terça-feira, 12 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre prosa do Romantismo a partir de "Memórias de um Sargento de Milícias"


# Respostas:
1. 
Resposta: A classe social composta pelas camadas mais populares, ou seja, a classe média baixa, formada pelo barbeiro, pelo meirinho, etc.

2. 
a. 
Resposta: Diferentemente da idealização romântica da criança, vista como dotada de pureza e ingenuidade, Leonardo é retratado como um menino travesso e já com "muita velhacaria para aquela idade".

b. 
Resposta: De um lado, Leonardo sofre a contrariedade de ser abandonado pelos pais e, em razão de suas travessuras, fica sujeito ao desafeto de seus vizinhos. De outro, ele é alvo do afeto e dos favores do padrinho, que lhe dá um lar e se preocupa com seu futuro (estudos, carreira, herança).

c. 
Resposta: Leonardo é esperto, já dotado de certa malícia e de uma personalidade que atrai desafetos e, ao mesmo tempo, a afeição e favores de pessoas, que resolvem os problemas dele sem que ele tenha que fazer nenhum esforço.

3. 
a. 
Resposta: Porque, segundo ele, meirinho só ganharia dinheiro se fosse efetivamente capaz de realizar o trabalho (se tivesse "jeito") e, além disso, não era uma profissão de prestígio na sociedade.

b. 
Resposta: Não; o barbeiro manifesta somente o desejo de que seu afilhado acumulasse grandes somas de dinheiro e tivesse uma reconhecida posição social: "sonhava-lhe uma grande fortuna e uma elevada posição".

c. 
Resposta: Constrói um efeito cômico, pois, ironicamente, ela põe em evidência a discrepância entre a visão que o barbeiro tinha do afilhado e o que o menino realmente era: um garoto travesso e malicioso, sem nenhuma vocação para o sacerdócio.

4. 
a. 
Resposta: O narrador suspende brevemente a narração em 3ª pessoa ("O menino [...] estremecera") e se coloca de modo pontual na narrativa, por meio do emprego da 1ª pessoa, em "como já dissemos".

b. 
Resposta: O narrador, ao utilizar a 1ª pessoa, não se coloca numa posição de neutralidade e, com isso, leva o leitor a ter a sensação de estar lendo uma narrativa contada por alguém que presencia os acontecimentos de perto.

5. 
a.  associado a registros informais. Qual trecho evidencia tal característica? Justifique sua resposta.
Resposta: O primeiro trecho; nele a expressão manguinhas de fora explicita a informalidade do texto.

b. 
Resposta: aborrecia, provocava quem passava

Nenhum comentário:

Postar um comentário