Leia o cartum a seguir, de Angeli.
FONTE: (Folha de S. Paulo, 28/2/2007.) CRÉDITOS: Angeli/Acervo do cartunista
1. Observe a personagem e as gavetas que aparecem no cartum. Note que cada gaveta é identificada por uma palavra.
a. Qual é a classe gramatical das palavras que identificam cada gaveta?
b. Que relação essas palavras têm com a vida da personagem?
2. É próprio da linguagem dos cartuns o uso da ironia e da crítica aos costumes e comportamentos sociais.
a. Como a personagem considera o amor?
b. Que crítica o cartum faz?
3. A classificação dos substantivos em concretos e abstratos depende sempre do contexto e de certas nuances semânticas. Indique pelo menos um substantivo do cartum que:
a. é sempre ou quase sempre abstrato;
b. é sempre ou quase sempre concreto;
c. pode ser concreto ou abstrato, dependendo do contexto; explique seu sentido em cada contexto.
4. No cartum, alguns substantivos estão no plural. Veja:
vícios
filhos
fetiches
a. Como eles ficam, no singular?
b. Conclua: Como o plural é formado, em português?
Nenhum comentário:
Postar um comentário