domingo, 6 de junho de 2021

Atividade sobre Romantismo a partir de um poema de Álvares de Azevedo



Leia o seguinte poema de Álvares de Azevedo.

A T...
No amor basta uma noite para fazer de um homem um Deus.
                                                                                                      Propércio

Amoroso palor meu rosto inunda,
Mórbida languidez me banha os olhos,
Ardem sem sono as pálpebras doridas,
Convulsivo tremor meu corpo vibra:
Quanto sofro por ti! Nas longas noites
Adoeço de amor e de desejos
E nos meus sonhos desmaiando passa.
A imagem voluptuosa da ventura...
Eu sinto-a de paixão encher a brisa,
Embalsamar a noite e o céu sem nuvens,
E ela mesma suave descorando
Os alvacentos véus soltar do colo,
Cheirosas flores desparzir sorrindo
Da mágica cintura.
Sinto na fronte pétalas de flores,
Sinto-as nos lábios e de amor suspiro.
Mas flores e perfumes embriagam,
E no fogo da febre, e em meu delírio
Embebem na minh'alma enamorada
Delicioso veneno.
[...]

Ah! vem, pálida virgem, se tens pena
De quem morre por ti, e morre amando,
Dá vida em teu alento à minha vida,
Une nos lábios meus minh'alma à tua!
Eu quero ao pé de ti sentir o mundo
Na tu'alma infantil; na tua fronte
Beijar a luz de Deus; nos teus suspiros
Sentir as virações do paraíso;
E a teus pés, de joelhos, crer ainda
Que não mente o amor que um anjo inspira,
Que eu posso na tu'alma ser ditoso,
Beijar-te nos cabelos soluçando
E no teu seio ser feliz morrendo!

1. Na poesia do Romantismo, diferentemente do que se observa na estética árcade, o emprego dos elementos formais (métrica, rimas, ritmo, imagens, elementos estilísticos) tem relação com o estado emocional do poeta, e não com regras meramente convencionais.
a. Faça a escansão dos primeiros versos do poema de Álvares de Azevedo e responda: Há regularidade métrica nesse poema? Justifique sua resposta.

b. Como as estrofes estão organizadas quanto ao número de versos?

c. Há um esquema de rimas no poema?

2. Um dos procedimentos habituais dos poetas românticos é a introspecção, ou seja, a exploração do mundo interior; por isso, muitas das produções românticas são marcadas pelo subjetivismo, pelo sentimentalismo e pelo egocentrismo.
a. Nos primeiros versos do poema de Álvares de Azevedo, o eu lírico descreve seu estado físico. Como é esse estado?

b. O que leva o eu lírico a ter essas sensações? Justifique sua resposta com elementos do texto.

c. Ao voltar-se para seu mundo interior, o eu lírico mergulha em um estado de sonho e devaneio. De acordo com a primeira estrofe, o que esse estado propicia ao eu lírico? Justifique sua resposta com elementos do texto.

3. A figura feminina foi abordada nos textos românticos de variadas formas. Identifique no poema em estudo dois trechos em que a mulher é retratada como:
a. pura e inocente;

b. identificada com os elementos da natureza;

c. capaz de colocar o eu lírico em contato com o divino e com a suprema felicidade.

4. O amor é um tema muito explorado no Romantismo. Entre os itens a seguir, indique em seu caderno o que não corresponde à concepção de amor observada no poema.

I. A predominância de elementos diáfanos e leves, como a noite embalsamada, a brisa, os "alvacentos véus" e a imagem pura e incorpórea da amada, expressa uma ideia de amor sublime, não realizado fisicamente.
II. O sentimento amoroso relaciona-se à ideia de transcendência e, por isso, a morte é algo desejável: ao morrer, o eu lírico pode perder sua natureza física e material e adquirir, como a imagem da mulher amada, uma essência espiritual.
III. A sensualidade da mulher, expressa no verso "A imagem voluptuosa da ventura...", e o desejo ardente do eu lírico ("no fogo da febre", "Delicioso veneno") sugerem um amor erótico, corpóreo e possível de se realizar concretamente.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário