# Respostas:
1.
a.
Resposta: Pode ser menino ou menina, já que ambos os sexos usam xale na primeira idade, conforme indica o emprego da palavra xale.
b.
Resposta: Provavelmente o eu lírico é adolescente ou jovem, pois os pais parecem ser ainda jovens: na foto, o pai tem alguns cabelos a mais, e a mãe, algumas rugas a menos. Logo, deve ter se passado pouco mais de uma década em relação ao momento em que a fotografia foi tirada.
c.
Resposta: O tema principal do texto são as mudanças que ocorreram nas relações familiares no transcorrer do tempo.
d.
Resposta: As reflexões sobre as mudanças na relação familiar são motivadas pela observação que o/a adolescente ou o/a jovem (o eu lírico) faz de uma fotografia, na qual aparecem ele/a mesmo/a, ainda menino/a, e os pais.
2.
a.
Resposta: O emprego de artigo indefinido sugere certo distanciamento, dando impressão de que o eu lírico ainda não estava reconhecendo quem eram aquelas pessoas da foto. Também pode haver a intenção de generalizar, sugerindo que outras famílias também têm a mesma composição.
b.
Resposta: Primeiramente porque a palavra já foi mencionada no texto. Além disso, nesse trecho do poema, o eu lírico já reconheceu as personagens, conforme indicam as expressões "meu pai", "minha mãe" e "sou eu".
3.
a.
Resposta: O eu lírico observa que as três pessoas da foto estão diferentes, mas nem todas mudaram na mesma proporção.
b.
Resposta: Quem sofreu a mudança maior foi o próprio eu lírico, que, de criança, passou a ser adolescente ou adulta.
c.
Resposta: O artigo o é necessário porque tempo é algo que faz parte da experiência coletiva e, assim, é algo definido. O artigo "as" foi empregado para produzir o sentido genérico de que o tempo trata todas as pessoas (sem exceção) com "medidas diferentes".
4.
a.
Resposta: A repetição da palavra "quase" e o emprego de reticências sugerem que o eu lírico está refletindo sobre o assunto e, embora ele utilize o adjetivo iguais repetidamente, o uso de "quase" sugere a mudança e não a igualdade.
b.
Resposta: Não mudaram tanto fisicamente, mas principalmente na relação que tinham com o eu lírico.
5.
Resposta: O eu lírico sente os pais distantes, como se não tivesse mais a compreensão deles.
b.
Resposta: Provavelmente, eles também sentem a filha distante e não compreendem por que ela mudou tanto.
c.
Resposta: "serenos laços de amor" / O sentimento era de amor, comunhão, completude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário