Leia os textos que seguem.
Texto 1
FONTE: Anúncio do Jornal da Tarde / CRÉDITOS: Talent Biz
Texto 2
FONTE: Tirinha de Nik. Gaturro.
1. Em relação ao texto I, responda:
a. Qual é o produto anunciado?
b. Ele é reprodução de um anúncio antigo ou atual? Justifique sua resposta.
2. Observe, no texto I, a relação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
a. O que chama a atenção no texto verbal em destaque? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b. Que relação há entre o texto verbal em destaque e o produto anunciado?
c. Que papel as imagens cumprem na construção do anúncio?
3. A palavra coiso não está registrada no dicionário, e a palavra "treco" é usada para designar diferentes tipos de coisa.
a. Que palavras poderiam substituir treco e coiso, no contexto?
b. O que o anúncio ironiza ao empregar esses termos?
c. O anúncio sugere que a falta de memória linguística dos brasileiros pode ter uma causa. Qual é essa causa?
d. Que efeito o uso desses termos causa no leitor?
4. Nos quadrinhos de Nik, no texto II, Gaturro está se preparando para ir à escola.
a. As palavras avental, mochila, livros, estojo e maçã nomeiam o quê?
b. Que nome se dá ao gênero textual em que são reunidos nomes de várias coisas?
c. Cite outras situações em que esse gênero é utilizado.
5. No último quadrinho, Gaturro constata que se esquece de levar à escola sempre a mesma coisa: a vontade. Que diferença há entre a palavra vontade e as demais palavras que Gaturro mencionou nos quadrinhos anteriores?
6. Os dois textos mostram com clareza uma das funções que as palavras têm no mundo. Qual é essa função?
Muito obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluir