# Respostas:
1.
a.
Resposta: É o Dicionário Visual do JT. (JT é sigla de Jornal da Tarde.)
b.
Resposta: É reprodução de um anúncio antigo, uma vez que, hoje, com a existência da Internet, as enciclopédias e os dicionários visuais impressos estão sendo bem menos utilizados.
2.
a.
Resposta: É o emprego das palavras treco e coiso, que fazem parte da linguagem oral e popular e normalmente não são empregadas na linguagem escrita.
b.
Resposta: Antes da popularização da Internet, os dicionários visuais podiam ser recursos especiais e de grande valia para ajudar as pessoas a associar nomes e coisas e, consequentemente, levá-las a não esquecer nomes.
c.
Resposta: As imagens são típicas das utilizadas em enciclopédias e dicionários ilustrados. Logo, elas sugerem que o leitor encontrará no dicionário imagens semelhantes às que integram o anúncio.
3.
a.
Resposta: Treco pode ser substituída por dicionário; coiso, por estar no masculino, pode ser substituída por palavras como animal, grão, vegetal, etc.
b.
Resposta: O jornal ironiza a pobreza de vocabulário dos brasileiros.
c.
Resposta: Essa causa pode ser lapso de memória ou até a falta de familiaridade com a leitura e com palavras de uso menos corriqueiro.
d.
Resposta: O anúncio provoca o humor e, assim, aproxima o leitor do produto anunciado.
4.
a.
Resposta: Essas palavras nomeiam as coisas que Gaturro leva à escola.
b.
Resposta: Lista.
c.
Resposta: Lista de compras em supermercado ou na feira; lista de livros de leitura obrigatória para o vestibular; lista de convidados para uma festa; etc.
5.
Resposta: Vontade não é material, algo que possa ser levado em mochila, como as outras coisas; é algo abstrato, que existe apenas nas pessoas.
6.
Resposta: É a função de nomear as coisas do mundo, tanto as mais concretas, como avental, mochila, livros, estojo, maçã, quanto as mais abstratas, como vontade.
Muito obrigado, me ajudou muito:)
ResponderExcluir