# Respostas:
1.
a.
Resposta: Na fala do narrador, o pranto de Iracema, que rola sobre o regaço no qual cresce seu filho, é comparado à queda das folhas de uma árvore antes do amadurecimento de seu fruto. Na fala de Iracema, seu choro e sua tristeza são comparados ao cajueiro cujo tronco fica seco.
b.
Resposta: O emprego da 3ª pessoa gramatical no lugar da 1ª para falar de si mesma. Esse emprego está presente em: "Iracema perdeu sua felicidade", que, em 1ª pessoa, seria "Perdi minha felicidade".
c.
Resposta: Tais procedimentos simulam o falar do índio, conferindo, segundo Alencar, um caráter de nacionalidade à literatura. Além disso, a comparação aproxima a figura humana a elementos naturais, enfatizando a ideia de vida selvagem e primitiva que está na base da representação das raízes nacionais brasileiras.
2.
Sugestão de resposta: Aliteração, na repetição dos fonemas /s/ no trecho "e as folhas murchas não podem mais cantar quando passa a brisa"; rima, na repetição do som "ém" no trecho "A filha de Araquém estava além".
3.
a.
Resposta: A insatisfação de Iracema com o comportamento de Martim.
b.
Resposta: Iracema argumenta que Martim perdeu o interesse por ela e que as atitudes dele demonstram o desejo dele de voltar para sua terra natal e para a "virgem branca".
c.
Resposta: Não. Embora Martim conteste os argumentos de Iracema, garantindo lealdade a ela, o narrador revela a incerteza da personagem quando se refere ao beijo que o jovem dá na esposa como "áspero e morno".
4.
Resposta: O narrador é onisciente, pois narra na 3ª pessoa e se refere a sentimentos das personagens, como em: "Martim doeu-se. Os grandes olhos negros que a indiana pousara nele o tinham ferido no íntimo".
5.
Resposta: A morte de Iracema simbolizaria o fim da cultura nativa, enquanto o nascimento do filho dela e de Martim simbolizaria o surgimento da cultura brasileira, resultante da união dos indígenas e dos portugueses.
6.
Resposta: Iracema sofre em razão de seu amor por Martim, que, por sua vez, se vê dividido entre o amor por ela e pela virgem branca e entre o desejo de permanecer no Novo Mundo e o de voltar para sua terra natal. Nesse contexto, o filho de Iracema e Martim é o fruto desse amor que provocou sofrimento tanto a um quanto a outro.
b.
Resposta: A civilização brasileira, assim como Moacir, surgiu da dor, do sacrifício da cultura nativa, que precisou morrer para que ocorresse o surgimento de uma nova cultura e de um novo povo.
7.
Resposta: A obra Iracema, além de retratar a fauna e a flora brasileiras, o indígena, seus valores e sua cultura, põe foco também no colonizador e no resultado de seu contato com os nativos, ou seja, na miscigenação. Todos esses elementos dizem respeito às raízes da América e, portanto, constituem a base da identidade do povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário