quinta-feira, 7 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre substantivos a partir do conto "Circuito Fechado", de Ricardo Ramos



# Resposta:
1. 
a. 
Resposta: É homem, conforme indicam elementos do mundo masculino, como pincel, creme de barbear, cueca, etc.

b. 
Resposta: Ela trabalha no escritório de uma empresa. Por haver referência a "esboços de anúncios" e "prova de anúncio", parece tratar-se de trabalho em agência de publicidade.

c. 
Resposta: Provavelmente tem um cargo de destaque na empresa (talvez de diretor), pois, além de trabalhar de paletó e gravata, assina cheques e parece examinar diferentes provas de anúncio por dia.

d. 
Resposta: A parte da manhã, ainda em casa; a parte da manhã, já no escritório; a hora do almoço; a parte da tarde, no escritório e na volta para casa; a parte da noite, do retorno à casa até a hora de dormir.

2. 
a. 
Resposta: Todos são substantivos comuns e concretos.

b. 
Resposta: Os substantivos empregados no texto nomeiam os objetos que circundam a personagem durante todo o dia.

3. 
a. 
Resposta: Sugerem uma rotina, isto é, ações e fatos que se repetem todos os dias.

b. 
Resposta: Sugerem uma vida repetitiva, monótona e até certo ponto sufocante.

c. 
Resposta: Poltrona, livro. Televisor, poltrona.

4. 
a. 
Resposta: Algumas apenas.

b. 
Resposta: Não.

c. 
Resposta: Porque o começo e o fim do conto reúnem ações que, pela manhã e à noite, são quase iguais.

d. 
Resposta: Sim. A coerência e a coesão textual são construídas com base na sequência de nomes, que se sucedem de forma lógica, mostrando uma sucessão progressiva e coerente de fatos.

5. 
Resposta: A rotina mostrada no conto expressa a ideia de uma vida circular, que sempre volta ao ponto de partida (a casa, o sono), compondo um circuito. O emprego do adjetivo fechado dá ideia de uma situação opressora e que não tem saída.

b. 
Resposta: Provavelmente sim. Elas não foram mencionadas porque há, na narrativa, a intenção de destacar as coisas que circundam a personagem, criando uma rotina desumanizada, coisificada.

c. 
Atenção professor: Abra a discussão com a classe. Espera-se que os alunos percebam que todos nós, menos ou mais, estamos presos a uma rotina. Portanto, o conto provoca uma reflexão sobre a condição de vida do homem contemporâneo, no geral. Fim da observação.

6. 
Resposta: Esse emprego, pela constância e repetição, cria a sensação de um mundo coisificado, em que as pessoas, misturando-se às coisas, se desumanizam.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta atividade. Vou pedir licença para utilizá-la em minhas aulas. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir