# Respostas:
1.
a.
Resposta: "Senhor Deus dos desgraçados", "Senhor Deus", "Ó mar", "Astros, noites, tempestades", "tufão", "severa musa", "musa libérrima, audaz"
b.
Resposta: Primeiramente, pede a Deus que diga se é "loucura" ou "verdade" todos os horrores vistos no navio; depois, solicita aos elementos da natureza que reajam a tais horrores; por fim, pede à "severa musa" que lhe diga quem são os "desgraçados" a bordo do navio.
c.
Resposta: Maior expressividade, emoção e ênfase no tema da escravidão.
2.
a.
Resposta: Da "severa musa".
b.
Resposta: Informações sobre o passado livre e vigoroso dos negros ("Homens simples, fortes, bravos", "Ontem plena liberdade") e sobre a atual condição de escravidão, degradação e miséria deles ("Hoje míseros escravos", "São mulheres desgraçadas").
3.
a.
Resposta: A luminosidade é sugerida em "a terra esposa a luz" e o movimento em "Onde voa em campo aberto / A tribo dos homens nus" e em "Combatem".
b.
Resposta: Ela enfatiza o contraste vivido pelos negros, que, diferentemente do que experimentavam em liberdade, agora, na escravidão, vivenciam uma situação de grande despojamento: "Sem luz, sem ar, sem razão...".
c.
Atenção professor: Abra a discussão com a classe, pois pode haver mais de uma resposta. Sugestão: Pode significar sem perspectivas de vida, sem senso lógico, como também sem consideração por parte daqueles que lhes tiram a liberdade. Fim da observação.
4.
a.
Resposta: Primeiramente, há comparação entre as escravas negras e a escrava Agar; a seguir, há emprego da hipérbole, em "nem o leite do pranto / Têm que dar para Ismael", ou seja, o sofrimento e a penúria de tais escravas eram tamanhos, que tudo dentro delas, até mesmo as lágrimas, acabou, secou, não restando nada para alimentar os filhos.
b.
Resposta: A ênfase no tom trágico da cena descrita pela musa.
5.
a.
Resposta: "arranco de um finado" e "baque de um corpo ao mar"
b.
Resposta: Representa os movimentos que os negros fazem ao ser açoitados.
c.
Resposta: Os tripulantes, que, em torno do açoitamento, juntam-se para zombar do negro que está sendo castigado.
6.
Resposta: Ele emprega recursos bastante expressivos, criando imagens contrastantes, bem como cenas de grande impacto, que envolvem, além de elementos visuais, aspectos sonoros. Esse retrato expressivo colocava o leitor/ouvinte diante dos horrores da escravidão, o que podia sensibilizá-lo para a causa abolicionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário