GUERRA OU PAZ
A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.
Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4
1)PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:
2) RESPONDA:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos?
b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas?
c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:
d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:
e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?
f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?
g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?
h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?
i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?
j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.
ATIVIDADES GRAMATICAIS.COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. CONSULTE AS REGRAS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho)
A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio)
A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro).
É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido)
A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado)
As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante)
É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso)
As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo)
Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano)
Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano)
COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. Consulte as regras da concordância verbal.
Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar )
_________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )
O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)
Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )
Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)
O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir)
____ pessoas presas neste local. (haver)
_________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)
As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)
______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).
POSTADO POR FABI BEHLING, In: http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br
Leia mais:
Atividade sobre concordância verbal e nominal (I)
Atividade sobre concordância verbal e nominal (II)
Revisão de concordância verbal e nominal