# Respostas:
1.
a.
Resposta: Excelentíssimas majestades; queridos irmãos e irmãs
b.
Resposta: me orgulha; a primeira pachtun; eu quero; a mim e a minhas amigas
c.
Resposta: das crianças esquecidas; daqueles milhões de vidas
2.
a.
Resposta: São crianças de todo o mundo, e Malala se identifica com elas porque, por algum motivo, assim como ocorreu com ela, não têm acesso à educação e querem mudar essa situação.
b.
- meu
Resposta: Malala
- seus
Resposta: crianças
- lhes
Resposta: crianças
- elas
Resposta: crianças
3.
a.
Resposta: No 1º, a Malala e a seus irmãos; no 2º, a Malala e a Kailash Satyarthi, com quem a jovem dividiu o Prêmio Nobel; no 3º, a Malala e suas amigas; no 4º, a Malala e a todos os que a ouviam e à sociedade em geral.
b.
Resposta: O 4º trecho. Nele, nós tem sentido diferente dos outros, porque não se refere a um grupo específico de pessoas, mas sim a todos os seres humanos, a todos nós que fazemos parte da sociedade.
4.
a.
Resposta: elas, ela
b.
Resposta: No 1º trecho, está no plural, o que se comprova pelo "s" no final. No 2º trecho, está no singular, uma vez que não há presença de "s" no final.
c.
Resposta: Respectivamente, às crianças e à história de Malala.
5.
a. dão ideia de posse?
Resposta: III
b. antecedem verbos que concordam com elas?
Resposta: I
c. indicam alvo de uma ação?
Resposta: II
6.
a.
Resposta: Agradecer pelo prêmio, contar sua história, divulgar seu trabalho, defender seus ideais.
b.
Resposta: Ajudar a organizar o discurso, marcando a posição de Malala em relação a seus interlocutores e ao assunto enfocado por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário