quarta-feira, 9 de junho de 2021

Proposta de produção de "Cartaz" e "Anúncio Publicitário"



PRODUÇÃO DE TEXTO

O cartaz e o anúncio publicitário

É muito comum vermos cartazes e anúncios publicitários nos ambientes em que circulamos: estabelecimentos comerciais, repartições públicas, pontos de ônibus, espaços abertos ao público em geral, muros, fachadas de prédios.

Quando se tem o objetivo de divulgar e promover produtos, eventos, campanhas ou ideias, é importante utilizar textos impactantes, que chamem a atenção dos leitores. Para isso, cartazes e anúncios são boas alternativas, pois, quando são bem planejados e bem produzidos, conquistam facilmente a simpatia e a adesão do público.

Além disso, cartazes e anúncios são textos versáteis: podem ser afixados em qualquer superfície. No caso dos anúncios, existe ainda a possibilidade de, com poucas adaptações, eles circularem em diferentes meios, como revistas, jornais, sites da Internet, o que aumenta consideravelmente o público alcançado por eles.

HORA DE ESCREVER

Para divulgar uma mostra de cinema que a classe poderá realizar no final do bimestre, você e seus colegas deverão produzir cartazes e anúncios publicitários.

ANTES DE ESCREVER

Planejem o cartaz ou o anúncio, lembrando-se de:
- definir qual será o público-alvo;
- ter em mente os locais onde os textos irão circular (se serão afixados em paredes da escola ou em muros do bairro, ou se serão publicados em algum jornal ou revista a que vocês tenham acesso);
- decidir quais estratégias serão utilizadas para persuadir o público-alvo;
- decidir se no cartaz ou no anúncio será utilizado algum outro gênero, como depoimento, relato de memória, poema, etc.;
- escolher uma imagem impactante e uma ou mais cores para destacá-la;
- criar um enunciado principal objetivo e atraente, que leve os leitores a se interessarem pelo evento;
- definir as informações essenciais que deverão constar no cartaz ou anúncio (datas, horários, programação, etc.);
- encontrar uma linguagem que fique adequada ao objetivo de vocês, escrevendo em um registro menos ou mais formal, usando figuras de linguagem, brincando com as palavras, etc.;
- utilizar tamanhos de letras adequados aos possíveis meios de circulação e aos objetivos de vocês;
- criar um logotipo ou uma assinatura que indique quem são os responsáveis pelo cartaz ou os anunciantes.

ANTES DE PASSAR A LIMPO

Antes de dar o cartaz ou o anúncio por terminado, verifiquem:
- se ele ficou adequado ao público-alvo e ao objetivo em vista;
- se foram utilizadas estratégias para chamar a atenção dos leitores;
- se ele contém uma imagem impactante e, caso tenha havido o uso de cores, se elas combinam;
- se ele contém um enunciado principal objetivo e interessante;
- se constam nele as informações essenciais;
- se a linguagem está adequada aos objetivos em vista;
- se o tamanho das letras e dos textos é adequado aos meios de circulação;
- se apresenta um logotipo ou uma assinatura que indique quem são os responsáveis ou os anunciantes.

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário