domingo, 20 de outubro de 2013

Atividade sobre Flexão dos substantivos e dos adjetivos - grau (III)


Leia a tira a seguir para responder às questões de 1 a 4.

1. A tira apresenta uma frase-título e três cenas.
a) Em qual das cenas foi empregado o diminutivo do substantivo frango?
b) Considerando-se o contexto, que outro sentido, além de “pequeno”, essa palavra pode ter?

2. Observe a última cena da tira.
a) A palavra frangalho é aumentativo do substantivo frango?
b) Qual é o sentido dessa palavra?

3. No início da tira uma frase - título: “Maravilhas do reino animal”. Em que momento o homem é  incluído nesse reino animal?

4. O humor da tira está no jogo de palavras feito a partir do substantivo frango. Seguindo a lógica do  grau dos substantivos, que palavra se esperaria que fosse empregada na última cena?


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Atividade sobre Flexão dos substantivos e dos adjetivos - grau (II)


Leia a tira a seguir para responder às questões de 1 a 3.

1. No quadrinho, Tio Flip faz um comentário sobre Marcelo. Qual é o sentido da expressão meio  bocó?

2. No quadrinho:
a) Qual é o sentido da expressão podre de rico?
b) Em que grau está essa expressão?

3. Observe o efeito do grito de Marcelo e o comentário que Suriá  faz a respeito do garoto.
a) De acordo com o contexto, que expressões entre as seguintes poderiam substituir adequadamente um grito especial?
um senhor grito um supergrito
um grito muito alto um gritinho
um grito altíssimo um grito lindo
b) Em que grau estaria(m) essa(s) expressão(ões)?
c) Na sua opinião, o grito especial de Marcelo confirma o comentário do Tio Flip a respeito  dele?
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sábado, 19 de outubro de 2013

Atividade sobre Flexão dos substantivos e dos adjetivos - grau


1. Leia esta tira, de Laerte:

Vocabulário - mestria: perícia, habilidade, destreza.

a) Há, na tira, um substantivo empregado no diminutivo. Identifique-o.
b) Em que grau está o adjetivo lindíssima?
c) Considerando-se o contexto, a palavra mínimo é adjetivo ou substantivo?

2. Transforme as duas frases em uma única, seguindo o exemplo: 
Esta fruta é doce. O sorvete é mais doce.
O sorvete é mais doce do que esta fruta.

a) Pedro é jovem. João é jovem.
b) Sérgio é trabalhador. José é mais trabalhador.
c) O pão está macio. O bolo está mais macio.
d) O suco está doce. O café está menos doce.

3. Identifique o humor da tira em quadrinhos.
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Aula sobre o gênero textual "Regra de Jogo" - Adedanha



Leia o texto abaixo explicando a regra do jogo “Adedanha” ou “Stop!”:

“STOP!” ou “ADEDANHA”

Stop! ou "adedanha" é um jogo muito comum entre as pessoas, no qual desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc.

A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores e, depois, os participantes têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.

O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita "STOP!" e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos.

As colunas mais comuns são: Nome*; Lugar; Objeto; Fruta, Legume e Verdura (FLV); Cor; Animal; Carro; Marca; Profissão; Cidade, Estado e País (CEP); e ainda algumas como “Gosto de...” (um verbo); “Eu sou...” (um adjetivo); 

# Exercícios:
1. A que tipo de teto pode ser classificado a regra do jogo “Adedanha”? Narrativo, descritivo, disserativo ou instrucional?

2. Quais as características de uma regra de jogo?

3. Qual a finalidade de uma regra de jogo?

4. O texto acima esclarece bem a regra do jogo “Adedanha”? Justifique sua resposta.

5. Reúna-se com seus colegas e elabore um texto enumerando a regras de um outro jogo popular – “Jogo da forca”. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Atividades sobre Variedades Linguísticas (2)


Leia esta tira e responda às questões de 1 a 4.

1. Tantra e Luke são duas adolescentes que estão vindo da escola. Observe a forma como Tantra cumprimenta o seu amigo Orelha.
a) O que quer dizer a expressão “— Aí, Orelha?”?
b) E a expressão “Beleza, mano?!”?

