sábado, 28 de agosto de 2010

Gabarito: Exercícios de ortografia (mau/mal, mas/mais, a/há, porques)


# Respostas:
1)
a) Antônio sempre foi um mau elemento.
b) Na luta contra o mal , devemos nos lembrar de nosso Criador.
c) O rapaz sofria de um mal incurável.
d) Dos males de nossa época, o pior é a violência.
e) Os maus costumes causam problemas.
f) Mal soou o alarme, todos correram.
g) Ele é mal criado e mau aluno.

2)
a) Embora fizesse o possível, ficava cada vez mais atrasado.
b) Todos sabiam que as irmãs de Pedro eram más e covardes, mas ninguém fazia comentários.
c) Não diga nem mais uma palavra. Nada pode ser feito agora.
d) O corredor automobilístico esforçou-se ao máximo, mas as condições da pista eram más .
e) Ele reclama sempre, mas acaba fazendo seus deveres de casa.
f) Tudo seria mais fácil se tivesse comparecido à reunião.

3)
a) Estávamos a uma pequena distância da praia. (a – há)
b) O posto de gasolina fica a três quilômetros daqui. (a  há)
c) Vive muitos anos naquela cabana. (a  há)
d) O relatório foi encaminhado  dois dias. (a  há)
e) Sairemos daqui a dez minutos. (a – há)

4)
a) A reforma da casa não foi terminada porque o seu proprietário ficou sem verba.
b) Por que o arquiteto pediu demissão da firma?
c) Os que estudam aquele período histórico jamais compreenderam o porquê de tanta violência.
d) Este supermercado foi fechado. Por quê ?
e) Não se preocupe. Tenho certeza de que a situação por que você está passando é transitória.
f) Retiraram-se da assembleia sem dizer por quê .
g) Você é contra a liberdade de imprensa? Por quê ?
h) Responda-me por que não podemos sair agora?
i) Porque ela perdeu, fiquei triste.
j) Não sei o porquê disso.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atividade sobre adjunto adverbial com poema de Mário Quintana (Veranico)



Leia este poema, de Mário Quintana.

Veranico 
Está marcando meio-dia nos olhos dos gatos. 
As sombras esconderam-se debaixo da barriga dos cavalos. 
A cidadezinha modorreia... A tarde 
Avança, lentamente, com o casco coberto de poeira 
Como uma tartaruga... 
O poema empaca. O poeta adormece 
De chatice... 
A vida continua, indiferente. 
(Preparativos de viagem. 4. ed. São Paulo: Globo. 1997. p. 127.)

1. O poema descreve um momento na vida de uma cidade.
a) Qual é esse momento?
b) Por que o poema se intitula "Veranico"?
c) Como você imagina que seja essa cidade? Justifique sua resposta com elementos do texto.

2. De acordo com o poema, "As sombras esconderam-se debaixo da barriga dos cavalos". Explique a relação que existe entre a posição das sombras e o momento retratado.

3. O verbo modorrear empregado no poema não está registrado nos dicionários. O poeta criou essa palavra a partir de modorra, que significa "forte sonolência". Qual é o sentido da expressão "A cidadezinha modorreia", no contexto?

4. No poema foram empregados alguns adjuntos adverbiais.
a) Indique o valor semântico destes adjuntos:
- nos olhos dos gatos 
- debaixo da barriga dos cavalos
- de chatice
- lentamente

b) Considerando-se que o poema se ocupa em descrever a cidade ao meio-dia, por que esses tipos de adjunto são importantes para a construção do texto?

5. Releia o último verso.
a) A que palavra se refere a palavra indiferente?
b) Logo, que função sintática ela desempenha?
c) Que modificação na palavra indiferente a levaria a assumir a função sintática de adjunto adverbial?

Fonte: Cereja e Magalhães; Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade sobre acentuação (revisando o texto)



# Respostas:
Como combater as fake news?

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.

Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.

A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.

No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.

Gabarito: Atividade de interpretação a partir de uma tirinha da Mafalda



# Respostas:

1.
Pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua.

Os “moradores de rua” são um grupo heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

2.
c) deviam dar

3.
c) “Pra que tudo isso?”.

4.
Fala: “Eu também”. Omissão: “fico com o coração apertado, quando vejo um pobre”.

5 – Em “Era só escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui, considerando-se o contexto: os pobres.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade de ortografia


# Respostas:

     Os deZ barracos de madeira da comunidade de Mapurilândia vão diminuindo de tamanho lentamente, à medida que as quatro canoas atraveSSam o Paraná do Maiana, um braÇo de 16 quilômetros que liga o Rio Solimões a si mesmo. Levando redes de dormir, malhadeiras (redes de pesca), arpões, farinha, café e lanternas, os quatro pescadores entram no Cano do Jenipapo, o pequeno rio que conduZ ao Valentim, um dos cinco lagos em que a comunidade faZ o maneJo do pirarucu.

     Seguindo a capriCHoSa hidrografia da floresta, o cano faZ uma curva de 30 graus à direita, e revela, depois de meia hora de viaGem, o primeiro obstáculo: dois troncos de mungubeiras atraveSSam o riaCHo. Eles Emergiram, como áreas inteiras de várZea, com a diminuiÇão do nível das águas, no verão amaZônico (junho a outubro). Com maCHados e terÇados (facões), os pescadores “toram” o tronco de baiXo. Depois de 25 minutos de trabalho eXtenuante, abre-se uma fenda sob o tronco de Cima, e os homens paSSam de canoa com as cabeças abaiXadas.

     Mais meia hora de viaGem, e agora é a tapaGem (capim na superfície da água) que Impede a paSSaGem. O mato é cortado a golpes de terÇado e Empurrado com os remos, numa penoSa traveSSia que conSome 17 minutos. Os dois motores rabeta (de 5,5 cavalos) que impulSionam as canoas (uma delas reboca outras duas) são desligados, e os pescadores entram remando em silêncio no maGestoSo Lago Valentim-1. Nele, motores são proibidos, para evitar que os peiXes fuJam para o rio.

     PaSSam-se deZ minutos, e os pescadores perCebem o primeiro pirarucu. O repórter e o fotógrafo do Estado nada vêem. Os ribeirinhos não só vêem, mas ouvem, sentem, medem e peSam. “É um grande”, concluem. As quatro canoas formam um círculo ao seu redor. Os pescadores se equilibram nas proas, Empunhando as hastes de 3 metros dos arpões. O tempo passa.

Gabarito: Atividade sobre oxítona, paroxítona e proparoxítona (2)


# Respostas:
1.
Fazer o lixo passar pelo processo certo.

2.
Álcool

3.
Não, porque causou um grande incêndio.

4.
• paroxítona acentuada - combustível
• polissílaba e oxítona - movimentar
• polissílaba e paroxítona - acredite
• proparoxítona  - veículo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade sobre as conjunções no texto dissertativo


# Respostas:

1. “A floresta Amazônica vem sofrendo há muito tempo com o desmatamento, já que é um problema que compromete a realização natural do ciclo da água, prejudicando, assim, o funcionamento pleno deste bioma. Portanto, é necessário preservar tal ambiente; e uma das maneiras de fazê-lo é a efetivação de pagamentos a proprietários de terra a fim de que parem de desmatar a floresta. Contudo , não se deve executar apenas esta ação ou poderá continuar sofrendo as mesmas consequências de sempre". (Retirado da redação de um aluno)

2.
a) adição - e
b) causa - já que
c) conclusão - assim / portanto
d) oposição - contudo
e) finalidade - a fim de que
f) alternância - ou

3. contudo

domingo, 22 de agosto de 2010

Atividade sobre o gênero textual carta (Carlos Drummond de Andrade)




Leia o texto abaixo.

Amado Pae
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... [...]
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. [...] Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos.
ANDRADE, C. D. Língua, ano 3, nº 42, abr. 2009

Questões:
1. Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) regional.

2. No segundo parágrafo desse texto, entende-se que Carlos estava
A) ansioso.
B) com preguiça.
C) com raiva.
D) doente.

3. Nesse texto, no trecho “Estamos quase no fim do ano ginasial.”, a expressão destacada indica
uma ideia de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.

4. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:
A) “... fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.”. (ℓ. 2-3)
B) “Por aqui, a cousa é a mesma.”. (ℓ. 4)
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”. (ℓ. 5-6)
D) “Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.”. (ℓ. 9)

5. De acordo com esse texto, Carlos tomou canja por 4 dias porque
A) estava quase no final do ano.
B) estava restabelecido.
C) estava saudoso.
D) estava seguindo ordens médicas. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Gabarito: Atividade sobre preposições - texto sobre "A história do futebol"


# Resposta:

A história do futebol no Brasil começou em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Assim como a fundação dos clubes, a prática também era restrita à elite branca. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller. A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. As camadas mais pobres da população e até negros podiam apenas assistir. Somente na década de 1920, os negros passaram a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica, especialmente com a profissionalização em 1933.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gabarito: Análise da música "Que País É Esse? (Legião Urbana)


# Respostas:
1.
Um adulto, bem esclarecido, trabalhador.

2.
Expressa a indignação de alguém com os problemas sociais de seu país, como a pobreza, a corrupção, o desrespeito, etc.

3.
Resposta pessoal

4.
Resposta pessoal

Gabarito: Atividade sobre adjetivos (vocabulário)


# Respostas:

Dois caçadores inexperientes estão numa floresta ambiental e, após uma longa caminhada, um deles cai duro no chão enlameado. Ele não parece estar respirando e seus olhos estão paralisados. O apreensivo colega liga para um serviço emergencial: “Meu amigo está morto! O que devo fazer?” O atendente responsável responde: “Calma, que eu posso ajudar. Primeiro, certifique-se de que ele está morto.” Após um breve silêncio, ouve um disparo assustador. De volta ao telefone, o prestativo caçador pergunta: “Resolvido. E agora?”

Gabarito: Atividade de interpretação de uma tirinha do Armandinho


# Respostas:
1. 
c) tira em quadrinhos 

2.
a) formal 

3.
A imagem que se passa de que professores grevistas são "arruaceiros"

4.
Supõe-se que se refere à classe dirigente que não tolera o direito dos professores lutarem por direitos.

5.
Porque é uma frase que desmascara a impressão que a classe dirigente tem a respeito dos professores.

6.
Quis passar a ideia de que por meio da educação, os professores são capazes de promover entre os estudantes uma reflexão crítica sobre vários temas.

7.
Resposta pessoal.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gabrito: Atividade sobre o gênero textual carta (Carlos Drummond de Andrade)


1.
C) Informal

2.
D) doente

3.
D) tempo

4.
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”

5.
D) estava seguindo ordens médicas.  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de agosto de 2010

Gabarito: Atividades com verbos irregulares


# Respostas:
a) trouxeram
b) trouxemos
c) trouxe
d) varia
e) coubemos
f) trouxemos
g) viemos
h) vêm/vem
i) passeio
j)passeamos
k) seja
l)compus
m) for - verá)
n) irão
o) somos - somos
p) fomos
q) vir

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Falta de incentivo à leitura"


# Respostas:
1.
b) Cartum

2. Sobre a falta de incentivo fiscal para as editoras poderem oferecer um preço mais em conta para os leitores.

3. A fala sugere que os governantes não têm boa vontade em em estimular a compra de livros entre os leitores e, assim, prefere promover altos tributos que podem tornar o livro mais caro para o consumidor.

4. Fazer uma crítica a postura dos governastes em não buscar meios para facilitar a compra de livros, um produtor importante para a promoção da educação e da cultura entre as pessoas.

5.  Linguagem mista, porque faz uso tanto da linguagem verbal como da linguagem não-verbal

6. Sim, com esse cartum, o autor possibilita uma importante reflexão sobre o tema, a fim de levar as pessoas a questionarem sobre a necessidade de lutar por preços de livros mais justos.

7. Resposta pessoa.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GABARITO: Atividade de cartum sobre o tema "Intolerância" e intertextualidade com o quadro de Matisse


# Respostas:
1.
Sobre a intolerância de parte da classe elitizada da sociedade brasileira, a qual se acha superior em relação às classes sociais menos favorecidas.

2. Fazer uma crítica ao comportamento dessas pessoas que representam a elite brasileira e reforçar suas falas preconceituosas e desrespeitosas, ditas de forma a se acharem acima da lei.

3.
"Aqui é Alphaville" foi dita por um empresário ao ser abordado em casa por policiais chamados para atender à denúncia de violência doméstica.
"Desembargador" foi dito por um desembargador ao ser multado por policiais civis que o advertiam por não cumprimento de uma lei municipal que determinava o uso de máscara nas ruas.
"Cidadão não" foi dita por uma mulher que, junto com o marido, foi questionar agentes da prefeitura que foram fiscalizar aglomerações em bares e restaurantes noturnos.
"Você tem inveja" foi dito por um homem a um motoboy que lhe fazia uma entrega em casa.

4. Sim. Há a relação de intertextualidade entre os dois textos com a semelhança da dança com pessoas de mãos dadas, nos detalhes dos passos de alguns personagens e, principalmente, captando a a atmosfera da dança revelando a intenção do cartunista em mostrar os quatro agressores como pessoas que são intolerantes na sua essência - que dançam com prazer ao revelarem os seus preconceitos e seus desrespeitos com as pessoas.

5.  Linguagem mista, porque faz uso tanto da linguagem verbal como da linguagem não-verbal

6. Sim, com esse cartum, o autor possibilita uma importante reflexão sobre o tema, a fim de levar as pessoas a questionarem esses tipos de comportamentos intolerantes.

7. Resposta pessoa.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Falta de consciência da sociedade em relação à covid-19"


# Respostas:
1.
b) Cartum

2. Sobre a falta de conscientização de boa parte da sociedade em seguir as recomendações necessárias para evitar a propagação da covid-19.

3. A fala "Aí fica fácil" sugere o pensamento hipotético da covid-19 sobre parte da sociedade que facilita a propagação do vírus ao não usar a máscara corretamente e propiciar aglomerações no dia a dia.

4. Fazer uma crítica ao comportamento das pessoas que não seguem as recomendações contra a covid-19.

5.  Linguagem mista, porque faz uso tanto da linguagem verbal como da linguagem não-verbal

6. Sim, com esse cartum, o autor possibilita uma importante reflexão sobre o tema, a fim de levar as pessoas a levarem mais a sério sobre os cuidados necessários contra a covid-19.

7. Resposta pessoa.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GABARITO: Atividade sobre classes de palavras (vocabulário)



# Respostas:

a) "O meu melhor amigo é muito inteligente, mas não gosta de mim."

b) "Essa consultora averígua possíveis erros sempre cometidos com a ausência mal explicada que leva a no mínimo três consequências descabíveis."

c) "O estudante realizou a prova com pouca dedicação, por isso não obteve uma boa nota para ele."

d) "Aquele jogador perdeu uma clara chance de marcar o primeiro gol, porque preferiu tocar a bola para o companheiro."

e) "O quarto piloto a atingir a linha de chegada fora campeão no ano passado, quando conquistou o seu último troféu de campeão"

f) "Longas caminhadas começam com o primeiro passo!
g) "O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem as cartas ruins."

domingo, 1 de agosto de 2010

Gabarito: Atividade sobre acentuação (vocabulário)


# Respostas: 
1.
a) Ela trocou a lâmpada do abajur.
b) O policial não levava revólver no coldre.
c) Todos sabiam que era um jovem tímido recatado.
d) No próximo sábado iremos todos ao cinema.
e) No início bebia para comemorar, depois tornou-se um alcoólatra.
f) Esta pichação só pode ser feita por um vândalo.
g) A prefeitura prometeu aterrar este pântano.
h) O pai estava de saída quando a filha chegou.
i) Afirmou que aquela não era a sua rubrica e que haviam falsificado também a assinatura completa.

 2.
a) O júri se valeu do caráter irrepreensível do cônsul.
b) A geleira Bering, no Alasca, é a maior da América do Norte, mas está derretendo rapidamente.
c) O juiz perdeu seus níqueis no táxi.
d) O automóvel era um conversível bege, reluzente de metais cromados.
e) Fizemos um álbum do grupo que participou do campeonato de vôlei.