domingo, 6 de junho de 2021

Atividade sobre flexão dos substantivos - "número"



1. Alguns substantivos terminados em "r", "s" ou "z", por não apresentarem a vogal temática na forma do singular, formam o plural de maneira especial.
a. Qual é o plural dos substantivos ás, cicatriz e repórter?

b. Conclua: Como se forma o plural dos substantivos terminados em r, s ou z?

2. Os substantivos terminados em l formam o plural de duas maneiras.
a. Qual é o plural dos substantivos míssil, móvel e têxtil?

b. Qual é o plural dos substantivos fuzil, funil, canil, canal e anzol?

c. Tente perceber a diferença entre os dois grupos de palavras quanto à tonicidade das sílabas e conclua: Como se forma o plural dos substantivos terminados em l?

3. A maior parte dos substantivos terminados em -ão forma o plural pela troca de -ão por -ões. Veja:

ação - ações
divisão - divisões
sensação - sensações

Contudo, há os que formam o plural pela troca de -ão por -ãos ou -ães e também os que admitem mais de uma terminação no plural. Considere estes substantivos:

cristão - alemão - vão
pão - cidadão - capitão
mão - grão - chão
escrivão

a. Quais formam o plural pela troca da terminação -ão por -ãos, somente?

b. Quais formam o plural pela troca da terminação -ão por -ães, somente?

4. Observe estes substantivos:
anão - corrimão - refrão
verão - vilão - vulcão

a. Que forma você utiliza ou utilizaria para indicar o plural desses substantivos?

b. Faça uma pesquisa em um dicionário ou uma gramática: De que outra(s) forma(s) esses substantivos se pluralizam?

5. Alguns substantivos terminados em -s e -x, como pires, lápis, xerox (ou xérox), não apresentam marca de plural. Levante hipóteses: Que recurso é utilizado para indicar que se trata de plural?

6. Em certos substantivos, a letra o da sílaba tônica tem som fechado no singular e aberto no plural. Entre os substantivos a seguir, indique em seu caderno aqueles em que isso ocorre.
acordo - globo
tijolo - fogo - bolo
repolho - reforço - forno
esposo - miolo - ovo
caroço - corvos - porco

7. Os substantivos compostos seguem regras especiais para a sua flexão no plural. Considere estes substantivos compostos:
sempre-viva
beija-flor
guarda-roupa
guarda-civil
salário-mínimo
saca-rolhas
abaixo-assinado
sexta-feira

a. Qual é a forma deles no plural? Se necessário, consulte um dicionário.

b. Com o auxílio do professor, verifique a classe gramatical dos elementos que compõem esses substantivos. Depois, tente formular uma regra geral para a flexão, no plural, dos substantivos compostos.

8. Observe estes dois grupos de substantivos compostos:

I. bem-te-vi
reco-reco
tique-taque

II. pé-de-meia
água-de-colônia
cor-de-rosa

a. Passe-os para o plural. Se necessário, consulte um dicionário.

b. O que há em comum entre os substantivos do grupo I, considerando-se o processo como foram formados?
Conclua: Qual é a regra que orienta a flexão desses substantivos?

c. O que há em comum entre os substantivos do grupo II, considerando-se sua estrutura?
Conclua: Qual é a regra que orienta a flexão desses substantivos?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

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