2. Ao todo, Orelha diz apenas três palavras. O que isso significa em relação ao uso da língua portuguesa?

3. O humor da tira está principalmente no último quadrinho. Explique por quê.

4. Considere o contexto dessa interação verbal, isto é, quem são os interlocutores, o que cada um  deve pensar a respeito do outro, o local em que se encontram, etc.
a) Você acha adequada a variedade linguística utilizada por Tantra e Orelha nessa situação? Por  quê?
b) Imagine, nesse contexto, Tantra utilizando a expressão “Como tem passado, amigo?”. O que  Orelha poderia pensar a respeito dela? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade com a música "Chopis Centis" (Mamonas Assassinas)


Você se lembra desta música do grupo Mamonas Assassinas? Leia o texto e responda às questões de 1 a 4.

Chopis Centis
Eu “di” um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos no shopping
Pra “mode” a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que “tava” gostoso, mas eu prefiro aipim.

Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas
Casas Bahia.

Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns
“rolezinho”,
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger
E também o Van Damme.
(Dinho e Júlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995.)

1. Nessa música, o grupo intencionalmente explora uma variedade linguística. Para isso, cria uma  personagem que teria determinadas características de fala.
a) No primeiro verso (linha) da canção, foi empregado “di”, em lugar de dei. Esse erro é muito  comum entre crianças que estão aprendendo a falar, porque há outros verbos na língua com som  parecido. Cite dois outros casos de verbos que terminam em i quando queremos indicar um fato  passado.
b) No terceiro verso, temos uma construção que está em desacordo com a norma-padrão. Identifique-a  e reescreva-a em língua culta.

2. Pouco sabemos sobre a pessoa que fala nessa música, mas, por algumas pistas do texto, podemos  imaginar. Na sua opinião, qual deve ser:
a) o grau de escolaridade dela?
b) a profissão?
c) a classe social a que ela pertence?
d) os filmes a que normalmente ela assiste?

3. No 3º verso da 3ª estrofe, é empregada uma gíria: "uns rolezinho". Imagine o sentido dessa expressão, a partir do contexto.

4. Existem alguns termos na letra da música que também podem nos dar pistas sobre a origem da  pessoa que fala na música: “mode” e “aipim”. Em que região do país esses termos são popularmente  empregados?

# Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula de português: atividades sobre Variedades Linguísticas (6º ano)


1. Você está andando na rua e um desconhecido lhe pergunta: “Você conhece a rua Castro Alves por  aqui?”.
a) Se você conhecer, a resposta mais lógica a essa pergunta será:
Sim, conheço.
Conheço; até logo.
Conheço, é a primeira à direita.
b) Por que as outras duas respostas seriam inadequadas? Respostas

2. Leia esta tira e observe o tipo de linguagem que as personagens utilizam:

a) Retire do quadrinho duas palavras que sejam típicas do uso da língua informal.
b) Quando empregamos a expressão levar um coice, queremos dizer que levamos uma bronca ou  recebemos uma ofensa. No quadrinho, a expressão foi empregada de forma ambígua, isto é, apresenta dois sentidos. Quais são esses sentidos? Respostas

3. O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa  revista. Leia o texto e, em seguida, reescreva-o, substituindo as gírias por palavras e expressões da  norma culta.

Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras”  de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e  “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.) Respostas

4. Faça agora o contrário: reescreva as frases abaixo, escritas de acordo com a norma-padrão, empregando uma variedade popular. Você poderá usar termos e expressões regionais, populares ou gírias.
a) Fiquei muito emocionado com sua declaração.
b) Essa moça é lindíssima.
c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde nos encontraremos.
d) Aquele foi um gol muito especial, feito com muita técnica. Respostas

# RESPOSTAS (GABARITOS)

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Atividade sobre oxítona, paroxítona e proparoxítona (2)


Leia esta tirinha, de Laerte:

1. O zelador, personagem da tira, afirma que o lixo pode ser reciclado e  aproveitado até como combustível. Responda: O que é preciso para que isso  aconteça?

2. Observe o 2º quadrinho. O que ele joga no lixo antes de riscar o fósforo?

3. Observe o resultado no último quadrinho. Ele conseguiu realizar o objetivo  de “movimentar um veículo” com o lixo reciclado?

4. Encontre na tirinha uma palavra:
• paroxítona acentuada
• polissílaba e oxítona
• polissílaba e paroxítona
• proparoxítona Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividades sobre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas (I)


Leia o poema, de Sérgio Capparelli:

UMA CIDADE NOVA
Vamos juntos
Criar uma cidade
Feita de vidro
E transparências. 

Uma cidade 
De altas chaminés
Onde pousem pássaros
E arco-íris.

Uma cidade 
Que saiba tirar
Essa mancha
Chamada fome.

Uma cidade
Alegre e sem culpa
Igualzinha à nossa 
Mas bem diferente.
(Tigres no quintal. 4. ed. São Paulo: Global, 2008.)

O poeta imagina “uma cidade nova”, feita de vidro e transparências.
1. Releia a 1ª e a 2ª estrofes: O que haveria de bom nessa cidade nova?

2. Releia a 3ª estrofe: O que há, na cidade velha, que não existiria na cidade nova?

3. Na sua opinião, o que é necessário para que uma cidade seja alegre e sem culpa?

4. Classifique estas palavras extraídas do poema em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
criar - cidade - transparências - chaminés - pássaros - tirar - fome - diferente

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Atividade sobre o gênero textual Diário


Leia o texto abaixo:

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

   Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.
   Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida!
   Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar   horrível!
   Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
   É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha?
   Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO
1. Qual é o título do texto?

2.  Qual é o gênero textual desse texto?

3. Que características diferenciam esse gênero dos outros gêneros?

4. Qual o objetivo do texto?

5. Qual é o papel desse gênero na sociedade?

6. Onde esse gênero circula?

7. A quem se dirige o texto?

8. Qual é o tema do texto?

9. O texto lido é do gênero “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas textuais comprovam essa afirmativa?

10. A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”? Por que ela afirma isso?

11. O texto aborda uma problemática social muito específica. Indique tal problemática e justifique sua resposta.

12. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?

13. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal? Justifique seus comentários.

14. No final do relato, a narrador deposita sua confiança em um ser divino. Por que ela não deposita essa confiança em outro ser humano? Explique.

15. Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato? Justifique.

# RESPOSTAS (GABARITO)
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Atividade sobre o gênero poema com texto de Elias José


Leia este poema de Elias José:

Grilo grilado 

O grilo
coitado, 
anda grilado.
E eu sei 
o que há. 

Salta pra aqui
salta pra ali
Cri-cri pra cá
cri-cri pra lá. 

O grilo
coitado,
anda grilado 
e não quer contar. 


No fundo
não ilude. 
É só reparar 
em sua atitude 
pra se desconfiar. 

O grilo
coitado
anda grilado 
e quer um analista 
e quer um doutor. 

Seu grilo, 
eu sei: 
o seu grilo 
é um grilo 
de amor. 

01.    Como você viu, esse texto também brinca com o vocábulo que apresenta mais de um sentido.
a)       Quais são os significados que a palavra grilo tem no texto?
b)       Cite um trecho do texto com o sentido 1 e outro com o sentido 2:
c)       De que modo ficamos sabendo quando é um sentido ou o outro?

02.    No texto “Grilo grilado”, a palavra grilo apresentou dois sentidos diferentes. Agora, note o jogo que o poeta faz com as palavras em destaque: primeiro ele diz ao grilo (inseto) que sabe que o grilo dele (a preocupação, a chateação) é um grilo (uma dor) de amor.

Além a palavra grilo, os versos da última estrofe também brincam com o duplo sentido de outra palavra.
a)       Que palavra é essa?
b)       Quais os sentidos que ela tem nesses versos?

03.    Vamos consultar o verbete grilo no dicionário?

grilo. [Do lat. Grillus.[ S.m. 1. Zool. Inseto de coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo. 2. Fig. Preocupação, amolação, chateação.

Você está vendo? Os dois sentidos que você percebeu estão registrados no verbete.
a)       Por que o dicionário colocou o significado de grilo como “inseto” no primeiro sentido?
b)       No segundo sentido – grilo como preocupação, chateação – aparece a abreviatura Fig. O que isso quer dizer?

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de outubro de 2013

Análise da música "Esmola", da banda Skank


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Esmola", da banda Skank

Leia a música "Esmola", da banda Skank:

Êh!              
                                       
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...
Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...
Ele que pede, eu que dou
Ele só pede, o ano é mil
Novecentos e noventa e tal
Eu tô cansado de dar esmola
Qualquer lugar que eu passo
É isso agora...
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...
Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...
Eu tô cansado, meu bom
De dá esmola
Essa quota miserável da avareza
Se o país não for prá cada um
Pode estar certo
Não vai ser prá nenhum...
Não vai não! Não vai não!
Não vai não!
No hospital, no restaurante
No sinal, no Morumbi
No Mário Filho, no Mineirão...
Menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí
Mas menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí..
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
1. Identifique o tempo (quando), o espaço (onde) e o quadro social retratados no poema.

2. Retire o verso em que o poeta define a esmola e explique o seu sentido.

3. Que quadro social é possível compor sofre a sua cidade, analisando a questão mendicância?

4. “Se o país não for pra cada um/Pode estar certo/ Não vai ser pra nenhum”
a) Oralmente, estabeleçam relações de sentido entre esses dois trechos.
b) Produza um parágrafo com esse raciocínio.

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Análise da música "Marvin", do Titãs


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Marvin", da banda Titãs

Leia a música "Marvin", da banda Titãs:

Meu pai não tinha educação

Ainda me lembro
Era um grande coração
Ganhava a vida
Com muito suor
E mesmo assim
Não podia ser pior
Pouco dinheiro
Prá poder pagar
Todas as contas
E despesas do lar...
Mas Deus quis
Vê-lo no chão
Com as mãos
Levantadas pr'o céu
Implorando perdão
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"...
E três dias depois de morrer
Meu pai, eu queria saber
Mas não botava
Nem os pés na escola
Mamãe lembrava
Disso a toda hora...
E todo dia
Antes do sol sair
Eu trabalhava
Sem me distrair
As vezes acho que
Não vai dar pé
Eu queria fugir
Mas onde eu estiver
Eu sei muito bem
O que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro
Não me deixa esquecer
Ele disse:
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino
Eu sei de cor"...
-"E então um dia
Uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho
De um ano inteiro
E aos treze anos
De idade eu sentia
Todo o peso do mundo
Em minhas costas
Eu queria jogar
Mas perdi a aposta"...
Trabalhava feito
Um burro nos campos
Só via carne
Se roubasse um frango
Meu pai cuidava
De toda a família
Sem perceber
Segui a mesma trilha
E toda noite minha mãe orava
Deus!
Era em nome da fome
Que eu roubava
Dez anos passaram
Cresceram meus irmãos
E os anjos levaram
Minha mãe pelas mãos
Chorei!
Meu pai disse:
"Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"
"Marvin, a vida é prá valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"...(2x)

Compreendendo a canção:
1. Paráfrase “é uma explicação ou tradução mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas”. (Dicionário Michaeli)
Produza um parágrafo, parafraseando a primeira estrofe, no que diz respeito às condições do pai Marvin.

2. Que características da vida de Marvin impossibilitaram-lhe a ascensão social? Produza um parágrafo a respeito.

3. Que transgressão à ordem social é confessada por Marvin? Como ele se justifica?

4. “Mamãe lembrava disso a toda hora”
De que a mãe de Marvin se lembrava? Por que razão?

5. “E o seu destino eu sei de cor.”
Produza um parágrafo, explicando como o pai de Marvin podia saber qual seria o seu destino.


6. De que forma o pensamento de Eclesiastes pode ser relacionado à vida de Marvin?

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...