sábado, 9 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre Romantismo comparando versos de Casimiro de Abreu com Chico Buarque



# Respostas:
1. 
Resposta: Cada um dos textos tem como tema a saudade de uma fase da vida: a infância, no de Casimiro de Abreu; a pré-adolescência, no de Chico Buarque.

2. 
a. 
Resposta: O eu lírico não sugere brincadeiras do tipo travessuras e dá a impressão de que seus divertimentos envolviam sempre elementos naturais, como ficar à sombra de bananeiras e laranjais, correr atrás das borboletas pelas campinas, colher pitangas e mangas e brincar na beira do mar.

b. 
Resposta: Era uma relação harmoniosa e afetiva; além de os elementos da natureza serem uma referência para as brincadeiras que fazia e uma fonte de contemplação ("Achava o céu sempre lindo"), o eu lírico se sentia parte da natureza ("Filho das montanhas").

3. 
a. 
Resposta: O eu lírico vê sua infância como uma fase de pureza e ingenuidade.

b. 
Resposta: É subjetiva e idealizada, pois o eu lírico vê de um modo pessoal e sentimental suas experiências da infância ("A vida - um hino d'amor") e tudo nessa fase da vida lhe parecia perfeito: seu mundo era "um sonho dourado" e sua vida era feita de "amor", "sonho" e "flores".

4. 
a. 
Resposta: Não; a relação do eu lírico com os elementos da natureza não é harmônica nem afetiva, pois ele mata passarinho e coleciona minhoca.

b. 
Resposta: Não; o eu lírico pula muro, olha mulher nua pelo buraco da fechadura.

c. 
Resposta: Enquanto o poema de Casimiro de Abreu valoriza a inocência da criança e a relação dela com a natureza, apresentando uma visão idealizada e sentimentalista da infância, a canção de Chico Buarque retrata de modo realista e sem afetações sentimentais as malícias (espiar mulher nua), certas maldades ("Matando passarinho") e as brincadeiras de rua vivenciadas na pré-adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário