# Respostas:
1.
a.
Resposta: A pergunta "O que eu faço?". Pela resposta do delegado, ele entendeu que a mulher estaria perguntando para ele "O que eu faço de comida?" quando, na verdade, ela perguntava "O que eu faço para encontrar meu marido?".
b.
Resposta: Porque o cenário construído anteriormente, associado a uma série de conhecimentos comuns (como, por exemplo, o que se pretende ao se procurar uma delegacia), conduz o leitor a pensar que a intenção da mulher, ao ir até a delegacia, é buscar ajuda para encontrar o marido.
2.
a.
Resposta: O não pode se referir apenas à expressão foi eleito, indicando que o candidato não foi eleito e que a explicação para esse fato seria o restante da frase, porque ele foi votado apenas pelos eleitores de sua cidade. A outra possibilidade de leitura é entender que o não pode se referir a todo o restante da oração, com o sentido de que ele foi eleito e não foi só porque ele teve votos de sua cidade, mas também de outras localidades.
b.
Resposta: Não.
c.
Resposta: O contexto no qual a frase se insere é um fator preponderante para resolver uma ambiguidade. O que foi dito antes da frase nos exemplos do item b construiu parte do contexto e permitiu que a ambiguidade inicial fosse desfeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário