Leia, a seguir, um dos poemas de Álvares de Azevedo que compõem a segunda parte da Lira dos vinte anos.
Meu anjo
Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos;
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.
Triste de noite na janela a vejo
E de seus lábios o gemido escuto.
É leve a criatura vaporosa
Como a frouxa fumaça de um charuto.
Parece até que sobre a fronte angélica
Um anjo lhe depôs coroa e nimbo...
Formosa a vejo assim entre meus sonhos
Mais bela no vapor do meu cachimbo.
Como o vinho espanhol, um beijo dela
Entorna ao sangue a luz do paraíso.
Dá morte num desdém, num beijo vida,
E celestes desmaios num sorriso!
Mas quis a minha sina que seu peito
Não batesse por mim nem um minuto,
E que ela fosse leviana e bela
Como a leve fumaça de um charuto!
1. O poema apresenta em sua composição vários elementos antitéticos. Observe o retrato da figura feminina apresentado na primeira estrofe do poema.
a. Que elementos, nessa estrofe, sugerem a pureza e a inocência da mulher amada?
b. Que elementos são indicativos da corporeidade e da sensualidade da mulher amada?
2. A partir da segunda estrofe, o eu lírico passa a associar a figura feminina a elementos mais prosaicos.
a. Quais são esses elementos?
b. O que esses elementos prosaicos têm em comum?
c. Considerando as respostas dos itens anteriores, levante hipóteses: O que essas associações feitas pelo eu lírico sugerem quanto à figura feminina?
3. A imagem da mulher se modifica conforme o eu lírico esteja situado no mundo dos sonhos ou no mundo da realidade. Em que consiste essa mudança? Justifique sua resposta com elementos do texto.
4. No poema:
a. A mulher amada retribui o amor do eu lírico? Justifique sua resposta com trechos do texto.
Não; ela não sente amor algum por ele ("Mas quis a minha sina que seu peito / Não batesse por mim nem um minuto").
b. Que sentimentos o eu lírico expressa diante da postura de sua amada?
5. Como vimos, na Lira dos vinte anos a mulher é retratada de maneiras diferentes na primeira e na segunda parte da obra. Considerando o poema em estudo e o poema "A T...", estudado no capítulo anterior, responda:
a. Nos dois poemas, que características as figuras femininas têm em comum?
b. E quais características diferentes elas têm?
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