quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual verbete de dicionário


# Respostas:
1. B

2. D

3. C

4. B

5. C

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Actividad interpretación del texto de la novela Harry Potter

Lea el siguiente fragmento del capítulo I de "Harry Potter y la piedra filosofal", cuando Harry se deja como un bebé, para crear tíos, después de que los niños se han quedado huérfanos de padres y de haber sobrevivido a un intento de asesinato de Lord Voldemort.

"- ¡Buena suerte, Harry" - Dumbledore murmuró, giró sobre sus talones y con un movimiento de su capa, desapareció.

Una brisa agitaba los setos cuidados de Privet Drive, silencioso y tranquilo bajo la negrura del cielo, el último lugar donde uno esperaría sorprendente que las cosas sucedan. Harry Potter se convirtió en las mantas sin despertar, tomó su pequeña mano al lado de la letra, sino que se fue a dormir, sin saber que era especial, sin saber que era famoso, (...) no podía saber que en este mismo momento, Hubo personas que se reúnen en secreto en todo el país levantaron sus copas y dijo en voz baja.

"El HarryPotter: el niño que vivió ".

Conteste las siguientes preguntas:
1. ¿Qué género pertenece el fragmento anterior, el libro de "Harry Potter y la piedra filosofal"?
a) crónica b) contar c) Movie d) Romance e) Magic

2. El pasaje se refiere a ese elemento de la narración trama?
a) Presentación b) complicación c) clímax d) resultado

3. Por las características del texto narrativo en la lectura pasaje, es la alternativa correcta?
a) Dumbledore y Harry Potter son personajes
b) "Privet Drive" indica el espacio
c) "en este instante" indica el tiempo
d) el narrador es un observador
e) todas las anteriores son correctas

4. ¿Cuál es el valor semántico de las conjunciones "y" y "pero", respectivamente?
a) la suma y la oposición b) la suma y la explicación c) la explicación y la oposición
d) el cumplimiento y la adición e) la oposición y la conclusión

5. Discurso directo es la alternativa:
a) "Harry Potter se volvió"
b) "Buena suerte, Harry"
c) "Hubo personas que se reúnen"
d) "Dumbledore murmuró"
e) "se fue a dormir"

6. ¿Qué significado puede deducirse de este pasaje: "se fue a dormir ... sin saber que era especial "?
a) Harry no sabía que sus padres habían muerto
b) Harry todavía no sabía que era un mago importante
c) Harry conscientes del hecho de que era un chico normal
d) Harry sabía que era famoso
e) Harry seguía sin saber que nunca tuvieron los padres

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Atividades (exercícios) - Frase, oração, período, sujeito e predicado





TEXTO 1

HONORIS CAUSA 
Ulisses Tavares
Ah, o amor é uma bobagem 
Escrevi, li, conversei a respeito. 
Mas depois de conhecer você 
Bagunçou tudo no meu peito 
Perguntam se o amor é nada? 
Ora, mais respeito se dê! 
Bolas, isso é pergunta de quem 
Não conhece você! 

1) Identifique no segundo verso quem é o sujeito das formas verbais escrevi, li e conversei e classifique-o:*
2) No poema, há um verbo na 3ª pessoa do plural:*
a) Identifique-o.*
b) O sujeito desse verbo é oculto ou indeterminado? Por quê?*
c) Honoris causa é um título que se dá a alguém que tenha passado num exame ou concurso. Com base nessa informação, justifique o título do poema.*
3) Qual é o sujeito do verbo “é” presente no primeiro e no 5º verso.

TEXTO 2

Pois é 
Ataulfo Alves
Falaram tanto que desta vez 
A morena foi embora. 
Disseram que ela era a maioral 
E eu é que não quis acreditar 
Endeusaram a morena tanto tanto 
Que ela resolveu me abandonar. 
A maldade dessa gente é uma arte 
Tanto fizeram que houve a separação. 
Mulher a gente encontra em toda parte 
Mas não se encontra a mulher 
Que a gente tem no coração. 

1) Como você sabe, a voz que fala nos versos de um poema ou de uma canção é o eu lírico. Nessa canção, o eu lírico se sente vítima do diz-que-diz de alguém.*
a) O que devem ter dito à morena?
b) Levante hipóteses: O que devem ter falado à morena sobre o eu lírico?
c) Que expressão, empregada na 2ª estrofe, revela a opinião do eu lírico de que sua separação foi resultado do mau-caratismo de alguém?

2) Observe os três grupos de formas verbais:*
I – “A morena foi embora”.
“[...] ela resolveu me abandonar.”

II – “E eu [...] não quis acreditar.”

III – “Falaram tanto [...]” “Disseram que [...]”
“Endeusaram a morena tanto tanto”
“Tanto fizeram que [...]

Identifique se houver, o sujeito das formas verbais destacadas:
a) No grupo I:
b) No grupo II:
c) No grupo III:

3) De acordo com a visão do eu lírico, qual é o maior inimigo do amor?*

TEXTO 3
QUIPROQUÓ - Armênio Vieira

Há uma torneira sempre a dar horas 
Há um relógio a pingar no lavabo 
Há um candelabro que morde na isca 

Há um descalabro de peixe no teto 

Há um boticário pronto para a guerra 
Há um soldado vendendo remédios 
Há um veneno (tão mau) que não mata 
Há um antídoto para o suicídio de um pobre 

Senhor, senhor, que digo eu 
Que ando vestido pelo avesso 
E furto chapéu e roubo sapatos 
E sigo descalço e vou descoberto? 

Vocabulário:
a) Descalabro: desorganização, caos, queda, ruína, prejuízo.
b) Quiproquó: erro, equívoco, tomar uma coisa por outra.
c) Boticário: farmacêutico.

1) Nas duas primeiras estrofes do poema, destaca-se o emprego do verbo haver, que introduz cada um dos versos.*
a) Há sujeito nas orações introduzidas por esse verbo?

2) Observe os verbos da 3ª estrofe e indique qual é o sujeito de cada um deles.

3) Na 1ª e na 2ª estrofe, o eu lírico menciona uma série de elementos que estão a sua volta: torneira, relógio, candelabro, etc. observe o vínculo estabelecido entre esses elementos e seus atributos (qualidades, características). Há lógica nesse vínculo? Justifique sua resposta com exemplos do texto.*

4) Observe, agora, a 3ª estrofe e o título do poema.*
a) Como o eu lírico se sente num mundo como esse? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b) O título do poema é coerente com o conteúdo. Por quê?

5) O discurso verbal sempre expressa uma visão da realidade.*
a) Como o eu lírico vê o mundo?
b) Ele se sente em condições de mudar a realidade? Por quê?

*FONTE: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. PORTUGUÊS: LINGUAGENS - 8º ano. 5.ed. reform. - São Paulo: Atual, 2009.

Leia também:
Atividade sobre sujeito e predicado - 7º ano
Exercícios sobre sujeito e predicado
Atividade sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano
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domingo, 16 de outubro de 2011

Atividades de Variedades Linguísticas



1) A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS ABAIXO, E A PARTIR DAS INFORMAÇÕES SOBRE AS VARIANTES REGIONAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA, DESCUBRA QUAL A REGIÃO DOS ASSALTANTES.

Assaltante _________________
Ei, bichim...
Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça bagunça...Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim senão enfio o peixeira no teu bucho e boto teu pra fora!”
Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome de moléstia...
Assaltante __________________
Ô sô, prestenção... Isso é um assalto, uai...
Levanta os braços e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala...
Mió passá logo os troado que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai! Tá esperando o que uai!!
Assaltante ___________________
Ô guri, ficas atento... Báh, isso é um assalto.
Levantas os braços e te aquieta, tchê.
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa os pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.

Assaltante ____________________
Seguiiinnte, bicho ... Tu te ferrou. Isso é um assalto...
Passa a grana e levanta os braço rapá... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra caramba
Vai andando e se olhar pra trás vira presunto...
Assaltante _____________________
Ô meu rei... ( longa pausa)
Isso é um assalto... (longa pausa)
Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa)
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem
devagarinho...
(longa pausa)
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta,
meu irmãozinho,
(longa pusa)
Vou deixar teus documentos na encruzilhada...

Assaltante _____________________
Ôrra, meu... Isso é um assalto, meu... alevanta os braços, meu.
Passa a grana logo, meu...
Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do
jogo do Curintia, meu... Pô, se manda, meu...

Assaltante de Brasília
Querido povo brasileiro, estou aqui, no horário nobre da TV para dizer que no final do mês,
aumentaremos as seguintes tarifas: água, energia, esgoto, gás, passagem de ônibus, IPTU, IPVA,
licenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS, PIS,
COFINS.

2) Qual dos textos utiliza a Língua Portuguesa formal? Quem é o provável falante desse texto?


3) Falar é fácil, escrever é difícil. Você também pensa assim? Leia o texto de Jô Soares para perceber a diferença.
“Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala.”
(Jô Soares. Revista “Veja” – 28.11.90)

Pois é. U purtuguêis é muito fácil aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamente cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não.É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soube fala sabi iscrevê.

a) Você deve ter observado, ao ler o texto, que as palavras do título são escritas de forma diferente do texto.
Por que existe essa diferença?

b) Reescreva o texto de Jô Soares utilizando a Língua Padrão.

3) O bicho mais pirigoso do Brasir
O bicho mais pirigoso do Brasir num é o jacaré!
Coitado! O jacaré cuida da própria vida i só ataca si mexerem com ele. Normarmente, só fica com os zoinho di fora, iscondido, pra mor di num virá sapato nem borsa.
O bicho mais pirigoso do Brasir tamém num é o lobo-guará, como pensei. É que falam tanta coisa dos lobo, qui são marvado, coisa i tar... ... mais na vredade, são uns cachorrinho tímido qui só caça pra cume i tem medo da ixtinção.
É qui, além di serem persiguido, inda tão distruindo o seu ambiente naturar ... I aí eles num incontra, mais nem uma frutinha pra matá a fome.
Aí, intão, pensei na jibóia i nas otras im gerar. Cobra é um bicho pirigoso, num resta dúvida... mais só si a gente for discuidado i invadi o terreno dela. Aí ela ataca pra si denfendê.
Mais o que si fala dela tem muito di lenda. A cobra só qué vivê no seu canto sussegada!
I a onça pintada? Grande, agir, bela, silenciosa...
Tamém não é um animar tão pirigoso! No fundo é só um gato criscido... carinhoso!
Pois é! Assuntei, assuntei, i discubri qui ninhum desses bicho causa pobrema grave, si si sabe lidá com eles.
O bicho mais pirigoso do Brasir... i do mundo... É o home!! O home qui caça... qui faiz queimada... qui distrói... qui polui! Por isso, esses bicho, a onça, o jacaré, a cobra, o guará... Eles é qui tem medo da gente! I com toda a razão. A gente tem qui tomá cuidado é com a gente memo. Pra sê bicho bão, bicho manso. I não o bicho mais pirigoso do Brasir!
-- Parabéns, Chico! Redação nota dez!
Transcrição da história em quadrinhos de Chico Bento; original disponível em
http://www.scribd.com/doc/18567483/Aula-Chico-Bento. Acesso em 08.01.2011]

a) Você percebeu que Chico Bento troca algumas letras e não utiliza a letra s em algumas, devido ao tipo de linguagem que ele utiliza. Reescreva o texto, no caderno, utilizando a linguagem padrão, organizando-o na forma de discurso direto, acrescentando parágrafos, travessões e sinais de pontuação adequados.

POSTADO POR FABI BEHLING, In: http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exercícios sobre o gênero textual notícia televisiva (quadrinhos)







1.Leia a primeira tira (do Menino Maluquinho) e responda à questão proposta.
Maluquinho relata suas ações como se estivesse apresentando um noticiário. O que é uma notícia?

2.Leia as tiras II e III (Garfield e Classe e Mídia) e resolva as questões propostas.
a) De que assunto os quadrinhos tratam?
b) Que mensagem eles passam?
c) Qual o meio de comunicação apresentado nesses quadrinhos?
d) Qual o objetivo dos noticiários desses meios de comunicação?
e) Em que tipo de programa ou de publicação as notícias são veiculadas?


(Fonte: http://pt.scribd.com/doc/94985201/Noticia-TIRAS-Copy) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gabarito: Atividade sobre Flexão dos substantivos e dos adjetivos - grau (III)


 # Respostas:
1.
a) a segunda cena

b) "Frangote" também pode apresentar sentido de "jovem" e "fraco"

2. 
a) Não

b) "Frangalho" pode ter sentido de "esfarrapado" ou "pobre" 

3. A partir do segundo, com o "frangote" usando roupas, mas fica mais evidente na terceira cena, com o "frangalho" usando roupa, chapéu e pedindo esmola.

4. "franguinho"

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exercícios sobre Substantivos (1)



1) Leia esta tira:

a) Classifique os seguintes substantivos da tira: temeridade, intrepidez.
b) Consulte o dicionário e responda: As duas palavras são sinônimas?
c) No exemplo dado por Hagar, no último quadrinho, você acha que ele foi mais temerário ou intrépido? Por quê?

2) Que substantivos próprios complementam as frases a seguir, considerando-se o contexto?
a) O *adverte: evite fumar na presença de crianças.
b) O escritor português renascentista * escreveu o conhecido poema épico Os lusíadas.
c) Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são * e *.
d) * é o Estado que mais produz ferro no Brasil, graças à presença de grandes jazidas de ferro e manganês em seu solo.
e) No rio * , encontra-se *, a maior usina hidrelétrica do mundo.

3) Substitua nas frases a seguir a palavra que e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo:

O juiz exigiu que a partida terminasse. / O juiz exigiu o término da partida.

a) O piloto espera que os passageiros compreendam.
b) Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem.
c) Ela só queria que os filhos se divertissem.
d) O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente.
e) Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais.
f) A locadora pede aos sócios que devolvam as fitas de vídeo até as 18 horas.
g) A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato.
h) O juiz exigiu que os sem-terra devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.

4) Responda às questões a seguir, empregando um substantivo coletivo. Veja o exemplo:

— O fazendeiro leiloou apenas um boi? / —Não, toda a manada.

a) A empresa liquidou apenas um carro?
b) A polícia prendeu apenas um ladrão?
c) Os cientistas pesquisaram apenas estes animais e plantas da região?
d) A bibliotecária pediu que fizessem apenas o levantamento dos livros de referência?
e) Na feira, exporão apenas este jornal e esta revista?
f) Somente um ator ficará hospedado aqui?
g) O que é exigido no exame: conhecer apenas duas ou três leis sobre o trânsito?

5) Qual das frases a seguir está de acordo com a variedade padrão da língua? Por quê?
a) Comprei duzentas gramas de presunto cozido.
b) Comprei duzentos gramas de presunto cozido.

6) Indique os itens em que um dos substantivos se pluralizou em desacordo com a variedade padrão da língua. A seguir, dê a forma adequada.
a) males, fósseis, barris, projéteis
b) caracteres, dólares, éteres
c) espiões, demãos, razões, cidadões, pães, capitães
d) pãezinhos, papeizitos, anelzinhos, pinceizinhos
e) jornaizinhos, limõezinhos, botõezinhos
f) Cirurgiões-dentistas, más-línguas, boas-vindas, abaixos-assinados

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (2)
Exercícios sobre substantivos (3)
Exercícios sobre adjetivos
Aula com exercícios sobre verbos
Aula sobre Pronomes
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Exercícios sobre Adjetivos



1) Tanto no enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a) Identifique os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b) Considerando a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado, justifique o predomínio dessa classe gramatical.

2) O enunciado da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar em conta a imagem, responda.
a) Qual parece ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b) Cruzando o texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?

3) Os adjetivos bonito e gostoso e a locução adjetiva com recheio participam da construção da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?

4) O adjetivo incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode crer”. No entanto o uso constante dessa palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível calda de morango”

5) No canto esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a) Como é próprio da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo contexto. Qual é esse substantivo?
b) Em que grau está o adjetivo tenra?
c) Por que esse grau é comum em textos publicitários?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.


Leia também:
Exercício sobre flexão dos adjetivos
Exercícios sobre adjetivos
Exercícios sobre flexão de adjetivos e substantivos
Atividades sobre adjetivos - 6º ano Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula de Interpretação do conto "A origem das estrelas"




A ORIGEM DAS ESTRELAS
Os índios bororós de Mato Grosso explicam a origem das estrelas da seguinte maneira: há muito tempo, as mulheres de uma tribo saíram à procura de milho e levaram, em sua companhia, um menino. Acharam grande quantidade de espigas maduras. Debulharam, então, as espigas e socaram o milho, com o fim de fazer pão e bolo para os homens que tinham ido à caça.
O menino conseguiu subtrair uma porção de milho em grãos e, para esconder o furto,
encheu umas taquaras que havia preparado para isso. Voltando à sua cabana, entregou o milho à avó, dizendo:
- Nossas mães estão na mata fazendo pão de milho. Faz um para mim, pois desejo comê-lo com meus amigos.
A avó satisfez o neto. Quando o pão ficou pronto, ele e seus amigos o comeram. Depois, para não serem denunciados, amarraram os braços e prenderam a língua da velha. Em seguida, cortaram a língua do papagaio da casa e puseram em liberdade todos os pássaros criados na aldeia.
Temendo a ira de seus pais, os meninos resolveram fugir para o céu. Dirigiram-se para a floresta e chamaram o colibri. Colocaram no bico do passarinho uma corda muito comprida, dizendo-lhe:
- Pega esta corda e amarra a ponta neste cipó. A outra extremidade prenderás lá em cima, no céu.
O colibri fez o que foi pedido. Então, os meninos, um após o outro, foram subindo, primeiro pelo cipó e, depois, pela corda que o pássaro tinha amarrado na ponta do cipó.
Nesse momento, as mães voltaram e, não achando os filhos, perguntaram por eles à velha e ao papagaio. Não obtiveram, porém, nenhuma resposta. Nisso, uma das mães viu uma corda que chegava até as nuvens e nela pendurada uma longa fila de meninos, que subia para o céu.
Ela avisou logo às outras mulheres, e todas correram para a mata. Imploraram, chorando, aos filhos para que voltassem para casa, mas não foram atendidas. Os meninos continuaram a subir. Então, as mulheres, vendo que seus rogos eram inúteis, começaram também a subir pelo cipó e, em seguida pela corda.
O menino que tinha roubado o milho era o último da fila e foi, portanto, o último a chegar ao céu. Quando viu todas as mães agarradas à corda, cortou-a. As mulheres caíram umas sobre as outras e, ao atingirem a terra, transformaram-se em animais selvagens.
Como castigo pela sua monstruosa malvadeza, os meninos foram condenados a olhar, todas as noites, fixamente para a terra, para ver o que acontecera a suas mães. Seus olhos são as estrelas.

In: SANTOS, Theobaldo Miranda – Lendas e mitos do Brasil. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2004.

# Questões:
1) Revendo o primeiro parágrafo é possível determinar em que tribo e em que época aconteceram os fatos narrados? Por quê?

2) Ainda no primeiro parágrafo, o que é possível descobrir sobre a organização social em uma tribo?

3) Observe que, a partir do segundo parágrafo, surge um elemento desestabilizador, ou seja, algo que determinará um novo rumo para a narrativa. O que acontece?

4) A possibilidade de receber um castigo leva os meninos a cometer erros ainda mais graves do que o primeiro. Qual sua opinião sobre os atos praticados pelas crianças?

5) A história explica o surgimento das estrelas como resultado de um castigo. A que os meninos foram condenados?

6) É adequado afirmar que a única intenção dessa história é explicar a origem das estrelas? Explique sua resposta.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Língua portuguesa, 6º ano/Cristina Soares de Lara Azeredo; ilustrações: Circus Projetos Criativos... [ET. AL] – Curitiba: Ed. Positivo; 2009. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gabarito: Atividade de interpretação da música "Você É Linda", de Caetano Veloso


# Respostas:
1. O eu lírico da música "Você É Linda" é alguém apaixonado que está expressando suas emoções, sentimentos e impressões por uma pessoas querida.

2. A mulher idealizada na canção é descrita por meio de vários adjetivos, tais como "linda", "beleza/esperta", "certa", "feliz", e várias expressões duplas (Fonte de mel; olhos de gueixa; Luz das acácias; mãe do sol.

3. Nesses versos é expressa uma distância ou uma barreira que o eu lírico enfrenta em relação à mulher amada.

4. Com certeza, podemos afirmar que há uma hipérbole na exaltação à beleza da mulher e da felicidade que ela o traz nos versos mencionados, em especial na expressão "você é linda/ mais que demais".

5. Há metalinguagem nos versos "esta canção é só pra dizer/ e diz" porque ele menciona sobre sua própria arte "fazer canções" dentro da canção que havia composto, ou seja, ele tratou a canção dele dentro da própria canção composta. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Activity interpretation of the novel Harry Potter

Read the excerpt below from Chapter I of "Harry Potter and the Philosopher's Stone" when Harry is left as a baby, to create uncles, after the children have become orphans of parents and having survived an assassination attempt by Lord Voldemort.

"- Good luck, Harry" - Dumbledore muttered, turned on his heel and with a swish of his cloak, disappeared.

A breeze ruffled the manicured hedges of Privet Drive, silent and quiet under the blackness of the sky, the last place where one would expect astonishing things to happen. Harry Potter turned into the blankets without waking up, grabbed her little hand next to the letter but he went to sleep, not knowing it was special, not knowing he was famous, (...) could not know that at this very moment, there were people gathering and secretly across the country raised their glasses and said in hushed voices.

"The HarryPotter: the boy who lived. "

Answer the following questions:
1. What genre belongs the above excerpt, the book "Harry Potter and the Philosopher's Stone"?
a) chronic b) tell c) Movie d) Romance e) Magic

2. The passage refers to that element of the plot narrative?
a) presentation b) complication c) climax d) outcome

3. On the characteristics of narrative text in the passage read, is the correct alternative?
a) Dumbledore and Harry Potter characters are
b) "Privet Drive" indicates space
c) "this instant" indicates time
d) the narrator is an observer
e) all of the above are correct

4. What is the semantic value of the conjunctions "and" and "but", respectively?
a) addition and opposition b) addition and explanation c) explanation and opposition
d) completion and adding e) opposition and conclusion

5. Direct Speech is the alternative:
a) "Harry Potter turned"
b) "Good luck, Harry"
c) "there were people gathering"
d) "murmured Dumbledore"
e) "he went to sleep"

6. What meaning can be inferred from this passage: "he went to sleep ... not knowing it was special "?
a) Harry did not know that his parents had died
b) Harry still did not know he was a wizard important
c) Harry unaware of the fact that it was a normal boy
d) Harry knew he was famous
e) Harry still did not know who never had parents

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

活动上的文字解释的小说“哈利·波特

阅读下面的摘录从第一章“哈利·波特与魔法石”哈利离开时,作为一个婴儿,创建叔叔,后的孩子成为孤儿的儿童家长和伏地魔的暗杀企图中幸存下来。

“ - 祝你好运,哈里” - 邓布利多喃喃地说,打开他的脚跟,一个时髦他的斗篷,消失。

微风轻抚着修剪整齐的普里怀特街,沉默和安静下漆黑的天空,最后的地方,其中一个会想到惊人的事情发生。哈利·波特变成毯子没有醒来,抓起她的小手信,但他睡觉去了,不知道它是特别的,不知道他是有名的,(...)可能不知道,在这个非常时刻,还有人收集和全国各地的秘密提出了自己的眼镜,在平静的语调说。

“HarryPotter:男孩谁住。”

回答下列问题:
1。上述摘录,这本书“哈利·波特与魔法石”属于什么流派?
一)慢性B)告诉C)电影D)浪漫E)魔术

2。该通道是指该元素的情节叙事?
一)演示B)并发症C)高潮D)结果

3。在叙事文本中的一段话读的特点,是正确的选择吗?
)邓布利多和哈利·波特字符
B)“女贞路”表示空间
C)“这一刻”表示时间
d)本解说员是一个观察者
E)上述所有是正确的

4。的语义值的连词“和”和“但是”,分别是什么?
a)可加成和反对派二)除了和解释ç)解释和反对派
d)完成并加入E)的反对和结论

5。直接引语是替代:
一)“哈利·波特转身”
B)“祝你好运,哈利”
三)“还有人聚集”
D)喃喃地说:“邓布利多”
E)“,他睡觉去了”

6。从这段话是什么意思可以推断:“他睡觉去了......不知道它是特别的“?
一)哈利不知道,他的父母已经死了
B)哈利仍然不知道他是一个重要的向导
三)哈利不知道的事实,这是一个正常的男孩
D)哈利知道他是著名的
E)哈利仍然不知道是谁没见过家长

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Pelador em Santos", da banda Mamonas Assassinas

Aula: Música I (Análise de Pelados em Santos)

Pelados Em Santos - Mamonas Assassinas

Mina, seus cabelo é da hora
Seu corpão violão
Meu docinho de coco
Tá me deixando louco

Minha Brasília amarela
Tá de portas abertas
Pra mode a gente se amar
Pelados em Santos

Pois você, minha pitchula
Me deixou legalzão
Não me sintcho sozinho
Você é meu chuchuzinho

Music, is very good
(Oxente ai, ai, ai!)
Mas comigo ela não quer se casar
Na Brasília amarela com roda gaúcha
Ela não quer entrar

É feijão com jabá
Desgraçada num quer compartilhar
Mas ela é lindia
Muitcho mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu docinho de coco

Music, is very porreta
(Oxente Paraguai!)
Pos Paraguai ela não quis viajar
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci
Ela não quer usar

Eu não sei o que faço
Pra essa mulé eu conquistchar
Por que ela é lindia
Muito mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu chuchuzinho

Oh, yes! No, no, no, no!
Eu te I love youuuuu!
Pera aí que tem mais
Um poquinho de "u" Uuuuuuuuuu...


Análise da música:
1. Qual o objetivo do eu-lírico (aquele que se expressa na música) em “Pelados em Santos”?


2. Quais meios ele usa para atingir esse objetivo?


3. Pode-se afirmar que essa canção é de amor? Justifique.


4. Considerando a última resposta, o que torna a música diferente das tradicionais?


5. Identifique na fala do eu-lírico 4 diferentes variedades linguísticas regionais ou extrangeiras (ex.: “mina” – paulistas)..


6. Explique, por meio de uma análise gramatical, a estranheza na construção “Eu te I love you”?

7. Faça uma ilustração da música “Pelados em Santos”. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Pra Você" Paula Fernandes


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Pra você", de Paula Fernandes

Aula: Música Sertaneja

Pra Você (Paula Fernandes)

Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz, a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A lua iluminando o sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você

Exercícios de Interpretação de texto:
1. O busca o eu-lírico durante toda a música?

2. A que gênero literário pertence a música “Pra Você”?
a) lírico (expressa sentimentos);
b) narrativo (narra-se uma história);
c) dramático (interpretam-se diálogos).

3. Com suas palavras, explique os versos “Eu quero ser pra você a alegria de uma chegada”.
4. O eu-lírico menciona várias palavras que deseja ser para a pessoa amada. Identifique-as.
5. Aos desejar ser tais palavras, esse eu-lírico demosntra ser uma pessoa com quais qualidades?
6. Explique a diferença entre sentido denotativo e sentido conotativo a partir do verso “Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol”.
7. Qual o gênero musical dessa canção? Que indícios te levaram a sua resposta? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Na sua estante"



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Na sua estante", da banda Pitty

AULA - Na Sua Estante - Pitty

Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar
Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar

Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar ao menos mande notícias
Você acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar
Estou aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante

Só por hoje não quero mais te ver
Só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar...

1. Na 1ª estrofe, há uma demonstração de amor do eu-lírico (uma menina)? Explique.


2. Na 2ª estrofe, a menina admite uma desilusão amorosa.
a) Ela parece superar rápido esse momento? Por quê?

b) Por que ela sofre com as palavras de seu namorado em “Você acha que eu sou louca / Mas tudo vai se encaixar”?

3. Na 3ª estrofe, como a menina resolve mostrar para ele que ela tem o seu valor?

4. Na 4ª estrofe, ela se mostra mais determinada em que postura passar a ter. Explique.

5. Explique o sentido de cada um dos versos abaixo:
a) “Dessa vez eu já vesti minha armadura”
b) “Mas eu não ficaria bem na sua estante”
c) “Só por hoje não vou tomar minha dose de você”
d) “Cansei de chorar feridas que não se fecham”
e) “E essa abstinência uma hora vai passar...” Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Rap da Felicidade'



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Rap da Felicidade", da dupla de funk Cidinho e Doca

Rap da Felicidade – Cidinho e Doca

Eu só quero é ser feliz
Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é
E poder me orgulhar
E ter a consciência Que o pobre tem o seu lugar
(...)
Minha cara autoridade,
eu já não sei o que fazer
Com tanta violência
eu tenho medo de viver

Pois moro na favela
e sou muito desrespeitado
A tristeza e a alegria
aqui caminham lado a lado

Eu faço uma oração
para uma santa protetora
Mas sou interrompido
a tiros de metralhadora

Enquanto os ricos moram
numa casa grande e bela
O pobre é humilhado,
esculachado na favela

Já não agüento mais
essa onda de violência
Só peço, autoridade,
um pouco mais de competência. (...)

Exercícios de interpretação da música:
1. Que mensagem essa música se propõe a transmitir?

2. Quais os sentimentos que o eu-lírico revela ao cantar os versos da música?

3. Pode-se afirmar que a música é uma crítica aos governantes do nosso país? Explique.

4. Identifique nesse trecho da música:
a) quantidade de estrofes;
b) quantidade de versos em cada estrofe;
c) a localização das rimas (em quais versos de cada estrofe?).

5. Ao ritmo de trovas poéticas, como no “Rap da Felicidade”, escreva um rap (poema) com as seguintes exigências:
a) 3 estrofes;
b) 4 versos em cada estrofe;
c) rimas no 2º verso com o 4º verso de cada estrofe. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atividades sobre Verbos




Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre a classe de palavra "verbo"

1. Observe a tira abaixo, de Laerte. Em seguida escreva um pequeno texto, empregando verbos de ação para contar o que as personagens estão fazendo.

2. Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:
Saiba tudo sobre o dragão, um animal que vive na nossa imaginação. Os dragões nunca existiram, mas já assustaram muita gente. Eles aparecem em antigas histórias dos gregos, romanos, chineses e japoneses. Para cada povo, ele tinha características diferentes, porém uma das espécies mais assustadoras sempre foi o dragão lançador de fogo. Veja como ele seria se tivesse existido, mas não chegue muito perto. Afinal, nunca se sabe quando esse bicho vai ficar de mau humor.
  (Recreio, nº 235.) 

3. Observe as pessoas retratadas na imagem a seguir. Que ações elas estão realizando? Dê o maior número possível de verbos que traduzam essas ações. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Variedades linguísticas no "Samba do Arnesto"



VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Definição:
1. Variedade padrão ou língua padrão: é a variedade linguistica de maior prestígio social.
2. Variedades não padrão: são todas as variedades linguisticas diferentes da língua padrão.

Samba do Arnesto - Adoniran Barbosa
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nóis fumos não encontremos ninguém
Nóis voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez nóis num vai mais
Nóis não semos tatu!
No outro dia encontremo com o Arnesto
Que pediu descurpas mais nóis não aceitemos
Isso não se faz, Arnesto, nóis não se importa
Mais você devia ter ponhado um recado na porta
Um recado assim ói: "Ói, turma, num deu pra esperá
Aduvido que isso, num faz mar, num tem portância,
Assinado em cruz porque não sei escrevê"

Exercício:
A música “Samba do Arnesto” possui uma letra com inúmeras ocorrências de variedades linguisticas não padrão. Reescreva essas ocorrências (palavras e expressões) passando para uma forma que siga a variedade padrão da língua.

PARA CASA
Para casa, pesquisa uma música que tenha exemplos de variedades linguísticas não padrão. Copie no caderno a letra música escolhida na próxima aula. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula sobre interpretação da poesia "A Casa"


A Casa (Vinicius de Moraes)

Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos, número zero.

Atividades:
1. A que “casa” se refere o poema de Vinícius de Moraes? Crie hipóteses.

2. Marque a alternativa abaixo que corresponde ao significado da palavra “esmero”:
a) carinho; b) esnobe; c) desleixo

3. Afinal, por que a “casa” do poema era feita com muito “esmero”?

4. Quem seriam os “bobos” da rua do poema “A Casa”? Crie hipóteses.

5. Considerando o formato do número “zero”, por que a tal “Casa” tem esse número? Crie hipóteses. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gênero "Notícia" - Leitura e atividades


Texto - Banda NX Zero tem noite marcante na Expo-BM

Por Roze Martins

No penúltimo de Expo-BM (Exposição Agropecuária de Barra Mansa), o rock do NX Zero foi a atração principal da noite com um show marcante, já que a banda comemorou com o público da cidade seus dez anos de carreira.

A banda paulista, formada pelos jovens Diego Ferrero (vocal), Leandro Rocha (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra), tocou sucessos como "Razões e Emoções", "Pela Última Vez", "Cedo Ou Tarde" e "Só Rezo", e agradou aos fãs, como revela a estudante Naiara de Freitas, de 17 anos. "Sempre foi um grande sonho assistir ao show do NX Zero. Gosto da banda desde os meus 12 anos e só agora tive a oportunidade de vê-los de perto", disse a estudante.

O vocalista da banda, Di Ferreiro, falou sobre o primeiro show da banda em Barra Mansa. “Nossa expectativa é de fazer um grande show para animar nossos fãs. Esse vai ser um show especial e vamos incluir no repertório duas músicas inéditas, que vão marcar o DVD dos nossos dez anos de carreira", concluiu o vocalista que, junto à banda, recebeu a imprensa e fãs no camarim. (Postado em 9/5/2011, www.prefeituradebarramansa.com.br)

Exercícios sobre a notícia acima:
1. Identifique o fato principal enfocado do 1º parágrafo do texto.
2. Quando e onde ocorreu esse fato?
3. Quem participou diretamente desse fato?
4. Qual o motivo desse fato ter sido “marcante”?
5. De que modo o grupo musical comemorou os 10 anos de carreira?  6. A linguagem empregada no texto é impessoal (clara e acessível a qualquer leitor) ou é pessoal (emprega palavras de uso não corrente na língua)?
7. Que variedade da língua é utilizada: a padrão ou a não padrão?

# Com base no texto em estudo, identifique os 6 “elementos da comunicação” que normalmente compões a notícia:
a) O quê (fatos): d) Onde (local):
b) Quem (personagens/pessoas): e) Como (modo):
c) Quando (tempo): f) Por quê (justificativa):

# Pense numa notícia sobre um evento cultural ou esportivo na nossa região e elabore um parágrafo contendo as informações correspondentes aos 6 elementos da comunicação estudados na aula de hoje.

# RESPOSTAS (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 16 de julho de 2011

Atividade de Interpretação e Concordância Verbal e Nominal



GUERRA OU PAZ
A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.

Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4

1)PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS:

2) RESPONDA:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos?

b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas?

c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:

d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:

e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?

f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?

g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?

h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?

i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?

j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.

ATIVIDADES GRAMATICAIS.COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. CONSULTE AS REGRAS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho)
A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio)
A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro).
É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido)
A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado)
As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante)
É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso)
As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo)
Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano)
Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano)
COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. Consulte as regras da concordância verbal.
Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar )
_________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir )
O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar)
Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar )
Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar)
O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir)
____ pessoas presas neste local. (haver)
_________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer)
As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer)
______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser).

POSTADO POR FABI BEHLING, In: http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br

Leia mais:
Atividade sobre concordância verbal e nominal (I)
Atividade sobre concordância verbal e nominal (II)
Revisão de concordância verbal e nominal Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 5 de junho de 2011

Gabarito: Atividade sobre ambiguidade e polissemia a partir de uma tirinha de Fernando Gonsales



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: descascar

b.
Resposta: Os sentidos de "trocar de pele" pela exposição excessiva ao sol e de "tirar a casca".

c. 
Resposta: Não, pois só a opção de trocar a pele devido à exposição ao sol seria considerada.

2. Além do termo polissêmico, dois elementos da tira possibilitam a construção da ambiguidade.
a. 
Respostas corretas: a legenda do 1º quadrinho; os desenhos.

b.
Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.

3. 
I. Resposta: O incêndio foi no apartamento ou a testemunha estava no apartamento?
II. 
Resposta: Banco: assento ou agência bancária?
III. 
Resposta: O homem ou a mulher estava com as mãos amarradas?
IV. 
Resposta: Manga fruta ou manga da camisa?
V. 
Resposta: Tira: história em quadrinhos ou pedaço?
VI. 
Resposta: Ganhou o estojo ou ganhou a caneta?
VII. 
Resposta: O passeio será uma recompensa por ficar em casa ou foi o motivo pelo qual ela ficou em casa?
VIII. 
Resposta: Pela terceira vez só nesta semana ou esta semana será a terceira vez?