segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Atividade a partir do texto "Escola é lugar de celular?"

Leia o artigo de opinião abaixo:

Escola é lugar de celular?

Escola é muito mais que um lugar para aprender matemática, história e português. É o espaço público primordial do estudante, onde ele adquire habilidades importantíssimas, como autoconhecimento, empatia, capacidade de comunicação, colaboração, solução de problemas, foco e persistência, leitura e interpretação de textos longos, além de contato com artes, esportes e muito mais. A presença do celular no recreio e na sala de aula perturba tanto a aquisição dessas habilidades sociais, executivas e interpessoais, quanto o aprendizado das matérias formais.

A exceção seria o uso da tecnologia como uma ferramenta de ensino, inclusive para debater com os alunos justamente sobre as vantagens e os riscos do uso da internet móvel e das redes. Debater sobre fake news, golpes, privacidade, intolerância e preconceito, doutrinação e outros perigos. E fazer uma curadoria de conteúdo, mostrando que se pode usar as telas para aprender e se divertir de forma saudável.

Tudo isso pode e deve ser feito a partir das experiências trazidas pelos adolescentes. Muitos têm o que contar. Histórias de bullying, tristeza exacerbada, automutilação e depressão não faltam.
A relação com as telas não pode recair apenas nos ombros das famílias nem da escola. Precisamos responsabilizar as grandes corporações que geram o vício e lucram com ele. Controlar os grupos políticos extremistas que seguem criando um mar de mentiras e intolerância, disfarçadas de “liberdade de expressão”. 

Diante de toda essa complexidade e do imenso impacto na saúde mental e no aprendizado, é preciso iniciar um debate nacional sobre educação digital, em que participem autoridades de educação, gestores, especialistas, escolas, famílias. Precisamos com urgência de políticas públicas, campanhas informativas e educação de crianças, adolescentes e adultos. 
(Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/daniel-becker)

# Questões:
1. Qual a tese (ponto de vista) do texto lido?

2.  Que argumentos o autor usa no 1º parágrafo para defender o seu ponto de vista?

3. No 2º parágrafo, o autor expõe um contra-argumento a sua tese inicial. Qual é esse posicionamento?

4. No 2º e no 3º parágrafo, o autor sugere alguns temas que podem ser debatidos em sala de aula a partir do uso didático do celular? Quais seriam esses temas?

5. No 4º parágrafo, o autor aumenta o tom das críticas. A quem ele aponta como principais responsáveis por esse problema do uso excessivo de celular nas escolas?

6. No último parágrafo, o autor propõe qual tipo de intervenção para solucionar esse problema do celular na escola?

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Atividade a partir do texto "Erros de português respondem por 34% das eliminações dos candidatos"

Leia o texto abaixo:

Erros de português respondem por 34% das eliminações dos candidatos
Por Érika dos Anjos – Jornalista

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pequenos deslizes podem acabar custando-lhe a vaga, como por exemplo erros de português. De acordo com uma pesquisa feita pela Catho, 34% dos recrutadores ouvidos afirmam que erros de gramática são o principal fator para eliminação de candidatos; se-guido por falta de experiência (25%), falta de objetivos profissionais (10%) e porque os candidatos moram longe da empresa (9%).

Para os recrutadores, erros de gramática podem representar falta de domínio do idioma, falta de atenção ou até mesmo, displicência. Assim, falhar na revisão do principal documento entre candidato e entrevistador é queimar todas as chances de contratação, já que é preciso um filtro bem delineado pois em cada processo de contratação são recebidos, em média, de 30 a 50 currículos e apenas 5 ou 10 candidatos são chamados para a entrevista.

De acordo com o Adm. Reinaldo Faissal, conselheiro do CRA-RJ e membro da Comissão Especial de RH do Conselho, para qualquer profissional, dominar o idioma nato é fundamental, demonstra bom padrão de escolaridade e transfere confiança ao que diz.

“Não é só o especialista em RH que já não olha com bons olhos erros de português no primeiro contato, seja pelo currículo ou por qualquer forma de interação. Qualquer profissional que tenha contato com o candidato vai vê-lo da mesma forma. No caso do currículo, estenda isso também à formatação. É preciso cuidado. E no caso de verificar o erro após o envio, uma segunda chance pode até ser dada, mas não se esqueça do tradicional ditado: ‘a primeira impressão…’, pois sempre fica a pergunta: Por que não corrigiu antes de enviar?”, ressalta o Administrador, afirmando ainda que é lamentável o bom português hoje ser considerado um diferencial, pois trata-se de um fundamento, da base.

A certeza de que um alto índice de leitura irá ajudar o candidato a escrever e entender melhor o que é pedido também é corroborada pela Adm. Cristina Costa, especialista em RH com mais de 30 anos de experiência e coordenadora da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, que ainda prossegue afirmando que a solicitação para que o profissional escreva uma redação a fim de que o recrutador perceba diversos detalhes da sua formação está mais usual a cada dia. (Fonte: www.cra-rj.adm.br)

# Questões:
1. Qual é o assunto do texto?

2. Qual seria o público alvo desse texto?

3. Segundo a pesquisa do Catho, quais seriam os principais motivos para eliminação de candidatos a um novo emprego?

4. Levante hipóteses: o que significaria a expressão "pequenos deslizes" usada no texto?
 
5. Conforme os recrutadores de candidatos, o que "os erros de português" podem representar?

6. Ao final do texto, quais habilidades poderiam auxiliar o candidato a passar uma boa impressão?

7.  Reconheça o valor semântico das conjunções destacadas.
a) "porque os candidatos moram longe da empresa"

b) "já que é preciso um filtro bem delineado" 

c) "pois em cada processo são recebidos de 30 a 50 currículos"

d) "e transfere confiança ao que diz."

e) "mas não se esqueça do tradicional ditado"

e) "a fim de que o recrutador perceba diversos detalhes da sua formação"

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Atividade sobre Semântica (sinonímia, antonímia, ironia, intertextualidade e polissemia)

# Efeitos de sentido no texto.

Sinonímia - palavras que possuem significados iguais.
Exemplo: "aluno" e "estudante"

Antonímia - palavras que possuem significados contrários.
Exemplo: "jovem" e "velho"

Polissemia - quando uma palavra apresenta dois ou mais sentidos.
Exemplo: 
"Isto é leve como uma pena." (revestimento das aves)
"Tenho pena dos pobres." (dó)

Ironia - consiste em dizer o contrário, a fim de obter uma reação do interlocutor.
Exemplo: "Cozinha tão bem que nem o seu cachorro come."

Intertextualidade - quando um texto faz referência a um outro texto anterior.
Exemplo: "Batatas do Caribe - Uma batalha pelos tesouros da HortiFrutti"

# Questões:
1. Reconheça o efeito de sentido nos textos abaixo:
a) "Naquele dia, ele agiu como um louco, um maluco."

b) "- O senhor tem residência fixa?
- Eu não paro em casa: a polícia me prende e a justiça me solta!"

c) "- Hei, não é para colocar sua boca na boca da garrafa de refrigerante."

d) "Contos de fadas modernos não tem fadas, mas consultoras do Boticário"

e) "Canta maravilhosamente mal."

f) "Essas pessoas precisam de uma casa, um lar, uma moradia."

g) "- O nosso time precisa ser dinâmico: atacar e defender."

h) "- O sargento chamou o cabo, que chegou com um cabo de vassoura na mão."

i) "- Vovó, que dentes grandes você tem!
- Você é a neta que eu mais odeio!"

j) "Quem foi o inteligente que conseguiu tirar zero na prova?"

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Atividade a partir do texto enigma "O ponche"

Leia o conto "O Ponche", de autor desconhecido:

Um assassino decide que aquela era a ocasião perfeita para matar todos que odiava. Convidado para uma festa, ele comparece trazendo em suas mãos uma jarra. Logo cumprimenta o anfitrião e mostra o que trouxe. Serve dois copos de ponche, feito com groselha, água e gelo apenas. Um ele mesmo bebe e outro quem bebe é o dono da festa. Esse elogia o ponche e brinca sobre o mesmo ainda não estar "batizado". O maníaco sorri e diz estar com um probleminha. Diz ter que sair, mas que voltará antes do fim da festa.
Despede-se de todos e sai da casa, local da festa. Atravessa a rua e entra em seu carro. Liga o rádio e fica ali a espreita, observando a movimentação de longe. Após algumas horas, volta para a festa. Todos mortos, e o ponche quase acabado. Mais uma vez, sorri, dando por concluído seu plano.
Como ele conseguiu executar seu plano, matando todos?

# Questões:
1. Qual frase do texto fornece o indício de que os mortos na festa morreram ao ingerir o ponche?

2. Os ingredientes do ponche podem ser pistas importantes para desvendar o mistério. Quais seriam os ingredientes?

3. O enigma apresenta um fato intrigante que dificulta obter evidências de como exatamente o assassino executou o seu plano? Qual seria esse mistério?

4. A partir da leitura do enigma "O Ponche", descubra alguma lógica de como exatamente o assassino conseguiu executar seu plano de matar todos na festa?

5. Qual a tipologia textual desse enigma? Narrativo, descritivo ou dissertativo? Explique sua resposta.

6. Reconheça as características narrativas no enigma "O Ponche":
a) o narrador:

b) os personagens:

c) o enredo:

d) um cenário:

e) indicadores temporais: