Leia o cartaz a seguir.
FONTE: Grupo de Incentivo à Vida
1. Com base apenas no enunciado em destaque e no logotipo que aparece na parte inferior:
a. identifique a instituição responsável pelo cartaz;
b. levante hipóteses: O que essa instituição faz e o que o cartaz tem como tema?
2. Em letras maiúsculas, no final do texto central, lê-se:
"SE O PRECONCEITO É UMA DOENÇA, A INFORMAÇÃO É A CURA."
Levante hipóteses: Qual é a função principal do cartaz em estudo?
A parte grafada em letras pequenas no cartaz está reproduzida a seguir. Leia-a e responda às questões 3 e 4.
Minhas medidas são 40 x 60 centímetros. Fui impresso em papel Alta Alvura e minha gramatura é 250. Eu sou exatamente como qualquer outro cartaz. Com um detalhe: sou HIV positivo.
É isso mesmo que você leu. Sou portador do vírus. Carrego em mim uma gota de sangue HIV positivo. De verdade. Neste momento, você pode estar dando um passo para trás se perguntando se eu ofereço algum perigo. Minha resposta é: nem de longe.
O HIV não sobrevive fora do corpo humano por mais de uma hora. Por isso, o sangue neste cartaz não traz nenhum perigo. Assim como conviver com um soropositivo.
Você contrai o HIV se tiver relações sexuais sem preservativos com alguém que não está em tratamento efetivo, se partilhar de agulhas e seringas com sangue contaminado.
Sim, você pode conviver comigo e com qualquer pessoa soropositiva numa boa. Nós podemos exercer nossa função na sociedade perfeitamente. E arrisco dizer que, se eu não tivesse revelado que tenho HIV, talvez você nem tivesse notado.
Porque ser soropositivo não determina quem você é. Seja para um cartaz ou para um ser humano.
SE O PRECONCEITO É UMA DOENÇA, A INFORMAÇÃO É A CURA.
3. Essa parte está separada das outras partes pelo símbolo +, impresso antes e depois dela.
a. De quem é a voz que fala nessa parte? O que ela representa?
b. Levante hipóteses: Qual é a função do símbolo +, no contexto?
c. Qual é a relação entre essa parte e o enunciado em destaque no anúncio, grafado com letras maiores?
4. Na parte grafada em letras pequenas, há uma interposição de diferentes formas de discurso. Identifique:
a. um trecho em tom de apresentação pessoal;
b. um trecho com informações objetivas e de utilidade pública;
c. dois trechos em tom de conversa informal.
5. O texto do cartaz segue as regras da norma-padrão e foi escrito em um registro que pode ser considerado pouco formal.
a. Levante hipóteses: Por que houve opção por um registro pouco formal nesse texto?
b. Entre os termos e expressões a seguir, indique em seu caderno aqueles que permitem identificar o texto como pouco formal.
- "É isso mesmo que você leu."
- "Carrego em mim uma gota de sangue"
- "nem de longe"
- "você pode conviver comigo e com qualquer pessoa soropositiva numa boa"
- "talvez você nem tivesse notado"
- "ser soropositivo não determina quem você é"
6. Os tamanhos das letras que compõem o enunciado em destaque e o trecho central são perceptivelmente desiguais.
a. Em geral, quais são os tamanhos adequados para letras que compõem os textos de cartazes?
b. Discuta com os colegas e o professor: É possível considerar que, no cartaz em estudo, o uso de letras pequenas se deu por descuido e que o texto central ficou muito longo e, por isso, inadequado?
c. Entre os trechos abaixo, qual deles comprova que o uso de letras pequenas no cartaz foi intencional?
- "Minhas medidas são 40 x 60 centímetros. Fui impresso em papel Alta Alvura e minha gramatura é 250."
- "Neste momento, você pode estar dando um passo para trás se perguntando se eu ofereço algum perigo."
- "E arrisco dizer que, se eu não tivesse revelado que tenho HIV, talvez você nem tivesse notado."
d. Com base nas respostas das questões anteriores e considerando o objetivo do cartaz, conclua: Quais efeitos o contraste entre as letras muito grandes e as letras muito pequenas tem nesse contexto?
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