terça-feira, 12 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre pronomes a partir do discurso de Malala Yousafzai no Prêmio Nobel da Paz


# Respostas:
1. 
a.
Resposta: Excelentíssimas majestades; queridos irmãos e irmãs

b.
Resposta: me orgulha; a primeira pachtun; eu quero; a mim e a minhas amigas

c. 
Resposta: das crianças esquecidas; daqueles milhões de vidas

2. 
a. 
Resposta: São crianças de todo o mundo, e Malala se identifica com elas porque, por algum motivo, assim como ocorreu com ela, não têm acesso à educação e querem mudar essa situação.

b. 
- meu
Resposta: Malala

- seus
Resposta: crianças

- lhes
Resposta: crianças

- elas
Resposta: crianças

3. 
a. 
Resposta: No 1º, a Malala e a seus irmãos; no 2º, a Malala e a Kailash Satyarthi, com quem a jovem dividiu o Prêmio Nobel; no 3º, a Malala e suas amigas; no 4º, a Malala e a todos os que a ouviam e à sociedade em geral.

b. 
Resposta: O 4º trecho. Nele, nós tem sentido diferente dos outros, porque não se refere a um grupo específico de pessoas, mas sim a todos os seres humanos, a todos nós que fazemos parte da sociedade.

4. 
a. 
Resposta: elas, ela

b. 
Resposta: No 1º trecho, está no plural, o que se comprova pelo "s" no final. No 2º trecho, está no singular, uma vez que não há presença de "s" no final.

c. 
Resposta: Respectivamente, às crianças e à história de Malala.

5. 
a. dão ideia de posse?
Resposta: III

b. antecedem verbos que concordam com elas?
Resposta: I

c. indicam alvo de uma ação?
Resposta: II

6. 
a. 
Resposta: Agradecer pelo prêmio, contar sua história, divulgar seu trabalho, defender seus ideais.

b. 
Resposta: Ajudar a organizar o discurso, marcando a posição de Malala em relação a seus interlocutores e ao assunto enfocado por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário