quinta-feira, 14 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre pronomes a partir de um texto de Camilo Castelo Branco



# Respostas:
1. 
Resposta: Ele considera que o romance francês "degenerou as raças", pois cria uma imagem de mulheres que não existem de fato, que não são reais; são as heroínas "definhadas, tísicas", "com mãos translúcidas de magreza", que criam estereótipos que as jovens leitoras ficam querendo imitar.

2. 
a.
Resposta: Segundo o autor, "os limites do desarranjo" causado pelos romances franceses, isto é, as consequências, os efeitos sociais desses romances tal como eles eram escritos.

b. 
Resposta: A ideia, segundo o autor não verdadeira, de que aqueles romances franceses eram textos de boa qualidade, que retratavam bem as situações e pessoas.

c.
Resposta: Porque pouca gente alcança cria a expectativa de enunciação de qualidades dos romances, de características nobres, só percebidas por especialistas, e não de problemas.

d. 
Resposta: Não.

3. 
a. 
- 20 mil
Resposta: IV
- 3
Resposta: II
- 900
Resposta: I
- 70
Resposta: III

b. 
Resposta: Não, pois seu sentido depende do contexto do enunciado, isto é, da situação a que ele faz referência. O que é pouco em um contexto pode ser muito em outro, e vice-versa.

4. 
a. 
Resposta: Quantas horas vocês dormem? Quantos cozimentos de quássia (vocês) tomam para dessaburrar o estômago? Qual gênero de alimento (vocês) preferem? Que doutrinas de higiene adotaram? Quantos amantes afagam para cicatrizarem os golpes da perfídia com o pelo do mesmo cão?

b. 
Resposta: Em vez do pronome vocês, seria utilizado o pronome elas.

5. 
a. 
Resposta: São os trechos I e III; o termo em destaque retoma "a digestão e o sono", no trecho I, e "os romancistas", no trecho III.

b. 
Resposta: O mundo em que vive o autor.

6. 
a. 
Segunda coluna:
- estes envenenadores impunes causam um desarranjo
Resposta: III
- O romance degenerou as raças
Resposta: I
- A literatura transtorna fundamentalmente a digestão e o sono
Resposta: II

b. 
Resposta: "Romance", "literatura" e "desarranjo", respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário