sábado, 9 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre Romantismo a partir do poema "Meu Anjo", de Álvares de Azevedo



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: O eu lírico chama sua amada de "anjo" e associa seu encanto à "espontânea canção dos passarinhos".

b. 
Resposta: Seios "macios" e "alvos".

2. 
Resposta: A fumaça do charuto, o vapor de um cachimbo e o vinho espanhol.

b. 
Resposta: Todos fazem parte do universo dos prazeres associados à vida mundana, boêmia.

c. 
Resposta: Sugerem que a figura feminina, tal como o vinho, o charuto e o cachimbo, pertence ao mundo dos prazeres dos sentidos, dos vícios.

3. 
Resposta: Quando o eu lírico está nos seus sonhos ou devaneios, a mulher amada é associada à pureza e à inocência ("fronte angélica", "criatura vaporosa", "coroa e nimbo"); quando ele está no mundo real, ela é associada ao prazer dos sentidos ("beijo", "sorriso") e vista como "mais bela" no movimento da fumaça do cachimbo.

4. 
a. 
Não; ela não sente amor algum por ele ("Mas quis a minha sina que seu peito / Não batesse por mim nem um minuto").

b.
Resposta: O eu lírico não demonstra grande sofrimento ou grande angústia, mas expressa descontentamento com a não correspondência da sua amada, considerando-a tão bela e volúvel ("leviana") quanto a fumaça de um charuto.

5. 
a. 
Resposta: Elas são um ser angelical, puro, inocente ("anjo") e incorpóreo ("vaporosa") que habita os sonhos e os devaneios do eu lírico.

b. 
Resposta: No poema "Meu anjo", a mulher, além de ter mais corporeidade e sensualidade, é associada a elementos prosaicos relacionados aos prazeres dos sentidos. A associação com vinho, charuto e cachimbo desmitifica a figura feminina, que deixa de ser apresentada unicamente como figura sublime, conforme ocorre no poema "A T...", situado na primeira parte da Lira dos vinte anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário