# Resposta:
1.
a.
Resposta: gosto em conhecê-lo: o verbo conhecer, no contexto, é transitivo direto; uma garrafa do superfino: a presença de mais torna a expressão redundante.
b.
Resposta: Nhor-não, mecê
2.
a.
Resposta: O elogio do alemão à beleza de Inocência foi visto como uma falta de respeito, uma ofensa, pois foi compreendido de forma maliciosa, como se Meyer desejasse ter Inocência para si.
b.
Resposta: Ele critica o costume de as mulheres ficarem presas, escondidas, o que impedia que seus traços físicos fossem conhecidos.
c.
Resposta: Sim, pois a jovem, ao ser apresentada ao alemão, não diz nada, fica bastante tímida, o que dá a entender que ela não tinha o hábito de vivenciar situações sociais desse tipo.
d.
Resposta: A de Meyer representa uma visão mais progressista a respeito da mulher, pois defende que ela seja livre para se mostrar e ser elogiada. A de Pereira representa uma visão retrógrada, machista, em que a mulher é sinônimo de posse e deve ser controlada para garantir a honra da família.
3.
Resposta: O foco narrativo é em 3ª pessoa e o narrador é onisciente, pois conhece os sentimentos e pensamentos mais íntimos das personagens, conforme demonstram trechos como: "Meyer lhe estendia a mão direita", "franca como o seu coração", "Cirino sentiu um movimento impetuoso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário