segunda-feira, 14 de junho de 2021

Proposta de produção de uma "ata de reunião"



Às vezes, em uma assembleia ou em uma reunião do corpo deliberativo de uma agremiação, associação ou congregação, torna-se necessário tomar algumas decisões importantes, que dizem respeito a todos os associados.

Para registrar a pauta, as falas dos participantes e as decisões tomadas, existe a ata. Trata-se de um texto por meio do qual todos os que pertencem àquela comunidade (presentes ou não à reunião) podem tomar conhecimento do que foi discutido e decidido. Além disso, esse texto serve também como um registro das decisões tomadas e contribui para que elas não se percam e para evitar que, no futuro, as mesmas questões voltem a ser discutidas.

Conheça um modelo básico de ata:

Ata de reunião

Às _____ horas, do dia _____, do mês de _____, do ano de _____, reuniu-se a Diretoria (ou Conselho Diretivo) do(a) _____, situado em (endereço), contando com a presença de (identificar os participantes, se não for um número muito grande). O diretor (ou secretário) apresentou aos presentes a seguinte pauta da reunião, que foi aprovada pelo grupo: _____ e _____. Em seguida, iniciou-se a discussão dos itens e a apresentação de propostas. As propostas aprovadas com _____ % dos votos (ou por maioria) são as seguintes: _____, _____ e _____.

Para acompanhar o encaminhamento ou a execução das propostas, foram escolhidos os senhores (identificar) e _____.

Sem mais nada para tratar, às _____ horas dei por encerrada a reunião, que foi presidida por (nome), por (nome e cargo) e por mim, (nome e cargo), que a secretariei. Assinaturas:

(nome e assinatura de todos os participantes)

Antes da popularização dos computadores, cada ata era lavrada manualmente em um livro, em um único parágrafo, e não podia conter rasuras. Com o uso de computadores, essas exigências deixaram de ser rígidas.

Contudo, espera-se encontrar em um texto desse gênero:

- data, local, horário de início e fim da reunião;
- identificação das pessoas presentes e seus cargos, para que se saiba por quem as decisões foram tomadas;
- pauta da reunião, com a explicitação dos motivos da ocorrência dela;
- registro da discussão da pauta e da apresentação de propostas;
- registro das decisões tomadas na reunião;
- compromissos assumidos, com indicação de tarefas e prazos para seu cumprimento;
- menção à data estabelecida para a reunião seguinte.

Recomenda-se que o arquivo contendo uma ata seja salvo em PDF, para que não haja alterações posteriores.

HORA DE ESCREVER
Seguindo o modelo acima, elabore uma ata registrando uma reunião entre os colegas da sua classe a fim de tomar uma decisão em benefício da turma.  

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário