segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atividade sobre pronomes a partir de um texto de Camilo Castelo Branco



Leia, a seguir, um trecho da obra "Coração, cabeça e estômago", de Camilo Castelo Branco, escritor romântico português.

Foi o romance que degenerou as raças, porque lá de França todas as heroínas [...] vêm definhadas, tísicas, em jejum natural, tresnoitadas, levadas da breca. Nunca se dá que os romancistas nos digam o que elas comem, quantas horas dormem, quantos cozimentos de quássia tomam para dessaburrar o estômago, qual género de alimento preferem, que doutrinas de higiene adoptaram, quantos amantes afagam para cicatrizarem os golpes da perfídia com o pêlo do mesmo cão. Mal haja uma literatura que transtorna fundamentalmente a digestão e o sono, estes dois poderosos esteios da saúde, da graça, da formosura e de tudo que é poesia e gozo neste mundo! Se alguma vez o romancista nos dá, no primeiro capítulo, uma menina bem fornida de carnes e rosada e espanejada como as belas dos campos, é contar que, no terceiro capítulo, ali a temos prostrada numa otomana, com olheiras a revelar o cavado do rosto, com a cintura a desarticular-se dos seus engonços, com as mãos translúcidas de magreza, os braços em osso nu e os olhos apagados nas órbitas, orvalhadas de lágrimas.

Pouca gente alcança os limites do desarranjo que estes envenenadores impunes causam nos costumes e na transmissão da espécie.

1. No trecho lido, Camilo Castelo Branco, pela voz do narrador, expõe abertamente o que pensa sobre os textos do Romantismo. Qual é o ponto de vista do autor em relação a esses textos e qual é o principal argumento que ele utiliza para fundamentar sua opinião?

2. Releia o trecho:

"Pouca gente alcança os limites do desarranjo que estes envenenadores impunes causam nos costumes e na transmissão da espécie."

Em geral, quando se diz "Pouca gente alcança x", espera-se que x seja algo complicado, difícil.
a. O que, segundo o autor, pouca gente alcança? Explique.

b. Levando em conta aquilo que, segundo o autor, pouca gente alcança, o que estaria, então, ao alcance de muita gente?

c. Por que é possível dizer que a afirmação feita pelo autor, no trecho, é irônica?

d. A expressão pouca gente possibilita saber quantas pessoas exatamente o autor tem em mente?

3. Leia as frases:

I. Pouca gente foi ao show; esteve lá um total de _____ pessoas.
II. Pouca gente da família veio; chegou um total de _____ pessoas.
III. Pouca gente veio à palestra; esteve presente nela um total de _____ pessoas.
IV. Pouca gente mora naquela cidade; ali vive um total de _____ pessoas.

a. Qual quantidade, entre as seguintes, é a que corresponde adequadamente a cada afirmação? Indique em seu caderno.

- 20 mil
- 3
- 900
- 70

b. Conclua: É possível determinar a quantidade exata a que se refere o termo pouca em cada frase? Justifique sua resposta.

4. Releia este trecho:

"quantas horas dormem, quantos cozimentos de quássia tomam para dessaburrar o estômago, qual género de alimento preferem, que doutrinas de higiene adoptaram, quantos amantes afagam para cicatrizarem os golpes da perfídia com o pêlo do mesmo cão."

a. Transforme em perguntas dirigidas às heroínas românticas cada um dos itens da enumeração feita por Camilo Castelo Branco.

b. Imagine que as perguntas fossem dirigidas aos romancistas, e não às heroínas. Como elas seriam formuladas? Que pronome não seria o mesmo?

5. Releia estes trechos:

I. "estes dois poderosos esteios da saúde, da graça, da formosura"

II. "neste mundo"

III. "estes envenenadores impunes causam nos costumes e na transmissão da espécie"

a. É possível considerar que em dois dos trechos anteriores o termo em destaque retoma textualmente elementos citados anteriormente. Quais são esses trechos e quais elementos o termo em destaque retoma?

b. Qual é o referente do termo em destaque no outro trecho?

6. Releia os trechos:

- "Foi o romance que degenerou as raças"
- "Mal haja uma literatura que transtorna fundamentalmente a digestão e o sono"
- "Pouca gente alcança os limites do desarranjo que estes envenenadores impunes causam"

a. Relacione em seu caderno as orações das colunas a seguir, ligadas nos trechos lidos pelo termo que.

Primeira coluna:
I. Foi o romance
II. Mal haja uma literatura
III. Pouca gente alcança os limites do desarranjo

Segunda coluna:
- estes envenenadores impunes causam um desarranjo
- O romance degenerou as raças
- A literatura transtorna fundamentalmente a digestão e o sono

b. Conclua: Quais termos são retomados pela palavra que nos trechos lidos?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário