# Respostas:
1.
a.
Resposta: A 3ª pessoa, conforme indica o emprego de verbos e pronomes em 3ª pessoa: estavam, veio, ele, ela, etc.
b.
Resposta: Que são pobres, têm dificuldades econômicas, vivem em uma pensão e são casados há um ano e meio.
c.
Resposta: A ausência de nomes próprios dá às personagens um caráter generalizante, tornando-as representativas de todos os casais pobres.
2.
a.
Resposta: Dificuldades de todo tipo (econômicas, sociais, cotidianas, afetivas) que o casal iria enfrentar durante o casamento.
b.
Resposta: O sentimento de frustração e impotência diante das dificuldades.
3.
a.
Resposta: É um campo semântico negativo.
b.
Resposta: Elas sentiam o ambiente como decadente, feio, triste, inóspito.
4.
a.
Resposta: Provavelmente estão indo a um médico ou a uma farmácia, pois a mulher volta ao quarto para pegar a receita; além disso, ela está com dor de cabeça.
b.
Resposta: O marido sente pena da mulher e deles próprios, pela situação em que estão, na rua; por isso, pensa primeiramente em fazer uma "loucura financeira" (tomando o ônibus); depois procura confortá-la, sendo gentil e carinhoso com ela.
5.
a.
Resposta: A situação é constrangedora porque, enquanto o jovem casal vive mal, está malvestido e mal-alimentado, com dores (ele, com dor de dente; ela, com dor de cabeça) e economiza até não tomando ônibus, o outro casal é rico, tem um carro conversível e conversa sobre comprar um anel de 15 contos.
b.
Resposta: A palavra, no diminutivo, no contexto, expressa desprezo por parte do narrador.
c.
Resposta: Expressa desprezo, pelo fato de a moça, principalmente, estar malvestida.
d.
Resposta: "um soco, em seu estômago mal alimentado"
6.
a.
Resposta: Ele a vê como mulher linda, frágil e muito querida, e percebe que o sentimento existente entre eles é mais importante do que o dinheiro.
b.
Resposta: Sim, pois o episódio renovou e fortaleceu os sentimentos que ele tinha por sua mulher, apesar das adversidades da vida cotidiana.
7.
a.
Resposta: Duas personagens centrais e algumas outras secundárias.
b.
Resposta: Em alguns minutos; talvez de 5 a 10 minutos.
c.
Resposta: É o espaço da rua, da calçada, com referências ao sobrado em que o casal morava.
d.
Resposta: É a vida difícil das pessoas simples.
8.
a.
Resposta: Tem uma dimensão universal, pois os jovens representam o ser humano comum, humilde, que pode viver no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar do mundo.
b.
Resposta: Os leitores são estimulados a refletir sobre os valores que temos, o significado da vida e das relações pessoais.