domingo, 31 de dezembro de 2017
Atividade sobre substantivo e adjetivo
Nesta aula, você conhecerá duas classes de palavras muito importantes. A classe que nomeia os seres em geral e a que caracteriza os nomes. Também vai poder observar que quando essas classes usadas no grau diminutivo, podem apresentar sentidos variados. Está pronto para mais uma aventura?
Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
BILHETE
Ela deixou um bilhete dizendo que ia sai fora
Levo meu coração, alguns cd's e o meu livro mais da hora
Não sei qual a razão, não entendi porque ela foi embora
E eu fiquei pensado, em como foi e qual vai ser agora
É que pena que você foi embora pra mim tava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filmin na tv
Chocolate quente, meus olhar era só pra você,
Mas cê num quis, eu era mó feliz e nem sabia
[...]
Eu te dei amor e um canto no meu coração,
Mas todo esse encanto não muda a situação
Pensando; o que que iria ser daqui pra frente
Atividades Comentadas
Não sei se perdemo tempo ou se o tempo se perdeu entre
A gente
[...]
(Rashid)
Fonte: http://letras.mus.br/rashid/1554131/
# Exercícios:
1) Você observou o nome do texto acima? Ele é o nome do gênero textual que estamos estudando neste caderno. Você sabe como se classificam as palavras que nomeiam diferentes seres, objetos, coisas, lugares? São os substantivos.
Pra você entender melhor a classe dos substantivos, tente adivinhar as repostas para as perguntas abaixo. Uma dica: elas estão na primeira estrofe do texto.
A) Sou um órgão importante
Mas poço enfartar
Bombeio todo o sangue
Também me apaixonar.
Sou o .................... .
B) Sou o inverso da emoção
Muitas vezes sou sinônimo de mente
Substituo a palavra motivo
O cérebro é minha casa permanente.
Sou a ..................... .
2) Você observou como as palavras do texto foram escritas? Elas estão corretas? Sua missão é reescrever a segunda estrofe do texto consertando todas as palavras que estiverem incorretas. Para isso, tenha como base é a linguagem formal.
3) Na segunda estrofe do texto, o autor usa as palavras teimosa e linda para caracterizar o substantivo “nega”, veja: “Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi”. As palavras linda e teimosa pertencem à classe dos adjetivos, cuja função é caracterizar os substantivos.
Agora, identifique no 4º verso (linha) da segunda estrofe o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.
4) Tanto os adjetivos quanto os substantivos quando estão no diminutivo podem expressar sentidos diferentes dependendo do contexto em que foram produzidos. Ao ler as frases abaixo, preste atenção às palavras destacadas e escreva se elas expressam: carinho, desprezo ou tamanho.
a) Ela deixou um bilhetinho dizendo que iria embora.
b) Minha namoradinha é muito graciosa.
c) Para escrever um bilhete basta um pedacinho de papel.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Atividade sobre mensagens instantâneas (e-mail, post e torpedo)
Vivemos no século XXI e estamos conectados a todo momento. Mensagens no celular e em sites de relacionamentos nos aproximam de pessoas, ainda que elas estejam distantes fisicamente. Na aula de hoje, vamos falar do gênero textual mensagens instantâneas, isto é, os e-mails, posts e torpedos com as quais você já está bastante familiarizado.
Texto I
Texto II
Texto III
# Exercícios:
1) Vamos ver se você é mesmo uma pessoa conectada? Relacione as definições abaixo à imagem correspondente.
( ) são textos, vídeos e imagens publicados em blogs ou redes sociais.
( ) é uma pequena mensagem enviada para um aparelho celular via internet.
( ) é uma espécie de correio eletrônico que permite compor, enviar e receber mensagens através da internet.
(a) Imagem 1
(b) Imagem 2
(c) Imagem 3
Agora responda às questões a seguir:
2) Quais são as informações presentes no texto da imagem 1 e no texto da imagem 2?
3) Tanto no torpedo quanto no e-mail podem ser utilizadas linguagem formal e informal. Nos exemplos acima, que linguagem foi utilizada? Por quê?
4) Se você faz parte de uma rede social, já está acostumado à linguagem utilizada nesse meio, cheia de abreviações, poucas vogais e muitas consoantes. O trecho abaixo é uma dessas postagens. Reescreva-a usando a linguagem formal.
Galera, hj tem cineminha pra nós às 14h. Tamo junto?
Blz! Dá uma confirmada aí, vlw?
Atividade sobre o gênero textual Bilhete (II)
Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2.
# Exercícios:
1) A que gênero textual pertence o texto lido?
a) Bilhete.
b) E-mail.
c) Poema.
d) Torpedo.
2) Agora, releia o texto e responda:
a) A linguagem utilizada é formal ou informal? Justifique com palavras do texto.
b) Por que o remetente do bilhete escolheu essa linguagem?
3) Vamos praticar mais um pouco? Abaixo, você vai ler duas propostas para realização
de bilhetes. Utilizando os conhecidos adquiridos nas duas últimas aulas deste caderno,
elabore dois bilhetes segundo as orientações.
A) Sábado é dia de seu aniversário e você esqueceu de convidar uma colega de sua
classe. Faça um bilhete convidando-a para sua festa. Diga onde, quando e que horas
vai ser. Use a linguagem informal, pois ela é sua amiga.
B) Você gostaria que a diretora de sua escola fizesse um passeio para sua turma.
Escreva um bilhete fazendo esse pedido. Use a linguagem formal, pois vocês não têm
intimidade. Seja educado.
Atividade sobre o gênero textual Bilhete
Leia atentamente os textos abaixo e faça o que se pede.
Texto 1
Letícia,
No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe. Vamos sair Mais ou menos às treze horas. Você quer vir com a gente?
Beijos,
Lorenna.
Disponível em: www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Texto 2
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...
(Mário Quintana)
# Exercícios:
1) Como já é do seu conhecimento, o bilhete é uma mensagem curta enviada para alguém. Qual dos dois textos é verdadeiramente um bilhete? Justifique sua resposta.
2) Você deve ter observado que o texto 2, embora tenha o título de “bilhete”, não apresenta elementos fundamentais deste gênero. Que elementos são esses?
3) Os dois textos tratam de assuntos diferentes. Qual o assunto do texto 1? E do texto 2?
4) Elabore um bilhete para um familiar informando que teve de sair mas que retornará em breve pra casa.
sábado, 30 de dezembro de 2017
Atividade sobre o gênero textual Charge
Leia a charge abaixo:
# Exercícios:
1. Como você já sabe, um dos objetivos da charge é estabelecer uma crítica.
Qual a crítica estabelecida pela charge acima?
2. A inscrição no cartaz da charge não está de acordo com as regras ortográficas. Reescreva-a de acordo com a linguagem padrão, corrigindo a ortografia.
3. O humor da tira consiste na oposição entre ensino de qualidade x ortografia errada. Justifique.
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
4. Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "ensino de qualidade" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão. Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs).
Atividade sobre a Charge "Protesto/Pretexto" (parônimos)
Leia o texto abaixo:
# Exercícios:
1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) quadrinhos
b) tirinha
c) cartum
d) charge
2. Você deve ter acompanhado a onda de protestos e manifestações que tomaram conta do Brasil este ano. Observando a imagem e as palavras que compõem o texto analisado, como você poderia explicá-lo?
3. Você sabe o que são parônimos? Os parônimos são palavras com escrita e pronúncia parecidas, mas com significados (sentidos) diferentes. Observe o exemplo abaixo:
O homem fez uma bela descrição da mulher. (ação ou efeito de descrever) - Use a sua discrição, Paulo. (Característica do discreto, de quem não quer chamar a atenção.)
De acordo com as informações acima as palavras da charge podem ser consideradas exemplos de parônimos? Justifique.
# RESPOSTAS (GABARITO)
sábado, 2 de dezembro de 2017
Atividade sobre Elementos da Comunicação
1. Leia a tira a seguir e responda:
a) Qual é o código empregado na fala do índio?
b) Qual é o contexto ou referente da mensagem veiculada na tirinha?
2. Considerando que a Carta de Achamento do Brasil é um texto, no qual o escrivão Pero Vaz de Caminha apresenta as terras e os habitantes do Movo Mundo ao, então rei de Portugal, D. Manuel I, complete o quadro, a seguir, indicando os elementos e conceitos que faltam:
3. Observe, a seguir, o trecho da Carta:
Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. [...]
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela [na nova terra], ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos.
Segundo a passagem, podemos perceber que o escrivão do rei não conseguiu descobrir se existiam ou não metais preciosos nas terras da colônia, porque eles e os índios não falavam o mesmo idioma.
Considerando as informações responda:
a) Somente os gestos foram suficientes para que a os colonizadores e os indígenas se comunicassem plenamente?
b) Qual dos seis elementos da comunicação está relacionado a essa dificuldade de entendimento entre portugueses e índios?
Atividade com tirinha - sobre Formação de Palavras
1. Observe a palavra pernilongo no quadrinho e responda:
Qual o processo de formação dessa palavra?
2. O texto, a seguir, é o trecho de um poema do Arcadismo brasileiro.
“Não sei, Marília, que tenho,
Depois que vi o teu rosto;
Pois quanto não é Marília,
Já não posso ver com gosto.
Noutra idade me alegrava,
Até quando conversava
Com o mais rude vaqueiro:
Hoje, ó Bela, me aborrece
Inda o trato lisonjeiro
Do mais discreto pastor.”
[...]
(GONZAGA, Tomás. In: MOISÉS, Massud. A literatura brasileira atravésdos textos. São Paulo: Cultrix, 1977. P. 64-65)
A) A palavra vaqueiro (verso 7) foi formada por derivação:
a) Prefixal
b) Sufixal
c) Parassintética
d) Imprópria
B) Qual a palavra primitiva que a originou?
C) A palavra lisonjeiro (v. 9), significa aquele que adula, que agrada alguém. Ela foi formada por derivação sufixal, através do sufixo –eiro, que dentre outros, apresenta ideia de ofício, ocupação, profissão. Utilizando o mesmo sufixo e a ideia nele contida, forme novas palavras derivadas.
# RESPOSTAS (GABARITO)
# RESPOSTAS (GABARITO)
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Atividade sobre artigo enciclopédico "Guarará da Amazônia"
Leia o texto abaixo:
GUARANÁ DA AMAZÔNIA
O Guaraná é uma pequena árvore originária da Amazônia. Ele é encontrado no Brasil e na Venezuela. Seu nome científico é Paullinia Cupana Kunth e pertence à família Sapindaceae. É também conhecido por guaraná, narana, guaranaúva, guaranaína, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e por ser estimulante é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Seus frutos formam cachos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam sua pasta como remédio.
Fonte: http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=76
# Exercícios:
1. Após a leitura do texto acima, responda às questões que seguem:
a. De onde o Guaraná é originário?
b. Qual o seu nome científico?
c. Que outros nomes ele recebe?
d. Por que ele é usado para fabricar refrigerante?
e. Como são seus frutos?
f. Qual a visão dos índios sobre essa planta?
2. No texto “Guaraná da Amazônia” foi utilizada a linguagem formal. Justifique com
elementos do texto.
3. Pode-se dizer que o objetivo desse texto é:
a. Entreter o leitor.
b. Transmitir um conhecimento, uma informação.
c. Levantar uma reflexão sobre a realidade dos índios.
d. Dar uma notícia.
4. O texto que você leu para responder às questões é um artigo enciclopédico. Reflita sobre todas as respostas que foram dadas anteriormente e preencha o quadro sobre o que caracteriza esse gênero textual.
Artigo enciclopédico
Objetivo do texto?
Linguagem utilizada?
Tipo de leitor?
Atividade sobre conectores (relações de sentido das conjunções)
Agora, que já estudamos um pouco sobre os conectores, vamos exercitar nossos conhecimentos.
Leia o texto:
“O combate ao verbalismo do barroco literário, já extenuado, conferiu à Arcádia Portuguesa um caráter polêmico de renovação, prol de uma literatura mais simples, mais natural, de acordo com os ideais do século XVIII. Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos, da clareza nas ideias, da imitação estrita dos antigos escritores gregos e romanos. Por isso, há no arcadismo um desejo de simplicidade intelectual – baseada na influência do racionalismo filosófico — e, também, de simplicidade afetiva, devida ao reconhecimento da dignidade e beleza que pode haver na manifestação das emoções. Este último traço diferencia os árcades de seus antecessores cultistas e, sobretudo, dos clássicos franceses do século XVII (que tomaram em grande parte por modelo), pois tanto uns quanto outros procuravam dar à emoção um caráter mais abstrato e geral, além de atribuírem maior valor ao domínio sobre elas por meio da vontade. Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo mais confidencial e sentimental, que acaba em manifestações nitidamente pré-românticas.
Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas
ideológicos.”
CANDIDO, Antônio e CASTELO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira – Das origens ao
Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997
# Exercícios:
1. Observe a passagem:
Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo.
a) Neste trecho, é possível perceber a presença de um conector que expressa uma
concessão. Identifique-o.
b) Que outros conectores poderiam substituí-lo mantendo a mesma relação de
sentido?
2. Substitua o termo em destaque, na passagem a seguir, por outro que expresse a
mesma relação de sentido:
Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos
3. No trecho, “Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas
ideológicos”, a expressão em destaque revela uma relação de:
A) Adição
B) Conclusão
C) Oposição
D) Finalidade
E) Alternância
4. Leia a frase abaixo, a fim de identificar os conectores e indicar o valor semântico de cada um deles.
"As avaliações podem ser muito difíceis, porque acabam exigindo bastante dos alunos, mas eles podem superar essa dificuldade caso se preparem bem".
# RESPOSTAS (GABARITO)
# RESPOSTAS (GABARITO)
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Atividade: Entrevista com Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'
Leia uma entrevista feita com uma aluna de 13 anos, observe o tipo de pergunta, o tipo de resposta, em seguida responda as questões.
Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'
RIO — “Olha, a Isadora escreve bem, é articulada na internet, mas é muito, muito tímida para dar entrevistas”, adverte a mãe da jovem Isadora Faber, de 13 anos, antes de passar o computador conectado ao Skype para a filha. A produtora Mel Faber não tentava apenas protegê-la do assédio da imprensa. Depois que a jovem, inspirada numa blogueira escocesa de 9 anos, criou uma página no Facebook em agosto para denunciar as condições precárias da escola pública que frequenta, em Florianópolis, forçando a prefeitura a providenciar melhorias, a mãe também a prepara para
enfrentar as consequências do seu ato. O que significa, no mínimo, encarar muitas entrevistas.
Em pouco mais de dois meses, a página de Isadora já recebeu 322 mil curtidas. Sua iniciativa repercutiu em todo o país, levando outros estudantes a criarem páginas semelhantes. Até o jornal francês “Le Monde” elogiou a disposição da pequena Lisa Simpson catarinense. Mas este foi o lado bom da história. Isadora enfrentou críticas de muitos colegas de classe, pais e professores, que não aprovaram tanta exposição.Acusada de calúnia por uma professora, teve de prestar depoimento numa delegacia, acompanhada de seu pai. Tímida, sim, mas nada acuada, Isadora diz que ainda há
muito o que fazer.
O Globo: Depois de fazer a página no Facebook sozinha, conseguir que os reparos fossem feitos (maçanetas foram colocadas no banheiro, fiações recuperadas, bebedouros trocados e professores contratados), você ainda foi parar numa delegacia para se defender. Isso te desanima a continuar?
Tem muita gente que me apoia, diz que o que estou fazendo está certo, então vou seguir fazendo. O que mais quero é que outros alunos de escolas públicas também façam o mesmo para arrumarem suas escolas. Só porque é escola pública tem que ser ruim?
Como é na sala de aula? Seus colegas ficam com medo de você escrever tudo o que acontece na página?
Na minha sala, pelo menos, meus colegas me apoiam. É mais chato no recreio. Eu percebo que os alunos mais velhos ficam comentando...
O que ainda falta resolver na sua escola?
Eu acho que ainda dá para melhorar muito. Essa situação dos professores que faltam, principalmente.
Pensa em mudar de escola?
Não, quero continuar aqui.
A página “Diário de classe” mudou sua rotina como estudante?
Não. Sigo indo normal. Gosto mais das aulas de História, Geografia e Educação Física, menos das de Matemática. Continua tudo normal.
O que você faz nas horas vagas?
Eu tô sempre com alguns amigos, a gente sai pra passear com meu cachorrinho... Só tenho que separar um tempinho no dia para dar uma olhada na página (Isadora tenta responder a cada uma das centenas de mensagens que recebe por dia).
O que você vai ser quando crescer?
Eu gosto de denunciar os problemas, para tentar arrumar as coisas. Eu quero muito ser jornalista.
(...)
Disponível em: http://oglobo.globo.com/educacao/isadora-faber-so-porque-escola-publica-tem-queser-ruim-6327388#ixzz2ix9nG4Pz
# Exercícios:
1. Sobre os interlocutores da entrevista:
a) Quem é o entrevistado?
b) Quem é o entrevistador?
2. Sobre o título da entrevista, com que intenção a jornalista teria escolhido esse
título?
3. Entre o título e o início da entrevista há um texto. Qual o objetivo desse texto?
4. Sobre as perguntas feitas para a entrevista:
a) Demonstram ter sido previamente elaboradas para Isadora Faber?
b) Para que tipos de assuntos se direcionam?
c) São assuntos polêmicos? Justifique.
5. Sobre as perguntas do jornalista, foram fechadas ou abertas?
6. Qual a variedade linguística empregada na entrevista?
domingo, 26 de novembro de 2017
Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Joanne" de Lady Gaga
O bons jornais e revistas do país costumam veicular em sua seção cultural textos de avaliação crítica, chamados "resenha crítica" ou simplesmente "crítica". O objetivo desse gênero textual é apresentar aos leitores um conjunto de informações a respeito de um objeto cultural - livro, disco, filme, peça teatral, exposição de arte, show, etc. - e fazer uma avaliação de sua qualidade.
Leia a crítica a seguir, sobre o álbum "Joanne", de Lady Gaga:
'Joanne' leva Lady Gaga ao country e ao soul, mas falta sutileza
Ela troca electropop por bons arranjos orgânicos, mas voz exagerada domina. Ao variar estilos, ela pode atrair novos fãs, mas às vezes cai no pastiche.
Lady Gaga é um pouco menos Lady Gaga em sua fase "Joanne". Saem de cena os figurinos extravagantes, os vídeos superproduzidos e as batidas eletrônicas arrasa-quarteirão. Ela chega pouco montada, no som e no visual, para seu quinto álbum. Gaga está mais Stefani Germanotta - seu nome de batismo. Mas a produção mais delicada contrasta com a voz e a interpretação, ainda no estilo exagerado de antes.
As companhias também mudaram. Ela se cerca de músicos com moral na crítica. O produtor Mark Ronson (de Amy Winehouse e do hit "Uptown funk") é o principal parceiro. Beck, Florence and the Machine, Father John Misty, Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Kevin Parker (Tame Impala) deixam "Joanne" mais orgânico, com mais instrumentos "de verdade".
Até o sotaque é diferente. A novaiorquina emula uma caipira em "A-Yo", que tem guitarras country e levada soul dançante - essa mistura é a mais presente no disco. Para equilibrar, o produtor BloodPop (de Justin Bieber) dá pitadas de efeitos para que "Joanne" seja menos retrô. Felizmente, há mais boas ideias do que no repetitivo primeiro single "Perfect illusion".
A parceria com Florence, "Hey girl", teria cenário numa boate de Nova York nos anos 70. Os sintetizadores carregam demais na tinta retrô. Florence, com voz mais adequada a uma faixa assim, soa melhor. Por outro lado, a letra mundana sobre ajuda entre mulheres tem mais a ver com Gaga que a convidada. Em geral, a faixa é inferior ao potencial das duas, infelizmente.
A impressão é de que essa fase de Lady Gaga à paisana é só mais uma fantasia dela - que nem é a das mais convincentes, mesmo com vários elementos acertados. "Joanne" acaba tendo uma coisa ou outra capaz de agradar todo mundo, "little monster" ou não. Vai ter muito "hater" curtindo Lady Gaga sem querer por aí.
Fonte: Rodrigo Ortega, site G1
# Exercícios:
1. O que a resenha crítica lida informa quanto á produção do álbum de Lady Gaga?
2. Na crítica ao álbum "Joanne", de Gaga:
a) O parecer do crítico é positivo ou negativo?
b) Que faixas do álbum parece ter impressionado mais o crítico?
c) O crítico procura identificar eventuais influências sobre o trabalho de Gaga?
3. Observe a linguagem do texto.
a) Em que tempo e modo estão predominantemente os verbos? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
b) O que justifica essa escolha de tempo e modo verbal?
c) Que variedade linguística é utilizada: padrão ou não padrão? Justifique.
d) A variedade linguística empregada está adequada ao público alvo? Por quê?
4. A crítica é um gênero da família dos gêneros argumentativos, pois sua finalidade principal, além de informar, é convencer o leitor.
a) Na sua opinião, o autor do texto foi persuasivo? Por quê?
b) Em seu posicionamento crítico, o autor do texto conseguiu se manter impessoal ou deixou transparecer traços do seu gosto pessoal?
5. Observe o título e o subtítulo do texto.
a) Eles se referem a características do álbum enfatizado no texto?
b) Como resultado final, você considera o título e o subtítulo atraentes? Por quê?
Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Bang" de Anitta
O bons jornais e revistas do país costumam veicular em sua seção cultural textos de avaliação crítica, chamados "resenha crítica" ou simplesmente "crítica". O objetivo desse gênero textual é apresentar aos leitores um conjunto de informações a respeito de um objeto cultural - livro, disco, filme, peça teatral, exposição de arte, show, etc. - e fazer uma avaliação de sua qualidade.
Leia a crítica a seguir, sobre o álbum "Bang", de Anitta:
'Bang' de Anitta tem início poderoso, mas tropeça em clichês
3º álbum abre com faixas explosivas, mas perde fôlego em baladas e R&B. Disco tem dueto picante com Nego do Borel
Quem ouve as duas primeiras faixas do novo CD da Anitta, "Bang", se pre-para e espera uma joia do pop brasileiro.
O estouro é mais fugaz, entretanto. Com início quase perfeito (com a faixa-título e "Deixa ele sofrer"), o terceiro disco da ex-funkeira tem altos e baixos.
São 14 músicas, cinco participações especiais e Umberto e Mãozinha mais uma vez escalados como produtores do disco. Diferentemente dos dois trabalhos anteriores, há músicas beeeem aquém do que se espera de uma cantora pop de primeiro time.
A abominável "Cravo e canela", cantada com Vitin (da banda de reggae Onze:20), parece sobra de Seu Jorge. "Volta amor" é uma "Zen" piorada, feita para ocupar a cota música de luau e de FM de elevador. "Me leva a sério" lembra um pesadelo com discursinho que destoa de outras letras muito mais sagazes.
No geral, "Bang" mira com precisão no pop, embora erre o alvo tantas vezes. Quando acerta, aí é para matar. São os casos das duas primeiras e também de outras como "Pode chegar", com Nego do Borel; e "Gosto assim", com Dubeat.
Fonte: Rodrigo Ortega e Braulio Lorentz, site G1
# Exercícios:
1. O que a resenha crítica lida informa quanto à produção do álbum de Anitta?
2. Na crítica ao álbum "Bang", de Anitta:
a) O parecer do crítico é positivo ou negativo?
b) Que faixas do álbum parece ter impressionado mais o crítico?
c) O crítico procura identificar eventuais influências sobre o trabalho de Anitta?
3. Observe a linguagem do texto.
a) Em que tempo e modo estão predominantemente os verbos? Justifique sua resposta com exemplos do texto.
b) O que justifica essa escolha de tempo e modo verbal?
c) Que variedade linguística é utilizada: padrão ou não padrão? Justifique.
d) A variedade linguística empregada está adequada ao público alvo? Por quê?
4. A crítica é um gênero da família dos gêneros argumentativos, pois sua finalidade principal, além de informar, é convencer o leitor.
a) Na sua opinião, o autor do texto foi persuasivo? Por quê?
b) Em seu posicionamento crítico, o autor do texto conseguiu se manter impessoal ou deixou transparecer traços do seu gosto pessoal?
5. Observe o título e o subtítulo do texto.
a) Eles se referem a características do álbum enfatizado no texto?
b) Como resultado final, você considera o título e o subtítulo atraentes? Por quê?
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Atividade sobre "Entrevista" (com cineasta Fernando Meirelles)
Leia o trecho do texto abaixo publicado na revista "Planeta":
Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes
O cineasta paulista Fernando Meirelles concilia o cinema com o ativismo em defesa das florestas e dedica boa parte do seu tempo a acompanhar as questões ecológicas.
Aos 56 anos, o cineasta Fernando Meirelles integra a galeria dos melhores diretores do cinema brasileiro. Entusiasta de filmes experimentais na juventude, criou programas para a televisão, trabalhou com publicidade e dirigiu sucessos como Cidade de Deus, em que usou a estética dos videoclipes para retratar a violência no Rio de Janeiro – obra que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.
Precisamos mudar de cultura para adequar nossa civilização aos limites do planeta?
Sabemos que precisaríamos dos recursos de três planetas para a população atual alcançar os padrões de consumo do Primeiro Mundo. Esse parece ser o objetivo de todos os governos e habitantes. Mas está claro que essas aspirações não cabem no espaço que temos. Apesar de muitos estudos anunciando a falta iminente de minérios, de peixes ou de água potável, nossa sociedade não sabe existir sem crescer.
Há pessimismo sobre o esforço para se controlar as mudanças climáticas. Estamos numa corrida contra o tempo?
Alguns cientistas dizem que estamos quase no ponto em que o processo de aquecimento se torna irreversível. Outros, que já ultrapassamos. Em 2000 estava claro que para o planeta não esquentar 2º centígrados até 2050 as emissões de carbono teriam que ser reduzidas em 2% ao ano, ao longo da década. Não aconteceu. Há indícios claros de que algo está mudando muito mais rapidamente do que se previa.
Você acha que há empenho em mudar o modelo de vida consumista que temos?
Muito pouco. Ambientalista ainda é sinônimo de chato, quando não de hippie maconheiro. “É gente contra o progresso, que acredita que comida nasce em supermercado”, diz a inacreditável senadora Kátia Abreu. Em curto prazo entendo por que se associa crescimento a bem-estar. O problema é que a visão de longo prazo não cabe no sistema visual dos homens públicos: eles trabalham com horizontes que vão, no máximo, até as próximas duas ou três eleições.
O cinema pode mitigar as emissões de carbono?
Como toda forma de comunicação, o cinema pode ajudar a mudar comportamentos ao informar e tocar as pessoas. Lembro que fiquei extremamente impactado ao assistir a filmes como o francês Home – nosso Planeta, nossa casa ou o norte-americano Food Inc. São filmes sensacionais a respeito dos temas desta entrevista. Deixo a recomendação aos leitores. (Por Maria da Paz Trefaut)
Responda às questões abaixo:
1. A que gênero textual pertence o texto lido?
a) notícia
b) artigo de opinião
c) entrevista
d) reportagem
2. Com que tipo de pessoa e com que finalidade o texto trabalha?
a) foi entrevistado um político para falar sobre economia
b) foi noticiado sobre meio ambiente a partir da fala de um advogado
c) foi apresentado um cientista para falar sobre meio ambiente
d) foi entrevistada uma pessoa pública para falar sobre meio ambiente
3. Quem é a entrevistadora e quem é o entrevistado no texto?
4. Considerando que a revista "Planeta" é dirigida a um público com acesso a produtos culturais. A escolha do título está relacionada ao perfil do público da revista? Por quê?
5. Qual é o assunto abordado no texto?
6. Observe a linguagem usada pela entrevistadora e pelo entrevistado. Que variedade linguística foi empregada?
7. Qual é o ponto de vista do entrevistado sobre a "limitação dos recursos do planeta"?
8. O que o entrevistado fala sobre "controle das mudanças climáticas"?
9. O entrevistado é pessimista ou otimista em relação às pessoas mudarem suas posturas sobre o consumismo? Explique sua resposta.
10. Há alguma pergunta da entrevistadora que relaciona cinema com meio ambiente? Qual propósito dessa pergunta?
sexta-feira, 3 de novembro de 2017
ENEM - 10 dicas que vão te ajudar a alcançar a nota máxima na redação
Se você acha que tirar nota 1.000 na redação do Enem é uma missão impossível, você se enganou! Pode até ser uma tarefa difícil, mas já houve quem contrariasse a lógica pessimista e conquistasse a pontuação máxima em uma das provas mais difíceis – e temidas! – do Exame Nacional do Ensino Médio.
Criado no ano de 1998, o Enem era utilizado para avaliar a qualidade da educação nacional. Com o início de sua segunda versão, em 2009, a avaliação passou a ser utilizada por várias universidades e faculdades como uma alternativa ao vestibular tradicional. Conhecido por suas questões interdisciplinares, o Enem apresenta aos seus candidatos um tipo de redação diferente dos demais vestibulares, por isso, é preciso ficar atento às suas especificidades para obter uma boa pontuação. Elaboramos para você algumas dicas para a redação do Enem que certamente irão lhe ajudar a organizar as ideias no papel. Bons estudos!
☺ 1. A mais útil e importante de todas as dicas: Mantenha a calma. De nada adianta se desesperar, afinal de contas, o nervosismo atrapalha o desenvolvimento de qualquer atividade. Comece a prova pela matéria que você conhece melhor os conteúdos, não há nenhum problema em começar a prova pela redação;
☺ 2. Descanse na véspera da prova. Tentar estudar todos os conteúdos que você negligenciou durante anos só vai trazer ainda mais nervosismo, portanto, relaxe e evite muitas leituras no dia anterior ao exame;
☺ 3. Leia todos os textos de apoio e destaque as informações que considerar relevantes para embasar seus argumentos. A partir desse momento, você já estará planejando seu texto;
☺ 4. Em edições anteriores, a mídia noticiou exaustivamente o comportamento reprovável de alguns candidatos, que levaram para a prova de redação trechos de hino de time de futebol e até mesmo receitas de macarrão, entre outras maluquices que foram interpretadas como deboche e desrespeito. Contamos com seu bom senso, pois o Enem é um exame sério, portanto, nada de brincadeiras;
☺ 5. Caso seu texto não esteja de acordo com o tema proposto, ele será configurado naquilo que os corretores entendem como “fuga ao tema”, e provavelmente o projeto “nota 1.000” do Enem irá por água abaixo. A “fuga ao tema” é avaliada de maneira implacável: nota zero para quem não ficar atento à proposta;
☺ 6. Texto muito curto geralmente está associado à falta de conteúdo, e para a falta de argumentos só há um remédio: doses cavalares de leitura. Nada de ficar enrolando o texto, isso também prejudica sua redação. Comece elaborando uma lista sobre os aspectos que você pretende adotar. Essa técnica vai garantir que você não se esqueça de nenhum tópico importante;
☺ 7. Assim como assumem um papel de norteadoras para os candidatos, as coletâneas também podem ser uma espécie de armadilha, pois muitos estudantes copiam ou parafraseam os textos que abrem o tema da redação. Nesses casos, a redação é anulada, pois entende-se que o candidato plagiou outros autores. Das coletâneas, extraia apenas dados estatísticos ou citações que estejam feitas de maneira expressa no texto;
☺ 8. Atenção à norma culta, pois erros ortográficos e gramaticais te deixarão distante da pontuação máxima. Atenção quanto ao uso do verbo haver (vilão indiscutível), uso dos pronomes relativos, uso dos pronomes demonstrativos, concordância verbal, pleonasmos, pontuação e coloquialismo, falhas consideradas corriqueiras pelos corretores;
☺ 9. Você conhece princípios como cidadania, igualdade, liberdade e diversidade? Provavelmente sim, por isso, respeite-os quando for construir seus argumentos, pois o comportamento contrário é uma das razões para ter a redação do Enem zerada. Lembre-se de que uma das maiores características do exame é a preocupação com aspectos humanistas e sociais;
☺ 10. Conclua suas ideias e apresente uma proposta de intervenção social relacionada com o tema. A conclusão é o momento em que o candidato retoma e reforça seus argumentos, reafirmando a postura adotada ao longo do texto.
Dica das dicas: Para seguir nossas dez dicas de redação para o Enem, é preciso, em primeiríssimo lugar, entender que sem o hábito de leitura elas não fazem o menor sentido. Não existem mágicas para se fazer um bom texto: ler sempre e bastante torna tudo mais fácil, até mesmo a redação do Enem.
quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Pratique redação com os temas da redação nos anos anteriores
Confira os temas da redação que já apareceram nas provas do Enem. Veja como se dar bem na redação do Enem 2017
2016 Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014 Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999 Cidadania e participação social
1998 Viver e aprender
# Proposta:
Que tal escolher um dos temas acima e escrever uma redação dissertativa como forma de preoaração para a prova deste ano?
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Atividade sobre aposta de tema para redação do ENEM deste ano
Leia o texto abaixo:
Bullying é aposta de professores para tema da redação do Enem
Exame será aplicado no dia 5 de novembro e, pelo histórico, aborda assuntos sociais em evidência.
O Brasil voltou a falar de bullying neste sábado, por um motivo trágico: o caso do aluno de 14 anos de uma escola em Goiás que atirou dentro da sala de aula, com a arma do pai policial militar, e matou dois colegas. Uma das versões que surgiu é de que ele era vítima dos colegas, que o chamariam de "fedorento". O debate volta à tona às vésperas do Enem e, antes mesmo desse caso, o tema já era uma das apostas de professores em Campo Grande para a redação, prova que gera ansiedade entre os candidatos.
Já é sabido que temas de grande abrangência e polêmica social no Brasil são os mais trabalhados na redação do Enem nos últimos anos. O Campo Grande News conversou com docentes do ensino médio de escolas públicas e privadas, e de cursinhos pré-vestibulares, para saber o que vem sendo especulado entre eles para o dia 5 do mês que vem, quando será aplicada a prova.
A professora Raquel Raminini já acertou o tema da redação quatro vezes consecutivas – de 2013 a 2016. “São inúmeras possibilidades de temas para o Enem, mas minha principal aposta para 2017 é o bullying, tanto o físico, que é vivido por muitos jovens nas escolas e na comunidade, quanto o virtual, aquele que é feito pela internet, em redes sociais”, diz.
Durante o ano todo, Raquel trabalha temas diferentes a cada mês com os alunos, para exercitar textos dissertativos-argumentativos.
"Nessa metodologia, proponho abordagens que estão “inflamando” a sociedade brasileira na atualidade. Ano passado, por exemplo, me recordo que o tema do mês da prova foi intolerância religiosa, justamente o que caiu no Enem”, conta.
(Anahi Gurgel. In: https://www.campograndenews.com.br. 21/10/2017)
# Exercícios:
1. Qual o gênero textual que o texto lido pertence?
a) entrevista
b) reportagem
c) notícia
d) artigo de opinião
2. No 1º parágrafo (lead), temos informações que respondem às perguntas básicas do texto:
a) Qual é o fato?
b) Onde esse fato tem ocorrido?
c) Quando esse fato tem ocorrido?
d) Por que esse fato tem ocorrido?
3. No 2º parágrafo, um fato novo amplia o texto. Que fato é esse?
4. Nos demais parágrafos, o autor do texto faz uso de um recurso muito comum em reportagens. Qual foi esse recurso?
5. O que a fala da entrevistada acrescentou ao texto jornalístico?
6. Qual foi a variedade linguística usada no texto? Ela está adequada?
7. Escreva uma redação dissertativa sobre o tema que, segundo a reportagem, é uma aposta para o ENEM deste ano.
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Atividade com redação dissertativa sobre "perigos do universo digital"
# Redação do Enem
O texto abaixo é uma redação avaliada como nota 10 pelo Banco de redações do site "Uol Educação".
A face obscura da internet
# Exercícios:
1. Identifique nesse texto os parágrafos correspondentes:
a) introdução -
b) desenvolvimento -
c) conclusão -
2. Qual é a tese (afirmação defendida) nesse texto?
3. Identifique ao menos um argumento usado para sustentar o ponto de vista do autor do texto.
4. O texto apresenta domínio da variedade padrão da língua? Por quê?
5. Na conclusão, o texto apresenta uma proposta de solução do problema abordado? Qual?
6. Elabore uma redação dissertativa sobre o tema "Perigos do universo digital". Mínimo de 15 linhas distribuídas em 3 ou 4 parágrafos.
domingo, 15 de outubro de 2017
Atividade sobre texto dissertativo-argumentativo
Leia o texto "Há incerteza na mudança":
O filósofo Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável, mas o progresso é uma questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A certeza se refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida nos atinge quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
Vivemos num universo dinâmico e as mudanças climáticas, junto aos ciclos dos movimentos aparentes dos astros, criando dias e noites, talvez sejam as provas mais evidentes disso. É interessante perceber como este dinamismo permeia a vida do homem, não só individualmente, mas também socialmente. Impérios são criados, conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo lugar a outros. As formas de vida também sofrem alterações através do tempo (teoria da evolução das espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos à erosão e à ação oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras substâncias.
Correto está o filósofo, ao afirmar que “a mudança é indubitável”. Porém a questão do progresso, ou seja, uma mudança positiva deve ser analisada com mais cuidado. A partir da definição de progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar ”positiva sob qual ponto de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina: males de origem” associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais justa. Por outro lado, a revolução industrial, período de significativo progresso tecnológico, condenou mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca de salários miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança positiva apenas para o capitalista.
Passando da sociologia para a ecologia, podemos perceber pelo texto “Bad evolution” de Alamma Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser alterado em função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na temperatura média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”, aumentando a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o aumento de temperatura média do planeta deve ser considerado uma mudança positiva ou negativa?
Deve ficar claro que, muitas vezes, o ser humano não tem condições de avaliar o impacto causado por suas atividades. Sabemos que a instalação de uma usina termoelétrica provoca o aumento da acidez nas chuvas da região onde se encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente devido a todas as outras atividades humanas? A aplicação de um determinado projeto social pode melhorar a vida de algumas pessoas em detrimento de outras. Como avaliar se isso é benéfico ou maléfico?
As palavras de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez nunca percam a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre, sem nunca saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar mudando, sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu extermínio. Talvez Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas parte da natureza humana.
Aldebaran L. do Prado Júnior. In: Vestibular Unicamp -
Redações 2003. Campinas: Editora da Unicamp, p. 51.jogo texto
1- O texto dissertativo escolar geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentado a ideia principal ou tese, o desenvolvimento , que fundamenta ou desenvolve a ideia principal ,e a conclusão.
a) Identifique os parágrafos que constituem essas partes.
b) Qual é a principal, ou tese ,defendida pelo autor na introdução?
2- O desenvolvimento é construído em 4 parágrafos.
a) Que aspecto da tese é desenvolvido no primeiro desses quatro parágrafos?
b) Que aspecto é abordado nos outros três parágrafos?
3- Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser diferentes tipos: exemplos comparações , dados históricos , dados estatísticos , pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais , depoimentos -- enfim , tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. Quais desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um dos parágrafos do desenvolvimento?
4- Observe a conclusão do texto. trata-se de uma conclusão de tipos síntese ou do tipo proposta?
5) Observe o título do texto. Você considera adequado ao texto por quê?
6) Observe a linguagem do texto:
a) Que variedade linguística foi empregada?
b) Que pessoa gramatical dos verbos e pronomes predomina?
c) A linguagem tende a possibilidade ou a impessoalidade? Tende objetividade ou a subjetividade?
Fonte: Português: Linguagens
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Exercícios sobre verbos no modo imperativo
Leia esta receita:
Biscoito de chocolate e nozes
Ingredientes
⦁ 1 xícara (chá) de margarina
⦁ 4 colheres (sopa) de açúcar
⦁ 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
⦁ 2 colheres (sopa) de amido de milho
⦁ 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
⦁ 50 g de nozes trituradas
Modo de preparo
⦁ Em um recipiente, misture a margarina e o açúcar.
⦁ Depois, junte a farinha de trigo, o amido de milho e o chocolate.
⦁ Com as mãos, sove a massa até ficar uniforme.
⦁ Em seguida, modele o formato desejado.
⦁ Se quiser, abra a massa com o auxílio de um rolo e corte-a com moldes de desenhos.
⦁ Coloque-as em uma assadeira.
⦁ Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos, na temperatura de 1800, ou até dourar.
Dica
• Acrescente as nozes na hora em que for sovar a massa.
(Silvia Martins. http://www.comidaereceitas.com.br)
# Exercícios:
1. Identifique o modo em que estão as formas verbais destacadas no texto.
2. As formas deixe assar e for sovar são locuções verbais e podem ser substituídas por formas verbais simples, isto é, por uma única palavra.
a) Quais são essas formas verbais?
b) Em que modo verbal elas estão?
3. Leia um trecho de uma conversa.
L1 escuta... vai pintar um show com Chitãozinho e Xororó amanhã na PRAia cara... vamos? ((animado))
[...]
L2 amanhã? ((já com ar de impossibilidade))
L1 é: vamos embora logo cedo?
L2 não dá cara... tô cheio de serviço até a cabe::ça...
L1 ah::: faz o possível pra dar conta pelo menos até a hora do almo::ço ((meio indignado))
[...]
L2 vou pensar...
L1 tá bom mas ó... dá um je::ito... vamos lá:: pô você só traba::lha... qual é::?
Leonor Fávero. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino da língua materna. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p.75-76.
a) Qual é o assunto da conversa?
b) A conversa representa uma situação informal. Que marcas do texto indicam essa situação?
c) Copie duas frases do texto em que os verbos aparecem no modo imperativo.
d) O que o uso do imperativo expressa nessa conversa?
e) Por que o imperativo não está conjugado de acordo com a norma-padrão?
4. Leia um trecho de uma crônica.
Horóscopo
— Telefonaram do escritório, bem. Seu chefe mandou perguntar por que você não foi trabalhar.
— E você deu o motivo?
— [...] Então eu ia dizer ao seu chefe que você não trabalha hoje porque o seu horóscopo aconselha: "fique em casa descansando"?
— E daí, amor? Se meu signo é Touro e se Touro acha conveniente que eu não faça nada, como é que eu vou desobedecer a ele?
— É, mas com certeza seu chefe não é Touro, e não vai achar graça nisso.
— Ele é Áries, está ouvindo? E o dia não está para relações entre Áries e Touro. Pega aí o jornal. Faz favor de ler [...]: "Áries - Evite rigorosamente discussões com subordinados".
Carlos Drummond de Andrade. Crônicas 2. 19. ed. São Paulo: Ática, 2004 (Coleção Para Gostar de Ler).
a) A cena apresenta uma situação cotidiana. Que situação é essa?
b) Identifique no texto os verbos no modo imperativo.
c) O que o uso do imperativo expressa em um horóscopo?
d) Na última fala, os verbos no imperativo parecem expressar ordem, pedido ou conselho? Justifique.
Fonte: Para Viver Juntos - Português / Português: linguagem
# RESPOSTAS (GABARITO)
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Sete motivos importantes para estudar português para concursos
Você sabia que a língua portuguesa é a sétima mais falada do mundo? Sendo idioma oficial de países como Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Como nosso idioma oficial, é uma das matérias mais difíceis para concursos é o português. Não é fácil lembrar das infinidades de regras como os casos de concordância, crase, regência, verbo, períodos simples ou compostos. A disciplina está presente em, praticamente, todos os concurso na maioria dos cargos. Ou seja, não tem como você escapar.
1. Português: disciplina base em todo edital
Seja para o cargo de técnico, analista ou qualquer outro a língua portuguesa é uma disciplina certa no seu edital. Para dominar e entender todo o conteúdo pode demorar tempo, por isso, quanto antes você começar os seus estudos maiores serão as chances da sua classificação. Não deixe para fazer um curso básico de português para concurso somente quando sair o edital.
2. Português: reprovação de muitos candidatos!
Pode acreditar: a disciplina priva muitas pessoas do sonho de ingressar na carreira pública. Existem muitos candidatos que dominam as leis e gabaritam provas de direito constitucional, por exemplo, mas erram questões de verbos e regência. É fundamental que você entenda bem o conteúdo, assim como, as matérias específicas do seu concurso. Ela deve fazer parte do seu planejamento e com uma boa carga horária de dedicação. Por isso, antecipe a sua preparação antes de o edital ser publicado.
3. Português: ajuda a entender outras disciplinas
Ao estudar português, além de aprender gramática, você vai conseguir interpretar textos melhores, e como consequência conseguirá entender melhor as questões de outras disciplinas do seu concurso. Para resolver uma boa questão de matemática, por exemplo, é necessário saber interpretar e entender o que a pergunta quer para chegar ao resultado. Já parou para pensar nisso?
4. A língua portuguesa te prepara para qualquer concurso!
Qual é o concurso dos seus sonhos? Não importa! Ao dominar o conteúdo, você estará preparado para a sua prova. Desta forma, você amplia as suas chances de aprovação em outros certames, inclusive menores para garantir a sua vaga de uma vez no serviço público. O nível de dificuldade pode variar de uma banca para outra, mas o conteúdo é o mesmo.
5. Saber português faz a diferença para a sua carreira!
A língua não é importante apenas para os estudos de concurso público, mas para a sua vida profissional também. Uma pessoa que sabe falar ou escrever bem faz a diferença dentro da empresa, o que aumenta as chances de efetivação. Por exemplo, se você trabalha como advogado, poderá escrever textos melhores de acordo com a norma culta.
6. Vai aumentar o seu gosto pela leitura!
Você gosta de ler? A disciplina vai estimular o seu gosto pela leitura, ampliar os seus conhecimentos para te apresentar um novo mundo. É proporcional: quanto mais você ler, mais vocabulário vai ter para se desenvolver. Além disso, vai te ajudar a se expressar melhor para a sua família e os seus amigos.
7. Português: ensina você a se expressar!
Você sabe se expressar no seu dia a dia? Para conseguir aprender a usar a usar a língua portuguesa, é só treinar muita escrita e leitura. Saber se comunicar e escrever certo é fundamental para a sua aprovação em concurso público e também para o seu cotidiano como, por exemplo, no ambiente profissional. Quem sabe escrever, se destaca!
O que é importante na hora de estudar português para concursos?
Mesmo com a crise que se instala no país, será que vale a pena abandonar a preparação para os concursos públicos?
A Língua Portuguesa, por exemplo, é uma área de estudo que depende do hábito, da repetição, de provas anteriores comentadas e leitura. Interromper esse processo custa caro.
Para quem espertamente continuará a caminhada do aprendizado, os editais – na sua maioria das vezes – cobram PRONOME, VERBO, ADVÉRBIO, CONJUNÇÃO, VÍRGULA, CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA (CRASE), na parte gramatical. Os outros pontos, como Acentuação e Ortografia, também merecem aquela boa revisão.
Quanto ao material de treino, saiba que isso fará total diferença. Vale aqui a comparação com o atleta que possui tênis, alimentação, descanso, suplementação: o resultado aparece mesmo. Para os estudos de Língua Portuguesa, são essenciais:
a) Três a cinco obras gramaticais novas, de autores consagrados no mercado, do mundo dos concursos públicos;
b) Três a cinco obras com questões de Texto e Gramática comentadas. Tenha acesso a milhares de exercícios comentados, todas de concursos públicos;
c) O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (famoso VOLP), para conferência ortográfica, principalmente no momento de produção textual;
d) Um HD externo, com centenas e centenas de provas anteriores;
e) Tente não se isolar apenas com cursos online, pois a boa escrita depende muito da prática e auxílio do professor.
No mais, tire sempre todas as dúvidas existentes; a formatação de uma boa planilha de estudos, por exemplo, pode ajudar muito; valorize o momento de correção de suas produções textuais.
Uma visão aguçada, perante tantas regras gramaticais, depende de muito treino e de um certo tempo.
domingo, 17 de setembro de 2017
Atividade de interpretação de um texto argumentativo "Gravidez Precoce"
Gravidez Precoce
A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real, confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.
As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.
A escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida. O resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo conseqüências gravíssimas para o seu futuro profissional.
Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório. Isto ocorre porque, normalmente, a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o início da gestação. É muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas.
Lúcia Helena Salvetti De Cicco,
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe. Fonte: http://www.saudevidaonline.com.br/gravprec.htm
Após ler atentamente o texto, responda:
1.Qual é a tese do texto? Justifique sua resposta.
2. Segundo os argumentos apresentados pela autora no 1º parágrafo, aprova ou critica a gravidez na adolescência? Identifique os argumentos da autora, justificando a sua resposta.
3. A autora não cita exemplos, isso interfere na compreensão do leitor? Justifique sua resposta.
4. Qual é a sua posição sobre o assunto do texto? Concorda com a autora? Por quê?
5. Identifique no texto argumentados que foram iniciados a partir de conjunções que expressam os seguintes valores semânticos:
a) tempo
b) alternância
c) explicação
d) conclusão
6. Elabore uma tese (uma opinião) seguida de dois argumentos (um favorável e outro contrário).
Fonte: extoemmovimento.blogspot.com.br
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Interpretação de texto sobre Infância Perdida (problema social)
Uma criança vai para a escola, descalça. Outra criança vende balas no semáforo de uma cidade grande. Outra acorda às 4 h da madrugada para trabalhar na lavoura. Outra, jogando bola no campinho, sonha ser jogador de futebol. O que é ser criança no nosso país?
O menino
Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido.
Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.
É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir.
Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não tiveram infância.
Parece ser menor carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança-problema. Anda descalço por amor à bola.
Suas roupas são de segunda mão, seus livros são de segunda mão e tem a desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes.
Do amor não correspondido pela professora, descobriu que viver dói. Viveu cada verso de "Romeu e Julieta", sem nunca ter lido a história.
Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga.
De seu, tinha uma árvore, um estilingue zero quilômetro e um pássaro preto que cantava no dedo e dormia em seu quarto.
Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma.
Trajava, na ocasião em que desapareceu, uns olhos pretos muito assustados e eu não digo isso pra ser original: é que a primeira coisa que chama a atenção no menino são os grandes olhos, desproporcionais ao tamanho do rosto.
Mas usava calças curtas de caroá, suspensórios de elástico, camisa branca e um estranho boné que, embora seguro pelas orelhas, teimava em tombar pro nariz.
Foi visto pela última vez com uma pipa na mão, mas é de todo improvável que a pipa o tenha empinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.
Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.
Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem às dezenas todos os dias.
Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque... ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim.
(Chico Anysio. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/um-autorretrato-inedito-de-chico-anysio-4428439. Acesso em: 27/6/2014.)
Glossário:
Caroá: tecido rústico.
Dom Quixote: personagem da obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, caracterizada como sonhadora e delirante.
Febem: sigla de Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor; hoje, Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente).
Nelson Rodrigues: escritor e dramaturgo brasileiro.
Gilberto Braga: autor de telenovelas brasileiro.
Romeu e Julieta: peça teatral de William Shakespeare em que dois adolescentes são impedidos de viver o amor em razão da inimizade entre suas famílias.
# Exercícios:
1. O texto é construído como se fosse um anúncio de busca de pessoa desaparecida.
a) Em que trecho isso fica explícito?
b) Em geral, o que caracteriza um texto desse tipo?
2. No texto em estudo:
a) Quais são as características do menino?
b) Como se trajava? Faça um levantamento do que o menino usava como vestuário.
c) O que fazia quando foi visto pela última vez?
d) Deduza: Qual era a condição social do menino?
3. O texto faz outras caracterizações do menino, além das físicas.
a) Que elementos dizem respeito:
- ao mundo infantil do menino?
- ao romantismo precoce?
- à concepção do mundo?
b) Referindo-se ao menino, o narrador diz: "sonhador do jeito que ele é". Qual personagem citada no texto também é um sonhador?
4. O narrador também faz referências ao menino utilizando expressões como estas: "subnutrido", "nasceram pra pedir", "ainda não tiveram infância", "sem resgate". Que visão da infância se depreende desses trechos: feliz, bem-cuidada ou desprotegida e carente?
5. Aos poucos, vai ficando claro o tema do texto e sua verdadeira intencionalidade.
a) Qual é o tema do texto ?
b) Apesar de o texto abordar um grave problema da realidade brasileira, ele não perde o humor. Explique como se constrói o humor nestes trechos:
"pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos"
"com idade demais pra sua idade"
"é de todo improvável que a pipa o tenha empinado"
6. No último parágrafo há uma revelação importante para o desfecho do texto.
a) Qual é a revelação?
b) Nesse sentido, o menino procurado se perdeu no espaço ou no tempo? Explique.
7. O narrador aponta todas as carências do menino que ele foi, mas, no final do texto, diz: "ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim".
a) Interprete: Por que o narrador deseja encontrar o menino que ele foi?
b) O desaparecimento do menino deve ser visto como um fato concreto ou ele pode representar um desaparecimento no sentido figurado? Explique.
8. O texto "O menino" contém humor e lirismo. Contudo, além de provocar o riso e a emoção, ele também cumpre outra finalidade. Qual é ela?
Fonte: Português: Linguagem
# RESPOSTAS (GABARITO)
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