sábado, 12 de junho de 2021

Atividade sobre pronomes a partir do discurso de Malala Yousafzai no Prêmio Nobel da Paz


Leia, a seguir, o discurso de agradecimento feito por Malala Yousafzai ao ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 2013, quando tinha 17 anos.

Excelentíssimas majestades, ilustres membros do Comitê Nobel norueguês, queridos irmãos e irmãs.

Hoje é um dia de grande felicidade para mim. Aceito com humildade a escolha do Comitê Nobel em me agraciar com este precioso prêmio. [...]

Muito me orgulha ter sido a primeira pachtun, a primeira paquistanesa e a primeira adolescente a receber este prêmio. E tenho a certeza absoluta de ser também a primeira pessoa a receber um Nobel da Paz que ainda briga com seus irmãos mais novos. Eu quero que a paz se espalhe por todos os cantos, mas meus irmãos e eu ainda estamos trabalhando nisso.

Muito me honra também dividir este prêmio com Kailash Satyarthi, que vem lutando pelos direitos das crianças já há muito tempo. Na verdade, pelo dobro do tempo que já vivi. Fico feliz também por estarmos aqui reunidos demonstrando ao mundo que um indiano e uma paquistanesa podem conviver em paz e trabalhar em prol dos direitos das crianças.
[...]

Este prêmio não é só meu. É das crianças esquecidas que querem educação. É das crianças assustadas que querem a paz. É das crianças sem direito à expressão que querem mudanças.

Estou aqui para afirmar os seus direitos, dar-lhes voz... Não é hora de lamentar por elas. É hora de agir, para que seja a última vez que vejamos uma criança sem direito à educação. [...]
No que se refere a mim, sou apenas uma pessoa dedicada e teimosa que quer ver todas as crianças recebendo educação de qualidade, que quer a igualdade de direitos para as mulheres e que quer que haja paz em todos os cantos do mundo. [...]

Os terroristas tentaram nos deter e atacaram a mim e a minhas amigas em 9 de outubro de 2012, mas suas balas não podiam vencer.

Nós sobrevivemos. E desde aquele dia nossas vozes só fizeram se erguer mais altas.

Eu conto a minha história não porque ela seja única, mas principalmente porque não é. [...]

Hoje, em metade do mundo testemunhamos acelerado progresso, modernização e desenvolvimento.

No entanto, há países onde milhões ainda sofrem dos antiquíssimos problemas da fome, da pobreza, da injustiça e de conflitos.

Na verdade, lembramos em 2014 que um século se passou desde o início da Primeira Guerra Mundial, mas ainda não aprendemos todas as lições que surgiram da perda daqueles milhões de vidas de cem anos atrás.

Ainda há conflitos em que centenas de milhares de pessoas inocentes perdem suas vidas. [...]

Muitas crianças na África não têm acesso à escola por causa da pobreza. [...]

Queridos irmãos e irmãs, que nos tornemos a primeira geração a decidir ser a última [a ficar fora da escola].

Que esta seja a última vez que um menino ou uma menina desperdice sua infância em uma fábrica.

Que esta seja a última vez que uma garota seja obrigada a se casar na infância.

Que esta seja a última vez que uma criança inocente perca a vida na guerra.

Que esta seja a última vez que uma sala de aula permaneça vazia.

Que esta seja a última vez que se diga a uma menina que a educação é um crime e não um direito.

Que esta seja a última vez que uma criança permaneça fora da escola.

Que comecemos nós a encerrar essa situação.

Que sejamos nós a dar um fim a isso.

Que comecemos a construir um futuro melhor, aqui, agora.

Obrigada.
(Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/2014/12/discurso-de-malalayousafzai-no-premio-nobel-da-paz/. Acesso em: 8/11/2015.)

1. Em seu agradecimento, Malala se dirige às pessoas presentes à cerimônia e fala sobre sua vida e sobre as causas pelas quais luta. Observe as expressões abaixo, extraídas do texto:
- Excelentíssimas majestades
- me orgulha
- a primeira pachtun
- eu quero
- das crianças esquecidas
- a mim e a minhas amigas
- daqueles milhões de vidas
- queridos irmãos e irmãs

Quais delas Malala utiliza:
a. para se dirigir diretamente a seus interlocutores?

b. para se referir a si própria?

c. para se referir a outras pessoas ou outros assuntos?

2. No trecho que segue, Malala estabelece uma relação entre ela própria e algumas crianças. Veja:

"Este prêmio não é só meu. É das crianças esquecidas que querem educação. É das crianças assustadas que querem a paz. É das crianças sem direito à expressão que querem mudanças.
Estou aqui para afirmar os seus direitos, dar-lhes voz... Não é hora de lamentar por elas. É hora de agir, para que seja a última vez que vejamos uma criança sem direito à educação."

a. Quem são essas crianças e por que Malala se identifica com elas?

b. Entre as seguintes palavras empregadas no trecho, indique quais se referem a Malala e quais se referem às crianças.

- meu

- seus

- lhes

- elas

3. Releia estes trechos do discurso de Malala:

- "ainda estamos trabalhando nisso"
- "Fico feliz também por estarmos aqui reunidos"
- "Os terroristas tentaram nos deter"
- "ainda não aprendemos todas as lições"

a. Nos quatro trechos, foi utilizada a 1ª pessoa do plural, isto é, há neles um "nós" em nome do qual Malala fala. Com base no texto, identifique a quem "nós" se refere em cada um dos trechos.

b. Em um dos trechos, há um emprego de "nós" com sentido genérico. Qual é esse trecho? Explique por quê.

4. Releia os trechos:
- "Não é hora de lamentar por elas"
- "não porque ela seja única"

Nos dois trechos, há referência à 3ª pessoa do feminino.

a. Identifique as palavras que comprovam essa afirmação.

b. Em qual trecho a palavra está no plural e em qual está no singular? Justifique sua resposta.

c. Reveja os parágrafos do 4º ao 9º do discurso e identifique a que se refere cada uma das palavras indicativas de 3ª pessoa.

5. Observe estes três grupos de trechos do texto:

I. "Eu quero que a paz se espalhe por todos os cantos"
"Nós sobrevivemos."
"não porque ela seja única"

II. "Hoje é um dia de grande felicidade para mim"
"a escolha do Comitê Nobel em me agraciar"
"dar-lhes voz..."
"Não é hora de lamentar por elas."

III. "Este prêmio não é só meu"
"Estou aqui para afirmar os seus direitos"
"minhas amigas"
"E desde aquele dia nossas vozes"
"um menino ou uma menina desperdice sua infância"

Em qual grupo as palavras em destaque:
a. dão ideia de posse?

b. antecedem verbos que concordam com elas?

c. indicam alvo de uma ação?

6. Ao responder às questões anteriores, você viu que, no discurso, Malala lança mão de certas palavras para se referir diretamente a seus interlocutores, outras para se referir ao assunto em foco e outras, ainda, para se referir a sua própria história. Discuta com os colegas e o professor:
a. Considerando-se a situação de comunicação, quais são as principais finalidades que Malala tinha em vista com seu discurso?

b. Na construção do discurso da jovem, qual é a importância do uso de palavras referentes aos interlocutores, ao assunto e a ela própria?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário