domingo, 6 de junho de 2021

Atividade sobre "entrevista de emprego" a partir de uma transcrição de uma entrevista



Você vai ler, a seguir, a transcrição de trechos de uma entrevista de emprego, fruto de adaptação de entrevistas reais e simulações de entrevistas.

Entrevistador: - Boa tarde, Pedro, tudo bem?
Candidato: - Tudo bem.
Entrevistador: - Você trouxe seu currículo?
Candidato: - Trouxe... (colocando a mão no bolso) É... (retirando um papel dobrado do bolso) Eu acredito que cê possa ficar um pouco chateado, mas eu acredito que somos homens, né? Um currículo todo bonitinho, perfumado, num ia pegar bem, né?...
Entrevistador: - Certo. E você acha que as suas características se encaixam na nossa vaga?
Candidato: - Ah, mais ou menos... É que eu tô desempregado, aí queria arrumar um emprego e eu achei que... ah, achei que, de repente, dava pra entrar nessa vaga. E pra mim agora num importa, qualquer emprego serve, porque eu preciso ajudar a minha família.
Entrevistador: - Ok... E me fala um pouco sobre o seu último emprego.
Candidato: - Foi como auxiliar técnico em inspeção veicular, numa empresa que não era muito grande. Até que o trabalho era bom, mas a empresa na época começou a num me pagar direito e tal, e a empresa acabou falindo.
[...]
Entrevistador: - E nas suas horas vagas, o que você mais gosta de fazer?
Candidato: - Ficar no facebook.
Entrevistador: - Ah, tá... É... E você tem projetos de voltar a estudar, continuar a sua formação escolar, acadêmica?
Candidato: - Ah, assim... Eu num tenho muita vontade não, porque eu acho que eu já estudei bastante na minha vida até terminar o ensino médio, mas se for preciso eu até faço, assim, um curso, se não for demorar muito tempo...
[...]
Entrevistador: - Como você se vê daqui a dez anos?
Candidato: - Espero que casado... Porque, aliás, eu vou tá com 30, espero que esperando meu segundo filho. Quero tê filho novo, quero jogar bola com ele.
Entrevistador: - Certo... Eu vou encaminhar o seu currículo aqui pro pessoal da empresa responsável e eles vão entrar em contato com você... O seu endereço de e-mail é esse aqui? gato.sarado@balada.com.br?
Candidato: - É, esse aí mesmo. Mas olha, nessa próxima semana eu vou pro interior de férias com meus pais, então nem adianta me escrever que eu não vou conseguir ver e-mail. Então deixa pra outra, que é quando eu vou poder começar no trabalho, tudo bem?
Entrevistador: - Ah, tá... ok, tudo bem. Obrigado.
Candidato: - Obrigado.
(Texto dos autores baseado em entrevistas reais disponíveis na Internet.)

1. O texto lido mostra que, na entrevista de trabalho, Pedro se comportou de maneira inadequada em determinados aspectos. Discuta com os colegas e o professor e identifique em quais dos pontos indicados a seguir pode-se perceber que Pedro não se saiu bem.

I. Trajes
II. Detalhes sobre emprego anterior
III. Planos para o futuro
IV. Justificativa para a escolha da vaga
V. Uso do celular
VI. Excesso de cumprimentos ao entrevistador
VII. Endereço de e-mail
VIII. Pouco conhecimento sobre a empresa
IX. Relação mantida com os estudos
X. Apresentação do currículo
XI. Ocupação do tempo livre
XII. Ressalvas no final da entrevista
XIII. Desinformação quanto a acontecimentos nacionais e internacionais

2. Com base no texto lido, justifique a inadequação a cada ponto indicado por você na questão anterior.

3. Discuta com os colegas e o professor e aponte alternativas de comportamento ou de respostas do candidato que seriam mais adequados ao objetivo de ser escolhido para a vaga de trabalho.

4. Tendo em vista as modificações de comportamento ou de respostas apontadas na questão anterior, que respostas você daria às seguintes perguntas em uma entrevista de emprego?
a. Você acha que as suas características se encaixam na nossa vaga?
b. Fale um pouco sobre o seu último emprego.
c. Nas suas horas vagas, o que você mais gosta de fazer?
d. Você tem projetos de voltar a estudar e continuar a sua formação escolar?
e. Como você se vê daqui a dez anos?

5. Escolha, juntamente com o professor e os colegas, duplas para representar, em duas versões, a entrevista lida: com o comportamento e as respostas adequados e com o comportamento e as respostas inadequados. Depois, responda:
a. Você percebeu todas as inadequações das respostas de Pedro logo na primeira leitura do texto? Compare sua resposta com a dos colegas.

b. Caso você já tenha passado por uma entrevista de emprego, ouviu alguma dessas perguntas e/ou deu alguma dessas respostas? Comente com os colegas como foi.

6. Observe a linguagem utilizada pelo participante da entrevista nestes trechos:

- "Eu acredito que cê possa ficar um pouco chateado, mas eu acredito que somos homens, né? Um currículo todo bonitinho, perfumado, num ia pegar bem, né?..."
- "Ah, mais ou menos... É que eu tô desempregado, aí queria arrumar um emprego e eu achei que... ah, achei que, de repente, dava pra entrar nessa vaga. E pra mim agora num importa, qualquer emprego serve, porque eu preciso ajudar a minha família."

a. Qual forma de tratamento o entrevistado utiliza para se dirigir ao entrevistador? Em entrevista de emprego, essa forma pode ser adequada ou inadequada. Explique essa afirmação e dê exemplos de situação em que ela é adequada.

b. Supondo que a entrevista de emprego lida tenha ocorrido em uma situação muito formal, explique por que os trechos a seguir se mostram inadequados.
- "num ia pegar bem"
- "É que eu tô desempregado, aí queria arrumar um emprego"
- "ah, mais ou menos... [...] eu achei que... ah, achei que, de repente, dava"
- "entrar nessa vaga"
- "qualquer emprego serve"

c. Discuta oralmente com os colegas e o professor e imagine como as falas transcritas nessa questão poderiam ser modificadas para se adequar a um contexto mais formal.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Um comentário: