideias de

A) consequência e comparação

B) conformidade e comparação

C) conformidade e causa

D)  consequência e causa


5. No trecho "temos mais medo de arriscar o pescoço", a expressão "arriscar o pescoço" NÃO pode ser substituída por

A) colocar em risco a própria vida

B) aventurar-se para a morte

C) atrever-se por destinos fatais

D) buscar a sorte por caminhos menos mortais


# RESPOSTAS (GABARITO)