quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atividade sobre adjetivos a partir de um texto de Gregório Duvivier



FONTE: Nelson Provazi

Leia o texto a seguir.

Abraço caudaloso

[...] Palavras, percebemos, são pessoas. [...] Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio - você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanhada de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. [...] Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. [...]

Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen - quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério. Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena - sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato).

Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com várias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho - e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.

Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manoel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos.
(Gregório Duvivier. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/206496-abraco-caudaloso.shtml. Acesso em: 14/10/2015.)

1. No texto, o autor trata de palavras e suas combinações.
a. O que as palavras e suas combinações representam, conforme o texto?

b. O que motiva ou mantém o casamento entre pessoas ou entre palavras?

2. Observe estas palavras:

árvore - crasso
engano - caudalosos
erro - ledo
rios - frondosa

a. Sem voltar ao texto, indique as palavras, uma da primeira e outra da segunda coluna, que se relacionam.

b. As palavras de uma e de outra coluna apresentam características morfológicas que possibilitam a associação entre elas. Quais são essas características? Justifique sua resposta com base em duas das associações feitas no item anterior.

c. Considerando as respostas dos itens anteriores, responda: Que classe gramatical poderia nomear as palavras da primeira e da segunda coluna, respectivamente?

3. De acordo com o raciocínio utilizado pelo autor do texto e após trocar ideias com os colegas e o professor:
a. dê outros exemplos de palavras que aparecem juntas com frequência;

b. dê outras combinações possíveis e habituais para as palavras constantes nos exemplos que você citou no item a.

4. Releia este trecho:

"A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com várias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho"

Seguindo o raciocínio presente no texto, com quais outras palavras a palavra árvore poderia "sair"?

5. Releia este trecho:

"Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta."

a. No trecho, duas palavras tradicionalmente classificadas como adjetivos aparecem substantivadas. Quais são elas?

b. Levante hipóteses: Por que essas palavras estão substantivadas no texto?

c. Identifique no texto outros trechos em que o autor lança mão da mesma estratégia.

6. No final, o autor comenta o encontro entre as palavras abraço e caudaloso.
a. Segundo ele, onde essas palavras se encontraram?

b. Com base nesse encontro, o que o autor conclui? Responda com suas próprias palavras.

c. No texto, é possível considerar que a expressão ledo engano tem sentido ambíguo. Quais são esses sentidos?

d. Tendo em vista a conclusão do autor, explique o sentido do trecho "desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos".

7. Na língua portuguesa, existem, além do superlativo, outras formas de intensificar o sentido dos adjetivos. Considere estes enunciados:

- Esse carro é caro pra chuchu.
- Meu tio ficou podre de rico vendendo soja.
- Essa gíria é mais velha do que andar para a frente.
- Fiquei chateado pra caramba com o que ele disse.
- Essa blusa é chique no último.
- Estou cansado pacas com toda essa correria.
Que palavras ou expressões são responsáveis pela intensificação do sentido do adjetivo, em cada enunciado?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

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