segunda-feira, 7 de junho de 2021

Proposta de produção textual sobre o gênero textual "Relato pessoal"



HORA DE ESCREVER

Como você sabe, na mostra de cinema que a classe realizará no final da unidade serão exibidos vídeos documentários baseados em relatos de memória. Os textos que você produzirá neste capítulo poderão ser o ponto de partida para a filmagem do documentário e, no dia do evento, divulgados em murais ou reunidos em uma publicação a ser distribuída aos convidados.
Combine com o professor a melhor forma de realizar as propostas de produção de relatos de memória a seguir e o formato mais adequado para a divulgação dos textos.

Além de produzir os relatos, registre, em um diário de campo, o processo de organização da mostra e da preparação do documentário. Anote as datas em que cada atividade ocorrer, identifique quem são os participantes, mencione os objetivos em vista e outras informações que considerar relevantes.

1. Relembre um fato vivido por você, em qualquer fase de sua vida, no qual uma pessoa com quem teve contato lhe ensinou algo importante. Conte resumidamente esse fato na forma de um relato pessoal de memória. Você pode escolher para seu relato uma das opções de título a seguir ou outra.
- Aprendi com minha mãe/meu pai
- Aprendi com minha avó/meu avô
- Aprendi com minha irmã/meu irmão
- Aprendi com uma grande amiga/um grande amigo
- Aprendi com uma professora/um professor

2. Você vai ler, a seguir, o poema "Infância", de Carlos Drummond de Andrade. Depois, tomando o texto de Drummond como referência, faça um relato de memória, em verso ou em prosa, sobre a sua própria infância.

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

3. Você vai ler, a seguir, um trecho de um boletim de ocorrência no qual é relatado um fato em que ao menos três pessoas estavam envolvidas. Coloque-se no lugar de uma das pessoas e faça um relato do episódio, contando-o do ponto de vista dessa personagem.

Declara o depoente que vinha passando na rua 06 quando viu o acusado pulando o muro de uma residência, foi quando então resolveu parar e indagar a situação; que na hora o acusado respondeu que a residência era sua e que estava fazendo sua mudança; o depoente achando estranho que o proprietário da residência estivesse pulando o muro resolveu então chamar alguém de dentro da casa para obter maiores informações, foi quando então uma senhora saiu de dentro da residência, declarou que aquela residência era de sua propriedade; que declara o depoente então que perguntou à senhora se esta não estava sentindo falta de alguns objetos, foi então que a senhora deu por falta de algumas lâmpadas, de algumas roupas que estavam de molho na pia, de algumas cadeiras do tipo "macarrão" e de alguns calçados; declara o depoente que esses objetos estavam do lado de fora do muro e foram encontrados juntamente com o acusado quando foi abordado; que declara o depoente que depois disto apresentou o acusado na delegacia de polícia e apresentou somente as cadeiras do tipo "macarrão", porque o restante dos objetos estavam todos misturados com a roupa molhada e que esses objetos foram reconhecidos pela vítima.
(Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/96038356/djpa-20-07-2015-pg-542. Acesso em: 10/10/2015.)

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário