segunda-feira, 7 de junho de 2021

Atividade de português: atividade sobre substantivos a partir do conto "Circuito Fechado", de Ricardo Ramos



Leia este conto, de Ricardo Ramos:

Circuito fechado

Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

1. O conto narra um dia na vida de uma personagem.
a. Essa personagem é homem ou mulher? Justifique sua resposta.

b. Qual é a atividade profissional dessa personagem? Justifique sua resposta.

c. Que posição ela ocupa, provavelmente, no trabalho?

d. Que momentos do dia são retratados?

2. O texto é construído predominantemente com substantivos.
a. Trata-se de substantivos comuns ou substantivos próprios? Concretos ou abstratos?

b. Qual é a relação entre os substantivos e o dia na vida da personagem?

3. No texto, há vários substantivos que se repetem, como telefone, papéis, caneta e cigarro, entre outros.
a. O que essas repetições sugerem, no plano das ações ou dos fatos?

b. O que as repetições sugerem quanto ao tipo de vida que a personagem leva?

c. Que trecho traduz os poucos momentos de lazer da personagem?

4. Observe a construção do texto do ponto de vista da coerência e da coesão.
a. O texto apresenta conexões gramaticais - conjunções, pronomes, advérbios, etc. - que normalmente garantem a coesão textual?

b. A repetição de palavras - normalmente vista como indesejável na construção dos textos - é um problema no conto?

c. Compare o início e o fim do conto. Considerando-se os dois trechos, por que há a repetição de várias palavras?

d. O texto apresenta coerência e coesão textual? Se sim, de que modo elas são construídas?

5. O texto é intitulado "Circuito fechado" e, nele, não há referência explícita ao convívio da personagem com outras personagens. Ela está cercada de coisas. a. Veja alguns dos sentidos da palavra circuito:

1 linha fechada que limita uma superfície, um espaço; contorno, perímetro
Ex.: o agrônomo demarcou o c. do terreno
2 a parte periférica que cerca alguma coisa; cinto, cinturão
Ex.: o c. de muralhas da velha fortaleza
3 movimento mais ou menos circular; giro, volta
Ex.: ciclistas perfizeram o c. da lagoa
(Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 1.0.)

Com base nesses sentidos da palavra circuito, explique o título do conto.

b. Você acha que a personagem do conto se relacionou, durante o dia, com outras personagens? Se sim, levante hipóteses: Por que elas não foram mencionadas?

c. A personagem do conto representa uma única pessoa ou um conjunto maior de pessoas?

6. Considerando que o substantivo é a classe das palavras que nomeiam as coisas, responda: Qual é a importância, para o sentido global do conto, do emprego predominante de substantivos em sua construção?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso


Um comentário: