quarta-feira, 6 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre Romantismo a partir do poema "I Juca-Pirama", de Gonçalves Dias



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: O ancião renega o filho ("meu filho não és") e passa a rogar-lhe maldições, como não ser amado pelas mulheres, não ter amigos confiáveis ("Tenham alma inconstante e falaz"), não ter sepultamento digno e viver como um "maldito" e "sozinho na terra".

b. 
Resposta: Ele acredita que o filho é um covarde, que temeu a morte ("Tu choraste em presença da morte") e, por isso, não era digno de pertencer a "uma tribo de nobres guerreiros".

2.
Resposta: O guerreiro pediu clemência porque estava preocupado com a subsistência do pai, um ancião cego e fraco ("Em mim se apoiava, / Em mim se firmava, / Em mim descansava").

3. 
a. 
Resposta: O jovem tupi entra em combate contra os timbiras e os vence ("Quantas vagas de povo enfurecido / Contra um rochedo vivo se quebravam"); tal atitude revela sua bravura e destreza na luta.

b. 
Resposta: Não desonram porque não são lágrimas derramadas por causa de uma suposta covardia do filho, mas, sim, em razão da emoção de perceber a coragem e a bravura dele.

c.  Justifique sua resposta com elementos do texto.
Resposta: Provavelmente sim, pois ele provou que é um guerreiro valoroso e o chefe dos timbiras afirma: "Basta, guerreiro ilustre! assaz lutaste, / E para o sacrifício é mister forças".

4. 
Resposta: De acordo com o poema, o ritual antropofágico envolve valores como a coragem e a dignidade diante da vida e da morte.

5.
a. 
Resposta: Pela coragem, bravura, dignidade, fidelidade às suas tradições e amor filial.

b. 
O herói é fiel ao pai e à nação a qual pertence mostrando, assim, honradez e firmeza de caráter, já que sacrifica a própria vida por tais valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário