Leia a tirinha do Calvin, do cartunista Bill Watterson:
1. Por suas características, esse texto é um exemplo de
A) anedota.
B) tirinha.
C) folheto de campanha.
D) história em quadrinhos.
E) charge.
RESPOSTA
2. No primeiro quadrinho desse texto, a expressão “perdeu as estribeiras” indica que o pai ficou
A) confuso.
B) desanimado.
C) descontrolado.
D) impressionado.
E) surpreso.
RESPOSTA
3. No trecho “Ah, agora é você que vai começar é?”, o ponto de interrogação foi usado para
A) criar suspense.
B) reforçar uma advertência.
C) indicar dúvida.
D) introduzir uma reflexão.
E) retomar uma conversa.
RESPOSTA
4. No primeiro quadrinho desse texto, o menino está
A) aborrecido.
B) amedrontado.
C) arrependido.
D) preocupado.
E) surpreso.
RESPOSTA
5. Na fala "Quando isso acabar", a conjunção "quando" expressa ideia de
A) causa
B) finalidade
C) tempo
D) consequência
Leia a charge abaixo e responda às questões 1 a 3:
C) indicar dúvida.
D) introduzir uma reflexão.
E) retomar uma conversa.
RESPOSTA
4. No primeiro quadrinho desse texto, o menino está
A) aborrecido.
B) amedrontado.
C) arrependido.
D) preocupado.
E) surpreso.
RESPOSTA
5. Na fala "Quando isso acabar", a conjunção "quando" expressa ideia de
A) causa
B) finalidade
C) tempo
D) consequência
Leia a charge abaixo e responda às questões 1 a 3:
Fonte da charge: circbolivarianopaulofreire
6. Qual é o assunto gramatical da aula?
a) classes gramaticais
b) novo acordo ortográfico
c) função sintática
d) pontuação
7. Qual a palavra (da frase escrita no quadro) que responde à pergunta da professora?
a) público
b) frequente
c) descaso
d) ensino
8. Sobre a resposta do aluno, foi a resposta esperada pela professora?
a) Sim, porque não houve mudança na grafia de nenhuma das palavras do quadro.
b) Não, pois se esperava que o aluno respondesse sobre a mudança da grafia de uma palavra do quadro.
c) Sim, porque o aluno identificou a palavra que havia passado por alguma mudança na grafia.
d) Não, pois a professora não esperava que o aluno identificasse a mudança na grafai de uma palavra.
9. Qual foi a intenção comunicativa do aluno responder "Nada!"?
a) Expor uma crítica às condições precárias da sala de aula.
b) Constatar que não houve mudança na grafia de nenhuma palavra do quadro.
c) Esclarecer mudanças ou não na grafia de alguma palavra do quadro.
d) Ignorar o propósito da pergunta expressa pela professora.
10. Entre as palavras abaixo, qual também sofreu alteração na grafia após a reforma ortográfica?
a) carteira
b) linguiça
c) lâmpada
d) rachadura