quarta-feira, 6 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre Romantismo a partir de um poema de Álvares de Azevedo



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Sim, os versos são decassílabos (10 sílabas métricas).

b. 
Resposta: As estrofes não têm regularidade quanto ao número de versos: uma tem 20 versos, e a outra, 13 versos.

c. 
Resposta: Não; trata-se de versos brancos (sem rima).

2. 
a. 
Resposta: O eu lírico tem o rosto pálido, os olhos lânguidos e sente o corpo tremer.

b. 
Resposta: Essas sensações decorrem de uma grande paixão, que provoca no eu lírico dor e sofrimento ("Quanto sofro por ti! Nas longas noites / Adoeço de amor e de desejos").

c. 
Resposta: Propicia ao eu lírico um encontro com a imagem da amada ("Eu nos meus sonhos desmaiando passa"), no qual ele chega a sentir sua presença ("Eu sinto-a de paixão encher a brisa").

3. 
a. 
Resposta: "pálida virgem", "tu'alma infantil", "anjo"

b. 
Resposta: "Cheirosas flores desparzir sorrindo / Da mágica cintura"; "Eu sinto-a de paixão encher a brisa"

c. 
Resposta: "na tua fronte / Beijar a luz de Deus"; "Sentir as virações do paraíso"

4. 
Resposta correta: III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário