Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Esmola", da banda Skank
Leia a música "Esmola", da banda Skank:
Êh!
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...
Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...
Ele que pede, eu que dou
Ele só pede, o ano é mil
Novecentos e noventa e tal
Eu tô cansado de dar esmola
Qualquer lugar que eu passo
É isso agora...
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...
Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...
Eu tô cansado, meu bom
De dá esmola
Essa quota miserável da avareza
Se o país não for prá cada um
Pode estar certo
Não vai ser prá nenhum...
Não vai não! Não vai não!
Não vai não!
No hospital, no restaurante
No sinal, no Morumbi
No Mário Filho, no Mineirão...
Menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí
Mas menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí..
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...
CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
1. Identifique o tempo (quando), o espaço (onde) e o quadro social retratados no poema.
2. Retire o verso em que o poeta define a esmola e explique o seu sentido.
3. Que quadro social é possível compor sofre a sua cidade, analisando a questão mendicância?
4. “Se o país não for pra cada um/Pode estar certo/ Não vai ser pra nenhum”
a) Oralmente, estabeleçam relações de sentido entre esses dois trechos.
b) Produza um parágrafo com esse raciocínio.
Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/