sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atividade de português sobre denotação e conotação


1. Relacione os ditos populares às imagens:
a) Pendurar as chuteiras;
b) Engolir sapos;
c) Pisando em ovos

2. Podemos afirmar que as imagens retratam os ditados de forma denotativa ou conotativa? Explique.

3. Podemos perceber que as imagens não veiculam o sentido que esses ditos têm na nossa fala cotidiana. Qual seria o significado que, geralmente, atribuímos a cada uma dessas expressões?

4. Leia a tirinha a seguir e responda:

O humor da tirinha pauta-se na possibilidade de uma mesma palavra assumir mais de um significado.
a) Na tirinha acima, qual palavra possui essa característica?
b) Que sentidos são atribuídos a ela?

# RESPOSTAS (GABARITO)

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade com a música "Flagra (no escurinho do cinema)", de Rita Lee



Leia a música "Flagra", da cantora Rita Lee:

No escurinho do cinema 
Chupando drops de anis 
Longe de qualquer problema 
Perto de um final feliz 

Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck 
Não vou bancar o santinho 
Minha garota é Mae West 
Eu sou o Sheik Valentino 

Mas de repente o filme pifou 
E a turma toda logo vaiou 
Acenderam as luzes, cruzes! 
Que flagra! 
Que flagra! 
Que flagra! 

# Exercícios:
1. A primeira estrofe da música "Flagra" representa uma independência sempre buscada pelos jovens. O que ela quis dizer com "longe de qualquer problema"?

2. Nos versos "Se a Deborah Kerr que o Gregory Peck / Não vou bancar nenhum santinho", há um trocadinho com os nomes "Kerr" e "Peck". Explique esses trocadilhos.

3. Levante hipóteses. Qual seria o "final feliz" desejado por um casal de jovens num cinema?

4. Na última estrofe, há uma quebra de expectativa na busca pelo tal "final feliz". Qual fato causou essa quebra?

5. Levante hipóteses. Que cena pode ter sido revelada no verso "Que flagra!"?

terça-feira, 14 de julho de 2020

Dinâmica "Jogo do Abecedário" - Produção textual de cena teatral


Aula: “Jogo do Abecedário”

Leia o texto abaixo - um diálogo entre duas pessoas sobre o tema: “No cinema”. Observe que cada fala é iniciada com uma letra do alfabeto, começando pela letra "A", seguindo com a letra "B", "C", etc...

Ele: “Aí, vai um Halls?”
Ela: “Brigada!”
Ele: “Cibele, cê é mó gata!”
Ela: “Desculpa, não te escutei bem.”
Ele: “Eu disse que cê é muito maneira.”
Ela: “Faz o favor de tirar a sua mão da minha coxa!”
(...)

# PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
# Em duplas, os alunos vão escrever uma cena teatral em que cada um terá que iniciar a fala com a próxima letra do alfabeto, de “A” a “A”. Tal como o exemplo acima:

Sugestões de tema:
“No alto de uma roda gigante”
“No estádio de futebol lotado”
“Turbulência no voo”
“No zoológico”
“Preso no elevador” Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Proposta de redação: "O futuro do meio meio ambiente com o desmatamento"



Proposta de redação: "O futuro do meio meio ambiente com o desmatamento"

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: "O futuro do meio meio ambiente com o desmatamento". Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I - cartum de Angeli:

TEXTO II
"Os dados preocupam e indicam uma tendência crescente de desmatamento no período, com níveis ainda maiores do que 2019, um ano já excepcionalmente alto. Estamos diante de um cenário de total catástrofe para a Amazônia, com a expectativa de mais áreas abertas, invasões e queimadas somadas ao triste cenário do alastramento da pandemia pelo bioma" afirma Mariana Ferreira, do WWF-Brasil.
(In: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2020/06/12/desmatamento-na-amazonia-e-o-maior-desde-2015-aponta-inpe.htm)

terça-feira, 7 de julho de 2020

Aula sobre Tipos de Discurso (direto, indireto e indireto livre)




Assunto: Tipos de discurso

1. Discurso direto - o narrador cita a própria fala dos personagens.
Exemplo:
"Julieta suspirou e disse:  _Ó, Romeu! Você por aqui?"

2. Discurso indireto - o narrador interfere na fala do personagem preferindo suas palavras.
"Julieta suspirou e chamou por Romeu receosa pela presença dele".

3. Discurso indireto livre - as falas do narrador e do personagem se misturam e podem ser confundidas.
"Uma presença foi percebida. Romeu, você por aqui? Os dois entreolharam surpresos..."

Questões:
1. Reconheça o tipo de discurso do fragmento:
Querendo ouvir sua voz, resolveu telefonar:
— Alô, quem fala?
— Bom dia, com quem quer falar? — respondeu com tom de simpatia.

a) discurso direto
b) discurso indireto
c) discurso indireto livre
RESPOSTA

2. Qual o tipo de discurso do trecho?
Querendo ouvir sua voz, resolveu telefonar. Cumprimentou e perguntou quem estava falando. Do outro lado, alguém respondeu ao cumprimento e perguntou com tom de simpatia com quem a pessoa queria falar.

a) discurso direto
b) discurso indireto
c) discurso indireto livre
RESPOSTA

3. Qual o tipo de discurso do trecho?
Amanheceu chovendo. Bem, lá vou eu passar o dia assistindo televisão! 

a) discurso direto
b) discurso indireto
c) discurso indireto livre

4. Passe para o discurso direto o seguinte fragmento:
"Disse que precisava sair por alguns instantes."

a) _Preciso sair por alguns instantes.
b) _Ele precisa sair por alguns instantes.

5. Passe para o discurso indireto o seguinte fragmento:
"_Sou a pessoa com quem falou há pouco."

a) Eu disse que era a pessoa com quem tinha falado há pouco.
b) Ele disse que era a pessoa com quem tinha falado há pouco.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "Descrédito na educação do nosso país"



Leia o cartum abaixo, do cartunista Cazo:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da falta de perspectivas otimistas para a educação no Brasil? Explique sua resposta.

5. Qual o nível de linguagem utilizado no cartum lido?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

6. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
7) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "descrédito com o futuro da educação do nosso país" na sua escola? Produza um cartum (ou charge) que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.

domingo, 5 de julho de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "falta de hábito de leitura na sociedade"



Leia o cartum abaixo:
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da falta do hábito de leitura?

5. Qual o nível de linguagem utilizado no cartum lido?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

6. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
7) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "o pouco hábito de leitura entre os jovens" na sua escola? Produza um cartum (ou charge) que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Atividade sobre o gênero textual "Panfleto" - Tema: Como se proteger do Coronavírus



Leia o texto a abaixo e responda:

# Questões:
1. A que gênero textual pertence esse texto?

2. Como esse texto está organizado?

3. Qual a finalidade desse texto?

4. Qual o assunto desse texto?

5. Segundo o texto, qual a recomendação para as pessoas que estiverem doentes?

6. Para quem esse folheto é destinado?

7. O nível de linguagem empregado (formal ou informal) está adequado? Por quê?

8. Qual a linguagem utilizada (verbal, visual ou mista)? Por quê?

9. Na sua opinião, o texto analisado cumpre o seu objetivo? Justifique sua resposta.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Atividade de cartum sobre o tema "Rumos da educação no Brasil"



Leia o cartum abaixo, do cartunista Jefferson Portela:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da falta de perspectivas otimistas para a educação no Brasil?

5. Qual o nível de linguagem utilizado no cartum lido?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

6. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
7) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "descrédito com o futuro da educação do nosso país" na sua escola? Produza um cartum (ou charge) que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.