# Respostas:
1.
a.
Resposta: A Machado de Assis.
b.
Resposta: Apresentar a Machado de Assis um jovem poeta e pedir sua ajuda para divulgar no Rio de Janeiro a produção do poeta.
c.
Resposta: Afirmando que o destinatário é a melhor pessoa para o fim desejado, pois nasceu no Rio de Janeiro, é conhecido do público, tem credibilidade e é um escritor reconhecido também como crítico.
4.
a.
Resposta: senhor
b.
Resposta: senhor
c.
Resposta: O escritor deixa claro que Castro Alves é muito jovem.
d.
Resposta: O costume da época - século XIX - em que a carta foi escrita.
5.
Resposta: "a ascensão da nova estrela de seu firmamento" - o pronome seu retoma Bahia / "não tem para vivê-la mais que um instante" - o pronome la retoma vida.
6.
a. Faça a correspondência entre as pessoas do discurso e as pessoas envolvidas na carta.
Resposta: 1ª pessoa: José de Alencar; 2ª pessoa: Machado de Assis; 3ª pessoa: Castro Alves.
b.
Resposta: conforme a sequência: o: Castro Alves; me: José de Alencar; si: Castro Alves; lhe: Machado de Assis; lhe: Castro Alves
c.
Resposta: Como o sentido dos pronomes é atualizado no texto a cada ocorrência, um mesmo pronome pode retomar referentes diversos, tendo em vista o contexto. Além disso, o fato de José de Alencar tratar seu interlocutor por senhor, pronome de tratamento de 3ª pessoa, leva à utilização da forma lhe, de 3ª pessoa, tanto em referência ao interlocutor quanto ao assunto.
7.
Resposta: A ocorrência "não o conhece" é substituída na fala por "não conhece ele"; "desejou ler-me", por "ler para mim" ou "que eu lesse"; "Não lhe parece?", por "não parece para você?"; "abrir-lhe", por "abrir para ele".
Nenhum comentário:
Postar um comentário