# Respostas:
1.
a.
Resposta: Na infância.
b.
Resposta: Em São Paulo.
c.
Resposta: No ônibus escolar e na casa do narrador.
2.
a. a uma ação passada, ocorrida antes de outra, também passada;
Resposta: IV
b. a ações começadas e terminadas pontualmente no passado;
Resposta: III e IV
c. a uma ação futura;
Resposta: V
d. a uma ação que depende do cumprimento de uma condição;
Resposta: VI
e. a uma ação no presente;
Resposta: II
f. a ações passadas que ocorreram durante um período mais longo de tempo.
Resposta: I
3.
a.
Resposta: é, chama, refere
b.
Resposta: Explicar o sentido de termos que ele julga serem desconhecidos dos leitores: seu apelido e uma palavra pouco usada atualmente.
c.
Resposta: Porque provavelmente, quando o autor escreveu o relato, o pai ainda o chamava pelo apelido e ainda costumava utilizar a palavra macambúzio.
4.
a.
Resposta: Por meio do uso do termo daqueles, o narrador faz uma referência a um modelo de ônibus que supõe ser do conhecimento do leitor.
b.
Resposta: Ao se comparar a uma ostra, o narrador faz uma espécie de confissão ao leitor, ao mesmo tempo que procura criar um efeito de humor pela comparação inusitada.
c.
Resposta: A palavra tagarelar remete a um contexto informal.
5.
Resposta: Trata-se de uma expressão que foi utilizada em sentido figurado e que é própria de outros contextos, em geral na descriação de situações dramáticas. No relato em estudo, a situação é relativamente pouco significativa, mas dramática do ponto de vista do narrador quando criança, dada a sua ingenuidade. Daí a adequação do uso das aspas.
6.
Resposta: Os dois meninos podem ter ido conversar com a diretora, ou o outro menino, com medo da diretora, se sentiu ameaçado e parou de fazer chantagem.
7.
Atenção professor: Abra a discussão com a classe. Sugestões: Aprender a importância de falar sempre a verdade; a ter coragem para enfrentar as consequências dos atos praticados; a tomar cuidado para não se revelar a pessoas desconhecidas. Fim da observação.
Thanks❤🙏
ResponderExcluir