quinta-feira, 10 de junho de 2021

Atividade sobre Romantismo a partir de um trecho de "Inocência", de Visconde de Taunay



Você vai ler, a seguir, um trecho de "Inocência", romance de Visconde de Taunay. Nesse trecho, Pereira apresenta o alemão Meyer à sua filha Inocência, que está acamada em decorrência da malária.

Capítulo XII

A Apresentação
[...]
Chegou-se o pai juntamente com Meyer e, tomando as mãos da filha, perguntou-lhe com voz meiga e inquieta:

- Sente-se pior, meu benzinho?

- Nhor-não, respondeu ela.

- Pois então!... É preciso não entregar o corpo à moleza... Abra os olhos... Olhe... está aqui este homem (e apontou para Meyer) que é alemão e trouxe uma carta do tio de mecê, o Chico, lá da Mata do Rio.

Quero mostrar que, para mim, vale tanto como se fosse esse próprio parente a nós chegado. Por isso é que venho apresentá-lo...

Ela nada articulou.

- Vamos, diga... Tenho muito gosto em lhe conhecer... diga.

Com vagar e acanhamento, repetiu Inocência estas palavras, ao passo que Meyer lhe estendia a mão direita, larga como uma barbatana de cetáceo, e franca como o seu coração.

- Gosto, muito gosto tenho eu, disse ele com três ou quatro sonoros arrancos de garganta. Só o que sinto é vê-la doente... Mas o doutor não nos deixará ficar mal; não é... Sr. Cirino?...

E apoiou esta pergunta com um hem? que ecoou por toda a sala.

- A senhora, respondeu o interpelado, precisaria tomar por alguns dias um pouco de bom vinho do Porto, em que se pusesse casca de quina do campo... Mas, onde achar agora vinho? Só na Vila de Sant'Ana...

- Vinho? perguntou Meyer.

- Sim.

- Vinho do Porto?

- Melhor ainda.

- Pois tudo se arranja, na minha canastra tenho uma garrafa do mais superfino e com a maior satisfação a ofereço à filha do meu pom amigo o Sr. Pereira.

- Oh! Sr. Meyer, agradeceu este com efusão, não sabe quanto lhe fico...

- Qual! não tem obrigação, não, senhor. Além do mais, sua filha é muito bonita, muito bonita, e parece boa deveras... Há de ter umas cores tão lindas, que eu daria tudo para vê-la com saúde...

Que moça!... Muito bela!

Estas palavras que o inocente saxônio pronunciara ex abundantia cordis produziram extraordinário abalo nas pessoas que as ouviram.

Tornou-se Pereira pálido, franzindo os sobrolhos e olhando de esguelha para quem tão imprudentemente elogiava assim, cara a cara, a beleza de sua filha; Inocência enrubesceu que nem uma romã; Cirino sentiu um movimento impetuoso, misturado de estranheza e desespero [...].

Nem reparou Meyer e com a habitual ingenuidade prosseguiu:

- Aqui, no sertão do Brasil, há o mau costume de esconder as mulheres. Viajante não sabe de todo se são bonitas, se feias, e nada pode contar nos livros para o conhecimento dos que leem. Mas, palavra de honra, Sr. Pereira, se todas se parecem com esta sua filha, é coisa muito e muito digna de ser vista e escrita! Eu...

- O Sr. não quer retirar-se? interrompeu Pereira com modo áspero.

- Pois não! replicou o alemão.

E como despedida acrescentou, dirigindo-se para Inocência:

- Chamo-me Guilherme Tembel Meyer, seu humilde criado, e estimo muito conhecê-la por ser a senhora filha de um amigo meu e prender a gente com o seu lindo rosto...

Estendeu então a mão, fez um movimento de cabeça, e acompanhou ao mineiro que já ia saindo, branco de cólera concentrada.

- E que me diz o Sr. deste homem? perguntou a Cirino a meia voz e puxando-o de parte.

- Reparei muito nos seus modos, respondeu-lhe o outro no mesmo tom.

- Nem sei como me contenha... Estou cego de raiva...

1. A fim de fazer um registro cultural e de tornar o texto verossímil ao leitor, o autor emprega as variedades linguísticas faladas pelo sertanejo e pelo estrangeiro.
a. No texto, o itálico destaca desvios em relação à norma-padrão, como os que ocorrem nas seguintes expressões, pronunciadas, respectivamente, por Pereira e pelo alemão: "gosto em lhe conhecer", "uma garrafa do mais superfino". Explique esses desvios e reescreva as expressões em conformidade com a norma-padrão.

b. No terceiro e quarto parágrafos, há o registro de expressões regionais. Quais são elas?

2. Na cena de apresentação do alemão à jovem Inocência, o comportamento das personagens expressa diferentes hábitos sociais, valores e visões de mundo.
a. Por que o comportamento do alemão pareceu ofensivo ao sertanejo Pereira?

b. Qual é a crítica que Meyer faz ao tratamento dado às mulheres no sertão do Brasil?

c. Levante hipóteses: O comportamento de Inocência diante do alemão confirma o costume sertanejo de esconder as mulheres?

d. Meyer, um naturalista europeu, se opõe diretamente a Pereira, um homem rústico que vive no meio rural. Tendo em vista as visões de mundo de um e de outro, conclua: O que a visão de cada um deles a respeito das mulheres revela?

3. Qual é o foco narrativo no texto em estudo? Comprove sua resposta com elementos do texto.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário