quinta-feira, 10 de junho de 2021

Atividade sobre "artigo" a partir de um poema de Carlos Queiroz Telles



Leia o poema de Carlos Queiroz Telles a seguir e responda às questões de 1 a 5.

Fotografia

Um homem, uma mulher,
uma criança.

Com alguns cabelos a mais
este homem é meu pai.

Com algumas rugas a menos
esta mulher é minha mãe.

A criança, muito pequena
em seu xale e sua touca,
não parece que sou eu.

Mas os sorrisos atestam
serenos laços de amor.

O tempo trata as pessoas
com medidas diferentes.

Pelo espelho do retrato
fui eu quem mais mudou.

Pai e mãe estão iguais.
Quase iguais... quase.

Por que será que se sentem
tão mais velhos do que eu?

Por que será que não podem
aceitar que eu cresci?

Por que será que se afastam
tão velozmente de mim?

1. A propósito do poema, responda:
a. O eu lírico é masculino ou feminino? Justifique sua resposta.

b. Levante hipóteses: Que idade o eu lírico tem?

c. Qual é o tema principal do texto?

d. Que relação existe entre o tema principal do texto e o título "Fotografia"?

2. Observe estes trechos:

"Um homem, uma mulher,
uma criança."
"A criança, muito pequena"

Levando em conta o contexto, explique:
a. Por que os três substantivos do primeiro trecho são acompanhados de artigo indefinido?

b. Por que, no segundo trecho, o substantivo criança, antes acompanhado de artigo indefinido, passa a ser acompanhado do artigo definido "a"?

3. Releia estes versos:

"O tempo trata as pessoas
com medidas diferentes."

a. Por que o eu lírico faz essa afirmação?

b. Das pessoas mencionadas no texto, qual sofreu maior mudança? Por quê?

c. O que justifica o emprego de artigos definidos nesses versos?

4. Observe estes versos:

"Pai e mãe estão iguais.
Quase iguais... quase."

a. Nesses versos, que sentido a repetição da palavra quase e o emprego de reticências produzem?

b. Em que aspecto os pais mudaram mais?

5. A palavra quase introduz no poema um conjunto de observações do eu lírico a respeito dos pais.
a. Como o eu lírico sente os pais?

b. Levante hipóteses: Como os pais provavelmente sentem o eu lírico?

c. Os versos "Por que será que se afastam / tão velozmente de mim?" estão em oposição a um verso anterior, que traduz o sentimento vivido na infância. Qual é esse verso? Qual era o sentimento?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário