# Respostas:
1.
a.
Resposta: O fato de dois distritos da cidade de Mariana, em Minas Gerais, terem sido atingidos por um "tsunami de lama".
b.
Resposta: Na tarde do dia 5/11/2015.
c.
Resposta: Em Mariana, Minas Gerais.
d.
Resposta: Em razão do rompimento de duas barragens de uma mineradora.
e.
Resposta: Não há, no lead, detalhamento de como aconteceu o "tsunami".
2.
a.
Resposta: A partir do segundo parágrafo.
b.
Resposta: O desconhecimento, até aquele momento, quanto ao número exato de vítimas (mortos) e desabrigados; quais barragens se romperam; a localização geográfica exata do acontecimento; o poder de destruição da lama; a ação da guarda municipal.
c.
Resposta: O quinto e o sexto parágrafos, principalmente.
3.
a.
Resposta: Eles mostram a localização geográfica do acidente, bem como a distância entre uma barragem e Mariana e entre a outra barragem e Bento Rodrigues.
b.
Resposta: Os jornalistas costumam detalhar mais as informações, descrevendo lugares e pessoas e procurando passar uma ideia viva dos fatos.
c.
Resposta: Enquanto a notícia é apresentada, podem ser exibidos vídeos, fotos e infográficos.
4.
a.
Resposta: A voz da Samarco, a do diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, e a da Guarda Municipal de Mariana.
b.
Resposta: Aparecem na forma de discurso indireto. Professor: Comente com os alunos que o uso do discurso indireto não é obrigatório; caso o jornalista quisesse, ele poderia ter transposto para o discurso direto um trecho da nota da Samarco ou da fala do diretor-presidente da empresa, bem como do relato da Guarda Municipal de Mariana
5.
a.
Resposta: No passado: havia divulgado e tinha rompido estão no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, e informou e romperam estão no pretérito perfeito do indicativo.
b.
Resposta: As formas havia divulgado e tinha rompido indicam ações que ocorreram no passado, porém antes da ação de informar; por isso, os verbos estão no pretérito mais-que-perfeito.
6.
a.
Resposta: O uso do presente no título de notícias confere atualidade a elas, dando a impressão de que o fato ocorreu recentemente ou está acontecendo naquele momento. Já o emprego do passado no corpo da notícia lida se justifica porque os fatos já tinham acontecido havia algumas horas.
b.
Resposta: Sim; se o jornalista fizesse referência a uma ação que estivesse acontecendo naquele momento, como, por exemplo, "a guarda continua fazendo as buscas por desaparecidos", o presente poderia ter sido utilizado.