quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atividade sobre o gênero textual Anúncio Publicitário



Leia este anúncio publicitário de um resort:
FONTE: (Revista Luxo, junho de 2014.) CRÉDITOS: TOPDEZ

1. A propósito do anúncio, responda:
a. Quem é o anunciante?

b. Observe o nome da revista em que o anúncio foi publicado. Levante hipóteses: Qual é o perfil do público a que ele se destina?

c. O que o anúncio promove e qual o seu principal objetivo?

2. Assim como no cartaz estudado, há nesse anúncio uma nova voz, além da voz do anunciante.
a. De quem é essa nova voz? Que sentimento esse enunciador tem em relação ao anunciante?

b. A introdução dessa nova voz pode ser considerada uma estratégia da linguagem publicitária para persuadir seus interlocutores. Justifique essa afirmação, tendo em vista o perfil do público-alvo do anúncio.

3. Observe a "Redação de Pedrinho", no alto da página.
a. No capítulo anterior, você estudou alguns gêneros de relato de experiências vividas. Com base no estudo que fez, identifique o gênero do texto de Pedrinho.

b. Infira: Qual foi a proposta de produção textual apresentada à classe de Pedrinho? Justifique sua resposta.

c. Além do título, que aspectos gráficos reforçam a ideia de que o texto é uma produção textual escolar?

4. O texto "Redação de Pedrinho" faz uso de adjetivos e de uma locução adjetiva.
a. Identifique-os.

b. Considerando o tema e a finalidade desse texto, o que justifica o emprego desses adjetivos e da locução adjetiva?

5. Os adjetivos "gigantona" e "maiorzão" estão no aumentativo.
a. Que tipo de aumentativo foi utilizado: comparativo ou superlativo?

b. Por que esse uso é, aparentemente, redundante?

c. Que efeito de sentido o emprego dos aumentativos produz no texto?

6. O anúncio não estimula o leitor a fazer uma reserva no resort diretamente, com mensagens como "Venha para cá", "Faça uma reserva agora", etc., mas faz uso de alguns elementos que aguçam o desejo do público-alvo.
a. Com base nas respostas das questões anteriores, conclua: Quais são os elementos que o anúncio utiliza a fim de persuadir seus interlocutores?

b. Se o anunciante tivesse optado por caracterizar explicitamente o seu produto - o resort -, quais adjetivos poderia ter empregado?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário